quarta-feira, 1 de maio de 2013

Saúde Mangaratiba ....

Fiquei de fazer a postagem para comentarmos como anda nossa "Saúde", mas outros temas e "destemas" fizeram com que adiasse este assunto.

Bom, como quero iniciar Maio  com uma conversa com o trabalhador de Mangaratiba e possivelmente escrever sobre a educação ao longo deste mês.... vamos nós a saúde, com a palavra do vice, Dr. Ruy sobre o tema.

Creio que a postagem é interessante, pois dá para "documentar" o compromisso assumido e não cair no esquecimento...como todo compromisso que assumem ao longo dos governos...

Eis o resumo do assunto:

1) Remédios

.Temos 05 unidades de Saúde Básica funcionando em regime de plantão 24 hs, 01 unidade de saúde básica em regime ambulatorial e 12 unidades da ESF que cobre 100% da população.

.Nas unidades de saúde existem farmácias que dispensam medicação para a população, porém são distribuídos somente medicações constantes da lista de medicamentos de Farmácia Básica.- Medicações que não constem desta lista, não serão encontrados para dispensa.

.Hipertensão arterial - as medicações são liberadas somente nas 12 unidades da ESF. Pacientes que não possuem o Cartão do SUS de Mangaratiba não podem ser atendidos em nossas farmácias básicas, mesmo que no atendimento médico feito em nossas unidades tenham sido prescritos tais medicações.

Obs: Tomar a decisão de dispensar somente medicação para os cadastrados no Cartão do SUS de Mangaratiba, pelo fato de já termos 42.000 cadastros, com uma população de 36.000 habitantes e  nem todos possuem cadastro, fez com que evidenciassem a diminuição no volume de medicação dispensada nas farmácias básicas, que somadas ao aumento no volume de medicação comprada, acarretassem em estoque regulares nos últimos meses em nossas farmácias.
Porém ainda sobre a questão da medicação para hipertensão, só são dispensados em farmácias básicas da ESF para os pacientes cadastrados também no programa de Hipertensão e Diabetes e que regularmente sejam acompanhados pelos médicos da ESF.... sem isso, não terão a medicação a sua disposição.

.A meta neste primeiro ano é dobrar o gasto com este tipo de medicação e disponibilizar um volume maior e mais variado de antihipertensivos. Estão desenvolvendo um projeto piloto em Praia Grande para entrega de medicação anti-hipertensiva em casa e querem chegar ao final do governo com todo o município coberto por este serviço.

2) Unidades de Saúde:

.Licitação da obra de reforma e ampliação do posto de saúde (UBS de Muriqui) está em andamento. 
.Plantas das obras de reforma e ampliação das UBS Itacuruçá e Conceição de Jacareí já aprovadas pelo prefeito e se encaminham para licitação.
. As três Unidades deverão ter serviço de Raio X, laboratório e farmácia 24 horas, ainda este ano.

. HMVSB...já foi concluída a obra no expurgo do centro cirúrgico que foi solicitada pela Vigilância Sanitária. Concluíram o projeto de transferência do laboratório para a área antes ocupada pela fisioterapia e logo iniciarão esta obra.
  O ambulatório de fisioterapia foi transferido provisoriamente para um imóvel ao lado da CEDAE. Como solução definitiva, foi alugado um imóvel que antes era o Cartório Almeida Rêgo, onde será instalada a Clínica de Fisioterapia do Centro de Mangaratiba. Clínica esta que será referência nas especialidades fisioterapêuticas.
.Para desafogar o atendimento no hospital, estão transferindo o ambulatório de algumas especialidades médicas para a UBS do Ranchito e para o CRASP. 
.O atendimento ambulatorial odontológico, prestado pelo CEO, será transferido para imóvel alugado no Centro de Mangaratiba, com atendimento nas especialidades odontológicas e serviço de prótese dentária.
.Foi identificada a necessidade de reforma na emergência do HMVSB e já estão trabalhando no projeto e na separação da emergência de adultos e crianças. Será criado o Pronto Atendimento Infantil (emergência pediátrica)
.Estão licitando uma empresa para fornecer o curso de reciclagem e formação de recepcionistas. Em breve o pontapé inicial para o Projeto de Humanização em Saúde estará em andamento.
. Foi ampliado o convênio com a SAMU e, e em breve, terão mais uma ambulância a disposição da população, totalizando 4 unidades baseadas na Praia do Saco.
.Os veículos da Secretaria de Saúde e sua manutenção eram de responsabilidade do Departamento de Transporte da prefeitura. Muitos encontravam-se parados aguardando manutenção e ouros não dispunham de motoristas. Então foi criado o setor de transporte da Saúde e contrataram motoristas, no intuito de aumentar o número de veículos rodando e servindo a Saúde. Até o final do semestre assumirão a responsabilidade de manutenção de 100% dos carros da Saúde.
.O prédio da secretaria de saúde é alugado e encontra-se em condições precárias, necessitando de volume grande de obras, assim, iniciaram um projeto para construir uma nova sede para esta secretaria na Praia do Saco. Sem previsão concreta de concretização desta transferência.
.Em parceria com a Ação Social foi disponibilizado para idosos de Conceição de Jacareí, Itacuruçá e Praia do Saco o atendimento em fisioterapia e ortopedia. Antes só era realizado no núcleo da terceira idade de Muriqui.
.Em parceria com a Secretaria de Educação, estão contratando um médico neurologista para iniciar trabalhos no CER da Praia do Saco.

