segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Nostalgia Social

Publico hoje, a triste reflexão de uma mulher que dedicou sua vida ao magistério de um pequeno município.
Em respeito a esta profissão, transcrevo seu lindo momento de nostalgia.



"Hoje acordei com um ar nostálgico, provavelmente por causa da abertura da Semana da Pátria e pela proximidade das Eleições - 2010.

Aí, lembrei daquela cidadezinha, aquela que discorri sobre há algum tempo. Aquela que comemora a Semana da Pátria com distribuição de muitos uniformes, muitos lanchinhos e muitos gastos. Sabe-se lá com quais percentuais de comissão e quantos superfaturamentos. Sem esquecer também dos comissionados nos palanques. Já contei que nessa cidadezinha o poder público paga menos que um salário mínimo com um abono para que se alcance o Salário Mínimo legal? Mas isso é uma outra história.

Queria não falar sobre isto, mas como já disse, amanheci assim, meio nostálgica com saudades dos homens antigos que tinham palavra, e não dos homens atuais, políticos demagogos, corruptos e mentirosos...

Naquela cidadezinha o Senhor feudal tem sob seu domínio seu feudo com empregos, onde subjuga muita gente para que assim assuma o controle. Promete, promete e promete até ser eleito e após tantas promessas que não tinha intenção de cumprir, vira as costas para sua população. E não para por aí: desdenha de professores. Ah! Esses profissionais responsáveis pelo que eles aprendem para depois usarem seus conhecimentos no intuito de prejudicá-los.

A Educação tem FUNDEB, PNDE, PDE, PNAE, PDDE, MAIS EDUCAÇÃO, ESCOLA ATIVA e outras coisas mais. São propagandas, provas e tome projetos... Prêmios? O município recebe aos montes. E salário?
Pra quê?
São profissionais abnegados que ainda sentem prazer em desfilar para o Senhor Feudal, esquecem de si próprios para homenagear uma pátria amada que sempre acaba mal representada pelas erradas escolhas e que tem cara de madrasta má que não reconhece o trabalho árduo do profissional.

E os profissionais? Estes coitados já estão como o título do livro de Jorge Amado... Cansados de guerra.... E feridos em sua dignidade, já não sabem mais viver o bom combate que os livraria deste jugo.

Alguns colocam acima de tudo isto, a vocação que os levou a encarar esta árdua batalha. Outros já não querem batalhar, querem somente sobreviver e ainda encontramos outros, que já sucumbiram à lavagem cerebral imposta e ainda se sentem agradecidos por não estarem encabeçando a lista dos desempregados desta cidadezinha.

Sabe, a nostalgia se fez em mim, mas então pensei: “Sonho sonhado sozinho é utopia, mas sonho que sonhamos junto é mutirão.

Ofereço a vocês minha nostalgia e meus sonhos de dias melhores, para que juntos possamos viver renovadas semanas da Pátria."

2 comentários:

  1. Leila, me solidarizo com a sua amiga... Sabe, também sinto uma imensa saudade de uma época em que lecionar era motivo de orgulho... que vibrar pelo trabalho, fazendo cursos, formando grupo de estudos, criando projetos que mais tarde seriam desenvolvidos pelo estado com outro nome, dar aulas de reforço sem considerar se teríamos ou não horas extras... tudo valia a pena,pois, acreditávamos no futuro... O que vejo hoje é um desânimo, um quase desfalecer dos mais sinceros e obstinados objetivos... e infelismente não podemos só culpar os políticos por isso... somosde uma classe que tem tudo nas mãos para mudar o rumo da história! e ao mesmo tempo, me alegro ao ver as professoras do Castelo Branco, lutando mesmo diante de tantas limitações, por uma educação de melhor qualidade e maior inclusão... por elas, eu ainda procuro acreditar que vale a pena lutar!

    ResponderExcluir
  2. Márcia,
    minha amiga tem razão em tudo. Veja, temos professores de todos os tipos. Não só em nosso município, mas acentuadamente aqui, os professores estão vivendo um momento muito peculiar. Exigidos pela sociedade, exigidos em sua capacidade para que as escolas atinjam os índices de avaliação nacional, mas em contra-partida, são humilhados em seus salários, desprezados por seus gestores desqualificados ou deturpadamente qualificados, concorrendo nas regências de turmas com professores contratados a toque de voto ou indicações de políticos.

    Como dizer que uma educação é de qualidade se sua ferramenta mor é tratada como se fosse papel higiênico que usamos e jogamos no cesto ao lado do vaso sanitário?

    Tenho a convicção que enquanto educação for tratada como "complemento" e não como prioridade, continuaremos a ver esforços individuais indo para os esgostos do desencanto com o futuro do país.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!