sábado, 23 de fevereiro de 2013

Educação participativa em Mangaratiba - Será?

Surpresas, surpresas e surpresas! Umas boas e outras desestimulantes, mas só assim, partilhando informações é que iremos construindo ou desconstruindo imagens e formando nossas opiniões quanto aos serviços públicos, não só  em Mangaratiba, mas em qualquer lugar que escolhemos para viver.

Bom, vamos lá.... no dia 30 de Janeiro, em uma atitude inédita em Mangaratiba, o Vice Prefeito, se reuniu com boa parte da Educação, para se colocar inteiramente ao dispor da classe, no sentido de promover um elo mais rápido entre este setor e o prefeito, pois seria mais dinâmico este caminho, considerando a "queima" de etapas entre estas duas pontas. O Vice falou, falou e pediu que os diretores fizessem relatórios sobre suas escolas, colocando suas dificuldades e suas necessidades em relação as unidades nas quais são gestores. E vejam, não foi dito que isto teria a opção de não fazê-lo! E ainda mais... se prontificou a visitar as escolas e o fará!

Mas, vamos em frente.... Isto me lembrou um estudo maravilhoso sobre gestão escolar, onde se detectou entre diversas 'falhas" de gestão a falta de profissionalização do diretor, ou melhor, a falta de capacitação do gestor.

 Os resultados da pesquisa permitiram apontar alguns pontos que deveriam ser desenvolvidos em termos de políticas públicas. O primeiro é a melhoria do processo de formação, capacitação e profissionalização do gestor escolar. Trata-se do alicerce a partir do qual se poderá mudar a gestão das escolas. Na mesma toada, é preciso transformar positivamente as organizações e a burocracia das redes de ensino. Mas o maior desafio, é como estruturar o processo pedagógico para que ele tenha os efeitos desejados na sala de aula e, consequentemente, no desempenho dos alunos.

Se pudéssemos sintetizar o modelo de diretor almejado, ele seria baseado na construção de um contrato com um gestor profissionalizado, o que demandaria melhor formação e capacitação destes dirigentes, a montagem de uma forte e entrosada equipe de apoio e a criação de um horizonte temporal estável para aferição dos resultados propostos pela direção. Este diretor lideraria a produção e a execução de um projeto político pedagógico que pudesse ser acompanhado e medido, por métricas objetivas e pela discussão com a comunidade e com a rede de ensino.

Em suma, instintivamente ou intuitivamente, o vice, mesmo sem "entender" do tema, iniciou um processo positivo na educação, mas.... que esbarra na politicagem a que estamos acostumados... ou quem sabe na falta de visão política e profissional dos envolvidos na área.

I´m sorry! Sei que nem todos irão concordar, alguns irão até se irritar, mas é a verdadeira face da gestão escolar....não só aqui, mas em muitos municípios.


 Daí ser fundamental relembrar os  fatores produtores de uma melhor gestão escolar. Em primeiro lugar, a qualidade do corpo de gestores, em especial do diretor, faz diferença. Desse modo, não será possível aperfeiçoar o gerenciamento escolar pela mera repetição de técnicas adotadas em casos bem-sucedidos, visto que a formação e a capacitação da direção escolar podem potencializar ou neutralizar tais instrumentos. Gosto muito de trocas de experiências entre os gestores, mas se esta troca não for feita por pessoas capazes de absorver a experimentação e transformá-las em técnicas para sua unidade escolar....

A formação e a capacitação devem ser voltadas para a construção de um tipo de liderança, que mostra-se mais adequado quando existem as características do empreendedorismo e da visão sistêmica da gestão escolar. A estas qualificações devem ser adicionadas duas outras: a capacidade de atuar em prol de um bom clima escolar e a absorção das avaliações externas pelo processo educacional das escolas.

 Outros aspectos, no entanto, também afetam os resultados dessas unidades escolares em geral. Entre os que mais chamam a atenção, podem ser citados a descontinuidade das políticas e pessoas; a falta de uma diferenciação do tipo de gestor e administração conforme o ciclo; os problemas de gestão de infraestrutura, da comunidade e do relacionamento com professores num momento de transição institucional; as falhas de organograma e de definição das funções; e o excesso de burocracia na gestão escolar.

Bem, o fato é que escrevi tudo isso, depois de refletir bastante sobre alguns problemas existentes e recorrentes na educação de Mangaratiba, como unidades paralisadas por falta de água, unidades paralisadas por falta de manutenção, unidades funcionando em condições inadequadas, unidades com problemas crônicos de indisciplina, unidades que já nem mais são vistas como "anormais", sendo aberrações arquitetônicas que não atendem as Leis de Diretrizes e Bases.... e ainda encontramos aquelas em que os gestores, por inércia ou por omissão, permitem o desperdício, o desvio e instituem como prática a  malversação de nossos recursos, com merenda sendo desviada, mal acondicionada e a prática de exercerem suas atividades de forma leviana e danosa a nossas crianças, fatos já comprovados esta semana.

Então, senhores e senhoras gestoras...aproveitem o canal que o Vice, Dr. Ruy, estabeleceu e façam a diferença em Mangaratiba, mostrando que estou redondamente enganada e que vocês querem mais do que isso que estão apresentando ao longo dos anos na área da educação. 

Comprem a briga por nossa educação e não a vendam por seus interesses em perpetuarem-se nos cargos. Afinal, pelo que entendi, a nova secretária de educação, praticamente foi escolha de vocês e assim, vocês são co-autores desta gestão! 

Aos responsáveis por alunos de Mangaratiba, insisto na participação de todos vocês, pois nossas crianças não possuem "olhos de ver" e não sabem como estabelecer parâmetros para avaliar o serviço que lhes é prestado.


145 comentários:

  1. ARRASOU!!!!!!!!!!!!!

    PENA QUE METADE DOS EDUCADORES NÃO ENTENDERÃO NADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VC POIS ELES MESMOS ESTAO PERDIDOS OU ESTAGNADOS QUANDO ENTRAM DENTRO DE UMA ESCOLA MUITAS VEZES NAO SABEM POR ONDE COMEÇAR

      Excluir
  2. E isso tudo nos remete a postagem mais recente! Sem educação de qualidade que tenha a participação ampla de todos, chegamos a postagem da Cachoeira II.Excelente!

    ResponderExcluir
  3. enquanto os cargos de direção não forem preenchidos por pessoas que atendam aos requisitos mínimos de gestores, teremos sempre esta desculpa de que eles também estão perdidos.Tem que parar com essa coisa de cargo de confiança. confiança de quem? Deveria ser da confiança da comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  4. Gestão escolar essa é a base de um bom trabalho. Gestão é integrar as escola, comunidade, governo, recursos, redirecionar fracassos em busca de sucesso escolar!!!!Eta lele!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens vice prefeito,se o prefeito capixaba não esta nem aí,faça vc a sua parte.Gostei...

    ResponderExcluir
  6. Será que o vice prefeito tem autonomia para trabalhar como ele quer? Afinal quem manda é o Prefeito, não basta ter visão e não poder colocar em prática.

    ResponderExcluir
  7. Vice também tem poderes, obrigações e direito de atuar. As tarefas podem ser divididas. E se ele tomou esse posicionamento, só pode ter sido com o aval do prefeito. O que ele está tentando fazer, nenhum outro vice vi fazer.Penso que o Dr. Ruy está no caminho certo e que o prefeito só tem a ganhar com isso. Penso também que se as gestoras receberam essa linha aberta com ele devem aproveitar. Não adianta empurrar com a barriga só para dizer que é diretora. Vamos começar a modificar a Educação do município, aproveitando a oportunidade de manter um bom relacionamento com a Secretária Meyre e a Cristine, pois são pessoas educadas, atenciosas e que estão dispostas a contribuir com uma educação melhor. Vejo as duas trabalhando incansavelmente, não tendo hora para sair da SME, isso é dar o sangue. As escolas precisam mostrar boas mudanças. Aproveitem essa aliança, pois juntos somos fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE A CRISTINE E A MEYRE, ASSIM COMO A MONALISA, ESTÃO TRABALHANDO BASTANTE. PUDE CONSTATAR ISSO OUTRO DIA. TRABALHANDO ALÉM DO EXPEDIENTE. SÃO PESSOAS ATENCIOSAS E QUEREM O MELHOR PARA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO. FALTA SÓ AS PESSOAS SE DEDICAREM COM MAIS AMOR E AFINCO PARA QUE NOSSOS ALUNOS TENHAM UMA BOA EDUCAÇÃO. NÃO BASTA PROCURÁ-LAS SÓ NA HORA DE PEDIR O EMPREGO, TEM QUE HAVER A DEDICAÇÃO DE TODOS. ESTOU JUNTO NESSA BATALHA PARA GANHAR E ELEVAR O NOME DO NOSSO LUGAR. BEIJO PARA QUEM CONCORDA E PARA QUEM NÃO CONCORDA DOIS.

