sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São tantas emoções em Mangaratiba.....

Hoje estou com a tolerância zero em tudo...

NÃO LEIAM! NÃO LEIAM!


São tantos acontecimentos surreais que tenho vontade de aderir e fazer como Michael Douglas em "Um dia de fúria", onde seu personagem William Foster, vai tirando com um taco de beisebol, todos que passam por seu caminho...é tanta safadeza que nos sentimos impotentes diante das mentiras, arbitrariedades, maldades, exploração, enganação, chacota, sujeira e regozijo dos atos indecentes que praticam contra o semelhante.

Bom, dia 14/09/2011, fui na sessão itinerante e logo de cara, vimos que poucos compareceram, mas acho até normal, para que serviria um comparecimento para um espetáculo de horrores?

Mas, sou masoquista e fui! Assim que começa, com o blá blá blá de sempre, foi lida a resolução que "permitia aos líderes comunitários, associações e aqueles que representassem algum grupo social, a manifestação oral. Para isto, precisaríamos nos inscrever para expor os "problemas". Não sou líder comunitário, nem me enquadrava em nenhuma classificação que ali foi exposta. Já fiquei de fora.

E mesmo que assim o fosse, falaria sobre os problemas que TODOS, inclusive eles, já conhecem. Gostaria de ter podido interpelá-los enquanto estufavam o peito e jogavam suas loucuras em nossos ouvidos.

Vejam, faltaram três representantes, sendo dois de Muriqui, Nelsinho e Ruy. O Marquinho da Ilha que deve ser representante de Itacuruçá ou quem sabe de Itaguaí. Isto já nos deixa a clara impressão da falta de responsabilidade e representatividade dos edis.

Gustavo começa, falando da necessidade de manifestação da população. Fala que todos os seus atos são por representar a população e seus direitos, fala que o papel dele É COBRAR ao executivo e que os edis deveriam acabar com o complexo de poder nanico.... nesta hora gostaria de lembrar que não é complexo de nanico, mas promiscuidade entre os poderes.

Mas, continuando, comenta que nenhum dos edis é obrigado a acompanhar seu parecer quando solicita requerimentos a prefeitura, que cada um deve votar conforme a própria avaliação e que aqueles que mesmo sendo de seu partido, não serão punidos por não acompanharem o voto do PSDB. Isto foi para o JCC que não votou a favor do requerimento para explicações sobre as licitações e contratos com algumas empresas na sessão anterior. Depois, mais adiante disse que interpelaria o prefeito por declarações feitas ao jornal O Foco em que o mesmo afirmou que antes os edis estavam juntinhos com ele....e foi à partir daí que começa a se contradizer, afirmando que antes, no governo anterior ele era situação e agora ele era oposição e estava fazendo o que a oposição deveria fazer! ÊPA! ÊPA! ÊPA!!

Antes ele não era representante da população? Antes ele gostava do complexo de poder nanico? Antes nossos problemas não existiam? Antes as prestações de contas e licitações não deveriam ser fiscalizadas? Antes ele estava juntinho.....?

Faça-nos o favor de fechar a boquinha!!!!! Pede prá sair! Só um taco de beisebol resolveria esta afronta em pensar que todos somos idiotas!


E veio o Simões, ou o Simôes foi primeiro? Não sei, mas de qualquer jeito, só o vi falar da expresso Mangaratiba, jornal O Foco, DNIT e tudo, mas tudo que sempre nos atormentou como cidadãos sem direitos. Todos os problemas que sempre acompanharam com o tal complexo de nanicos....Mas um para o taco de beisebol!


Então, eis que chega a vez de JCC.... sem comentários, pois não consegui me antenar no discurso lido por ele.... estava sem ênfase e fiquei até comovida com sua simplicidade intelectual, mas também não escaparia do taco...visto que a simplicidade intelectual é compensada com a sofisticação em sobreviver neste mandato.


E chegamos ao JLP que discursou com seu jeito manso, finesse, cheios de mãos, pernas levemente para a frente, pezinho um pouco adiante do corpo e um discurso mais profissional em que dá a entender que Outubro será decidido se virá candidato a prefeito. Também falou de seu maravilhoso transito nas esferas governamentais, falou do seu empenho em trazer o segundo grau para Itacuruçá e foi aplaudido.....PELA CLAQUE DE ASSESSORES!!! EU VI! Conheço os que aplaudiram. Mais um delírio em que eu dava uma tacada de beisebol naquela perninha a frente do corpo!


