domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cachoeira II - A invasão - Socorro governos!!!

Era de se esperar! Todos já sentiam que as UPPs só serviam para o município do Rio de Janeiro e assim mesmo, para projetar uma sensação de segurança para os eventos milionários de 2014 e 2016. Sabemos,  o governador Sérgio Cabral só governa para a capital!!!

 Estamos vivendo o pior pesadelo que um bairro, uma comunidade pode viver que é a invasão de nosso cotidiano por bandidos que se instalam e implantam o governo paralelo do crime organizado, sejam eles os da milícia ou o do tráfico.

Hoje, esta ridícula realidade é a nossa também!  Mangaratiba pede socorro, Mangaratiba exige ações concretas e imediatas para conter e exterminar o massacre de nossa dignidade.  

O bairro da Cachoeira II foi invadido por muitos elementos vindos de comunidades cariocas, que encontraram a porta aberta da omissão governamental para facilitar este domínio. Nossas características mais marcantes de município "pequeno", são a interação total entre as pessoas, sem grandes distinções de classe social, cultural ou profissional. Não temos as chamadas periferias... nossos amigos, familiares, professores, alunos e trabalhadores, interagem e como se diz ...estamos juntos e misturados, como deve ser de fato a convivência social. Não temos GUETOS!!!!!!!

Faz algum tempo que se comenta sobre estas invasões, já faz algum tempo que notamos presença de estranhos comportamentos sociais entre nós, já faz algum tempo que os alertas foram dados, já faz algum tempo que necessitamos de dados concretos da Polícia Civil e Militar sobre as ocorrências de crimes em Mangaratiba.... e nada acontece!!!!

Sexta-feira, Sábado e hoje, a Cachoeira II, vive o horror da falta de luz por estouro de transformador para facilitar a entrada de mais bandidos para o alto da mata.... vive também o toque de recolher imposto por criminosos, vive a humilhação de não poder abrir suas barracas de cocadas, vive o horror de ficar na beira da estrada sem poder entrar em suas casas por não termos um efetivo policial que possa garantir a segurança dos moradores, vive o pânico, vive o medo e o silêncio ... exatamente como nas comunidades dominadas pelo tráfico. Avisos de guerra entre comunidades do Pinheiro e de Itaguaí.... vive a caça aos milicianos.... vive a hora marcada para o tiroteio!!!

Quem pode sair, encontrou abrigo em casas de parentes, outros ficaram nas ruas e outros, tive informação, não sei se é concreta, estão abrigados no Caíca do Morro São Sebastião.  

Gente, não dá mais para conviver sem GRITAR!!!!! Hoje, se fala em manifestação contra CEDAE, contra a EXPRESSO, contra a AMPLA....mas, ainda não vi um debate acalorado sobre manifestação CONTRA A VIOLÊNCIA e contra O DOMÍNIO  de nossa gente.

Queremos ações, queremos debates e queremos antes de tudo que se exija da Secretaria de Segurança Estadual respostas urgentes sobre o abandono anunciado, permitido e decretado a nossa gente!!!!

Mas, queremos e exigimos que nossos Edis, nossa Secretaria de Segurança e nosso PREFEITO façam a lição de casa, e cumpram com o seu DEVER de garantir os DIREITOS DOS CIDADÃOS DE MANGARATIBA.



91 comentários:

  1. Leila, as drogas adentraram no Município de uma forma METEÓRICA.
    Não temos um trabalho de prevenção, não temos um trabalho de acompanhamento aos dependentes e não temos uma referência de clinica para tratamento.
    Esse ao meu ver, é o principal motivo para que infelizmente chegou ao ponto que chegou.
    Se houve a entrada de grupos de outros lugares do Rio, foi porque houve também a facilitação para os mesmos nos locais.
    Quando acontece algo. A culpa cai sempre nos veranistas ou nos que vem de fora, a realidade é bem outra é só ler os jornais locais e veremos que, os homicídios, os roubos e os estupros são em sua maioria pessoas que nasceram ou vivem a muito tempo aqui.
    Não vou achar que sempre o mal vem de fora, porque assim estarei dando apoio aos de dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas,olhe... eu sei bem que por aqui sempre se conviveu com o problema de drogas...já de longa data, dos tempos em que eu era guria e perdurou como se fosse coisa natural, tanto é que não se discrimina o usuário de droga que tem poder aquisitivo....

      Se você conhece bem a realidade de locais mais carentes de serviço público, também sabe que não é necessário consentimento de ninguém para que seja dominado por grupos de tráfico ou de extermínio.... basta faltar a ação pública que se abrem as portas do poder paralelo.

      E também perceberá que a impunidade e a força geram novos comportamentos sociais na localidade em que eles atuam, arrebanhando novos adeptos a estas práticas.

      E com dados e estatísticas se pode comprovar isto, na medida em que os índices de criminalidade em Mangaratiba aumentaram em uma proporção direta com a implantação das UPPs e do boca a boca que se faz com eventos que atraem muitos "fãs" da criminalidade...

      Aqui virou o paraíso... então, nossa gente nem precisa incentivar nada, basta se omitir e ser passiva....

      Os roubos, os estrupos, o tráfico, a milícia estão fazendo parte do cotidiano de toda uma geração e se torna "natural" para muitos, já que outra realidade que sirva de parâmetro para escolha, não existe.

      Se eu chego em minha janela e vejo cerca de 6 jovens cheirando em fileira e estou acompanhada de crianças, com qual argumento, digo para eles que isto não é bom,não legal, não é normal? Se todos os dias isto irá ocorrer e não há punição, não há ação da polícia, enfim, não há repressão a isto? Quem estará errado na concepção destas crianças?