      Excluir
  8. SERÁ QUE ELES ESTÃO TÃO EVOLUIDOS ASSIM? SERÁ QUE A DEMOCRACIA VAI ACONTECER? KKKKK
    ENTÃO QUERO VER É ANISTIAR SEUS DESAFETOS E PROMOVER A EDUCAÇÃO SEM POLITICAGEM BARATA.
    ESPERO MESMO QUE O DR. RUY TRAGA BOAS NOVAS PARA UM LUGAR QUE BEIRA A TREVAS. EDUCAÇÃO,SAÚDE E A CABEÇA DESSA GENTE.

    ResponderExcluir
  9. Penso q certamente o Vice tem o apoio do Prefeito, ou esqueceram q a Cristine (noiva do sobrinho) está lá pronta p executar as ordens do Executivo. Ou seria apenas comprometimento com a Educação... SERÁ? Estou começando acreditar em tempos melhores, com respeito e democracia. Nosso Vice, precisamos de você, mais que nunca... A educação não espera por milagres e sim de decisões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria de bom tom nunca esquecermos que a nossa secretária de educação é a professora MEIRE,portanto no nome dela deve ser mencionado sempre ao se referir a equipe .

      Excluir
    2. What?!

      Sem sentido.... a professora MEIRE será citada sempre que for necessário, ou quando o assunto se referir a alguma ação/decisão dela e não simplesmente por ser de bom tom.... Aqui, não é coluna social ou propaganda paga...
      Quando ela agir, seja para algo positivo para a educação ou então negativo, não ficaremos acanhados em citar o nome dela.

      Excluir
  10. A questão é realmente política. Pessoas sem experiencia e comprometimento são nomeadas pra cargos de grande importancia e não dão conta. Meyre não é secretária de coisa alguma. A manda chuva ali é a Cristine. A 1º não dá um passo, não assina um documento sem a que 2º autorize. Isso tudo é um absurdo. A SME está lotada, de pessoas que estão ali somente por cargo político. Pessoas que não sabem falar; que não reconhecem as formas de tratamento adequadas para se dirigir a alguém. Pura politicagem. Enquanto que existem pessoas maravilhosas, competentes e muito profissionais escondidas por aí carregando escolas e setores nas costas. Porque não passar pelas Escolas Praia Grande, Ibicuí, Mª Augusta, Hermínia, Diogo e se informar sobre as equipes de Coordenação e Orientação dessas escolas. Nas mesmas existem ótimos Diretores, mas quem faz essas escolas funcionarem são esses profissionais que citei e infelizmente não são reconhecidos. Alô Prefeito, está na hora de dar uma chance pra esse pessoal, mostrar a que veio. Como cidadão e morador do município acredito que o circulo vicioso deve ser exterminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo concordo com você em relação ao circulo vicioso. Passou da hora de se renovar. A Creche do Parque Bela Vista ficou há tanto tempo sob a gestão de uma mesma pessoa e agora está passando por está interferencia feita pelo Vice prefeito. Meu Deus, onde vamos parar. Como assim, comida vencida sendo servida para os alunos? E o espaço onde circulavam funcionários e alunos... imundo. Pura sujeira, puro descompromisso. Falta dominio de gestão, estudo, força de vontade, compromisso. A escola de Ibicuí esta indo pelo mesmo caminho, o Diretor e equipe pedagógica são maravilhosos, já não posso dizer o mesmo da Diretora. gestão antiga, circulo vicioso, Diretora grossa que não sabe falar com pais e funcionários. Se acha melhor que os outros. Emfim, meu Prefeito vale pensar. Não tem que afastar a Diretora pra "descansar" e mandar equipe da SME pra lá p consertar o estrago. Tem que modificar. Então que seja passando por uma dessas escolas citadas e aproveitando esse pessoal que faz a escola funcionar.

      Excluir
    2. Nessa eu discordo!!!! A equipe de Ibicuí é show de bola! Gosto do jeito da equipe toda... uns equilibram os outros, inclusive os alunos.

      A diretora é a firmeza que se faz necessária...é o dia a dia que encara as situações cotidianas e portanto, não pode ser um mar de doçura...

      E o que mais gosto em Ibicuí é a vontade de sempre melhorar... em equipe!

      Excluir
    3. É verdade, a Meire deve ser apenas figuração, pois so falam na noiva do sobrinho do capixaba,ate na foto na creche em visita do senhor vice prefeito ela está segurando uma criança.Onde estava a secretária?

      Excluir
    4. Não reclamem. Todos sabiam que seria assim. Essa secretaria nunca vai mandar em nada porque essa foi a condição imposta para que ela ficasse no cargo. Nem adianta cobrar. E quanto ao vice, como ele quer ser o próximo prefeito, só lhe resta trabalhar porque sabemos que o prefeito muito pouco aparece na prefeitura, vivendo bêbado por aí. Mas se você ainda quiser falar alguma coisa com ele, se você ainda acredita que ele é capaz de fazer alguma coisa em prol do município, procure por ele aqui em Itacuruçá na barraca da Raquel. É aqui que ele começa a encher a cara bem cedo e depois de chapado vai para a sua casa na ilha. Mas atenção: chegue antes das oito horas da manhã. Mais tarde ele já está embriagado, trocando as pernas e aí fica muito difícil falar alguma coisa séria com ele porque daquela boca imunda e bêbada só sai sacanagem.

      Excluir
  11. Leila boa noite. Adoro seu blog e sempre que tenho um tempinho e a internet ajuda, passo por aqui para ler suas postagens. Você está verdadeiramente de parabéns. Conheço o Diretor Delson, porque trabalhei com ele na Escola Maria Augusta, pessoa adorável. Nesta escola também conheci a equipe que atua em Ibicuí. Em relação a elas, sei que são muito boas profissionais. A Diretora não conheço, mas já ouvi falar que ela é o lado firme da situação. Mas, estou curiosa. Você conhece, pessoalmente, Diretores e Equipe? Já trabalhou com eles? Tem filhos que estudam nesta Escola?
    Somente curiosidade.

    Em relação a postagem do colega logo acima. Estou desatualizada. As notícias não tem chegado aqui pelos meus lados. É verídica a situação em que se encontra a Creche Norma Pinheiro?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 22:05 hs,

      Conheço pessoalmente a equipe da E.M. Ibicuí. Se considerarmos que ser participativa na vida em comunidade é trabalhar junto, então posso afirmar que trabalho com eles...

      Quanto a Creche Norma Pinheiro, é público e notório, de longa data, as irrgularidades que lá acontecem.

      Mas, como diria minha mãe, ali é o caso do ditado que diz.... o hábito do cahimbo deixou a boca torta! Muitos anos de omissão e de conivência com irreuglaridades acabam se tornando doença crônica com as quais as pessoas costumam se habituar...

      Excluir
    2. Aquela diretora do Norma Pinheiro nunca foi muito certa. Essas pessoas que se mostram muito boazinhas, que tudo permitem, acabam tendo essa prática que só prejudica as pesoas que dependem daquele serviço. Quer ser uma diretora boa e esquece ser uma boa diretora. O tempo dela já passou. Está na hora de renovar. Assim talvez pare de sumir merenda da escola e as crianças tenham os seus direitos respeitados.

      Excluir
  12. A tão citada EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA começa pela escolha dos gestores pela comunidade.
    Enquanto essa escolha tiver como base a quantidade de votos que cada educador conseguiu nas eleições, teremos um grupo amedrontado e incapaz de lutar por seus direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Basta colocar alguns pré-requisitos para a escolha e a comunidade se encarrega de eleger o gestor da unidade escolar!

      Excluir
  13. Mesmo antes da "municipalização", o prefeito é quem indicava os diretores das escolas (?????).
    E quando foi possível se fazer eleições, quase todas as escolas foram "municipa-
    lizadas". Quem sabe,agora ? (resta saber se essas eleições serão verdadeiras ou só pra "fazer de conta").

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou se implanta a eleição direta para dirigente escolar exigindo alguns pré requisitos ou processo seletivo semelhante ao que a secretaria estadual de educação está implantando em sua rede.Com certeza o professor efetivo sera valorizado.

      Excluir
    2. É claro que serão só para fazer de conta. Ou vocês acham que escolhemos a atual secretária de educação para dar mais poder a sobrinho do prefeito? Parece que o prefeito se entregou de vez ao alcoolismo e quem está mandando no município é o seu sobrinho.

