terça-feira, 27 de setembro de 2011

As verdades que o povo não sabe....

Gostei do título!

Estava procurando na net, algo que me ajudasse a entender a polêmica das sessões itinerantes de Mangaratiba e me deparei com esta frase que é usada por um grupo de vereadores de Ubatuba...
As verdades que o povo não sabe.


Bom, mas a postagem que quero fazer é sobre a discussão da validade destas sessões, já que li no jornal O Foco uma entrevista com o Dr. Ruy em que ele afirmava que estas sessões não são legais.

Aí, me assustei demais da conta! Pôxa, "meio" Brasil adotou esta prática, então, "meio" Brasil está agindo ilegalmente? Só o Dr.Ruy percebeu isto?

Mas, o maior susto mesmo, foi imaginar "que das duas, uma:"

Ou a afirmação do vereador estará correta, já que ele afirma que o Regimento interno da Câmara em seu artigo 159, considera inexistente as sessões que se realizarem em noutro local, que não seja a Câmara de Vereadores, salvo motivo de força maior devidamente reconhecido pelo plenário. E que a resolução 01, de 17 de maio de 2010, que prevê o funcionamento fora do prédio da Câmara, não possui a expressão "revogados os dispositivos em contrário".

Ou ele é que estará errado e está faltando as sessões com a cara mais sem vergonha do mundo.


De qualquer forma, diante disto, fico pensando como nossos edis são "despreparados".

Vejam, foi necessário passar mais de um ano para que algum deles questionasse algo que estava aprovado. Pensaram que seria só mais uma destas resoluções que não "aconteceriam"?

Na época não perceberam? Ou só deixaram esta carta na manga para ser usada em caso de conveniência? Dependeria de que lado estivessem?

Eles se reunem, aprovam alterações e vão para casa? Não pensam em legalidade? Não são o legislativo? Então devemos nos assustar sempre quando alteram leis? São sempre assim inconsistentes? Ou somente ladinos...

O mínimo que podemos pensar de nossa casa legislativa, é que são despreparados para o exercício da vereança. Se pensarmos diferente, chegaremos a conclusão que são somente jogadores de pôquer travestidos de representantes do povo.


Renova Mangaratiba!

12 comentários:

  1. pois é... são as verdades que só aparecem quando nos convém! E agora vou me preparar, para a revanche...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Não entendi perfeitamente o comentário, então se te responder de forma errada, me corrija.

    Se vc estiver se referindo aos problemas da Câmara que é super antenada quando os convém, penso que não seria de revanchismo nossa posição, mas deixá-los cientes que não estamos sendo enganados e que a casa poderá cair se não primarem pela boa conduta.

    Espero que tenha entendido corretamente, pois a outra alternativa, seria a de alguém que não gostou da postagem e que vai usar do revanchismo contra a pobre blogueira que vos escreve.

    ResponderExcluir
  3. Também li a entrevista! Nesta última reunião que teve em Muriqui, estava presente. Vi e ouvi um monte de babozeiras! E realmente o Doutor não estava presente. Não fez falta, pois o que vi foi uma sessão para levantar o nome do ex - prefeito interino, ex presidente e futuro presidente e candidato a prefeito contra o Capixaba, Sr. Edson Ramos.
    Também li a matéria no jornal, e vc se esqueceu de falar do aspecto da segurança: Presidente puliça (cheio de puliças desconhecidos junto dele), Dr. Simões (com no mínimo dois seguranças puliça), Zé Luis do Posto com dois ou três seguranças (que fica sempre a incógnita se policiais ou bandidos,Nelsinho (puliça com dois seguranças puliça). Isso que é pressão! E sobre a renovação, eu concordo! Essas pessoas não deveriam ser representantes do povo!!!Num município que passou pelo assassinato de um vereador e que tirou o outro da política por ameaças de morte, numa cidade em que em um ano tivemos, um prefeito cassado, um prefeito interino que assaltou a prefeitura e 03 presidentes de câmara e a eleição de um novo prefeito eleito democraticamente. Lembrando-lhe que tudo que o Vereador defunto aprovou e votou os outros quatro também votaram e aprovaram, a única diferença era que o Célio Xingava muito a família do ex. sobre ele estar "faltando as sessões com a cara mais sem vergonha do mundo', volto a discordar de vc! Somente as pessoas que frequentam as sessões (todas elas) sabem que o doutor vem faltando esta reuniões fora da Câmara! O que isso representa de 30 mil habitantes? Nada! Ele vem de cara e fala no jornal sobre este assunto assumindo as faltas e dizendo o porque dela. Isso faz com que pelo menos 15 mil pessoas (a tiragem do jornal)tomem conhecimento de suas faltas. Isso não me parece um ato de uma pessoa sem vergonha!
    Também se esqueceu de dizer que após a explicação técnica da ilegalidade das sessões fora da câmara, o presidente foi ouvido e nada disse para contrariar estes argumentos.
    Tô com o jornal na mão! Ele fala também que as ses~sões podem ser vistas como propaganda politica antecipara (por estarem ilegais) e que qualquer pessoa pode representar contra os vereadores que estão presentes e se auto-promovendo!
    Acho que antes de porrar o doutorzinho, você deveria pintar o quadro por inteiro! Uma só parte pode levar a interpretação que vc quer, e não a isenta ou verdadeira!
    A propósito, o doutorzinho é uma gracinha!!!!! Ai meus tempos!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Senti o cheiro de leviandade neste tópico?????
    Nâo parece com a sua cara, querida Leila!

