quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sei lá... Só Mangaratiba.

Senti vontade de escrever sobre Mangaratiba, mas por outros "olhares", ou melhor, por outra abordagem...

Quando acordo, por volta das 5:30 hs, a primeira coisa que faço é vistoriar as camas daqui de casa. Hábito estranho, mas não consigo deixar de fazer isso. Olho todos que estão dormindo e me dirijo para a janela.... ai..como é bonito!

É meu melhor momento diário em Mangaratiba! Eu sei que é a hora em que recarrego as forças para continuar amando este lugar. Mas, amando mesmo, com a vontade de escutar as pessoas, de agir como guardiã deste lugar. E assim, amando a natureza, não posso deixar de amar as pessoas que aqui habitam... e elas, são como filhos desajustados, aqueles que amamos e que tantas dores nos causam.

Fico empurrando, falando, tentando aprender como vou conseguir fazê-los entender que este caminho que percorrem, só nos faz menores como cidadãos deste lugar porreta demais. Em compensação, encontro  gente brilhante, brilhante mesmo, com luz que clareia nossa jornada. Pessoas de palavras simples, que transmitem tanto impacto no nosso cotidiano. E eu as encontro nas vans, nos ônibus, reclamando, sorrindo, tirando onda de marrenta, mas brilhando tanto que fico até sem ação.

E são essas pessoas, que me ajudam tanto a viver por aqui... os poucos e bons amigos que aqui fiz, os desconhecidos com quem troco algumas palavras e as crianças desta terrinha... por elas é que temos que continuar a proteger Mangaratiba. Proteger de nossas ações levianas, superficiais, imediatistas que só visam o hoje e o amanhã de alguns, em detrimento do agora e do sempre de muitos.

...

Bom, comecei esta postagem ontem, com um ânimo bem diferente do de hoje... ontem muito tranquila e animada.... já hoje, muito esquisita... um tanto triste e sem esperança de que dias melhores virão para Mangaratiba...

Constatei que o brilho que encontro em algumas pessoas, são ofuscados pela massa sem luz que absorve e dispersa qualquer possibilidade de clarear a estrada de todos nós.

 Mas, quem sabe amanhã, encontro pessoas por aí que me farão mais encantada novamente?

Talvez seja o frio que não combina com o mar, ou a falta do Vieira que sacode tudo, que estejam melindrando  minha relação com a terrinha... ou ...????

Peço aos céus que me mandem calor!!!




19 comentários:

  1. Lindo texto Leila, parabéns. Quando vim morar aqui a 13 anos atras pensei em ter qualidade de vida para criar minhas filhas, sendo que já conhecia a Cidade pois meu marido já era veranista aqui. Ele vem de uma família que ama Mangaratiba a mais de 56 anos, o lugar ainda proporciona bons momentos, esse contraste de montanhas com o mar, é maravilhoso.Tenho amigos que falam que moro em um Paraíso.Paraíso esse que cresce desgovernadamente, meus dias se resumem em esperança, que apareçam pessoas que queiram uma mudança. A hora que eu não encontrar mais esperança estarei indo embora daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo.... este amor que maltrata, não pode ser saudável. Tenho pavor de pensar que não conseguiremos "ordenar" Mangaratiba...

      Mas, como fazer para que entendam que não queremos mais do que o direito de viver ... com DIREITOS?

      Como fazer para que a própria população queira mais e mais qualidade nos serviços públicos?

      Como fazer com que todos nós sejamos guardiões desta terra linda?

      Como fazer para que aqueles em quem depositamos nossa confiança, saibam de fato qual é o dever de casa deles?

      Falar em semana do meio ambiente e vivermos em um lugar com praias poluídas, sem uma ação rigorosa para minimizar o efeito da falta de saneamento básico.

      Falar em vestibular e segundo grau, sem que a parte que lhes cabe de gestão, seja feita com dignidade, qualidade e competência para que possamos ver nossas crianças se transformando em jovens competitivos e que terão condições de ESCOLHER, quais serão as universidades ou cursos técnicos que eles pretendem cursar.

      E a população aplaudindo um vestibular de m...., que não mudará em nada o perfil da educação local!

      Dá um desânimo!!!

      Excluir
  2. Belo texto.Leila,não só você sente esta angústia,ainda bem.Porque quando dei
    xarmos de amar, de admirar,de nos indignar,de sonhar... e ficarmos também insensíveis a tudo isso,aí sim,será o fim de tudo.Força!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente , belos textos.A Leila foi muito feliz em suas colocações, é justamente este o nosso sentimento(em alguns momentos) de DESANIMO.Mas amo a minha cidade não vou desistir.