      Excluir
    3. É verdade parece que o prefeito já jogou a toalha.A impressão que dá realmente é que quem esta mandando é o sobrinho Pedro Capixaba.Seu discurso no dia-dia na CAMARA é de quem manda MUIIIIITO.

      Excluir
  14. Então quem se habilita ao movimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me habilito porque não acredito. Enquanto a maioria do pessoal for contratado, não haverá mudança. Concurso já.

      Excluir
  15. Nunca levei a sério as propostas do senador Cristóvão Buarque.Mas depois da total indiferença à Educação por parte do governo estadual durante décadas.
    E que lembrou-se dela somente ao entregá-la às prefeituras que,além de não me-lhorar nada,transformaram a vida dos educadores num verdadeiro inferno,devo concordar com ele.FEDERALIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO,desde a creche ao Ensino Médio.Quem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que dê certo, afinal, ficar como está não nos dá perspectiva de mudança.

      E a federalização pode agregar valores e gerar maior compromisso e mecanismos de controle.

      Excluir
    2. Vejo a municipalização como um processo sem retorno. Na verdade, precisamos escolher melhor os nossos representante.

      Excluir
    3. "Precisamos escolher melhor nossos REPRESENTANTES"- isso é
      vital! Mas...

      Excluir
    4. Talvez a chamada "municipalização" seja algo sem retorno.Mas não é
      impossível a "desmunicipalização".O que não é suportável é essa situação que os politiqueiros conseguiram criar para expandir seu curral eleitoral.Eles precisam de cabos eleitorais para enriquecerem sem trabalhar.Mas as crianças,os jovens e adultos precisam de educadores habilitados, bem remunerados e, principalmente, livres.
      Isso que está aí tem outro nome,nunca foi nem será municipalização.

      Excluir
  16. Alguém ai já leiu o Plano nacional de educação? E o plano municipal? Não existe educação participativa sem PME. Esse doutorzinho que compra voto com consulta agora está comprando professor com ilusão. Tem cabimento. Doente precisa de remédio e educador de alimento para sua utopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe eu perguntar? Mas, qual de vcs se manifestou na reunião sobre algum assunto? Pelo que sei, todos ficaram calados e perderam a oportunidade de manifestarem-se...falaram em questionar férias, condições em que trabalham e poderiam falar/questionar sobre o plano municipal...

      Que estranho...

      Excluir
    2. Infelizmente, nem todos foram convidados a participar. E os que foram não aproveitaram a oportunidade...

      Excluir
    3. Discordo de vc anônimo acima. Eles aproveitaram a oportunidade sim. Aproveitaram para defender os seus interesses próprios, deixando para segundo plano a qualidade do serviço que deveriam prestar. É por isso que defendo uma mudança radical. Veja bvem quem são essas pessoas que dirigem as escolas. São aquelas mesmas desde o tempo do ronca que fizeram das nossas escolas essas porcarias que elea são. É preciso sangue novo na educação. Nem que seja m rodízio para tirar o mofo dessa gente que já se confunde com o mobiliário da escola. Até as comunidades viviam e não conseguem vislumbrar melhorias... Mudança já. Fora Josi! Fora Soninha!

      Excluir
    4. Que plano municipal é esse? Quem criou esse plano que eu não estou sabendo? Ele é novo?

      Excluir
  17. FEDERALIZAÇÃO p/ EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA. Deveria ser a solução.Só assim acabaria com esta farra para alguns e com o atraso de vida para a maioria da população.Esse tripé seria a base para a valorização e acesso à CULTURA,ao ESPORTE e ao LAZER, enfim, aos direitos básicos do cidadão. Aí,os corruptos/ditadores/retrógrados, como sempre iriam gritar: isso é ditadura,é corrupção,é comunismo!!! RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  18. por muitas vezes visitei o ceim norma pinheiro é muito facil levantar acusações absurdas sobre a direção e funcionarios merenda vencida nunca teve pois ja vistoriei os depositos de merenda tenho filho la acho que isso tudo não passa de uma trama armada da atual secretaria e seus seguidores para fazer o que não conseguiram assim ,não derão direito de defeza para a diretora na reunião que fizerão com os pais fiquei indignada pois pedi que fizessem uma reunião com a diretora e os pais mas me deixarão falando sozinha.essa equipe sme esta sendo absurda atras de absurdo dois dias turmas super lotadas sem professor por causa de pura perseguição a funcionarios que são ligados a diretora e ambição nitida na cadeira da mesma onde nós responsaveis não permitiremos,pois estou falando de quem esta a frente da escola soninha ex itacurubitiba (hoje percebo e apoio a decisão tomada pelo prefeito e pela secretaria vania nunes na epoca pois a mesma so pensa em si e em prejudicar os funcionarios-e foi oposição ganhou cargo de confiança.e a diretora e as funcionarias que se mobilizarão na campanha(unica escola que se mobilizou totalmente em reeleger o atual prefeito e eleger seu sobrinho pedro capixaba)pesem na balança quem ganhou mais,quem apoiou o governo ou quem lutou contra ele?).
    olha que absurdo:ontem fui buscar meus filhos e recebi triste noticia duas excelentes profissionais haviam sido trocadas de escola com argumento de que nós pais haviamos feito denuncia contra as professoras.leila como nós denunciariamos tais professoras que ao encerrar o ano letivo de 2012 e ao iniciar o de 2013 todos os pais nos reunimos pedindo a diretora para que as mesmas assumissem a turma?e soube da boca da diretora que estava havendo disputa pelas mesmas estanho né? mas não vamos nos calar contamos com sua ajuda.leila ressalto que imediatamente fomos a casa da diretora(a mesma encontra-se afastada por motivos de saude-não sabendo de nada q esta acontecendo na escola pois ninguém da sme a avisa)saber o que estava acontecendo a mesma não sabia de nada e ficou abismada com os problemas mencionados.peço sua ajuda pois não se trata de uma causa qualquer é pura injustiça e ganancia é óbvio isso qualquer um esta vendo e nóis pais queremos uma resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consiga um posicionamento da diretora e da equipe afastada para que possamos publicar por aqui. E vcs lutem pelo que acreditam. Se os fatos não são como corre pelo município, que vcs façam a mobilização de vcs de forma correta, contraargumentando todos os fatos que alegam ter ocorrido.

      Volto a insistir... sem a participação da comunidade, todos nós podemos acabar sendo envolvidos em situações que depois não temos mais controle.

      Excluir
    2. LEILA A RESPOSTA QUE OBTIVE É QUE PELO JEITO A DIRETORA ESTA POR FORA DOS DESVANEIOS DA ATUAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA QUESTÃO DAS DUAS FUNCIONARIAS QUE ELAS ESTÃO SENDO ACUSADAS DE AGRESSÃO MAS ME DIZ COMO ESTÃO SENDO ACUSADAS DE AGRESSÃO E ESTÃO SENDO LOTADAS EM OUTRA UNIDADE ESCOLAR ESTRANHO NE!ELAS ESTÃO FALANDO QUE TEM FOTO E TUDO E NUNCA MOSTRÃO A FOTO MAS ESTRANHO AINDA.PELO JEITO NÃO PASSA DE UMA PERSEGUIÇÃO POIS AS DUAS FUNCIONARIAS SÃO MUITO AMIGAS DA DIRETORA

      Excluir
    3. É se elas agrediram... então, não seria transferência a ação e sim outras sanções ou até mesmo tratamento, mas nunca transferência.

      O que penso é que vcs podem ir até o fim desta questão, pois se isto de fato ocorreu, então que se mobilizem para que não aconteça em outra UE...agora, se isto é factóide, que se retratem voltando as professoras.

      Agora,me digam, e os outros problemas da creche? Aconteceram?

      Excluir
    4. Sou moradora desta comunidade a mais de 25 anos e pelo que observei,pois sempre vou visitar a Unidade e nunca vi nenhuma irregularidade principalmente contra os alunos ao contrário vejo que as educadoras tem um carinho e atenção melhor que muitas mães.Que fique claro pela pouca experiência que tenho nenhum diretor ou professor consegue agradar totalmente a comunidade, mas estou ciente também que a maioria dos funcionários antigos são muito queridos pela comunidade e por muitos pais. Vamos ser justos, vamos ajudar, apontar defeitos é muito fácil. Não falta quem queira pegar um cargo de confiança o que falta é competência e amor a profissão.
      Quanto aos alimentos vencidos, já estavam separados e aguardando o recolhimento da equipe responsável(SME).Na Unidade pelo que vejo e pelas respostas que tive da própria Diretora Josiléa que conheço a bastante tempo, as situações são bem transparentes e acredito fielmente que não tenha sumido alimento nenhum, pelo contrário presenciei algumas funcionárias por várias vezes fazendo vaquinha para comprar temperos pois na Unidade não tinha.Por isso repito, é bom procurar ajudar e se possível colaborar para o bom andamento.Afinal são menores inocentes que dependem deste lugar.