      Sabe, penso que nossa maior responsabilidade nisto tudo foi a passividade e complacência em achar que tudo isto está dentro do processo de "progresso".

      Excluir
    2. A policia está envolvida, sobe toda quinta,sexta, sabado domingo no morro da encrenca e na cachoeira também em outros dias para o "ARREGO".è só ficar nas ruas de acesso e vcs verão tudo.

      Todo mundo vê e todo mundo sabe.E a comunidade sabe disso, por isso a falta de passeatas sobre esse assunto.
      Claro que não são todos os policiais, mas é uma galera boa. Mas não se preocupe, o disque denuncia já foi acionado faz tempo. A corregedoria já fez varias gravações.

      TK já morreu e agora virão os próximos.


      É só uma questão de tempo para tudo voltar ao normal.

      Mas cuidado, tem muita gente envolvida, lembre-se: ninguém tem um COROLA com salario de 1600 e sem fazer bico no tempo de folga. Àcho que voce já sabe de quem estou falando.
      Com relação ao governador Sergio Cabral, existe uma preocupação do Translado do Cabral ao Portobello, por isso, não existe essa história que o governador não está nem aí, pois está sim.

      A política pública de segurança do Sergio Cabral é a das melhores que a gente já teve.Infelizmente ela não é perfeita. Mas É só aguardar que vc vai ver.
      Pena que muitos filhos de vizinhos vão sumir, mas, é como a gente sempre fala.
      Entre chorar a mãe de bandido e a nossa, chora as mães de quem não presta.

      Nada como um dia após o outro.

      Fique com Deus e parabéns pelo Blog

      Excluir
  2. Leila a coisa lá está pior do que possamos pensar...Hoje ás 10hs a Alessandra mãe do Cleiton aquele menino que ficou paraplégico num atropelamento o qual faço campanha para ajuda-lo na web me ligou desesperada porque tinha sido expulsa pelos bandidos foi ameaçada ou sai ou tocamos fogo no barraco.....parece coisa de favela do Rio...mas é realidade na ex-tranquila Mangaratiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que eles estão abrigados e que não podem voltar agora.... mas, não podemos deixar isto assim e penso que na quarta-feira, devem comparecer a sessão e cobrar alguma ação junto com os edis.

      Excluir
    2. E o medo Leila? nós que estamos longe desses marginais que não nos viram temos medo imagina os coitados do moradores local!!! As pessoas estão com muito medo de represália. Esses bandidos sabem exatamente onde encontra-las e hoje infelizmente não podemos nem mesmo contar com a proteção da polícia. É triste essa realidade !!! Eu mesmo se fosse morador do local jamais exporia minha vida e da minha família publicamente...eu ia fugir pra longe e ficar quietinho, te confesso.

      Excluir
    3. Foi isso que respondi ao comentarista anterior.... não precisa de consentimento, pois falta o setor público para garantia dos direitos deles.

      Onde faltam políticas públicas, sobram campos para instituição do poder paralelo.

      Excluir
  3. Leila, hoje meu filho está com 21 anos e graças a Deus tive condições de tirar o meu filho desse municipio a tempo,a cinco anos atras Junqueira foi invadida pelas drogas, sabe o que eu ouvia, foi o seu amigo e vereador que trouxe de Bangu..., numa boa, o povo está colhendo o que eles plantaram, enquanto só se preocuparem em arrumar uma teta, isso não vai melhor, a segurança vem atraves da educação, da conscientização, da profissionalização desse jovem, para o governo é muito bom , basta uma garoupa, um pouco de festa e tudo está bem. essa é a pura realidade do municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo que falta tudo.... falta inclusive participação e cobrança.

      Quanto as drogas, como já escrevi no comentário acima, já era prática comum desde meus tempos de guria e olhe que isto está longe....!!

      Enquanto pensarmos em políticas públicas que perduram somente enquanto o governante estiver no poder, estaremos fadados a trocar de quatro em quatro anos a forma de agir e no caso específico de Mangaratiba, nem sempre duram 4 anos....

      Excluir
  4. Leila, sua informação é correta. Não trabalho na PMM, mas ontem acompanhava uma amiga que trabalha e que possui um cargo de algum destaque. Fomos ao Centro fazer um lanche e, como é muito conhecida pela população, assim que chegamos foi abordada por algumas pessoas assustadas que relataram o ocorrido. Assim que soube de toda a história entrou em contato com algumas autoridades Municipais que imediatamente, através da Sra. Paula, Secretária de Ação Social e da Sra. Paula, Diretora do Instituto José Miguel, tomaram medidas urgentes para acolher e proteger os moradores que passavam por esse problema, providenciando não só um lugar seguro para ficarem até a solução do problema pelas autoridades de segurança como todo o mais que fosse necessário para amenizar essas noite de terror pela qual estavam passando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CADE O GOVERNADOR QUE TEM ATE CASA EM MANGARATIBA ????

      INACREDITÁVEL!!!

      Excluir
    2. O Governador se lixa para Mangaratiba!!!! Ele só tem olhos para a capital, pois lá que é a vitrine para seus negócios. O interior do estado só serve como curral eleitoral.

