sexta-feira, 14 de março de 2014

A fazenda de café e o sonho antecipado.

Era uma vez....

Um homem foi contratado para cuidar de uma fazenda para cultivo de café.... terra fértil, com boas sementes, e que iria requerer muito, mas muitos cuidados e investimentos. Todos esperavam o bom desempenho deste capataz e entregaram todos os seus recursos para este cultivo. A ele, foram dadas as sementes e muita verba, melhor explicando, muito dinheiro para que isto fosse feito com todo o carinho e dedicação.

Naquela fazenda, as esperanças foram se tornando sonho e já imaginavam como seria depois de alguns anos as colheitas e quem sabe, poderiam além da plantação, passarem a industrializar o café e com muita qualidade, exportar para ouros lugares. Porém, o capataz, que era um tanto indolente, e que não conseguia sonhar um sonho coletivo, resolveu que poderia partir já para o final deste bonito sonho de industrializar o café, sem se importar muito ou nada com o plantio... para ele, que nada entendia de cultivo, dedicação e trabalho, bastaria deixar que as sementes fossem plantadas aleatoriamente, sem cuidados em evitar  as pragas, sem observar as regas necessárias, sem pensar no armazenamento e na capacitação dos agricultores.... para ele bastava jogar no chão e deixar a natureza se encarregar de completar seu curso.


Então, lá foi ele e seus amigos descolarem os equipamentos e as instalações para que a indústria do café estivesse pronta para as próximas colheitas.... e parece que encontrou quem quisesse vender estes equipamentos em troca de propaganda!!!

E toda aquela gente sonhadora e que já tinham algumas pequenas colheitas particulares que deram bons grãos.... aplaudiram e mais uma vez..sonharam!

Vieram as estações, vieram as colheitas, vieram as secas, vieram menores colheitas, atiraram mais sementes ao chão e elas iniciavam o processo de germinação e lá vinha a falta de regas, as ventanias e as pragas.... e a cada ano, menos grãos colhiam....

E aquela indústria sonhada.... foi abandonada aos poucos, fingiram nada perceber, mas, chegou o dia em que teriam que passar para outros estes equipamentos ou então esconder  no matagal aquilo que um dia seria ruína histórica, identificada com a seguinte placa:

" Aqui jaz um sonho que não soube ser vivido.... "


Moral da história:

Investir no hoje e na nossa competência para  ousar amanhã!


14 comentários:

  1. Nos Estados Unidos, uma pequena cidade da Flórida pode sumir do mapa. O motivo é o excesso de corrupção.

    Será que estamos nessa viagem sem volta também?

    ResponderExcluir
  2. Estamos no mapa? Acho que não.

    ResponderExcluir
  3. para chegar a faetec é preciso que antes tenha muita merenda, muito material didático, muitas instalações adequadas, muito professor qualificado, muito pessoal de apoio, muito transporte escolar, muitos uniformes, muita capacitação, muita remuneração digna e muito respeito pela educação infantil e ensino fundamental. tenho que concordar que vai ser difícil chegar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos achavam que municipalizando seria a solução para a omissão dos governos estaduais. Mas só serviu para eleger gente corrupta e incompetente.Após 2003, quando o governo federal passou a distribuir verbas necessárias para desenvolver os municípios, então, é que a farra não acabou mais. E os municípios regrediram de uma tal forma, que vão ter que sair mesmo do mapa.

      Excluir
  4. o presidente da camara em seu face enaltece sua conquista da FAETEC, e o Chicão da Ilha? e o prefeito? nada fizeram? Pedro conta história para quem é otário! Faetec é Capixaba e Chicão da ilha! Deixa de ser Zé Mané e querer se aproveitar da conquista dos outros!! O que você fez? Nada! Então não tira os munícipes como otários !!!!

    ResponderExcluir
  5. Até parece que estão fazendo milagre!Têm mesmo é OBRIGAÇÃO de utilizar o dinheiro público para o desenvolvimento do município.
    E, não, desviá-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      O maior problema que percebo, é a falta de percepção de que algo está distorcido...
      Claro que uma FAETEC em Mangaratiba, pode, vejam, escrevi pode,,, ser muito bom. Mas, como ufanar-se de uma grande conquista se a competência do executivo e do legislativo que é o ensino fundamental deixa a desejar? Como encher a bola por esta conquista, se a nossa obrigação na federação é o ensino fundamental e este está entregue ao nada absoluto? E existem outros pontos a serem observados.... será que teremos uma quantidade de alunos bem formados, aptos ao ensino técnico da FAETEC? Será que nossas crianças conseguirão se deslocar com facilidade para a FAETEC em todos os distritos? Temos esta mobilidade urbana? ´Queremos também uma FAETEC, mas queremos também uma boa administração no ensino fundamental.... ah! também quero uma universidade pública por aqui... e aí? Temos público alvo, capaz de concorrer em igualdade aos demais? A base de tudo é o ensino fundamental... o nome já diz tudo!
      Enquanto perdurar esta falácia, enquanto a população não cair na real e achar que está tudo bem com a educação.... ficaremos sonhando com a indústria do café!!!!

      E mais, eles não estão usando o dinheiro público destinado ao município, estão somente disponibilizando o espaço físico.

      Excluir
    2. Concordo, plenamente!

      Excluir
  6. Como diz o ditado "" TUDO PARA INGLES VER"" mangaratiba é só corrupção.!!

    ResponderExcluir
  7. Chumbo grosso

    http://itacrio.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode informar onde será mais essa "promessa" de uma FAETEC aqui em Mangaratiba?

    ResponderExcluir
  9. Eis aí uma boa parábola para refletirmos. E como tem ficado a educação das nossas crianças e jovens? Não são eles sementes do amanhã?!

    ResponderExcluir
  10. Está faltando água em Itacuruçá !!! Desde ontem, falta água na torneira, cujo cano vem da rua, ou seja, antes da água ir para a caixa d'água.Parece que foi fechado.
    Será que foi por causa da passeata realizada em Coroa Grande? Sei não. Nas grandes cidades, alguns grupos de pessoas pedem pra ditadura militar voltar, mesmo sem saber o que ela significou p/ o Brasil e América Latina.
    Mas nas pequenas cidades, as proibições, ameaças, perseguições e revanches continuam, após 1985, quanto ao direito de expressão. Nas escolas, onde se deve vivenciar a cidadania, é onde mais se persegue, se pressiona... E, nossas crianças e adolescentes, coitados, perdem seu tempo com tanto desconhecimento da sua História, sem direito de serem CIDADÃOS.

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe, fecham a nossa água, para desviá-la para a Marina, para os hotéis e pousadas????

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!