      Excluir
  19. Nossa fiquei indignada com a postagem pois sempre vi aquela equipe apoiando o atual prefeito e seu sobrinho trabalhando para o e agora estão sendo vítimas de calúnia.Cade aquela famosa frase da música que estava na campanha Vai ser o melhor prefeito nao vai perseguir ninguem?parece e fica claro que a tal soninha esta fazendo a atul ou postiça secretaria de marionete levando coisas absurdas sobre os profissionais tem pessoas que gostam de ser usadas essa é a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Façam valer suas considerações sobre esta questão, sejam vcs professores, funcionários e responsáveis por alunos.

      Que deem explicações a vcs, com direito de resposta.

      Excluir
    2. O Ânonimo acima acreditou nas promessas de campanha,que não ia perseguir ninguem .Mas neste caso segundo foi relatado acima estão perseguindo o povo que trabalhou para o Capixaba e para o sobrinho Pedro Capixaba vereador. Cupe essa manga KKKKKKKKKKKK.

      Excluir
  20. Essa Soninha aí... foi enxotada da Escola de Itacurubitiba com razão. Falsa e desonesta. Em todas as reuniões em que estive presente e ela também, pude observar o "puxa saquismo"... Com certeza ela está tentando puxar o tapete da Diretora Jozi, servindo de leva e trás, com um monte de mentira. Conheço pessoas que já trabalharam com ela e confirmam com todas as letras: Ela é falsa. Traíra. E outra coisa, osu da área da Educação e o que eu tenho ouvido em alto e bom tom que ela está com plena certeza que vai assumir a Direção da creche. Então, pais e mães, não deixem. Se reunam e expulsem essa cobra de lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu. Conheço a professora Sônia e ela não é nada disso. É uma pessoa competente e muito honesta. Se ela for ocupar o lugar da Josi, o fará com muita dedicação e profissionalismo. Direção não é eterna, uns saem outros entram. Se a Josi sair, que aja com naturalidade, sei que ela também é uma boa profissional e vai conseguir superar essa saída. Força para as duas.

      Excluir
    2. Concordo quando dizes das mudanças pois a Direção não é de ninguém e sim um cargo passageiro,agora responda-me quando vc diz que a professora Sônia é competente e principalmente honesta o pq ela acusou e fez a SME acreditar q as funcionárias agrediram alunos? Acedito q vc só queira fazer uma defesa a mesma.Entendo-te deves ser amiga familiar enfim...mas quem a conhece e já conviveu profissionalmente falando sabe bem quem é ela.Ok?Anônimo Acordaaaaa....!!!!Ela é injusta fez injustiça com as educadoras de meus filhos e não ficará assim...Ela é OPOSIÇÃO!!!!Dr. Ruy Acordaaaaaaaaa...ela ta com a faca e o queijo na mão para o detonar o seu governo...

      Excluir
    3. "Conheço a professora Sônia"... faz-me rir. Na verdade nessas horas ninguém conhece ninguém. É um querendo arrancar o olho do outro. Então não me venha de palhaçada com essa história de honestidade. Competente sei que deve ser afinal de contas segurou a Escola de Itacurubitiba, por muitos anos. Mas, que esta doida pra ocupar o lugar da Diretora Josiléia e voltar com a aquela "lambeção de rabo" aos seus superiores está sim. Por que era o que acontecia. Lambeu, lambeu a Monica... mal a segunda saiu, tentou lamber a Vânia, só que com essa ela se estrepou. Caiu do cavalo. O povo tem que parar de ser cego ou se fazer de cego. E parar de aceitar o errado só pra poder se dar bem.

      Excluir
    4. E grandesmerda querer ficar com o lugar da outra. Eu se fosse a Josiléia entregaria de bandeja. Ficar esquentando a cabeça por uma merreca. Escolas sucateadas, sem material, sem professor, salas cheias, funcionários de cara amarrada. Desapega cumadre!

      Excluir
    5. Entregaria de bandeja também, com prazer, mas não pra uma qualquer fura olho.

      Excluir
    6. rsrsrs Eu vi uma vez em campanha.... era uma furação de olho!

      Excluir
  21. é verdade temos que nós comunidade do parque bela vista fazer com que essa mulher desonesta mentirosa sem etica e sem escrupulo nenhum .conheço a arrogancia desta mulher desde a infancia sua familia so cresce a custa da vida alheia e a custa dos outros financeiramente falando.so tem a cara de santa e adora tentar ganhar as pessoas com lagrimas de crocodilo realmente a jozi tem que abrir o olho e voltar logo para a "creche da jozi" como sempre foi conhecida junto a toda equipe e tomar pulso da situação das funcionarias que sairam,trazendo elas de volta porque é injusto a acusação pois conheço o trabalho delas atraves de meus filhos e sobrinhos que ja foram educados e muito bem educados por elas.

    JUSTIÇA JA! EVANDRO E DOUTOR RUY VOCES NÃO ESTÃO VENDO ISSO E A REELEIÇÃO EM 2016 A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO JUNTO COM ESSA SONINHA ESTÃO DENEGRINDO A IMAGEM DE VCS DOIS ABRÃO O OLHO!ACORDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado em, a Soninha é Aarão e Monica doente.Aliás dentro SME tem um monte torcendo para ele voltar.

      Excluir
    2. Inclusive a secretária de educação.

      Excluir
  22. esse fato que está acontecendo na CRECHE NORMA PINHEIRO , PEÇO A VC LEILA QUE NOS AJUDE , MEU FILHO ESTUDA LÁ E TERÇA FEIRA TIVEMOS A TRISTE NOTICIA QUE AS DUAS PROFESSORAS TINHAM SIDO REMOVIDAS PARA OUTRA ESCOLA , QUERIA SABER O MOTIVO, SE ELAS ESTAVAM FAZENDO UM EXCELENTE TRABALHO COM AS CRIANÇAS, GOSTARIA DE SABER DA SECRETARIA , SE OS PAIS QUE PEDIRAM ESSAS PROFESSORAS PARA ESSA TURMA ,VAMOS GRITAR E PEDIR A VOLTA DAS PROFESSORAS PARA A CRECHE NORMA PINHEIRO.

    ResponderExcluir
  23. Gente isso é simples. A voz do povo tem força. Façam um abaixo assinado solicitando a volta da Diretora e das professoras transferidas e tentem entregar ao Prefeito.

    ResponderExcluir
  24. Conheço bem a Jozi e seu trabalho pois meus filhos foram alunos dela na Maria Augusta e depois tive outro q está lá hoje em seu CEIM. Pessoas invejosas recalcadas desprovidas de capacidade como li um comentário bem acima dizendo que o tempo dela já passou.Perá aí...primeiro procure saber o que ela está passando e saiba do trab alho dela para depois falar da mesma.Ok?Dizer q foram encontradas comidas estragadas pelo amor de Deus meu filho deveria ter tido já uma infecção intestinal kkkk...Pessoa responsável sempre passa tranquilidade paz otimista feliz,mas é ser humano como todos nós.Leila ajude essa equipe na qual meu filho faz parte e eu como mãe também defenderei sempre pois conheço o trabalho mas se fosse o contrário estaria aqui também para falar pois não trabalho em prefeitura e não dependo de nada.Agora Dr.Ruy e Pedro vocês tem certeza que querem se elegerem em 2016?pois pelo que vi em 2012 a equipe Norma Pinheiro apoiou muito a candidatura de vocês pq eu como mãe vi,cuidado para não perderem isso pois vocÊs deixaram que jogassem o nome da Jozi, pessoa q muito apoiou vocÊs na campanha no lixo.Lembrem-se construir um nome demora mais para destruir foi o que vocÊs permitiram...Aliás a Secretaria de Educação fez....Jozi Acorda,nem sempre vale a pena!

    A SONINHA FOI E É OPOSIÇÃO E TEM VALOR....Q ABSURDO!!!!

    TRISTE...

    ResponderExcluir
  25. Com certeza,eu estou muito indignada pois sou mae e minha filha é da turma das professoras que injustamente sairam de lá,voces nao sabem como é a minha dor de ver minha filha chorando sem querer ir pra escola porque suas professoras não estão lá,ela ama aquelas meninas, e eu sou prova disso da copetencia delas do esforço,é isso que dá né um profissional se esforça dá o sangue e nao é valorizado!Acorda EVANDRO e Dr RUY que injustiça é essa!E eu como mãe vou mover o céu e a terra para a volta das professoras da minha filha ,pois nao tenho condição de colocar ela numa escola particular,e preciso de alguem que cuide dela com amor e carinho como as professoras dela sempre fizeram!