      Excluir
    3. Pois é e os governantes daqui estão se lixando pra nós também, pois eles deveriam nos representar e te pergunto, cade todos??????
      Estão no calor de suas casinhas rsrsrsrs

      Excluir
  5. CONCORDO MCA PIRES A ESSA HORA TA LA NO RIO MAS QUANDO VEM PARA SUA CASA NO PORTO BELO FICAM VIATURAS DA POLICIA FAZENDO ESCOLTAS NA PORTA DO PORTO BELO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As autoridades daqui so pedem asfalto na porta pra enganar o povo! dorme com issoo!

      Excluir
  6. GENTE, ISSO TUDO ESTÁ OCORRENDO E NINGUÉM ESTÁ FAZENDO NADA???? PENSEI QUE A POLÍCIA JÁ TINHA IDO LÁ E RESOLVIDO A SITUAÇÃO!!! AS PESSOAS AINDA ESTÃO SEND COAGIDAS???? VAMOS BOTAR A BOCA NO MUNDO, LIGAR PARA REPORTAGENS. NA HORA QUE COMEÇAR A SAIR NA MÍDIA QUE O GOVERNADOR ESTÁ COM A CASA ARROMBADA, AÍ ELES VÃO COMEÇAR A SE MOVIMENTAR!!! VAMOS LIGAR PARA O DIA, EXTRA, O PAPA... AH NÃO, O PAPA PEDIU DEMISSÃO! SÓ PARA DESCONTRAIR PORQUE O BAGULHO É SÉRIO!

    ResponderExcluir
  7. gente estou horrorizada com isso tudo,Mangaratiba está se acabando, que pena um lugar que já foi tão bom para morar. Uma amiga minha que mora em Itacuruçá, disse que lá está terrível,a cidade abandonada. Mangaratiba não está diferente,tem andado uns rapazes totalmente drogados na rua intimidando as pessoas.Impressionante será que isso é o progresso ou é a situação que a cidade vive de abandono.

    ResponderExcluir
  8. Moro perto das cachoeiras, e o terror não esta so la nao. Aqui na estrada estao passando bandidos com pistolas a mostra e dizendo que as coisas por aqui vão mudar.A madrugada na estrada esta confusa e com carros parando nas beiradas das matas, nas saidas dos rios e das porteiras da petrobras deixam pessoas e pegam outras entregam mochilas e outras coisas mai. Tiros estao sendo ouvidos a noite e a sensação de medo e terror nao para.Ameaçam pessoas que tentam buscar pertences ou voltar para casa e nada de atitudes e açoes concretas para encerrar os episodios que estao constantes.

    ResponderExcluir
  9. Uma informação a mais eles estão descendo aos poucos para o centro de muriqui.Já passaram por aqui 5 deles armados.

    ResponderExcluir
  10. Leila, você está falando sobre DIREITOS DOS CIDADÃOS DE MANGARATIBA. Tanto quanto eu sou concernido, a maioria dos cidadãos da nossa comunidade vendeu os seus direitos na última eleição. O que está acontecendo agora é o resultado dessas ações e que seja tarde demais para querer direitos que foram vendidos por muitos demasiado barato. Se alguém vende sua honra e integridade, um perde todos os direitos de ser tratados de forma justa e certamente perderá o direito à protecção por parte das organizações cuja função é proteger os cidadãos. Ganância tem seu preço, eo que estamos vendo agora é o resultado de toda penetrante ganância nesta sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Esse final já era esperado, total omissão das autoridades. ME RESPONDAM QUAL É O LUGAR NO MUNDO, EM ESPAÇO GEOGRÁFICO PEQUENO COMO O NOSSO, QUE SE TEM POLÍCIA POR TODOS OS DISTRITOS E BAIRROS, CIVIL , PM, FORUM, DELEGACIA, ENFIM SE TRATANDO DE SEGAURANÇA PÚBLICA, ESTAMOS DE DAR BANHO, MAS QUE NA PRÁTICA O COMBATE NÃO É TÃO INTENSO ASSIM, TANTO QUE ESTAMOS SEMPRE CONTANDO COM A AJUDA DE POLICIAIS DE OUTROS LUGARES, FORA DA COSTA VERDE PARA FREAR OS ESPAÇOS DEIXADOS NA VENDA DOS OLHOS DOS NOSSOS POLÍTICOS, QUE INCENTIVAM DE FORMA DIRETA OU INDIRETA E FRANQUIA A INVASÃO APARENTEMENTE INOFENSIVA EM TROCA DE VOTOS , AÇÃO IRRESPONSÁVEL QUE CULMINA COM ESSA TRISTE REALIDADE, ONDE O MAIS AFETADO É SEMPRE O MENOS FAVORECIDO, POIS GERALMENTE MORAM NAS ÁREAS DE RISCO. O PARQUE BELA VISTA VIVE O MESMO PROBLEMA; A RUA DA PALHA É UM LOCAL JA A MERCÊ DA PRÓPRIA FAMA; AS RUÍNAS É PURA DROGA; A BEIRA DA PRAIA DO SACO NEM SE FALA; ENFIM ENUMERAR SERIA UMA LISTA DE LOCAIS DOMINADOS PELA DESLEALDADE DE MUITOS QUE DEVERIAM PROTEGER A SOCIEDADE. QUAL A FUNÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA, ALÉM DO BISCOITEL ??? AQUI EM MURIQUI ESTÁ UM CAOS E TUDO COMEÇOU COM OS CRIMES DE PEQUENO POTENCIAL !!! AGORA SE ALASTROU !!! E CRESCEU.... A NOSSA DELEGACIA AGORA É LEGAL E TUDO FICOU LEGAL PARA MUITOS.

