domingo, 9 de março de 2014

E agora, José?

Domingão com odor de fim de temporada...

E nós, para onde vamos?
Sem grandes conquistas, sem esperanças, ou melhor com poucos fios delicados de esperança a nos segurar este ano...Esta foi a temporada da seca, da angústia e do vai e vem do ânimo de nossa gente. Sem que tenhamos isto, continuaremos a ser os "reclamões", o povo ranzinza que quer muito e faz pouco. Que cobra e se enrola em suas próprias cobranças já que elas, não são de fato coletivas.... são em grande parte, emocionais e não racionais. 

Gente, não adianta espernear querendo que algum salvador da pátria dissolva um governo que foi constituído por nós mesmos que comodamente alegamos que foi por termos sido enganados... isto é leviandade! Ninguém enganou ninguém! Vivemos em um município que se convive intimamente com seus candidatos... sabemos verdades e mentiras sobre eles. Sabemos quem são e como se comportam em seu dia a dia... Se errarmos ou acertarmos, a responsabilidade é nossa!!! Agora, o que não pode é não contribuir com algum esforço para que caminhemos com o mínimo de respeito enquanto durar estas escolhas.

Vejam, reconhecer algum acerto, não nos faz cúmplices de nada! Apontar os erros, também não nos faz superiores ...só nos faz melhores cidadãos. Objetividade é o que precisamos em nossa coletividade! Nem tudo é erro, e nem tudo que querem nos enfiar goela abaixo é bom para a população.

Mangaratiba precisa e deve urgentemente sair do papel de passageiro e passar a ser motorista desta condução. E só se faz isso, tomando para si a responsabilidade de argumentar, reagir e não se esquivar até mesmo de participar com seu trabalho de melhores dias para todos nós.

Então, peço a você funcionário público, que faça sua parte com todo o respeito ao cidadão. Que faça sua parte lutando por melhores condições de trabalho para todos vocês, sem medos e sem se permitirem sucumbir a agrados pessoais ou a represálias individuais..

Ao comerciante, peço que respeitem a população que mantém o ciclo econômico de seu estabelecimento, atendendo com qualidade e empregando com dignidade esta mesma população.

Aos gestores... não peço nada... poucos iriam dar atenção ao pedido ou melhor as exigências!

Mas, vou continuar fazendo o meu papel, incentivando o que pode ser muito bom e desaguando no que nos faz tão mal... ao menos me alivia a alma!

Parabéns ao Secretário de Turismo...guerreiro e capaz! Que nunca se contamine com a indolência que te cerca!
Parabéns ao ex Secretário de Trânsito... que demonstrou que vontade de acertar e responsabilidade podem ser as características mais importantes de um gestor!

E meu lamento.... enquanto insistirem em manter alguns secretários pela saco, gente do naipe destes acima não farão milagres!

Secretário de Saúde omisso, desgastado com tantos desacertos que vão da má gestão financeira a má gestão administrativa, passando pela apatia em tomar para si as responsabilidades com os funcionários da Saúde, levam para o caos.... aqueles que querem acertar! Será proposital?
Secretaria de Segurança que começa a me preocupar... mudando hábitos e mentalidade de seus subordinados que estão se confundido em suas funções... meninos, vocês não são PMs e muito menos PM da banda podre.
Secretaria de Serviços Públicos que não sabe a que veio e quer só coçar os bagos... complica e muito, pois a indolência profissional causa muito estrago a sociedade... que pena! São tão burros que não percebem que este mínimo de conforto já faria com que a população acalmasse seus anseios.
Secretaria de Meio Ambiente que mais parece projeto escolar em um município com tantas urgências ambientais... faça-me o favor!!!!

E poderia ficar escrevendo sobre todas as "quinhentas" secretarias.... mas, algumas me recuso a comentar sem que coloque o peso de minha revolta pessoal... e aí, não vale... enquanto der para me poupar, farei isto! Um dia, quem sabe consigo tirar o nojo e escrever... não é difícil saber qual me causa tanto horror, mas um dia escrevo com mais isenção!