    ResponderExcluir
  5. Não é leviandade não! Não transcrevi a reportagem inteira, mas somente a questão de ser legal ou não.

    Sendo ilegal, levou muito tempo para ser contestada.
    Sendo ilegal, continuo a afirmar que nossos edis são despreparados.
    Sendo ilegal, deve ser questionada no MP e não ser simplesmente matéria de reportagem, afinal, eles são os homens das leis, ou não?

    Tudo que o vereador falou na reportagem,também deveria ser interpretado como auto promoção?

    Reportagem não é a forma de se executar as funções de um vereador. Agora, contestar e derrubar esta resolução é o que deveria ser feito, ou modificar o texto da resolução que ele contesta, caso seja ilegal.

    Outros pontos;
    Procure em quantos municípios estas sessões estão ocorrendo. Todos ilegais?

    Faltas? O meu querido Ruy, e isto não é ironia, não falta só nas itinerantes, só que nestas, ficam mais visíveis para a população as ausências.

    Segurança? Estes que você citou sempre andaram com seus capan... ops, seguranças, sejam nas itinerantes ou nas demais, sem falar nos trabucos nas cinturas. E amigo, é mais seguro estar no meio do povo do que nas sessões vazias da Câmara. Ou alguém iria dar um tiro no doutor e sair correndo?

    Vamos ser claros, o grupo que falta é da situação e não quer se expor. O grupo que falta é tão terrível quanto o que comparece, uns são oposição e resolveram dificultar, os demais são situação e resolveram "facilitar". Ou seja, ninguém quer contribuir com um trabalho a nosso favor, abrem ou fecham as pernas de acordo com suas conveniências.

    Enfim, eu só queria questionar a legalidade ou não das sessões itinerantes. E citar que o Edinho não questionou, também não é novidade, afinal, tenho um amigo que afirma sempre que vivemos em Sucupira e ele acredita tanto nisto, que até se nominou Dirceu Borboleta.

    Em Sucupira, a Lei é o din din, ou Odorico que estiver no poder.

    ResponderExcluir
  6. No mesmo jornal se e que vc leu ate o final viu que o repórter perguntou ao presidente da câmara e o mesmo tentou achar algum argumento no REGIMENTO INTERNO para dar legitimidade a sessão itinerante e NÃO ACHOU NENHUM ARGUMENTO.

    ResponderExcluir
  7. Em todas as postagens que faço no meu blog, me reservo o direito de colocar as questões que me interessam e dar minha opinião. Se fosse somente para transcrever a reportagem, seria só colocar o link do jornal e pedir que clicassem para lê-la.

    E o blog foi feito para se dar opinião sobre os temas que neste caso, seria a legalidade ou não das sessões itinerantes que acontecem em todo o país. E a questão é; se ela foi considerada ilegal, levou-se muito tempo para questionarem. Se ela é ilegal, gostaria de saber o motivo que deixam passar um ano e alguns meses para se posicionarem quanto a ilegalidade.