Bom, o Vice, Dr. Ruy, lembra ainda que existem problemas pontuais e que estão apenas com 3 meses de governo e que estão trabalhando duro para melhorar a qualidade de vida e de saúde da população.

Eu, lembro que ELE está com 3 meses de governo... o governo já está no 3º ano de gestão!!!!!!!



35 comentários:

  1. Quando o Prefeito afirmou que nomearia seu Vice como secretário de saúde, eu duvidei. E disse em meu blog: “Só se for para queimá-lo na próxima eleição. E se o Capixaba tentar nomeá-lo, duvido que ele não seja bastante esperto para recusar a nomeação”.
    A única doença da grande maioria é a hipocondria, afecção mental em que há depressão e preocupação obsessiva com o próprio estado de saúde.
    Estes doentios jamais permitirão que alguém possa dar jeito na saúde pública. Nem mesmo um médico competente como o Dr. Ruy Quintanilha.
    Vejo agora que ele tem atuado na saúde, procurando melhorar o atendimento, assumindo responsabilidades sem, contudo, assumir a secretaria.
    Faz ele muito bem.

    ResponderExcluir
  2. É Leila ta na hora do Dr. Rui assumir de vez a Saúde, não podemos confiar só em promessas acho que esta faltando um bom Gestor Publico na Saúde, não basta só ser Medico mais e necessário ser bom administrador, Torcemos que a Saúde melhore. Pois Vamos FISCALIZAR.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber sobre o CANIL MUNICIPAL, tão prometido por Dr.Rui, a muito cachorros abandonados na Ruas de Mangaratiba, sinto falta de projetos voltado para os Animais, como a Castração que ajuda o controle de natalidade e Doenças, o Doutor Deveria dar uma atenção Especial a Zoonoses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que se ele cumprir esta promessa ele vai ganhar muitos pontos com a população, tem muita gente que gosta dos cães e fica triste de ve-los doentes nas ruas

      Excluir
  4. Uma coisa que tem que parar no hospital é o "quem indica" e o "sou amigo de", já vi ocorrer diversas vezes e pude comprovar 2 vezes há pouco tempo, pois estava para ser atendido na emergência, com o joelho inchado, pois caí da escada, então chegou um cidadão que, provavelmente, era hóspede de hotel, pois estava acompanhado de um homem com a blusa de lá, pulando em um pé só passou à frente de todo mundo, pois foi levado para dentro pela atendente. Na outra vez, um amigo do guarda municipal que toma conta da emergência, um branco baixinho, passou seu colega na frente de quem estava lá esperando. Quando fui chamado, o dito colega já estava lá dentro sendo atendido. Achei um absurdo, mas como estava me sentindo mal, não quis me estressar mais. Porém, fica aqui registrado a minha indignação aos "amigos".

    ResponderExcluir
  5. Esses dias passou em minha casa uma jovem com a blusa da Saúde da Família, perguntando se tinha algum hipertenso na casa e qual remédio tomava, eu respondi que sim e ela solicitou os nomes. Eu respondi, mas perguntei por quê? Ela falou que era só para registro. É assim mesmo que é feito o levantamento?

    ResponderExcluir
  6. Leila, você sabe informar quais as 5 unidades que trabalham em plantão 24h?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEVE SER EM OUTRO MUNICIPIO.KKKKKKKK

      Excluir
    2. Muriqui, Itacuruça, conceição de Jacarei, Serra do Piloto e Ingaiba

      Excluir
    3. Plantão nas unidades de saúde da Serra do Piloto e Ingaiba, mais uma vez tentam enganar a população como sempre. No PS da Serra do Piloto o Plantonista é o motorista da ambulância e na Ingaiba não tem nem médico na parte do dia imagina a noite. Eles continua, brincando com a saúde do povo de Mangaratiba.

      Excluir
    4. ficar aberto não significa funcionar. Tudo fachada.