    ResponderExcluir
  26. falo dentro da lei que entendo eu se fosse essas meninas movia um processo contra a secretaria e todo esse pessoal que estão denegrindo a imagem delas pois falar é facil dificil é provar vou procurar a fundo quem são esss meninas e colocarei meu serviços a disposição delas hoje mesmo irei saber onde elas estão lotadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Imagino redigindo uma petição!!!!

      Excluir
  27. responderei a você pois provavelmente só por aqui através do blog da Leila Castro q ajudaremos nossos filhos,pq fiquei sabendo q lá hj os profissionais q se encontram ficam sentados mexendo em facebook,outras insatisfeitas pedindo o tempo todo para sair,pedido esse feito na própria SME.Leila como levantar a escola com profissionais dessa maneira?Com pais insatisfeitos?Acreditem uma das educadoras está na Maria Augusta na limpeza "pura humilhação" e a outra foi pagar passagem indo para Praia do Saco. Diretora resolva isso vc conhece o trabalho delas como nós pais...Dr.Ruy cuidado 2016 está proximo...Acorda Evandro esse ainda é seu mandato faço bem feito para ficar na história e lembre de tirar a tal Soninha ex itacurubitiba oposição de lá,td aconteceu com a chegada dela.Acordem!!!!

    ResponderExcluir
  28. SOS Dr.Rui acuda essa escola ,apure os fatos e não deixe cometerem injustiças.Afinal o senhor é o unico coerente neste governo.

    ResponderExcluir
  29. Sugestão:

    Façam uma comissão representativa da comunidade e peçam uma reunião com o Dr. Ruy (primeiro com ele)

    Entreguem suas considerações sobre os fatos e peçam para ele ser o mediador da questão junto a SME e que marque uma reunião entre os membros da comissão e alguns repreentantes da SME,tendo o Dr.Ruy como MEDIADOR. Nunca enfrentem a SME sem um mediador... não esqueçam disso. Caso nada seja resolvido de forma que atenda os INTERESSES DOS EDUCANDOS, procurem a Comissão permanente de Educação da Câmara e peçam orientação. Pode ser interesante.

    E depois vamos acompanhando o andamento para novas ideias...

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o comentário acima e digo mais,a secretaria esta se escondendo cade as provas?Dr Ruy aonde o senhor está que não está vendo isso,eu acho que essas professoras devem mover imediatamente um processo por que muita gente da cidade vai a favor delas,oque já encontrei de gente dizendo que isso é perseguição ,voces não tem noção!Agora que valor elas tiveram por darem 7 anos do sangue pela escola delas?Nossa Dr ruy e capixaba é assim que voces valorizam os profissionais da educação dos nossos filhos?

    ResponderExcluir
  31. Ola tenho percebido que muitas coisas tem sido fala muitas vem acontecendo e nossas crianças q ñ tem nada a ver com essas picuinhas que vem rolando na creche Norma pinheiro q vem sofrendo as consequência e sem necessidades antes tudo era bom nossas crianças eram todas tão tranquila,hoje ñ sabemos se elas vão ser bem tratadas como antes,a verdade é q em time que se estar ganhando não se mexe porque foram mexer na creche tira essa tal de SONINHA e deixa as coisas como estavam antes e os problemas COM CERTEZA sumirão ponham a cabeça pra funcionar e é só isso......

    ResponderExcluir
  32. palhaçada essa soninha deveria ser chamada soninha catiçooooo dos inferno ,hooo mulher fofoqueira traira ,estava contra o prefeito é da oposição e agora ganha destaque !!colocando as pobre professoras longe de sua turmas que elas cuidam a mais de 7 anos ,chupa essa manga povo ,e o prefeito nem é prefeito quem manda e o dr ruy e já esta dando uma amostra de como será o governo futro daqui a uns anos ,pensem bem na hora de jogar seu voto no lixo de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a pouco ela vai trazer a irmã, a prima, a comadre e vai fazer do CEIM a sucursal da sua casa como fez em Itacurubitiba. Em seguida vai começar a arrecadar dinheiro para comprar presentinho para a Cristine, a Bindeca, a Gracinha e assim maquear a sua incompetência e se manter no cargo prejudicando a escola. Josi sempre fez um trabalho muito bom naquele CEIM. Nem sei se para ela seria uma boa voltar a direção, afinal trabalhar para esse governo é gatar vela com defunto ruim, mas a comunidade certamente ganhará. Josi tem brilho nos olhos quando fala daquele CEIM. Ela pensa em tudo para a quela escola. Já a Soninha... Deus me livre!

      Excluir
  33. Soninha catiçoooooo...ela consegue ser pior que a mesma pois a Soninha catiço assume o q faz e a Soninha ex Itacurubitiba é falsa e traíra....Agora sem ofender a Sonia catiço gostei do apelido...

    Soninha tome vergonha na cara e peça para sair vc está sendo a laranja podre enxergue-se a sua aceitação é zero.Pede para sair!Pede para sair!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia Catiço é infinitamente mais decente que ela. Sonia /Catiço é o que é. É o que vemos. Já essa senhora é lobo em pele de cordeiro. Prefiro mil Sonias Catiço a uma Soninha de Itacurubitiba no meu caminho. NO meu e no do CEIM Norma Pinheiro.

      Excluir
  34. APROVEITANDO O ACONTECIMENTO DA REMOÇÃO DA PROFESSORAS DA CRECHE , QUE INCLUSIVE SÃO PROFESSORAS DE MEU FILHO E QUE FAZIAM UM TRABALHOO MARAVILHOSO COM AS CRIANÇAS .QUERIA SABER PORQUE TIRAM? VAMOS PEDIR AO D. RUY QUE É MÉDICO PARA OLHAR COM CARINHO PELA CRIANÇAS , POIS NÃO TEM ÁGUA PARA CRIANÇAS BEBEREM, TOMAR BANHO, MELHORAR O AMBIENTE DESSAS CRIANÇAS. SE LIGA 2016 ESTÁ AI !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Não sou anônimo, chamo-me Carlos Alberto, Professor formado em Geografia
    e morador da Praia do Saco. Nunca exerci a função de educador neste Muni-
    cípio, mas leio todas estas postagens acima e fico pensando: Será que o po-
    der público ou alguém que tenha penetração junto ao prefeito dessa cidade e
    que por acaso tenha lido todas estas postagens não é capaz de levar ao Ges-
    tor as reivindicações dos pais dos alunos para a solução dos problemas apre-
    sentados?. Por exemplo a Srª Sonia Catiço. A muito que eu ouço falar dessa
    pessoa que não têm o mínimo de comprometimento com o município. Oposi-
    ção de carteira assinada ainda continua soltando seu veneno numa área onde
    deve ser resguardada de quaisquer anormalidade e que dever ser tratada com
    muito respeito e profissionalismo. A EDUCAÇÃO. Se hoje não temos técnicos
    em vários segmentos profissionais é porque no passado a educação de Man-
    garatiba foi incapaz de dar essa formação aos munícipes, por isso peço ao
    Sr Prefeito, Dr Ruy ou alguém responsável pela educação de Mangaratiba que
    tome providências enérgicas para que a os nossos jovens possam ter, no futu-
    ro, oportunidade de competir em grau de igualdade com os jovens de outras
    cidades, no momento em que passarem a fazer parte da população ativa. Pe-
    lo menos tomem essa providência, já que o restante dos compromissos firma-
    dos em campanha eleitoral não serão cumpridos. Tenho certeza disso.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me preocupo muito com suas colocações, principalmente por você ser um cara formado em geografia. Da forma que vc coloca as coisas, parece que não se pode fazer oposição. Se o fizer não deve ter oportunidade de trabalhar, ainda que a pessoa seja servidor, como é o caso da professora Sônia de Oliveira. Ter apoiado o prefeito é muito pouco para assumir os cargos, principalmente na educação e na saúde, pois se olharmos para trás, na ocasião da campanha, veremos que a maioria das pessoas que acompanharam esses caras são bêbados sem formação e com muito pouco escrúpulo. Do jeito que vc Fala desse Dr.Ruy, parece que ele é o redentor, mas nem na saúde ele está dando conta. Na semana passada um paciente chegou ao Hospital com pressão alta, foi colocado no soro, caiu da maca e morreu de traumatismo craniano e ninguém toca no assunto. /varreram para debaixo do tapete como fazem com tudo nessa administração. Nesse mesmo hospital uma correligionária desse grupo cheira cocaíana na presença de todo mundo e ninguém fala nada. Afinal é "gente nossa" como diz o prefeito. E assim vai o nosso município para o poço sem fundo. Nossas escolas superlotadas, sucateadas, encaloradas e cheia de mofo e infiltrações... Nossos postos de saúde sem nenhuma condição de funcionamento, nossa população da Praia do ?Saco ilhada a cada cheia de maré porque levam o nosso dinheiro e não dragam o rio e o Canal do leitão e vc, formado em geografia confirmando que administração pública se faz com perseguição política.