    ResponderExcluir
  12. Os espaços vazios são sempre ocupados por alguém, e esse alguém por aqui é o crime, que se instalou nas barbas da polícia, veja aqui na beira da praia de mangaratiba a noite, é um inferno drogado a céu aberto.

    ResponderExcluir
  13. e a polícia, passa prá lá, passa prá cá, finge q não vê, substima os suspeitos, negligencia as atitudes, ignoram o baseadinho e vida que segue. A civil, se tranca na sua inoperãncia e deita a noite toda sem fazer o dever de casa, até que chega onde chegamos e com certeza uma vai culpar a outra... e mascaram a meta e recebem o benefício de redução da criminalidade !!! é mole. a quii em ibicui não é diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mascaram a meta realmente, cobram 400 Reais por perícia alegando que não existe perito. Não registram crimes simples, como roubo de quiosques. Mas a corregedoria já está sabendo. E o "dindin" da meta de redução de criminalidade vai custar o emprego deles, todos serão exonerados, assim como foram os 52 policiais do 15 BPM. Estamos de olho
      Nada como um dia após o outro.

      Excluir
  14. O que mais me espanta é se isso está acontecendo desde sexta feira, como ainda não foi tomada nenhuma providência. Aqui é uma cidade pequena,não se pode deixar isso tomar uma proporção maior, porque assim vai ser tarde demais. Não sou eu e outras pessoas comuns que temos que resolver isso,e sim as autoridades competentes, pedir reforços da polícia civil para subirem esse morro. Isso é grave demais, estão vindo maus elementos todos os dias para cá, não pode dar margem para eles se sentirem como estivesse em casa.mais a verdade é que sempre se tem alguém que já está na cidade e facilita essa entrada deles, foi o caso que aconteceu a uns meses atrás no Parque Bela Vista.Que uns traficantes chegaram para ficar mais em uma casa que já existia uma pessoa envolvida com drogas. Porque aqui é assim a polícia sabe onde está o problema e fica por isso mesmo. Exatamente o que a pessoa postou acima, está tudo na cara da polícia e as autoridades deixaram crescer a ocupação desordenada.Realmente no nós moradores estamos abandonados a própria sorte.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente o crime compensa ou reconpensa !!! sob um ponto de vista.... SOS JÁ!!!! ANTES QUE SEJA TARDE.

    ResponderExcluir
  16. para que serve esses guardas uniformizados de pm ??

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente nossa tranquila Mangaratiba passa por esses momentos de terror. Não é um fato novo!É uma receita antiga que muitos locais do RJ vivem. Se misturarmos crescimento desordenado à falta de atitude,omissão, falta de segurança e adicionarmos um punhado de cidadãos que pensam em "se dar bem"(independente da situação financeira), teremos como resultado uma cidade dominada pelo crime.
    Se as autoridades não tomarem providências, esses criminosos perceberão a fragilidade e a facilidade que existe e não hesitarão em dominar outros distritos ou bairros.PRECISAMOS DE SEGURANÇA URGENTE!!!

    ResponderExcluir
  18. ... e falta tambem o cumprimento do dever !!!

    ResponderExcluir
  19. Falta prevenção, falta tratamento e falta vontade política para encarar o problema de frente.Que cidadão não sabe onde estão as chamadas "bocas de fumo"no Município?
    Será que a polícia e o executivo não sabem?
    Quando a procura é maior que a oferta,as (alianças) se formam para atender a demanda.
    Os culpados somos nós também que não cobramos ações do Poder Público de forma objetiva como,manifesto, abaixo assinado, mídia e etc...Os nossos jovens estão se perdendo isso sim é muito triste.

    ResponderExcluir
  20. Quero a volta do Dr.Anderson já!
    Infelizmente A delegada esta deixando a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa delegada não é boa... aceita somente as ocorrencias as quais ela considera adequadas a equipe da delegacia. Não gostei do que vi e ouvi lá no ano passado.

      Excluir
  21. Fala sério !!!!!!! será porque ele declinou incompetente para esclarecer o homicídio do célio!!!! pau mandado do arão. precisamos de delegados DELEGADOS E NÃO DECLINADOS.

    ResponderExcluir
  22. morei na cachoeira e era tranquilo agora essas pessoas vao pra ir sujar um lugar calmo desses, tem que pegar tds mesmo e nao machucar moradores pq sao trabalhadores e seres humanos precisao das barracas de cocadas pra se manter ,das barracas para o dia a dia espero que a cachoeira volte a ser calno como antes PATRICIA (BANGU)

    ResponderExcluir
  23. É Leila tem mais de 70 concursados, do concurso de mangaratiba 2012 da guarda municipal ,para serem convocados.Porém a segurança pública não parece ser prioridade do Sr.Prefeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limites de atuação da Guarda Municipal


      1 INTRODUÇÃO

      O presente trabalho trata dos limites constitucionais de atuação da Guarda Municipal. Inicialmente, deve-se apontar o problema central, a importância de seu estudo, as razões que motivaram sua realização e os objetivos propostos. Desta forma, diante da crescente preocupação com a segurança da população, destaca-se ser importante buscar qual é o papel do Município nesta área como ente federado.

      Em relação ao conhecimento científico, existe pouca manifestação doutrinária a respeito do tema uma vez que entre os renomados doutrinadores poucos escreveram sobre o assunto. Este trabalho almeja delinear as questões que o envolvem para aumentar o debate jurídico a respeito daGuarda Municipal, tratando de seus aspectos mais relevantes.

      O tema é importante uma vez que cada vez mais os Municípios estão instituindo suas Guardas Municipais e uma das justificativas apresentadas para tanto normalmente é exatamente a preocupação crescente com a segurança.