    Mesmo que o Presidente da Câmara tenha ficado sem argumentos, e que o Ruy esteja certo, foram displicentes em só se manifestarem quando a mesma já estava sendo praticada. eEntão, se os homens do legislativo deixam passar erros por conveniência, tanto para um lado como para o outro, posso sim, chamá-los de despreparados para não usar palavras mais fortes.

    Esta é minha opinião sobre um tema que vai além de ser uma entrevista do Ruy ou a falta de resposta do Edinho, pois o que quero questionar é a capacidade de estarem sempre com cartas na manga para usá-las quando é conveniente.

    ResponderExcluir
  8. então o que falo e que infelizmente todos os edis na maioria das vezes da o voto a favor pois naquele momento por achar que e para o bem dos municipes são displicente com o regimento interno e depois de ter votado e aprovado não tem como voltar pois a maioria e soberana na câmara
    então so lhe resta abdicar de ir uma sessão onde esta contra o regimento desta mesma camara continuando a dizer que a maioria e soberana então 6 contra 3 a revogação desta emenda não sai do papel

    pesso que pense

    ERRAR E HUMANO POREM PERSISTIR NO ERRO E BURRICE

    OK ?
    NADA CONTRA VC

    LEILA A MINHA ADMIRAÇÃO PELA SUA MENTE PRIVILEGIADA SOBRE A POLITICA É INOXIDÁVEL AQUELA QUE NUNCA ENFERRUJA

    ResponderExcluir
  9. MEU DEUS!SERÁ QUE O DOUTOR SE IRRITOU E FALOU EM REVANCHE.LOGO ELE! Aquele que trata a si mesmo na 3 pessoa do singular.O médico;bonitinho;certinho;mas que não passa de um rato de esgoto.O nascido em berço de ouro mais com uma família totalmente desequilibrada e infeliz mas não se separa por dinheiro.O cara com o maior grau de inferioridade que já conheci.O cara que mais se vende na câmara.Que ri da infelicidade dos outros.Poxa vc deve ser poderosa.AH doutor aguarde tá.AINDA NÃO CHEGOU A SUA HORA.

    ResponderExcluir
  10. Se a legalidade dessas sessões está sendo questionada pelo fato de elas acontecerem em outro local que não seja a sede do legislativo, podemos formalizar uma denúncia a MP que, certamente elucidaremos todas as dúvidas. E de carona, conseguiremos cassar vários títulos de cidadão mangaratibense que foram outorgados em várias sessões solenes que durante anos aconteceram no centro cultural. Bem me lembro que em 2005, a posse do laadrão e a sessão de 11 de novembro aconteceram na praça. Em 2009 o vereador assinando pelo laadrão usou o regimento para fazer acontecer a sessão de posse do prefeito e dos novos vereadores na câmara municipal e ali começou a escrever o seu triste fim. Precisamos sair do blog e questionar a justiça. Já passou da hora de sairmos do amadorismo. Desse jeito não vai sobrar Mangaratiba para nossos filhos.
    E quanto às faltas do veredor bonitinho, Dr. Ruy não estava presente porque o negócio dele é viajar. O esquema é bom: recebe a ajuda de custo, não vai a lugar algum e tem que ficar escondido porque, oficialmente, o vereador viajou a trabalho. Simples assim. E o povo se f...

    ResponderExcluir
  11. Essa câmara municipal é simplesmente a pior legislatura que mangartiba já assistiu e que envergonha a nossa tão maravilhosa cidade. A politica local virou um cancer com seus sintomas pessoais. Acorda meu povo !!!

    ResponderExcluir
  12. Às vezes me surpreendo com as diversas maneiras de olharmos o que não queremos ver, tamanha é a clareza dos fatos e pior, aplaudir o que interiormente repudiamos na guerra entre o bem e o mau, muito embora saibamos distinguir o certo do errado; o lícito do ilícito; a verdade da mentira; a moral do imoral, com seus valores éticos e morais e suas consequencias sociais. Eu sei que administrar o bem público é uma tarefa muito dificil, ainda mais quando trazemos na cultura social o jeitinho politico de ser e de viver com a certeza de que a Lei foi aprovada para punir os outros. Certos deste slogan vemos a todo o momento crimes; contravenções e trangressões das mais absurdas e ostensivas desafiando o parametro legal que rege o universo. Na maioria das vezes quem deveria dar o exemplo aposta na impunidade e no tráfico de influencia para garantir e transformar o ilegal e o imoral em normal. Quanto pior melhor !!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!