      Excluir
    2. Anônimo,
      Acredito que você não leu com cuidado a minha postagem. Em que
      momento eu falei em perseguição política? Eu citei sim o profissio-
      nalismo que os educadores devem demonstrar em suas tarefas. E
      mais o que têm a ver a geografia com a falta de administração pú-
      blica de uma gestão que protege funcionários sem caráter. Com re-
      lação as cheias da Praia do Saco, porque você não vai á Secretaria
      do Meio Ambiente cobrar as obras que seriam feitas no Canal do
      Leitão e no Rio do Saco pelo INEA, onde o projeto foi apresentado
      na época da campanha eleitoral por um determinado candidato e
      que até hoje não aconteceu. Por acaso o citado candidato, hoje é
      funcionário daquela Secretaria. Vá até lá e faça essa cobrança, já
      que o projeto foi usado em campanha eleitoral para ludibriar a popu-
      lação indefesa de Mangaratiba.


      Excluir
  36. Dr Ruy estamos esperando as providencias do governo de voces, a resposta das postagens,as provas das acusações(perseguições)feitas as educadoras?Ou será que voces vão querer abafar esse caso,sou morador do municipio e tenho netos que estudaram lá na creche com essas mesmas professoras,e nunca tive oque falar,são comprometidas COMPETENTES ,para falar a verdade acho que voces não sabem valorizar um profissional é por isso que Mangaratiba não vai para frente!Espero a resposta!boa Noite leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente esse governo não sabem valorizar os profissionais da educação, por motivo de perseguição politica , exoneraram professores excelentes e com isso o municipio não vai para frente , prefeito acorda não existe mais perseguição, queremos professores que elevão o nome do municipio, não importa se foi contra conquiste esse voto , fica a dica d. ruy!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. É isso aí D.r Rui confiamos em você,so votamos no Capixaba por sua causa, não vai nos decepcionar,Não deixe cometerem injustiça com essas professoras.O prefeito ja jogou a toalha ,hoje so pensa em eleger o Pedro prefeito nas proximas eleiçoes.

      Excluir
  37. Chupa essa manga!pura injustiça com as professoras!Nao admito isso por que Mangaratiba todo tá falando que elas não mereciam sair pois são ótimas profissionais,mais fazer oque se todo mundo reconhece o trabalho delas menos a secretaria de educação!Valorização profissional.....pura fachada!!!!

    ResponderExcluir
  38. É VERDADE EU NÃO ADMITO ISSO A PRÓPRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NAO DEU EXEMPLO POR ISSO QUE ESSA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO ESTA ASSIM...ESAS PROFESSORAS NAoo MERECIAM ISSO!

    ResponderExcluir
  39. Isso não aconteceu somente na Praia do saco não, em outras em Muriqui tambem aconteceu isto e o pior inventam absurdos e calunias. A secretaria deveriam chamar esses profissionais e retirar de circulação os fofoqueiros e maledicentes que acham que para se manterem no poder vale tudo. O medo de perderem seus cargos fazem com que vivam do sucesso alheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentavel o que está acontecendo na educação do municipio.Quanta fofoca, perseguição,injustiça.Sera esta a marca deste governo? .

      Excluir
    2. É muito triste mesmo,realmente lamentavel.Na rede municipal tem tanto professor competente,é só deixar as picuinhas de lado e deixa-los trabalhar.

      Excluir
    3. Quanto tempo, quanta energia e quanto dinheiro estão sendo gastos denegrindo e perseguindo pessoas que não comungam das ideias doentes desse governo. Quando vão parar de fazer politicagem para começar a fazer educação? Será que algum membro dessa equipe governamental lembra que neste ano os alunos da rede serão avaliados para o IDEB? Será que haverá um momento em que alguém vai perceber que, sobre pressão, sofrendo perseguição, nenhum professsor vai trabalhar por um resultado melhor? Quando começarão a administrar a coisa pública diferente de como administram a sua privada, ou seja, só fazendo m...?

      Excluir
  40. É verdade são pessoas mediocres e que desvalorizam a educação. Vivem de colocar marionetes ao seu lado para que seus fracassos não sejam expostos.São indignas de serem chamadas de educadoras.

    ResponderExcluir
  41. é verdade essa secretaria de educação nao tem EDUCAÇÃO alguma saem por aii espalhando calúnias de educadores que sempre trabalharam ardualmente, não pensam na cabeça dos alunos quando retiraram as professoras das crianças,na verdade eles n~~ao estao nem aii para nada já reelegeu o prefeito agora q se dane!População Acorda!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure saber se o filho dessa gente estuda nas escolas que elas administram. DU VI DO.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkk...Não estudam mesmo,pois bem sei que quando havia qualquer troca ou problema com professor da turma da filha da atual secretária ela ia como um siri na lata brigar pelos direitos tanto das filhas como da professora...eu sei pq trabalhei sou colega de trabalho à anos dela....Dúvida q se fosse o caso dos filhos de uma delas ficaria nessa pouca vergonha...Kd om prefeito? Bindeca vc também é capaz de resolver isso...Poxa estou decepcionada....!

      Excluir
    3. Também já vi isso acontecer muitas vezes. Tanto na Marioa Augusta como no Coronel. Só Jesus.

      Excluir
  42. Leila é simples,ajundem-as e todos que lêêm o blog!Façãm um abaixo assinado por aqui mesmo, as professoras Natália e Aline não são merecedoras desse descaso.E quanto a Soninha é com o Dr. Ruy, a Gestora e a Secretária a aceitação ou não dela(embora saiba que ela seja oposição time contra gol contra kkk...alerta!)Meyre cristine e a outra lá façam o retorno delas e ainda uma explicação a nós pais...Simples problema resolvido!Nós pais comunidade escola e população esclarecida e problema resolvido...OK?

    ResponderExcluir
  43. Paula Luiza,

    Posso até colocar o blog como fonte de troca de informação, mas não temos como fazer o abaixo assinado, na medida em que muitos se colocam como anônimos e outros, creio que são a maioria da comunidade, não tem acesso a internet.

    Eu ainda insisto em uma comissão de pais levando um abaixo assinado pedindo o retorno das professoras e a justificativa REAL dos motivos que levaram a transferência das mesmas,

    E ainda se tem a possibilidade de procurar a Comissão Permanente de Educação da Câmara que pode ser um ótimo canal de conciliação.

    Se vcs quiserem, posso divulgar onde as pessoas podem assinar o documento, posso divulgar tudo que vcs quiserem. Na verdade, minha batalha é justamente essa. Que a população aprenda a participar, exigir, reivindicar e ser informada dos atos de qualquer gestor. Só assim, teremos condições de avaliar a gestão e não sermos logrados com promessas e meias verdades.

    ResponderExcluir
  44. Apoio voce leila castro porque isso foi ima injustiça sim nao imaginei que essas meninas que apoiaram,correram atras de votos seriam injustiçadas assim,isso aii é para a população acordar para a próxima eleição!!!Injustiça FORA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESPERO QUE ELAS VOLTEM PORQUE SE O TRABALHO DELAS É BOM, PRECISA TER CONTINUIDADE. MAS TAMBÉM ESPERO QUE ELAS APRENDAM A VOTAR E DA PRÓXIMA VEZ TEM MAIS CUIDADAO COM QUE VÃO APOIAR.

      Excluir
    2. Eu tambem conheço o trabalho e as pessoas maravilhosas e bondosas que são,que DEUS ampare elas e que a justiça seja feita porque não tinha uma criança que não gostasse delas,acho que isso foi pura injustiça e inveja,eu como mãe e Amiga posso comprovar isso!Secretaria não deixem isso acontecer!!

      Excluir
  45. Respostas
    1. Concordo. INJUSTO,PERSEGUIDOR E IMORAL(vide nepotismo).

      Excluir
  46. Para um governo ser ruim, precisa muito mais do que o prefeito ser incompetente como é o caso do prefeito de Mangaratiba. É preciso que as pessoas que o assessoram também o seja. E em Mangaratiba é assim. Vemos diversos município onde apesar de o prefeito não ser brilhante, o local se desenvolve, mas o que temos aqui? Um bando de parasitas que vivem grudado no saco do prefeito e dizem amém para todoas as burrices dele. Por isso que estamos nessa situação que só tende a piorar. Se em março estamos vivendo esse aos, imaginem outubro, novembro e dezembro.