      Deve a sociedade ser esclarecida sobre quem tem o dever/poder de trazer essa segurança tão almejada para que possam cobrar medidas efetivas, tendo em vista que segurança é direito fundamental garantido a todos conforme prescreve o caput do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.

      Tal questão tem relevância também para a sociedade como um todo para delinear os papéis de cada ente estatal na Segurança Pública, com intuito de deixar nítidas as responsabilidades do Poder Executivo entre os âmbitos municipal, estadual e federal, mas com enfoque principalmente em relação aos Municípios.

      Busca-se esclarecer quais são as características do Município na República Federativa do Brasil, tendo em vista a Constituição Federal de 1988. A partir daí, traçam-se diversos limites de atuação, dentre eles o principal exposto no § 8º do artigo 144 da CRFB ao possibilitar ao Município a criação de sua Guarda Municipal para a proteção de bens, serviços e instalações municipais. Outrossim, destaca-se profundamente que devem ser respeitadas as atribuições da polícia militar e da polícia civil, assim como das demais.


      Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/17395/limites-de-atuacao-da-guarda-municipal#ixzz2MfXmUiGd

      Excluir
    2. Atribuições

      As atribuições constitucionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) estão previstas no § 5º do art. 144 da Constituição Federal: “às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”.

      Além disso, a PMERJ também atua efetivamente:
      No combate ao crime organizado, através de operações para a captura de criminosos ou apreensão de armas, drogas ou contrabando.
      No atendimento direto à população, ajudando no transporte de doentes, na orientação de pessoas em dificuldades, na intervenção de disputas domésticas, no encaminhamento da população carente aos órgãos responsáveis por problemas de saneamento, habitação.
      No policiamento especializado em áreas turísticas, estádios, grandes eventos e festas populares.
      No controle e orientação do trânsito, mediante convênios com as prefeituras.
      Na fiscalização e controle da frota de veículos, em ações integradas com outros órgãos públicos.
      Na preservação da flora, da fauna e do meio ambiente, através de batalhão especializado.
      No serviço de segurança externo das unidades prisionais e na escolta de presos de alta periculosidade.
      No serviço de segurança de Fóruns de Justiça em municípios de todo o Estado.
      No apoio a oficiais de Justiça em situações de reintegração de posse e outras determinações judiciais com risco.
      Na segurança de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
      Na segurança de testemunhas e pessoas sob ameaça.
      No apoio a órgãos públicos, estaduais e municipais, em atividades como ações junto à população de rua e trato com crianças e adolescentes em situação de risco social.

      [editar] Comandos Intermediários





      Mapa dos Comandos de Policiamento de Área
      Com o intuito de descentralizar as ações do Comando-Geral da PMERJ, existem comandos intermediários chamados de Comando de Policiamento de Área (CPA), que ficam responsáveis pela organização e mobilização do policiamento em cada região do estado do Rio de Janeiro, adaptando a PM às realidades locais.

      A exceção a essa regra fica com o Comando de Policiamento Pacificador (CPP), que tem sob seu controle os grupamentos e as Unidades de Polícia Pacificadora que policiam áreas carentes da capital do estado e da cidade de Niterói, o Comando de Policiamento Especializado (CPE), ao qual estão subordinados as unidades de policiamento especializado, o Comando de Operações Especiais (COE), ao qual se subordinam as unidades de operações especiais, e o Comando de Policiamento Ambiental (CPAm), responsável pela coordenação do policiamento nas unidades de proteção ambiental fluminenses.

      A partir de 2009, os Comandos de Policiamento de Áreas passaram a representar as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), em conjunto com os Departamentos de Polícia de Área (DPA) no âmbito da Secretaria Estadual de Segurança, nas quais se organizam as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), com áreas que correspondem aos Batalhões de Polícia Militar e as Coordenadorias Regionais de Polícia Civil (CRP).

      Nessas, é visada a integração entre as companhias dos batalhões e as delegacias policiais, sendo que a área de atuação dessas formam as Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP), cuja ideia é, ao fim, tornar mais eficiente o combate a criminalidade, com a integração operacional e administrativa entre as corporações policiais fluminenses.

      Excluir
    3. O 33º BPM tem a incumbência de servir e proteger e região da Baía da Ilha Grande onde estão situados os municípios de Mangaratiba (1ª Companhia), Angra dos Reis (2ª Companhia), Paraty (3ª Companhia) e Rio Claro (4ª Companhia), além das suas respectivas fronteiras interestaduais (com o estado de São Paulo), sendo seus integrantes conhecidos como “Guardiões da Costa Verde”.

      Está, atualmente, sediado no distrito de Mambucaba, onde outrora funcionou a 2ª CIPM, tendo em sua área de atuação uma população total aproximada de 260.557 pessoas (censo 2010), em uma área de 2.921,94 km².
      1ª Companhia - Mangaratiba Sede: Muriqui
      DPO: Itacuruçá, Praia Grande, Ibicuí, Mangaratiba (bairro Centro) e Conceição de Jacareí.

      Excluir
  24. Onde anda a Deputada Andrea do Charlinho? Porque ela não pede ajuda do governador nessa hora Quando chegar perto das eleições, ai ela aparece.Enquanto isso as bocas de fumo vão ganhando força e os marginais se espalhando na nossa cidade. Parabéns Deputada, pela sua omissão.Quero ver subir a cachoeira agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo das 21:25:00... ou vc está muito adiantado para a próxima eleição...ou muito atrasado para o pleito de 2012!

