quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mangaratiba e seu Day after!

Passado o 11 de Novembro ...

Ontem foi de de homenagear Mangaratiba por seus 183 anos de emancipação, por sua natureza moldada por mãos do Criador ou quem sabe, por um simples capricho do universo. 

Esta terrinha é linda, isto ninguém pode negar!



Agora, comemorar... ah! Isto não, mesmo!


Não temos motivo algum para isso... Não podemos nos orgulhar de nosso passado escravista/escravagista  e separatista que até hoje assombra e está enraizado em nossa forma de conviver com os governantes, administradores e políticos de nosso município.

Não temos motivo  algum de regozijo por ver nossa história sendo apagada gradativamente da memória popular e da memória patrimonial desta terra tão linda. Descaracterizar Mangaratiba não nos levará a desenvolvimento sustentável, real, crível e seguro para nossa gente. Destroem-se a história distante e as mais recentes estão no mesmo caminho... Ruínas... ferrovias... estações ferroviárias... residências... estradas... personagens...
E a natureza tão perfeita? Xiiii! Indo pelo mesmo caminho da devastação, destruição e descaso vindo da incompetência daqueles que escolhemos para nos governar!

E os momentos políticos? Cada um mais triste que o outro...até chegarmos a ISSO que estamos vivendo. Não somos cuidadosos e nem zelosos com nosso futuro e nem mesmo com nossa gente. Não nos mobilizamos em torno de causas comum, tememos como no passado, os feitores e seus capatazes. Tememos os açoites em praça pública e esperamos os favores dos coronéis... pensando que estando próximo ao poder, seremos agraciados com um status... assim como os escravos domésticos que alçados das senzalas, conviviam com seus Sinhozinhos e Sinhás como parte dos acessórios e mobiliários da Casa Grande e se tornavam para os olhos dos demais como poupados das atrocidades cometidas. 

Gafes, truculências, mentiras, enganos, foi o que restou para o dia de ontem em nosso município!

Como comemorar no presente sofrido a derrocada de nossa gente? Como comemorar? 
Fez bem o desprefeito!
Desesperança, destruição, descaso, desrespeito, despreparo, desconfiança, descaminhos, desentendimentos, desconforto, desenganos... são as marcas que ele está acentuando como cicatrizes vermelhas e estufadas em nosso cotidiano.

Ah! Se ele conhecesse a palavra DESenvolvimento!!!

Quero comemorar, sim!!! Não hoje, nem o que tivemos até agora... Quero comemorar a guinada que poderemos dar, quero comemorar a justiça que promoveremos com nossas ações e reações...

Quero que nos próximos anos, tenhamos feriados alegres, orgulhosos, recebendo quem aqui quiser viver com respeito, mas nos fazendo respeitar em nossos direitos, cultura, identidade e hábitos.

Quero comemorar a Mangaratiba bucólica e peculiar, mas com sua gente respeitada, antenada, informada e formada por conceitos mais abrangentes do que aqueles que nos são impostos.

Quero comemorar  a Mangaratiba que participa, que decide com cuidado o futuro dos pequenos habitantes desta "bonita por natureza" cidade...
Quero que "por amor a Mangaratiba", tomemos muito cuidado em nossas escolhas... não caindo nas mãos de falsos salvadores da pátria...
Quero que "governando para todos" tenhamos pessoas de fato compromissadas em seus propósitos que não seja a falsidade religiosa embutida nas atrocidades que cometem.
Quero perceber a rançosa Mangaratiba  se fazendo passar pela  "renova Mangaratiba" com todos os seus maus cheiros sendo detectados...

E aí? Você também quer comemorar?

18 comentários:

  1. É Leila, como sempre escrevendo muito bem, gostaria de ser otimista como você é.Infelizmente ando muito triste e desanimada com tudo que estou vendo, acho que não temos nenhum Salvador da Pátria em Mangaratiba. Já se tornou um círculo vicioso, essa facilidade de dividir o dinheiro público. Todos os candidatos que passaram pela Prefeitura já sabem o caminho das pedras.Essa é a Política do nosso País.

    ResponderExcluir
  2. Do charlinho pra cá, mangaratiba virou uma serra pelada!!!!! Tanto é q logo q terminou o governo, ostentou uma big casa no centro de itaguai, para fixar moradia, que hj vive na BARRA.

    ResponderExcluir
  3. ELE TROUXE, ENTRE OUTRAS A TERCEIRIZAÇÃO DO LIXO QUE HOJE FATURA R$ 1.000.000,00 por mes dos cofres da falida mangaratiba !!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei os nomes das coligações! E as rançosas são todas que tivemos por aqui.

    ResponderExcluir
  5. pura realidade...... e estamos prestes a ver tudo de novo se depender do povo, que hj amargura a vitória da Dilma que trará um pacotão p f..... geral.