E deixo para nós, um mimo de Drummond:
 
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

 



32 comentários:

  1. Meu Deus, que bom! Ela voltou...
    E voltou melhor ainda. Escreveu dois dias seguidos. Já posso viver melhor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que a temos... Afinal, estamos órfãos de blogueiros que podem escrever com isenção. Não é, Lacerda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isenção de quê? De opinião? Não dá.
      É impossível para mim e para ela.

      Excluir
  3. Apesar do "Quintanilhas D'or"( rsrsrsrs), as pessoas do município CONTINUAM MORRENDO. Não só por falta de bons profissionais, no único hospital, mas por falta de equipamentos , como por exemplo, para hemodiálise. E o mais absurdo é que mesmo sabendo que não vão fazer NADA para tratar e/ou salvar a vida das pessoas, não permitem a transferência para outro hospital ou clínica. E o paciente, simplesmente, MORRE. Às vezes, resolvem transferir, quando o paciente já está morrendo, como aconteceu no sábado após o carnaval. Lembram???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. além de hemodiálise poderíamos ter neurocirurgia, cirurgia bariátrica, cirurgia a laser e transplante né? Ia ficar maneiro!!!

      Excluir
    2. cirurgia plástica, geriatria e endocrino

      Excluir
    3. E...não sonho tanto assim, bastaria o RX funcionar....

      Excluir
    4. Hoje será realizada, em Itacuruçá, a missa de 7° dia do falecimento da senhora que precisava de hemodiálise e não tinha no hospital de Mangaratiba.Mas,mesmo assim, ela não foi, imediatamente,transferida para obter o procedimento em outro hospital.Somente,dias depois, quando não adiantava mais.Faleceu em Itaguaí. Cuidado, porque a próxima vítima poderá ser você ou alguém de sua família!!!

      Excluir
    5. Quanta maldade,nosso hospital nunca foi tão bem administrado.A CAMPANHA POLÍTICA JÁ COMEÇOU!
      A OPOSIÇÃO JÁ COMEÇOU A CAIR DE PAU NO VICE.RSSSS.NÃO ADIANTA ELE É DISPARADO O MELHOR!!!!!VOCÊS VÃO TER QUE ENGOLIR.....

      Excluir
    6. Concordo que ele é disparado o melhor!

      Mas, é democrático o direito de expressão e serve para se ajustar alguns pontos ainda nebulosos na saúde, pois sabemos que ele é VICE e vice não tem o poder para fazer valer TUDO que tem em mente.

      Excluir
    7. Anônimo de 15h31: Maldade é não sensibilizar-se com o falecimento dela que, não foi a primeira e nem será a última vítima deste matadouro. Se você está acostumado a pensar/agir deste modo, ou seja,
      aproveitar-se de uma tragédia p/ fazer o que chama de "campanha política",nem todos agem como você, felizmente. Você não entende de GENTE, quanto mais de POLÍTICA. Sinto pena de você.

      Excluir
  4. Lendo sobre o Quintanilhas D'or, lembrei-me do VICE Prefeito da cidade vizinha, Itaguaí. Que ontem o Vice prefeito Sr. Wesley através de uma carta aberta a população de Itaguai comunicou o seu rompimento com o Prefeito Luciano Mota, isto é com o governo.

    ResponderExcluir
  5. Nem tudo está perdido. Desapega, também, vice-prefeito de Mangaratiba, desapega!!!

    ResponderExcluir
  6. Mas como ? e a mamata !!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Desapegar como? Voces estão de brincadeira né?Isso já virou piada no meio dos capixas, apostam que não acontecer o desapego por vontade propria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso,as pessoas vão morrendo no Manga's DOR.
      E a falta de vergonha é que não morre, pois,continuarão vendendo votos pra esses assassinos.