      A população já escolheu seus governantes....a bola está com os eleitos!!! Se fosse assim, teríamos que cobrar do Madeira, da Emília e dos candidatos a vereança que não foram eleitos....

      Excluir
    2. Leila. Nem atrasado nem adiantado. Pelo que sei ela continua deputada. E eu votei nela e posso sim e devo cobrar da deputada, junto ao governador que ela diz ser amigo dela. Para impedir essa invassão desses marginais aqui no nosso municipio. A outra coisa fala sério cobrar do Madeira, da Emília ai não né? Para...

      Excluir
    3. nao se esquece de cobrar as autoridades locais que deveriam ser os primeiros a nos defender.
      avisa laaaa

      Excluir
  25. leila obrigada pela defesa !!! para isso que existem os adevogados..... será que os outros tem o peso e o prestígio pol´tico da andrea ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se tratade defesa, mas dedirecionamento as competências... Claro que a Andréia como deputada estadual, pode ser de grande valia, mas como interferir em algo que nem mesmo as autoridades locais se manifestam? E nós? Recorremos a ela?

      Vamos ser críticos mesmo!!!! Só não podemos direcionar nossa insatisfação ao lugar indevido!!!

      Vamos por etapas...primeiro cobramos as autoridades locais e eles por sua vez deveriam cobrar as esferas superiores.... não acontecendo, nós é que devemos pular etapas e fazer alguma manifestação sobre esta violência que NÃO CESSOU, como querem que acreditemos!

      Excluir
    2. Bravo,Leila concordo com sua colocação acima. A situação da CACHOEIRA II é muito séria,devemoos sim cobrar as autoridades locais ,ai nao obtendo resposta,acionamos não so a Deputada Andreia como todos os outros deputados que obtiveram votação expressiva em Mangaratiba. O momento é de somar forças e de união.

      Excluir
  26. Até entendo o que o anônimo acima quis dizer, o que acontece sempre é que em ano político tudo são flores. Político sobe morro, aperta a mão de pobre,faz caridade e depois manda todo mundo para onde vcs sabem.A Andréa não é mais Deputada? Porque ela foi muito bem votada aqui,se tivesse algum carinho por mangaratiba poderia tentar ajudar. Mas Mangaratiba só serve em ano de eleição. E o atual gestor o que está tentando fazer para resolver esse problema. Porque se as autoridades acima do Prefeito não ficarem sabendo o que está acontecendo, cada vez mais bandidos vão chegar. E a população também vota para governador e Presidente.

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado acho que vc entendeu muito bem o que eu estou tentando dizer. A deputada deveria subir a cachoeira sempre.Principalmente nesses momentos dificies para nós moradores.

      Excluir
  27. Parabéns Leila, pela coragem de colocar o dedo na ferida, aliás de você só se pode esperar este tipo de comportamento,é lamentável que tenhamos que segurar este "pepino" por conta das UPPs que o governo do estado faz para montar a farsa da segurança nos bairros nobres ou que são de interesse desta politica elitista.Cabe a gora a aqueles que nos representam se unirem em cobrar segurança e tranquilidade para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  28. O pior de tudo é que entre "aqueles que nos representam", alguns deles são os principais causadores da péssima situação em que se encontra este município.Concordaria, plenamente, com Leila se as "autoridades locais" estivessem cumprindo com seus deveres. Precisamos deixar as animosidades de lado, e pensar na segurança de todos, pois é muito menos difícil conseguirmos um pedido ao governador através da deputada, do que ficarmos aguardando (como os concursados) alguma resposta local. Isto é óbvio, infelizmente.Temos que ser realistas,oposição à parte!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então que façamos o pedido para a deputada em sua página pessoal, que façamos uma comissão que a procure na Alerj, que tenhamos coragem de assumir nossa vontade de mudanças, que sejamos a mudança que queremos de fato.

      Vou iniciar! Quem me acompanha?

      Excluir
  29. É NA VERDADE O POLÍTICO VIVE DO CAOS, LÁ VAMOS NÓS LEVAR UM SOS PARA ELA QUE ESTÁ CARECA DE SABER DO PROBLEMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estão carecas de saber! Qualquer político ou policial sabe o que está acontecendo, mas se ninguém "lembrá-los" do que acontece, ficaremos assim...

      Não esqueça que as autoridades locais também estão ciienntes.... vereadores, prefeito vice-prefeito e batalhão local.

      Pedir que se faça alguma coisa, não é pedir favor, é na verdade, exigir direitos e não ficamos devendo nada a ninguém.

      Conseguem entender isso?

      Excluir
    2. "Eles"também estão cientes,pois navegam na net mais do que qq cidadão.Portanto,não seria mais seguro não entrar em detalhes no que se refere a este assunto?(deleta,por favor?)Gostei de:"pedir que se faça alguma coisa não é pedir favor,é na verdade,exigir direitos e não ficamos devendo nada a ninguém".Os que chegam
      ao poder e não cumprem com seus deveres é que têm dívida com a sociedade.Afinal,sem os eleitores,on
      de eles estariam?

      Excluir
  30. e falar reclamar eles nos dizem eles nos dar votos o que fazer se ????????????????????

