segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Educação Mangaratiba e o respeito do governante!




Então....
O blog chapa branca, após um bom período de inatividade, volta à ativa com algumas questões que interessam a todos nós.

E como sempre afirmei, não deixou de ser um blog de opinião... a minha, porém com a participação dos comentaristas que podem ou não comungar do que pensa a dona do blog.

E por isso, inicio parabenizando o prefeito Dr. Ruy Tavares Quintanilha por sua atuação nestes quatro meses, em especial no esforço que vem dedicando, apesar de todos os problemas encontrados, na Educação!

Primeiro, pela  calma e tranquilidade com que escolheu a secretária de educação, pessoa que dispensa qualquer apresentação a população.  Por suas mãos já passaram tantos e tantos munícipes e já encontramos netos destes primeiros alunos em seu currículo.

Segundo por toda garra em enfrentar os entraves deixados por anos e anos de sucateamento de escolas e o uso da educação para fins não tão nobres como deveria ser a educação de nossos sonhos. E a coragem em enfrentar os empecilhos deixados pela última gestão que praticamente feriu de morte nossa educação.

Terceiro, por  entender que neste momento, a educação tem um grito preso na garganta que perdura por vários anos e que precisa ser solto para poder se encontrar em sua missão.

Desta forma, em um ato democrático e de respeito, não se opôs ao manifesto programado para o dia 18/08/2015, inclusive deixando isto bem claro para o Sindicato do magistério (SEPE), em reunião promovida pela secretária e os diretores desta entidade. Claro que devidamente acordado que este dia deverá ser reposto no calendário escolar. 

Neste encontro foram expostos os motivos que levam a um ano tão difícil para a educação, principalmente no que diz respeito às condições de trabalho destes profissionais e o momento de extrema delicadeza na saúde financeira do município onde a cautela e a responsabilidade são a tônica que um bom governo deve imprimir em sua gestão.

Mas, o que pode ser considerado mais importante, é a firme convicção do prefeito de que poderemos juntos, profissionais, população e governo, iniciar o engatinhar da democracia em nosso município e para isso, nada melhor do que contar com a educação para essa aula de cidadania respeitosa, aprendiz e com o único intuito de promover  um novo rumo para nossa gente.

Assim como em 2010, ainda como vereador, quando apoiou o movimento da educação em busca de melhorias salariais, nos fornecendo insumos para que pudéssemos lotar a Câmara e unir parte destes profissionais, agora como prefeito, funcionário público, dá uma aula de respeito a classe,  garantindo que não haverá represálias a um movimento pacífico, responsável e que devidamente  organizado, deve garantir que nossas crianças não sejam prejudicadas. 

A garantia do concurso público, as reformas nas escolas, o caos nas escolas de educação infantil, creches e dificuldades em promover as boas condições de trabalho para nossos profissionais foram expostas e repassadas por nossa Secretária de Educação ao SEPE que em sua ética como representantes críveis de uma categoria, deverão repassar a todos o teor deste encontro.

Enfim, parabéns Prefeito Dr. Ruy Tavares Quintanilha, por mais este passo rumo a paz e a lucidez na gestão de nosso município!

11 comentários:

  1. Gostei de ver a LEILA no evento dos professores hj na praça de mangaratiba, é por aí mesmo !! tem q botar a cara ..... tudo em prol de uma educação de qualidade !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estava lá...passei para dar um alô para alguns amigos que esqueceram que sou amiga e fazem carinha de paisagem quando passo por elas.
      Eu estava na SME esperando para recebê-los como havíamos acertado no dia anterior, com algumas respostas as questões de pauta.

      Excluir
  2. Olá, amigos.

    A meu ver, é preciso respeitar integralmente os direitos dos trabalhadores. Tolerar uma manifestação e/ou uma paralisação tratam-se de deveres que o governante deve cumprir, assim como deve observar a data-base dos nossos profissionais do ensino, cumprir o PME e realizar o concurso público. Estou com os professores!

    ResponderExcluir
  3. Em tempo!

    Como dizia Gregório Duvivier:

    "Nem sempre o opressor é aquele que porta o fuzil"

    ResponderExcluir
  4. ... bem lembrado ! esqueceram que sou amiga...... da onça !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar que a amiga da onça, não sou eu... alguns estão aí no movimento..usando a classe ou fingindo que esqueceram o que fizeram nos verões passados....

      Excluir
  5. é notório a ação da leila em defender o atual governo, é notória a certeza de que está sendo beneficiada de alguma forma, não é possível que ninguém enxerga, sou contra o governo passado pois quase quebrei minha loja graças a ele mais esse governo atual também é uma piada gente, estou vendo pessoas que todos sabemos que estavam no governo passado, pessoas que fingem ser o que não são e que tem fatias do governo passado em suas costas, será que ninguém percebeu que mudou, mudou e não mudou nada, vejam os contratos, as licitações, os valores, tem licitação que foi homologada pelo governo Ruy que não foi aceita para homologação no governo capixaba e olha que pra não ser aceita pelo governo passado é porque estava além de todos os males, só é enganado quem quer, confio no doutor Ruy perante um governo mas na política os fins sempre justificam os meios, trabalho neste governo mais estou entalado, que chegue as eleições logo pois quero novidade. Mangaratiba, bonita por natureza e podre pelo governo.

    ResponderExcluir
  6. A capa de VEJA desta semana mostra a imagem do menininho sírio morto na praia que chocou o mundo e teve consequências práticas.
    Cita também Sto Agostinho,nas confissões:
    "Deus sendo bom,fez todas as coisas boas.
    De onde então vem o mal""
    Vou além:
    Se onipresente,onipotente e onisciente,seria sádico a esse ponto?
    Existe deus?
    Se existe é perverso?
    Agradeceria muito a quem me tirasse esta enorme dúvida existencial

    ResponderExcluir
  7. Desculpe voltar ao tema,mas esta foto me arrasou.
    Nem Sto Agostinho engoliu este papo de deus bom.
    Religião cumpre um papel social importante.
    Não conheço melhor anti drogas.
    Mas os crentinos são chatos prá cacete.
    E fedidos naqueles ternos ou longos no verão.
    Cruz credo!

    ResponderExcluir
  8. Amigos,sete de setembro é dia de desabafo cívico(ou não!)
    Pensei hoje nas coisas mais chatas que me afligem.
    Em ordem inversa:
    Índio
    Trem
    Petista
    Quais as suas?

    ResponderExcluir
  9. Lembrei-me agora,vendo a tv,que nossa governanta defendeu ,ano passado,o diálogo com o Estado Islâmico.
    Com disse Zeca Baleiro:
    "Que mais que tu quer?"

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!