sábado, 17 de dezembro de 2011

Ah! Seu eu tivesse...

Fico pensando como podemos driblar as adversidades e fazer as coisas darem certo...

Este ano foi muito difícil para mim. Muita falta de dinheiro, muitas bocas para alimentar, muita dedicação para meus amores que estavam mais fragilizados e muita coragem, por diversas vezes, em fazer o que não queria, mas que era necessário para impulsionar os mais lentos e frágeis membros de minha família.

Claro que recebi muito, mas muito empurrão também. Quando eu caio, tenho um anjo doce e bravo perto de mim que toma as rédeas da carroça... Quando caio, também conto com o olhar dos pequeninos que não podem esperar que me levante! Ainda conto com os amigos... Ah! Cada um do seu jeito me dá um "sacode"!


Assim, lá vou eu driblando os problemas cotidianos com a criatividade e procurando sempre não improvisar. O improviso é para emergências e exceções que aparecem em nossas vidas.


E lá fomos nós planejando, combinando projetos e os adaptando conforme o ano se apresentava.

Fazemos isto em minha família, desde que me conheço como "gente". Já improvisamos muito, até mesmo por serem as exceções e emergências, quase que cotidianas. Aquilo que seria exceção ou emergência era de fato o nosso dia a dia. E os planejamentos e projetos entravam para serem executados a longo prazo. Assim, para driblarmos este modo de vida, o maior projeto que tínhamos era estudar muito. Passamos nossa vida de criança e adolescente com este projeto. Podíamos não ter roupa para sair, mas tínhamos uniforme de escola. Não tínhamos dinheiro para o cinema ou passeios, mas tínhamos livro escolar. Não tínhamos presentes em dias de aniversário ou das crianças, mas tínhamos comida boa... Ah! Não posso esquecer os milagres da vida! Quando não se conseguia improvisar em soluções, aconteciam os bons e grandes milagres invisíveis, porém concretos que salvavam nossa emergência.

Bom, voltando a este ano pesadão...

Em Outubro, percebemos que a falta de dinheiro iria se estender por mais algum tempo, acho até que devo esperar o milagrão que está demorando a chegar, mas fizemos o planejamento para Dezembro de forma a minimizar os efeitos das datas festivas para meus pequeninos. Por aqui além do natal, temos os aniversários... caramba, são muitos e não dá para passar batido.

Então, resolvemos que usaríamos o projeto "Natal participativo", onde os enfeites da casa seriam confeccionados pelas crianças e seria feito um concurso na noite de natal para premiar a turma... que na verdade, terá premiação em diversas categorias até que possamos contemplar todos com pequenos brindes.

Penso que algo parecido até poderia ser feito no município... sem dinheiro, temos que ser criativos e promover a participação de todos, mas isto requer planejamento e bons projetos. Bom, mas isto é outra história...


Voltando ao "Natal participativo doméstico", as crianças estão se empenhando, usando todo material que está disponível. Temos conchas catadas na praia pendurada em pequenas árvores, temos garrafas pet cortadas como pingentes, temos latinhas de refrigerantes cortadas em pequenos círculos que brilham e temos os enfeites aprendidos no blog Cantinho Educativo.


E não esquecemos no projeto de alimentar o espírito de Natal, onde meus pequeninos estão separando suas roupas que não cabem mais, para serem lavadas e distribuídas aos que estão precisando do milagre que acontece todo ano por aqui...

É o meu natal dos sonhos? Não é! Mas, é o natal proveitoso que só fará efeito anos mais tarde, quando meus pequeninos puderem lembrar disto, assimilar o que passamos e alimentarem a cadeia da justiça e solidariedade, sabendo que em todas as circunstâncias podemos aprender, sermos melhores e exercitar a inteligência saudável que se sobrepõe as dificuldades da vida.

Ah! Se eu tivesse... talvez não fosse tão fácil!


Feliz Natal aos amigos do blog e a todos os mangaratibenses que devem exercitar a criatividade, e planejar com sabedoria seus projetos de vida cidadã!





2 comentários:

  1. Feliz natal para vc e sua família também, querida! Que 2012, possamos finalmente acertar!

    ResponderExcluir
  2. Você é criativa,surpreendente,humana,... Seu coração é recheado de AMOR.
    Um Feliz Natal a você e a seus familiares,que em 2012 você concretize todos os seus sonhos. Bjs da sua amiga Mariza que te admira e tem muito orgulho de ti.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!