    ResponderExcluir
  31. Realmente fica dificil,postar a nossa opinião nesse Blog.Eu não quis denigrir a Deputada Andrea, apenas pedir a sua ajuda. Afinal ela subiu a cachoeira, quando candidata a Deputada, quando candidata a prefeita e tantas outras vezes para eleger o marido e o irmão tbm. Portanto não estou enganada em relação ao fato de chamar a atenção de nós moradores da cachoeira e de Muriqui. Sei que esse prefeito deveria tomar atitudes mas efetivas. Mas ai é querer muito. Desculpe ao blog e aos Anônimos se ofendi a Deputada de alguma forma. Principalmente os ADEVOGADOS de plantão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc leu as postagens, vai ver que não te agredi, pelo contrário, até coloquei que devemos sim tentar o contato com a deputada. Inclusive já o fiz na página dela do facebook e vou ao encontro do dia 7 tentar obter alguma resposta sobre este assunto.

      É que sabemos que a primeira ação deve acontecer no âmbito municipal, com as autoridades locais....

      E caso não tenhamos resposta por parte da deputada, já estou tentando um contato com um deputado federal.... e assim lá vamos nós, correr de chapeú namão pedindo que nossos direitos sejam atendidos.

      De verdade, não te ataquei! Só quis estabelecer a cadeia de responsabilidades, que começa bem aqui....em Mangaratiba!

      Excluir
    2. Eu também já tentei vários contatos: jornais, revistas, página da Alerj, Dep. Marcelo Freixo, etc. Leila sabe que tentei. Estou fazendo o que está ao meu alcance para ajudar. UMA HORA ALGUÉM RESOLVE SOCORRER.

      Excluir
  32. O POVO DA CACHOEIRA 1 E 2 ESTAMOS VIVENDO DIAS MUITOS DIFÍCEIS AFINAL TEMOS URGENCIA EM PEDIR SOCORRO AS AUTORIDADES PRECISAMOS GRITAR PRA TODOS Q O BAGULHO E SÉRIO E PRECISAMOS DE SOS.

    ResponderExcluir
  33. E é isso que proponho aqui!

    Veja, em qual noticiário saiu alguma coisa? Qual blog insiste no assunto? Quem está sendo a única porta para que nossa voz se espalhe? Nem na Câmara este assunto foi tocado!

    ResponderExcluir
  34. È lamentavel a omissão da Câmara, pois os nobres EDIS são os representantes do POVO´,eles deveriam estar cobrando providencias urgentes do prefeito e da polícia. Estamos ferrados! Que situação...

    ResponderExcluir
  35. Leila e o que o vereador de seu partido o " ZÉ FARINHA" do PSB fala sobre o assunto e qual a providência que ele está tomando junto ao executivo e até mesmo juto a câmara ou ainda mais junto ao desguvernador??? afinal o mandato é do partido como vc mesmo fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...é do partido! E por isto mesmo fico bem a vontade em dizer que NINGUÉM comentou nada na Câmara. Estou cobrando e informando!

      Ou melhor, estou tentando impulsionar a nova forma de participação da população. Cobro de todos e principalmente daqueles que são do Partido que sou filiada.

      Excluir
  36. Prezados, a internet e uma forma fantástica de expressarmos nossa opinião sem medo de contra ataques, porém existem momentos em que é necessário uma atitude que vá além de nossas cadeiras e teclados , o povo precisa descobrir a força que tem,principalmente quando todos tornam-se UM.Por acaso algum de vcs já viram política pública funcionar sem chicote nas costas? acho que não. Nós moradores de Mangaratiba somos conhecidos por nossa passividade e agora tbm por nossa omissão, será que vcs não enxergam que está na hora de mudar,tomar uma atitude em defesa da nossa tranquilidade que tanto nos orgulhávamos e principalmente em defesa de nossos filhos e familiares em geral. Li todos os comentários e todos se mostram muito indignados com a situação que realmente é grave,mas poucos propuseram algo de atitude, que não fosse apenas reclamar dos políticos via on-line, com exceção da Leila e mais um ou dois participante.Gente com os moradores reunidos na rua EXIGINDO providências concretas das autoridades, vão perceber que a população esta reagindo e saindo da mesmice, da passividade .como podemos querer uma providência se nós mesmos não tomamos nenhuma.Acho que não seria uma má ideia aproveitarmos este espaço para organizarmos um abaixo assinado para entregar na câmara e outro ao batalhão 33° BPM que aliás não é subordinado à prefeitura e sim ao estado, e principalmente, organizar uma passeata para que sejamos vistos e ouvidos pela segurança pública(estado) e políticos do município. Quem concorda compartilhe.

    ResponderExcluir
  37. Agora, ficou bom! Quem quiser promover uma comissão de cidadãos para procurar a Câmara, ou deputados, ou mesmo o 33 batalhão, pod entrar em contato comigo e faremos parte desta comissão!

    ResponderExcluir
  38. ... ASSALTAR, EXTORQUIR, DESVIAR, CORROMPER, SER CORROMPIDO E PREVARICAR, VIROU MODA NA PREFEITURA DE MANGARATIBA !!! DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é descobrir o que não é moda na PMM. Mas tenha certeza qur os funcionários de médio para baixo não estão neste meio,estes são honestos.

      Excluir
  39. é verdade a corrupção generalizou !!! como nunca se viu, estou aqui desde de 1987 e agora chegamos ao fundo do poço. funcionários q eu jamais poderia imaginar fazer parte dessa lama, perderam a vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justiça neles.Disseram que tem funcionario com cargo no primeiro escalão que esta deixando filhos parentes e amigos com dinheiro.