      Excluir
  7. Leila eles estão fazendo muito sim, fazendo essa festa de 4 dias na Praia do Saco em que só quem não tem nada para fazer vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OH POVO FESTEIRO.Depois dizem que o CAPIXA não faz nada,faz sim: FESTAS

      Excluir
    2. O slogan da cidade vizinha é CIDADE INTELIGENTE. O de Mangaratiba deveria ser CIDADE ALEGRE OU CIDADE FELIZ.É muita festa.

      Excluir
    3. O prefeito pensa que toda população é como ele: só gosta de cachaça e farra.

      Excluir
  8. É Tanto Dinheiro gasto sem necessidade, em festas e o município, parado , quanto custou esta festa . . . . . .

    ResponderExcluir
  9. Amei a fisioterapia! As iniciativas são ótimas e é disso que a população precisa,bingo!

    ResponderExcluir
  10. As iniciativas realmente são maravilhosas, mas projetos todo mundo faz, concretizá-los que é o problema. O governo até hoje reclama de falta de dinheiro, que Prefeitura dura, não recebe dinheiro nenhum coitados.Os trabalhadores que são duros, férias não são pagas desde o ano passado, resíduos só saem com autorização, até agora não vi nenhum, cartão alimentação que não tem data para carregar.Enfim, tem necessidade de festa 4 dias, o feriado é hoje, amanhã e quinta o trabalhador assalariado trabalha, só não precisa ir trabalhar quem ganha bem, quem é puxa-saco. Mangaratiba está afundando e só vê quem quer porque outros preferem viver na hipocrisia.

    ResponderExcluir
  11. Com esses dias de festas mangaratiba demonstra esbanjar dinheiro para dar ao POVO "PÃO E CIRCO" ENQUANTO ISSO NA CASA DA DINDA O COURO COMO, COM DIREITO A TUDO !!! IMAGINEM....

    ResponderExcluir
  12. É Nosso Dinheiro que esta sendo Gasto, no Hotel DINDA, e Povo na M.....sem Saúde, Educação e Segurança vamos botar estes LA......na Cadeia ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
  13. O DR RUY BATE UMA BOLA LEGAL, PENA QUE O TIME É RUIM DEMAIS E O CRAQUE VAI TER QUE LEVAR NAS COSTAS O TIME TODO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Mesmo quando critico o Dr. Ruy, é por perceber que ele pode jogar mais bola... e fazer muitos gols....

      Excluir
  14. A RAINHA BEATRIX, da HOLANDA addicou do trono,o PREFEITO DE MANGARATIBA deveria fazer o mesmo e deixar o municipio para o dr. RUI governar.

    ResponderExcluir
  15. Só se for para afundar mais o Município ! ! ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
  16. Leila avisa o Dr. Rui que os Programas de Combate aos Roedores (RATOS), e Setor de Zoonoses, estão com suas atividades prejudicadas por falta de Viatura para deslocar os funcionários ao local de trabalho. Secretaria de Saúde, bem que poderia Renovar a Frota de Carros.

    ResponderExcluir
  17. Trabalhando eu sei que ele está, passei em frente a sala dele na prefeitura e parecia dia de pagamento na tesouraria, tinha tranquilamente umas 35 pessoas para ele atender.

    ResponderExcluir
  18. A O Dr. ESTA DANDO CONSULTA NA PREFEITURA SÓ EM MANGABA ! ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
  19. Me desculpe mas, é só mais uma TEORIA porque a prática todos nós sabemos que é bem outra.
    É só ir ao hospital para TENTAR SER ATENDIDO que saberá como esta a saúde no município.
    Nos postos de saúde então, sem comentários.
    Mas ta tudo certo o Prefeito e o Vice estão nas fotos da festa do trabalhador feliz e contente.
    Vamos fazer festa e o povo que se F....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E continuam contratando,na SAUDE é o DR.RUI, na EDUCAÇÃO e a CRISTINE namorada do PEDRO CAPIXABA na ACÃO SOCIAL a ANA PAULA primeira DAMA.Porque será que so essas três secretarias e que estão contratando????

      Excluir
  20. Qui Festa do Trabalhador, tão falando que a festa e outra tá rolando muito P..... , na cara de todo mundo, o Trabalhador mesmo esta em casa cheio de dividas pois o Salario esta uma M.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente os servidores municipais daqui ainda tem SINDICATO?

      Excluir
    2. Parece que existe algo que se diz sindicato... mas que não serve nem para clubinho...

      Excluir
  21. O Vice Prefeito com aquela carinha de "bom moço" só chega em Muriqui de helicóptero, tadinho! como ele trabalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Só rinod mesmo de uma merda desta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. É QUERO QUERO VER TIRAR ESSA ONDA DUROOOO .KKKKKKKKKKKK. Quem viu ,quem ve hem..

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!