    ResponderExcluir
  4. O presidente do diretorio psol mangaratiba convida filihados e simpatisantes para reunião que serar realisada no dia 09/06/2013 as 14 horas local.Rua: Piauí n° s/n.LT.01 Qd.37,Praia do Saco,atenciosamente José Rodrigues Presidente do Diretório do PSOL em Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Leila,

    Muito interessante este seu sentimento de se sentir uma guardiã da cidade e a angústia que compartilhou leva-me a indagar sobre qual a melhor pedagogia para motivarmos o cidadão.


    "Constatei que o brilho que encontro em algumas pessoas, são ofuscados pela massa sem luz que absorve e dispersa qualquer possibilidade de clarear a estrada de todos nós." (Leila)

    Acredito que, no interior de cada ser humano, existe luz. A luz, criada no primeiro yom("dia") da criação, segundo o texto bíblico, representa não apenas a claridade que vemos, mas também a luz de vida e alegria derramada sobre o universo. E este derramar de luz é mesmo um ato de bondade do Deus Eterno. É a base de toda a existência e que envolve todos os atos da poesia.

    Entretanto, muitas das vezes a luz encontra-se encapsulada dentro de nós. Assim, é preciso corrigir a ocultação da luz. No célebre Sermão da Montanha é sugerido que tornemos exposta a nossa luz afim de que o seu brilho chegue até os lugares mais sombrios da Terra que são os corações dos homens imersos em conflito. Trata-se de despertar as centelhas de bondade, aquela mesma luz divina derramada no começo da criação do Universo.

    Não descarto que toda a desarmonia e "escuridão" existentes hoje no mundo seriam projeções de um conflito que há dentro de nós, visto que somos o foco de emanação e origem desse desequilíbrio. Um conflito que está latente em nosso inconsciente, mas que ignoramos e não tratamos. Assim, Mangaratiba, como toda a Terra, foi chamada à existência para ser o Paraíso, mas o homem acaba transtornando tudo o que se encontra a sua volta pelas sombras projetadas do seu inconsciente.

    Defendermos ideias, propostas e combatermos os atos ruins das autoridades corruptas não deixam de ser ações válidas. Porém, eu considero fundamental o auto-conhecimento. Seria a educação ético-espiritual que tanto precisamos neste mundo decaído. Afinal, o Paraíso encontra-se dentro da gente e não fora.

    Abraços e tenha um escelente final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Rodrigo!

    É só uma tristeza que bate de vez em quando...um desânimo que maltrata e tumultua a "razão", pois por mais que eu queira dissociar, minha "razão" é toda motivada pela emoção, sentimentos e sensações.

    E a "razão" me diz, hoje, que estamos em uma batalha inglória... espero que logo que sol aponte em frente a minha janela, me traga também a firme convicção de que fui reenergizada, reconectada ao "bom combate".

    ResponderExcluir
  7. "O importante é saber que vc não foje ao bom combate e isso nos dá a certeza que o cansaço não faz parte da luta do guerreiro, que recua estratégicamente !! Leila vc já é uma vencedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      É cansativo demais... tomara que os passos que damos, sejam úteis para indicar o caminho.

      Excluir
  8. Leila, entendo a sua fala, pois também ando com essa sensação de impotência.

    Realmente a questão educacional não é das melhores. O que falar para um professor que ganha uma "merreca" e ainda precisa colocar a mão no bolso para comprar alguns materiais ou xerocar folhas para aplicar seus testes e provas?
    Como fazer esse mesmo professor ser criativo em uma turma com quase trinta alunos, se ele não tem uma estrutura e fica só pensando nas contas a pagar e se o dinheiro vai dar.
    Aquele colégio de Normalistas é uma fábrica de fazer professoras, mas elas chegam nas escolas sem saber o que fazer, sem conhecer a Matriz Curricular das escolas do seu próprio Município! Não sabem fazer um plano de aula abordando os temas ali tratados. Não têm domínio com as crianças, pois não conhecem a fundo como uma criança aprende... não foram preparadas para isso! Então se desesperam, ficam doentes e não sabem mais o que fazer.

    Correm para o seu superior, que também não tem estrutura e fundamentos para ensiná-las, e que correm para a SME, que também não consegue o suporte necessário. O caos se instala.

    E o que dizer dos alunos que são encaminhados para acompanhamento médico ou os alunos especiais? Vem mais problemas pela frente!