    ResponderExcluir
  47. eSPERO QUE O DOUTOR RUY SE MANIFESTE A RESPEITO DESSAS INJUSTIÇAS COM AS EDUCADORAS,PORQUE ESSE GOVERNO VIVE DE ABAFAR OS CASOS!!!NÃO CONCORDAM AMIGOS???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Ruy é mais um merda. Estão enchendo a prefeitura de gente. Qualquer saleta que entramos na prefeitura podemos ver cinco ou seis pessoas ocupando um espaço que mal cabe duas. E serviço? Estão aguardando alguém chegar para fazer porque os que estão lá nada fazem. Se nesse governo tivesse gente séria, chamariam os aprovados no último concurso e fariam concurso para professores. Sou contratada há mais de seis anos e nunca pude fazer um concurso. Não consigo sair desse salário de miséria, não tenho plano de carreira, agora nem férias tenho recebido. Trabalho o ano inteiro e passo minhas férias dura e na tensão de saber se terei emprego o não no ano seguinte. MUITORUIMTUDOISSO.

      Excluir
  48. Acho que é nesse governo que a Soninha de Itacurubitiba vai se criar porque ela é mal caráter igual a todos que fazem parte dessa quadrilha. Fora Soninha! Issso se ela não voltar a ser parente como antes.

    ResponderExcluir
  49. Dr.Ruy isso é um apelo de uma mãe desesperada não tenho com quem deixar minha filha e ela não quer entrar na escola só chama pela Tia Aline,me ajude!Não é verdade mesmo as acusações feitas a elas pq se fosse minha filha não tinha essa reação preciso trabalhar ela sonha e brinca com bonecas dando nome de Tia Aline e Tia Natália já estou sem ir trabalhar tem 3 dias tendo falar com a Tia Aline e não consigo mais.Me ajude aqui é uma mãe desesperada que pede SOCORRO...Não posso ficar desempregada...sou sozinha!Leila SOCORRO...Ela chora e eu choro junto pelo amor de Deus faça contato com a Tia Aline e a Tia Natália minha filha vai ficar doente,por perseguição do governo.Tem mais ela tomou pavor dessa tal Soninha que está no lugar da Tia Josi não sei o pq...Mistério!!!!Ajudem-me....

    ResponderExcluir
  50. Essa situação eu mesmo quero uma resposta porque senão eu como leitora,vou denunciar isso e não vai ser aqui em mangaratiba não vou entrar em contato com gente grande e que coloque isso num jornal ou algo assim,não preciso dessa prefeitura para nada!!!! Nao tenho rabo preso!!!!!!!Agora eu quero uma resposta a essa situação!!!!!!EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA!!!!

    ResponderExcluir
  51. Apoio vc amigo anonimo já que eles abafaram coloque voce a boca no trombone!!aii sim eles irão se manifestar!!!Deixa arder!!

    ResponderExcluir
  52. PARA REFLEXÃO....Diante representante de 130 países FRANCISCO cobrou dos ocupantes de "cargos de responsabilidade" que sejam "guardiões da criação. Mas, para "guardar" devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja,o orgulho sujam a vida;então guardar quer dizer vigiar sobre nossos sentimentos, o nosso coração,porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem.Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura....PAPA FRANCISCO durante a homília na missa de sua entronização. ROMA 19/3/2013.

    ResponderExcluir
  53. VAMOS REFLETIR....HABEMUS PAPA...

    ResponderExcluir
  54. A denúncia tem que ocorrer sim, pois isso já virou palhaçada ninguém resolve nada e nós pais ficamos sendo feito de idiotas. Hj as crianças não querem ficar na creche aliás continuam não querendo ficar, sentindo falta das professoras,desestruturou toda a escola.Será que ninguém vê isso...Poxa,se trata de crianças menores e eles não vêêm como fica a cabecinha deles? Meu Deus se fosse filhos deles? Será que eles permitiriam tudo isso? Creio que não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me propus a contribuir com vcs. Façam uma comissão, pode ser dois ou três responsáveis, marquemuuma conversa coom o Dr. Ruy. Caso nao consigam procurem a comissão permaneten de educação da Câmara, falem com a vereadora Cecília e peça para ela intermediar a negociação com a SME. Se necessário façam com que aquele conselho "morto", o Conselho municipal de educação, tome também providências. E nao esqueçam que nesta escola, também deveria ter um conselho escolar que deveria ser co gestor da unidade, tendo a representação de pais e comunidade neste connselho. Se não tem é uma grande falha de gestão!

      Excluir
    2. O Conselho Municipal de Educação é uma panelinha so tem membros comprometidos kkkkkk. Mas com governo o municipal.E ainda ganham GETON,recebem para fazer parte, por isso são escolhidos e tem QI.

      Excluir
    3. Mas, justamente po isso que devem ser cobrados e desmascarados, com as pessoas acionando-os. Esta forma de pensar, a de que "Não adianta"... eé que faz com que fique cômodo para eles.... Porra! Não consegum perceber isso?

      Excluir
    4. Leila Castro promovida a INTERMEDIÁRIA... Quem te viu e quem te vê. Pode jogar a última pá de cal no município porque está todo mundo vendido.

      Excluir
    5. Onde estou como intermediária?????

      Bobagem ou somente falta de ler as postagens até o fim? Quando me coloco à disposição para contribuir é justamente fazendo o que faço, sugerindo, publicando e dentro do possível orientando.

      Nada mais do que isso!

      Agora, se participar é algo vergonhoso, se propor ações é algo nebuloso, então creio que realmente devemos atirar a pá de cal.... com este tipo de conceito, não temos jeito mesmo.

      O"barato" para vc é só dizer que está tudo errado e colar em outra carruagem.... a ultima coisa em que pessoas assim pensam é na sociedade, na educação, na saúde, no transporte, nos direitos,etc..

      Caramba!!!! E ainda não irá entender absolutamente nada!

      Excluir
    6. OBS: No comentário, citei como intermediária a vereadora Cecília que é da Comissão Permanente de Educação.

      Santa ignorância social!

      Excluir
    7. É analfabetismo funcional.

      Excluir
  55. Com certeza isso é brincar com agente e com nossos filhos a propria educação não quer saber do bem estar deles aonde vamos parar nóis pais queremos uma providencia justa e rapida pois nóis exigimos uma resposta!!!Não se brinca com isso!!

    ResponderExcluir
  56. Mais um caso que estão tentando abafar nesse muncipio,mais eu como mãe não vou deixar,todo dia agora a minha filha chora para entrar na creche ,pois já conhecia as professoras dela e não quer entrar com gente estranha...chego atrasada no trabalho aonde isso vai parar,creio eu que terei que tira ela se as professoras não voltarem .Brincadeira né Secretaria de educação e Dr Ruy!Eu quero que voces vão a minha casa me pedir votos daqui um tempo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos entendendo o porque de tanta omissão.Otrabalho das professoras esta sendo reconhecido por mães de alunos,elas sim podem falar se o professor é bom ou ruim,pois chegam ao resultado atraves do aprendizado de seus filhos,

      Excluir
  57. Tambem acho Leila tem que ser tomado alguma providencia porque já está demais ninguem toma uma decisão é por isso que a EDUCAÇÃO do município não vai para frente eles mesmos acabam com os bons profissionais que tem,isso desmotiva não só um como todos,as professoras trabalharam a vida toda e agora estao sendo vítimas de perseguição...injustiça alguem tem que ver isso gente!!!Acordem!!!!!

    ResponderExcluir
  58. APOIO VC AMIGO ANONIMO QUEREMOS RESPOSTA!!!

    ResponderExcluir
  59. Poxa! Realmente ninguém percebe o que esta acontecendo ficar aqui só reclamando não adianta tem que agir.Não tenho mais filho na creche mas passo por ali todos os dias e o absurdo é que hoje os pais não podem mais entrar na creche.Será que têm algo que os pais não podem ver lá dentro? Na época que minha filha estudava lá eu podia entrar e falar com os professores pois a Diretora permitia...e o mas engraçado q se eles querem organizar a casa,essa semana vi professores chegando 8:05 e as crianças no colo dos pais na chuva...Q organizaçam é essa.Uma coisa eu tenho q falar todos os dias a Josi mandava os professores pegar as crianças no portão 7:50 pensando no horário dos pais no trabalho...Organização virou foi bagunça,isso sim!!! kkkkkkk....

    ResponderExcluir
  60. acho que está na hora desse prefeito , vice prefeito e secretária de educação fazer alguma coida pela educação , tento filhos que estudam na E.M. Coronel moreira e nunca vi um ensino tão ruim como está agora com essa direção , são pesssimas rola de tudo nesta escola falta professores , pois as diretoras nao tem condiçoes a maria jose nao tem competencia para dirigir uma escola igual o coronel , secretaria vai um dia a noite nesta escola vc vai vê é coisa , até droga está rolando ,ela nao faz nada , o que ela sabe fazer é prejudicar as pessoas , fora direção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela direção está lá para esquentar cadeira e aguardar o retorno do Aarão. Ou vocês esqueceram que todo aquele pessoal do Coronel é da turma do Aarãozinho? Eu não sei por que a Bindeca ainda não trocou essa gente. As escolas do município estão só afundando e ninguém desse governo faz nada.