E chegou a vez do Sidinho, mas tivemos o de sempre. Minha irmã, meu cunhado, Itaguaí, plano de cargos que sai não sai e que abandona a liderança do governo caso não seja enviado para a aprovação da Câmara. Mas, esqueceu de dizer que este plano pode ser enviado em cima do prazo, que os vereadores que deixaram de ter complexo de nanico podem "necessitar" de emendas, que podem "necessitar" de mais detalhes e aí meus amigos, vocês irão novamente ficar a ver navios.... e então, um poder culpará o outro. E mais, claro que em um determinado momento, ele deixará de ser líder do governo, pois sinto um cheiro de dia e hora marcados para que aconteça o rompimento dos Busattos com o governo Capixaba.

Claque? Só um tímido aplauso. E lá veio o taco de beisebol cair em minhas mãos virtuais!

Fim de sessão, fala o presidente e bla, blá, blá. O taco já estava guardado e me retirei....

Intolerância? Pode ser! Mas, eu quero mais que ser enganada e ter como representantes este tipo de políticos!

Bom, pensei que no dia seguinte, ficaria mais "normal".... e nada! Mas, isto é papo para outro dia, pois esta eu deveria usar o taco na cabeça de uma barata branca que está transmitindo "cobreiro" por onde passa.





5 comentários:

  1. 2ª tentativa de postagem...
    Artistas Circenses,isso é o que virou a "Câmara Itinerante"um palco onde as mais variadas performances circenses são exploradas por estes que nos representam,temos QUASE TODOS OS TIPOS,digo quase porque falta...
    Temos o tipo diplomático,merece seu voto sabe lidar com conflitos;
    temos o tipo irritado,merece seu voto é brigão só não se decide brigar pelo que ou já decidiu;
    temos o tipo simplório,merece seu voto é homem simples igual a vc,igual a vc???
    temos o gentleman (é assim que se escreve?quero dizer o fala mansa,educado)merece seu voto diz o que vc quer ouvir,não quer dizerv que faça;
    temos o sem contexto truculento,merece seu voto porque é irmão,cunhado,filho,sobrinho...mais não tem conteúdo que pena...oco ou ogro?
    temos o maquiavélico,não se apresenta só maneja,merece seu voto articulou pro outro sair;
    temos o iludido,fica esperando para ver quem vai solicitar sua atenção pra se beneficiar,tambem não se expõe,mais merece seu voto é doutor bonitinho;
    temos o voador que quer alcançar horizontes sem capaciade alguma,mais ele é um numero então em cãmara ímpar vale muito,merece seu voto se vc precisa do INSS;
    e finalmente,mais não menos importante temos o xerife que olha por cima como gavião paquerando sua presa esperando a oportunidade de devorar,merece seu voto porque mesmo heim?
    Agora a performance mais importante não está neste script,O HONESTO,esqueceram,deixaram de fora,botaram pra correr,ou o corromperam e deram outro papel com salário melhor,não sei só sei que não está no espetáculo...
    Não jogue fora o taco, pois esses podem precisar serem chamados aos seus deveres com corretivos severos,ah mais tem as urnas né,SERÁ?????????????????Pode ser...melhor manter o taco por via das dúvidas...
    DAKOTA SILVA

    ResponderExcluir
  2. Só você para esta comparação! Além de me fazer rir, fez da realidade triste de Mangaratiba um momento de consciência bem humorada!

    Valeu Dakotinha!

    ResponderExcluir
  3. A politica mesquinha se espalha por mangaratiba, desde a era do "inho", que infelizmente nocauteou a população e principalmente as famílias e espalhou a discódia em tom de siga-me e serás salvo e eternamente feliz, manso no caminhar em busca do poder que hoje corrompe e arrasta autoridades e autoritários; civis e militares, desse ou daquele município. Participei de uma reunião na semana passada com politicos; candidatos e pré candidatos capixabas e pasmei, tamanha subserviência, do cassado ex prefeito " cara de frango" sentado calado, ar de tímido, talvez envergonhado, talvez sem vergonha, dizendo sempre AMEM às severas criticas ao governo passado, como se ele não estivesse participado da gestão que marcou a pacata cidade que um dia foi família. A que ponto chega um "omem". Lamentavelmente são cenários e falas que contradizem a realidade da vida pública e o pior apostam na ignorãncia social.

    ResponderExcluir
  4. Uma política que nós permitimos que aconteça.
    É como você escreveu, deixam o mínimo de dignidade, em troca da permanência no "poder" que por aqui se intitula status social, arca do tesouro e egocentrismo exacerbado.

    Ou mudamos nós, ou massacrados seremos nós.

    ResponderExcluir
  5. Mudar quem sabe!! compartilhar só por destino !! conviver jamais!! acreditar sempre !! que o amnhã será melhor, mesmo sabendo das artimanhas que cegam a visão de quem já não quer ver a realidade estampada na face da mediocridade política, prometendo além dos picadeiros!!! E que venham as festas, pão e vinho.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!