      Excluir
  40. E o resultado está no título dessa matéria e daí para pior, pois hj no municipio não conseguimos diferenciar BANDIDO de MOCINHO, como nos filmes de antigamente, onde a lei prevalecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste e lamentável o que esta turma do capixaba esta fazendo com o nosso MUNICIPIO.Parece uma cidade sem lei .É pensar que num passado não tão longo ja teve um prefeito um vice e um vereador cassado .Cabe lembrar que o prefeito não foi por roubo, prometeu plano de carreira para funcionarios na campanha e depois de eleito não cumpriu.

      Excluir
    2. É.Realmente foi por isso...

      Excluir
  41. Reação povo! só reclamar não adianta.

    ResponderExcluir
  42. Mas como reagir se a maioria da população está comendo a migalha da compra da identidade. O povo reclama porque não pode falar, infelizmente.

    ResponderExcluir
  43. ...SÓ TENHO COMPROMISSO COM MEUS VÍCIOS E O POVO QUE SE F.... A ÚNICA COISA QUE ESTÁ FUNCIONANDO E MUITO BEM POR SINAL É A ROUBALHEIRA... ENTREGAR UM MUNICÍPIO A FAMIÍLIA VAZ E CAPIXABA É UM CRIME HEDIONDO. AQUI EM MURIQUI ESTAMOS SEM PERSPECTIVA DE PIORA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta todo mundo da familia CAPIXABA, se arrumando enquanto é tempo.Tem um blog aí que publicou hoje que a casa da primeira dama postiça começou a ser constuida em muriqi num terreno doado pelo marido prefeito.Confiram no BLOG.

      Excluir
  44. Por falar nisso, Onde está o PEZÃO?

    ResponderExcluir
  45. Se cuida, LINDBERGH !

    ResponderExcluir
  46. Gente a estrada da Serra do Piloto precisa de conserto, estão esperando acontecer uma tragédia com o ônibus que leva os alunos para as escolas para tomarem providência? Olha o descaso em Santa Maria o que resultou, vão esperar a estrada cair de vez para reparar? Mais uma chuvarada e o resto da estrada perto da cachoeira dos escravos vai ruir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade.A estrada da Serra esta muito perigosa, quanto descaso da prefeitura com os moradores daquela comunidade.Alias nossa Mangaratiba esta abandonada de Jacarei a itacuruça.

      Excluir
  47. Ando desanimada demais!!
    Como um professor pode receber menos que um salário mínimo e ter motivação para trabalhar?
    Só mesmo aqui em Mangaratiba.
    Um município que hoje mantem salários medíocres a tantos... e salários gordos há uma grande parte tb de medíocres e esses mesmos medíocres tem o tal cartão cidadão,enquanto que quem ganha até um teto estipulado não tem o dinheiro.
    Resumindo...TA TUDO ERRADO!!

    ResponderExcluir
  48. Salário professor contratado. R$ 630,00. Absurdo. Ultimo reajuste salarial para professores efetivos. Já não me lembro mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste saber que os professores contratados passam oor essa humilhação com este salario precisando para sobreviver.Com certeza essa panelinha da SME não ganha so isso.Tem gente que tem dobra,mas so no salario,pois continua dando aula so num periodo.Em relaçao ao reajuste salarial dos efetivos realmente faz muito tempo

      Excluir
    2. Temos que saber escolher, também, os governadores e deputados estaduais.Podemos, apesar das circunstâncias,estudar,tentar em concursos na área estadual,que também deixa muito a desejar. Mas, pelo menos, não continuaremos apenas cabos eleitorais,sem ter chance de crescer em vários sentidos.E continuar fazendo algo pelo nosso município.Parece utopia,mas nem tudo está perdido.Agora,que temos (só em Itaguaí) cursos técnicos,de informática e outros,surge uma luz no fim túnel,principalmente,para quem está começando ou no meio do caminho.Não desistam!!!

      Excluir
  49. Como está a situação das cachoeiras I e II,em Muriqui? Ninguém comentou mais...

    ResponderExcluir
  50. Esta é para a anônima de 11/03 - 20h03min.e para todos nós,é claro!Trata-se da postagem do Lauro (Notícias de Itacuruçá),em 08/04.

    Morre lentamente
    quem não viaja,
    quem não lê,
    quem não ouve música,
    quem não encontra graça em si mesmo.
    Morre lentamente
    quem destrói seu amor próprio,
    quem não deixa se ajudar.
    Morre lentamente
    quem se transforma em escravo do hábito
    repetindo todos os dias os mesmos trajetos
    quem não muda de marca,
    não se arrisca a vestir uma nova cor ou
    não conversa com quem não conhece.
    Morre lentamente
    quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções,
    justamente,as que regatam o brilho dos olhos e os corações aos tropeços.
    Morre lentamente
    quem não vira a mesa quando está infeliz
    com o seu trabalho,ou amor,
    quem não arrisca o certo pelo incerto
    para ir atrás de um sonho,
    quem não se permite,pelo menos uma vez na vida,fugir dos conselhos
    sensatos.
    Viva hoje!Arrisque hoje!Faça hoje!
    Não se deixe morrer lentamente!
    Não se esqueça de ser feliz! (Martha Medeiros - escritora)

    Abçs.


    ResponderExcluir
  51. No 17º verso lê-se "resgatam"...

    ResponderExcluir
  52. E TERRIVEL e não poder faze nada a cachoeira 2 lugar que antigamente podiamos dormi com portas e janelas abertas, hoge é dominado por bandido CADE a policia! sabemos ate que os bandido vazem rota da cachoera 1 ate o restaurante mirante pela petrobras a cavalo,não podemos mas nem pacia na petrobras,era tempo que iamos la para prezencia muriqui somente Deus para nos vale.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!