    Chegamos à Saúde! Que saúde? Deveria se chamar doença! Temos poucos médicos... psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologista, neurologistas, psicopedagogos, fora as outras especialidades...
    A consulta não é feita (os pais desistem) ou aguardam dois... três meses para serem atendidos. Consultam, chega a hora do exame... ferrou! O Município não oferece o exame necessário, começa aí uma outra via crucis! Poucos conseguem manter o tratamento das crianças. Imagine então o que passa a população!

    Com muito sacrifício, alguns problemas são resolvidos, pois encontram pessoas certas nas horas certas, mas e a grande maioria?

    Depois chegamos a Cultura e ao Turismo. Onde? Não temos! Que perspectiva cultural nossas crianças e jovens possuem? O Município não se resume só ao primeiro distrito, que realiza alguns eventos culturais (exposição, cinema, caminhada ecológica e cultural). A cultura precisa acontecer, de forma organizada, em todos os distritos, até mesmo porque o preço das passagens da única viação que temos é abusivo e muitos não podem pagar sempre! Nossa cidade é rica em cultura. Porque não ensinar nossos jovens essa história e fazer deles multiplicadores ou guias mirins? Vem aí grandes eventos para o Brasil, Mangaratiba poderia aproveitar essa oportunidade e sua gente. Não é resumir só em hospedar uma delegação em um Hotel e que não vai conhecer a cidade! EDUCAÇÃO E AÇÃO SOCIAL,vamos colocar professores de Línguas ensinando nossos jovens nos CAICAS para termos jovens intérpretes para a chuva de línguas e oportunidades que virão. MEIO AMBIENTE promover cursos aos nossos caiçaras de preservação e conhecimento das espécies presentes no Município para que as pessoas se encantem e cuidem do nosso lugar. TURISMO E EVENTOS ensinem nossos jovens a divulgar as belezas da nossa cidade e consequentemente garantir uma renda. Não sei o que estão esperando para começar a crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando...

      E quando ocorrem as "FESTAS"? Resultado... roubos de carros, motos, invasão em domicílios, assaltos, brigas... dinheiro público gasto em uma felicidade momentânea e que depois vamos precisar para as prioridades diárias.
      Vamos fazer FESTA sim, mas para todos e com alguma utilidade, não com futilidade!
      Cada distrito poderia ter sua festa cultural, festa com organização e que traga dinheiro aos comerciantes. Não aquele monte de barracas de bebidas, de pessoas que às vezes nem são da cidade e que vem aqui explorar. Cada distrito poderia ter o seu tema (gastronomia, literatura, música, dança, tradicional, religiosa, etc), desenvolver isso de forma integrada (ensino, guias, divulgação, comunidade, segurança, comerciantes, etc), só aí teríamos 6 festas no Município. Quem já viu algo sobre o distrito de Praia Grande? Parece que não faz parte de Mangaratiba.

      Chega, não é? Essa foi a minha forma de ver os problemas.

      Temos que buscar um governo mais participativo, ajudá-los (prefeito, vereadores) a enxergar as prioridades, chega de dizer que não é meu partido ou candidato, vou meter o malho. Não! A cidade é nossa! Temos é que levá-los a entender o que é preciso e que ouçam a população.

      KKKKKKKKKKKK, escrevi tanto que a página nem aceitou a postagem inteira, tive que dividir.

      NINA

      Excluir
    2. Nina, vou colocar sua postagem na página inicial... espere...é boa demais!!!!

      Excluir
  9. Nina,você disse o que está entalado em muita gente que tem dificuldade de expressar-se com tanta clareza como você.Como disse a Leila:é bom demais!!!

    ResponderExcluir
  10. NINA perfeito suas colocações,acho que você meteu o dedo na ferida espero que tenham entendido sua mensagem.

    ResponderExcluir
  11. Nina o que será que está faltando para o PREFEITO governar realmente para o POVO?..... O POVO depositou confiança nele quando permitiu mais QUATRO anos de GOVERNO.Portanto ele foi REELEITO.... O PRESIDENTE da CAMARA é o seu sobrinho PEDRO CAPIXABA, que com certeza não vai inviabilizar a governabilidade, pelo bem do MUNICIPIO.... Todos os VEREADORES (sem exceção) estão apoiando o seu governo.Portanto NÃO EXISTE OPOSIÇÃO.... Acho que esta faltando COMPROMETIMENTO, VONTADE POLITICA e ....., deixa pra lá....KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. Está faltando um "impeachment"!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente os " VERMEADORES" SÃO UMAS MARIONETES NA MÃO DO PREFEITO, ATÉ PORQUE NEM ASSUMIRAM E JA ERAM MARIONETES !!!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do termo VERMEADORES.... KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. São vermeadores mesmo !!! Vrmes ambulantes !!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!