      Excluir
    2. No meio citado acima.... não se pode dar credibilidade.... usam todos e tudo a seu bel prazer e vontade. Palavra e compromisso? Isto não tem significado algum para algumas pessoas...
      Eu torço muito para que possamos ter uma percepção maior das limitações de muitos que fazem parte neste governo...

      Excluir
    3. É verdade, so lamento por algumas " poucas"pessoas sérias que está neste governo .Mais acredito que na hora certa vão " chutar o balde ", como é o caso dele .

      Excluir
  8. "Hora certa" significa quando o barco afundar de vez, ver que toda a mamata acabou e que o oportuno é "saltar" para o outro lado?
    (se é que existe outro lado) Que pobreza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre estar no sistema, significa mamata ou algo escuso. Por vezes, enfrentar o sistema só se consegue estando inserido. E na vida política "normal", não existe lado... só temos esta concepção de lados, quando vivemos somente esta forma doentia de política que o brasileiro se acostumou e incentiva.

      Se após fazer parte de um sistema, verificarmos que as pessoas não tem compromisso, não possuem vontade nem competência para realizar, contnuar a ser usado óu usar é que não é ético,

      Pensem nisso...

      Excluir
    2. Penso que não há mais nada para verificarmos. Isto está sendo feito há décadas, mudam os nomes, mas permanecem os (péssimos) comportamentos. E o povo continua acreditando em Papai Noel, em cegonha, em carinhas bonitas (?! ). Basta! Está mais do que claro, transparente.

      Excluir
  9. Leila se é de quem vc está falando é mamata siimmmmmmm, há tempos na política e nenhum compromisso com a população, desde de quando foi vereador !!!! mas olhem o patrimônio dele !!!! Por isso recebeu o garlhadete de peixe pobre !!! lembra e de lá para cá nada mudouuuuuu.

    ResponderExcluir
  10. não dou 10 dias para o Doutorzinho tomar um pé na bunda do Capixaba! Ouvi isso de gente de dentro da parada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo pode acontecer já que aqui palavra como eles dizem, o vento leva...mas, acredito muito que isto vai ser um tiro no pé deles mesmos!

      Será que acreditam que estão com esta bola toda?

      Parece até a fábula do Rei com a roupa invisível.... estava nu e ninguém falava para ele que viam que o cara estava pelado.... os puxa sacos diziam que ele estava lindamente adornado! Se fizerem isso, é por conta do ego inflado!

      Excluir
  11. Esse governo anda tão mal que a saída do Dr Rui seria muito boa para ele!

    ResponderExcluir
  12. ele pode até sair, mas qdo se fala em perder dindin, pensa duas vezes. talvez na véspera da eleição isso possa acontecer !!! Ele tem postura para chorar pelos cantos, mas não tem perfil de comprometimento com o povo .....

    ResponderExcluir
  13. se tomar um pé na bunda igual o Capixaba tomou com Aarão e como o Aarão tomou com Charlinho ele não tem escolha. Terá que botar o rabo entre as pernas e sair da prefeitura. Até onde eu sei quem manda é o prefeito ! E o candidato será o Pedro!

    ResponderExcluir
  14. Esse resquício de hereditariedade política, quando um toma o pé na bunda do outro e aí vem o povo e fica com pena e recoloca-o cm prefeito e mais tarde vem a decepção como em todos os casos citados acima, chega de tanta promiscuidade, acorda meu povo, eles só querem é levar vantagem e vc q se exploda !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo!!!! Mas por que será que o povo daqui fica sempre com pena destes malandros,hein? Será que eles são bons atores? Ou o povo é que não se valoriza, não se respeita???

      Excluir
  15. Na verdade, quem sempre leva o pé na bunda é o povo que, mesmo assim, nunca aprende. E "eles", vão ficando ,cada vez mais ricos às nossas custas...

    ResponderExcluir
  16. E no final ficam ainda mais leais e rindo da cara dos manés !!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!