      Excluir
    2. CONCORDO COM VOCÊ . ENTÃO CADÊ A BINDECA , TODOS SABEM DISSO , SÓ A MEYRE E O PREFEITO QUE NÃO , POR FAVOR SE REALMENTE É A BINDECA QUE MANDA RESOLVE ESSA PARADA.

      Excluir
    3. Ja que o prefeito, a secretária, o vice, os vereadores não conseguem resolver a questão da creche Norma PInheiro, então que a doutora Bindeca resolva.Com creteza ela vai resolver tudo isso.

      Excluir
  61. Apoio voce anonimo a situação é que eles querem mexer com gente boa igual fizeram com com as educadoras do norma pinheiro,elas chegavam cedo pegavam as crianças estavam sempre ali para ajudar saiam de lá tarde e oque ganharam? Agora chegamos lá para colocar os nossos filhos nunca tem ninguem no portão,ou ficam de ignorancia de cara fexada!è oque eu falo TIME QUE ESTA GANHANDO NAO SE MEXE e eles mexeram e nossos filhos que se deram mal nisso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TIME QUE ESTÁ GANHANDO É ESSA QUADRILHA QUE ESTÁ SAQUEANDO A PREFEITURA.

      Excluir
  62. Agora assumiram definitivamente que a prefeitura foi saqueada e estão pedindo material para os alunos. Minha filha chegou com uma listinha em casa que não deixa nada a desejar da lista da escola particular que o primo dela estuda. Estou pensando em fazer como está fazendo uma amiga minha que está trabalhando fora só para pagar a escola particular do filho dela porque a gente que está dentro da escola vê muito bem que o ensino de Mangaratiba é pura enganação. E tome festa. Qunta-feira não vai ter aula e quarta vai ser festa da páscoa. Tudo é desculpa pra enrolar as crianças. E como pedem. É um refrigerante aqui. Um prato de salgadinho ali. Um prato de doce lá e cadê o dinheiro arrecadado com os impostos que pagamos? Alguém saberia me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro...Estão sucateando a EDUCAÇÃO EM MANGARATIBA.Foi o tempo que aqui tinha escola municipal de qulidade.

      Excluir
    2. O dinheiro do imposto que voces pagaram esta na ilha em itacuruça,e em mais outros lugares que toda população sabe, mas prefere esquecer.

      Excluir
  63. ACHO QUE CHEGOU A HORA DE NÓS PAIS FAZERMOS UM MOVIMENTO CHAMAR IMPRENSA, TELEVISÃO , JA QUE NINGUÉM DA PREFEITURA FAZ NADA,NAO PODEMOS DEIXAR NOSSOS FILHOS SEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE .QUE PREPARO ESSES JOVENS VÃO TER ?VÃO TRABALHAR A ONDE ? OU O GOVERNO CAPIXABA QUER POVO BURRO PARA CONTINUAR VOTANDO NESSA QUADRILHA? ESTÁ É A HORA!!!SOCORROOOOO

    ResponderExcluir
  64. tambem acho porque a creche norma pinheiro da minha filha caiu de produçao depois que as duas educadoras sairam,e eles só querem abafar o caso,claro não são eles que dependem de deixar o filho lá para trabalhar...se continuar assim vou ter que ver outro lugar pra ela estudar... agora me falem cade a resposta que ninguem nem quer saber!!vergonha isso!!!

    ResponderExcluir
  65. Quando as escolas pertenciam ao Estado ,mesmo com suas precariedades,eu era feliz e não sabia. Agora,é só chorar em cima do leite derramado!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  66. Repito:isso que tá aí nunca foi nem será MUNICIPALIZAÇÃO.Foi um grande golpe dos poderes públicos,com a conivência de muitos servidores, pais etc.
    Uma irresponsabilidade enorme.Sobre as consequências, a maioria não se importava.Muitos,pensavam em seus próprios interesses e,outros, por ignorância mesmo.Estes,se deram bem (se é que se beneficiar financeiramente às custas de prejuízo alheio é ser feliz...).E muitos: crianças, jovens e adultos (estudantes)e servidores é que foram e continuam sendo prejudicados.E as futuras gerações?
    Como diria Chico Buarque,"...o que não tem governo,nem nunca terá,o que não tem vergonha,nem nunca terá,o que não tem censura,nem nunca terá,
    o que não tem juízo...O que será,que será?"

    ResponderExcluir
  67. DR.RUI, nosso vice confiamos em voce,melhore a saude e a educação deste municipio, voce e serio.Mais abra o olho porqu vai levar bola nas costas, estão costurando acordo para 2016 Pedro capixaba prefeito e o bombeiro vice. So esqueceram que muita gente votou no Capixabo por sua causa.Alias eu sou um, e toda a minha familia.

    ResponderExcluir
  68. Tem 3 ou 4 pessoas postando como se fossem 50 mães de alunos, todas revoltadas com a saída das duas professoras da creche. Todo movimento orquestrado pela diretora de merda que lá já não aparecia a semanas. A reclamação deveria ser do caminhão de lixo e entulho que foi retirado no dia seguinte da visita das autoridades nesta creche. Bando de porcas da diretora a servente, passando por estas professoras omissas que nunca relataram essas condições para a secretaria. Não reclamam da pia que lavava os alimentos e que também servia para colocar de molho os panos de chão da escola? E as crianças mijadas e cagadas? Não incomoda a vocês não? Alimento vencido também não? Talvez a fossa vazando merda para todo o lado incomode? Ou a tampa desta mesma fossa com uma lasca arrancada que poderia prender um pé de criança? Ou mesmo uma outra fossa tampada com uma tampa de eucatex e o perigo de cair uma criança dentro? Vai tomar todo mundo no c! Bando de hipócrita! vcs estão preocupados com o rabinho de vcs mesmos e que as crianças que se fodam! Parabéns para as autoridades que retiraram estas porcas irresponsáveis desta creche! E tiveram coragem,´porque a diretora batia no peito e dizia que dali ninguém tirava ela porque participou ativamente da campanha do prefeito! Parabéns tiraram uma pessoa que mesmo com costas quentes não fazia seu trabalho direito! E as senhoras mães acima não se incomodavam com o trafico de drogas que corria solto na escolo após o horário? E com o filho traficante da diretora estão preocupadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente!!! Se vcs não falaram os motivos até agora, não deram a menor satisfação a comunidade escolar, deveriam continuar sem explicitar... ou melhor, deveriam fazê-lo na própria escola.

      Sabe, tudo que foi colocado neste comentário, deve ser fato, pois sempre que procurei saber o motivo, tinha uma cortina de nebulosidade nas respostas...mas, a pergunta que não quer calar:
      Estes problemas acontecem em mais creches ou escolas de educação infantil... serão todas fiscalizadas e vistoriadas? Espero que sim!
      Quanto a fossas e escolas caindo aos pedaços, creio que terão muito trabalho por aí...espero que sim!

      E material para os professores e alunos? Teremos? Espero que sim!
      E uniformes? Espero que sim!

      Pode ser até hipocrisia a defesa que estão fazendo, mas existem outras hipocrisias por aí... ou não?

      Excluir
    2. Isto tudo é muito sério. Que ambiente essas crianças viviam...Quanto risco,sera que fizeram sindicancia para apurar isso tudo.

      Excluir
  69. os pais pararam de postar e aquela menininha que chorava todo dia para entrar na creche com saudade da professora agora sorri com a limpeza da creche

    ResponderExcluir
  70. Nossa como gostei da postagem do Anônimo 27/03/2013 22:42:00... e como gostei!!! Conheço a ex Diretora da tão citada Creche a muitos anos. E tal situação é lamentável. Sei por fonte segura que tudo o que esse anônimo disse é verdade, com exceção a questão do tráfico (não sei se é verídico). O que aconteceu ali foi pura omissão. Uma pena. Agora está aí com o nome sujo, sabe-se lá porque. Foi omissa, negligente e o povo que trabalhava lá e se dizia amigo e companheiro ajudou a levar o trabalho dela p/ lama. esse tipo de mudança tem que existir em todas as Unidades. Fiscalização, já! E se houver irregularidade, tem que fazer interferência sim. Não adianta choramingar. Se o trabalho não está bom, tem que trocar.

    ResponderExcluir
  71. E entao. O que foi feito dessa Diretora. Ainda esta na creche?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!