    ResponderExcluir
  6. Cade o secretario de turismo , tão comemorado , o que anda fazendo pela terrinha.

    ResponderExcluir
  7. COLOCAR A CULPA NO PREFEITO DE TUDO QUE ACONTECE É MOLE, KD A PORRA DO SECRETARIO DE TURISMO Q NAO CONSEGUE PATROCINIO PARA A EXPO, ANO PASSADO O SECRETARIO CONSEGUIU VARIOS PATROCINIOS E ESTE SECRETARIO AGORA SÓ FALA FALA FALA E MAIS NADA FALA Q FAZ E ACONTECE E NAO CONSEGUIU FAZER UMA FESTA NA PRAÇA PRA GENTE, UM ABSURDO, SER ABOMINAVEL, ANO PASSADO FOI LUXO, ESSE ANO É LIXO, FALTA DE CONHECIMENTO, NAO TEM BAGAGEM PARA ESTAR NA PASTA LARGA E VAI EMBORA! O PREFEITO É MAL ASSESSORADO E POR ISSO ESTA COM ESTES PROBLEMAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja por outra ótica...
      Nem tudo que se quer se consegue com este governo.
      Tem secretário que é ruim em todo governo e tem secretário que é ruim com alguns governos.

      Excluir
    2. Neste governo no qual o prefeito deixou correr frouxo e os secretarios fazerem o que quiserem, me desculpe leila, respeito todas as suas colocações e sou admirador do seu blog, nao estou tirando a culpa do prefeito mas tem muito secretario que esta tirando da reta agora e deixando o problema cair sobre o prefeito, sei que vc é uma otima entendedora da materia politica e sei que vc sabe que é isso que esta acontecendo.

      Excluir
    3. O problema continua a ser do prefeito que faz escolhas indevidas, não estimula seu secretariado e é um péssimo exemplo administrativo. Qualquer que seja o secretário, em qualquer área, encontrará problemas... alguns são provenientes da própria pessoa escolhida e em outros casos será a falta de "possibilidades" para execução de qualquer projeto. E não esqueçam que secretarias deveriam pensar em "bloco", em conjunto para que o mínimo possível aconteça em qualquer administração.... até nas empresas privadas é assim....

      Excluir
    4. Desculpa gente!Mas so kkkkkkkk to me acabando de rir. KKKKK não é culpa dp prefeito não kkkkk é da crisekkkkk mundial. Vou me matar de rir......

      Excluir
  8. O Monsores só é bom no Marketing, mais a propaganda dele já terminou a tempos.Só tá mamando no governo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISTO É FATO! ELE É BOM DE FALAR MAS DE FAZER ELE É PESSIMO, SE ACHA, ACHA QUE É ALGO QUE NUNCA SERÁ, ESTA MAMANDO NO GOVERNO E MAMANDO MUITO, ELE ATÈ FINGE MAIS É MAS UM QUE ESTÁ ROUBANDO E DEIXANDO CAIR NA CONTA DO PREFEITO! ISSO É SAFADEZA SENHOR SECRETARIO E VC PAGARÁ O QUE ESTA FAZENDO COM O PREFEITO, TODOS VCS PAGARAO

      Excluir
    2. Não vou nem "zuar", vai que é doença!

      E o que o prefeito vai pagar pelo que está fazendo com a gente?

      Excluir
    3. Como eu queria kkkkk saber quem é essa figura kkkkk. Não aguento kkkkkk ele é otimo!!!!1Maravilhoso!!!! pensa com a cabeça do p..!kkkkkkk

      Excluir
  9. eu fiquei sabendo que essa dor de cotovelo toda foi pq a leila queria trabalhar no governo capixaba e ele não quis! fiquei sabendo né!!! será que é verdade!!! será que a leila quer uma vaguinha no governo ruy!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do governo Capixaba eu não quis nem a coligação com o PSB!
      Tenho este orgulho... acho até que temos um vídeo da reunião em que decidimos NÃO coligar com este grupo... falei bonito pra caramba!!!!

      E no primeiro mandato, quando ainda tinha rondando as páginas do meu blog uns representantes da família... até fui convidada virtualmente... perguntaram se eu toparia fazer parte do time e a resposta foi clara e ainda declarei meu voto com o Ruy... ali em 2010... indo para 2011... depois de ganharem a eleição ainda dei crédito ao governo eleito e tentei contribuir...mas chegou em Abril e já estava em pânico com o que se vislumbrava.... podem procurar postagens desta época... sempre com o maior cuidado eu mandava os recados!

      Amigo, se algum dia tiver que trabalhar com algum governo, pode ter certeza de que aceitarei sem vergonha alguma... afinal, trabalhar com o que se acredita é bom demais! É que vcs estão acostumados a "vaguinhas" e eu SOU mais que isso..

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!