quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vale concorre ao título de pior empresa do mundo


A Vale, mineradora brasileira presente em 38 países e considerada hoje a maior corporação de mineração de ferro do mundo, é uma das seis finalistas do prêmio Public Eye Award, que todos os anos escolhe a pior empresa do planeta por voto popular e anuncia a vencedora durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. É a primeira vez que uma empresa brasileira concorre ao prêmio.

A indicação da Vale para o Public Eye Award 2012 foi feita pela Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale (International Network of People Affected by Vale) através da organização brasileira Rede Justiça nos Trilhos, sediada no Maranhão, em parceria com as ONGs internacionais Amazon Watch e International Rivers, e tem como base os inúmeros impactos ambientais, sociais e trabalhistas causados na última década pelas atividades da corporação no Brasil e no mundo.

A entrada da empresa, em meados de 2010, no Consórcio Norte Energia SA, empreendimento responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no Pará, foi considerado pelos organizadores do prêmio, Greenpeace Suíça e Declaração de Berna, o fator determinante para a sua inclusão na lista das seis finalistas do Public Eye deste ano.

A Vale detém 9% das ações do Consórcio, que será responsável pelo deslocamento forçado de cerca de 40 mil pessoas, atingindo direta e indiretamente 14 comunidades indígenas do Médio Xingu.
Notícia do AdNews

E para completar, reproduzo o email que recebi da Vale, em resposta ao assunto da postagem "A ponte do Rio que cai!" em que pedi socorro ao secretário de obras.

Para raylsoncastro@hotmail.com
Cara Leila,

Desculpe a demora em responder a sua mensagem enviada pelo Fale Conosco em outubro/2011.
De acordo com as informações que você menciona, acreditamos que o problema deva ser tratado com a MRS que é a empresa responsável pela linha férrea. Estamos encaminhando essa reclamação para os responsáveis na MRS.
Por favor, nos contate novamente caso ainda tenha dúvidas ou queira nos informar de algo mais.

Atensiosamente,
VALE"


Um comentário:

  1. ELA MERECE! ELA MERECE!

    Leila

    ninguém percebeu o padrão de qualidade? Que "atensiosamente" foi este?

    um abraço!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!