quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mangaratiba e seus deslizes políticos

Depois de alguns meses sem vontade de comparecer as sessões da Câmara de Mangaratiba, ontem, algo me estimulou a comparecer, já que seria dia de ver como se comporta nossos representantes em tempo de oposições...

Assim, motivada, entrei na assistência e vi que seria interessante, já que o Vice Prefeito Dr. Ruy, que já foi vereador por dois mandatos, receberia a Moção de congratulações por todos os serviços prestados enquanto geria a saúde em nosso município.

Bem, preciso voltar para o momento de "chegar" ... logo que avistei a Câmara, vi um aparato da PM e da Guarda Municipal, só visto uma vez por lá.... A primeira, quando houve a presença de professores reivindicando aumento salarial em 2013, pois em 2010, quando da votação do aumento salarial da categoria, não se viu este aparato. A outra  foi hoje... tinha até Secretário de Segurança, pasmem!!!! O homem que todos desconhecem, estava lá para exercer seu "status quo".

Então, abrem-se as cortinas do palco e o espetáculo começa com leitura de ata das sessões anteriores, logo passam para o tema livre que só tinha o vereador José Luiz para ocupar a tribuna.  E nós, ali de frente, pudemos observar as caras e bocas da "turma"... alguns nem olharam para trás, para não encarar as pessoas presentes, outros que estavam de frente, não puderam disfarçar a tensão... me pareceu que havia um clima tenso entre eles, quase uma animosidade entre dois deles... O vereador José Luiz leu um manifesto do Vice prefeito em solidariedade aos exonerados "estapafurdicamente " em nosso município, depois entregou a moção ao Vice Prefeito que agradeceu e falou da emoção de voltar para a casa Legislativa como homenageado, e o quanto o  gratificava o reconhecimento dos seus serviços prestados a população.

Tivemos também o desprazer de ver a votação ao requerimento do vereador José Luiz solicitando informações da folha de pagamento de funcionários da prefeitura...ora... não precisaria nada disso, nem gerar constrangimentos aos vereadores de situação se a Lei de Acesso a Informações, tivesse sido respeitada pelos poderes executivo e legislativo, já que tais informações deveriam constar no Portal de Transparência e que garante também que estas e outras  informações  devem ser acessíveis a todo cidadão. Assinaram o requerimento, os vereadores José Maria e Alan, acompanhando o vereador José Luiz.

Bom, mais uma vez os demais foram induzidos a um erro político e conceitual, pois estas informações serão fornecidas independente da tentativa de blindagem a que os demais, principalmente os novatos foram induzidos... e será muito mais estranho ver esta solicitação passar pelas mãos do MP e ser interpretada de forma mais astuciosa... Assim, sairá da esfera política e cairá na esfera judicial...

Saí de lá chateada, saí de lá preocupada, pois entendi que teremos dois anos muito difíceis. Percebo um descontrole financeiro na prefeitura, percebo que certas ações estão sendo distorcidas e que serão imputadas a outros, percebo que  o barranco tomou proporções incontroláveis e que vai devastar o que tiver pela frente...

Bom, por entender que ainda dá tempo de vermos alguns de nossos vereadores tomarem rumos mais dinâmicos, justamente aqueles em que consigo ainda ver um lampejo de pudor  é que me detenho por aqui... e deixo uma observação para que eles ativem seus neurônios e entendam que a política praticada por aqui está caindo em desuso já que a população está tendo mais acesso a informações e começa a questionar atitudes e percebe que mesmo que algumas pessoas da população tenham alguma vantagem inicial com esta prática, mais adiante, só terão injustiças e indignidade contra eles mesmos e o restante da sociedade.

Os votos de vocês, valem tanto quanto os dos que os usam como peões no jogo de xadrez...

O Peão é uma peça menor do xadrez tomada como unidade de valor das peças de xadrez.
No início de uma partida, cada jogador tem oito peças que são dispostas nas fileiras 2 e 7, à frente das mais importantes peças de xadrez. O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar.

Não sejam peões. sejam pessoas vindas desta mesma população que os elegeu!
Contamos com este respeito!

10 comentários:

  1. Leila, mais uma vez meus parabéns e estamos caminhando lentamente para uma mudança, isto é, se o povo quiser, pois mangaratiba está se tornando um município horrivel de se viver, ainda mais quando temos consciencia dos fatos e dos desserviços prestados por estes irresponsáveis que dirigem a nossa terrinha. O PIOR É Q NÃO SEI DE Q LADO ESTÁ O ZÉ LUIS, Q MUDA COMO O VENTO E DE ACORDO COM A SUA CONVENIÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, pensando com racionalidade e realisticamente, te digo que o Zé está fazendo a coisa certa. Primeiro, ele não escondeu desde o primeiro dia de seu mandato que viria como candidato ao executivo. Segundo, pela ótica política dele, não é mais possível tentar dar governabilidade a um governo que está falindo no sentido literal, o nosso município. Veja que estou transmitindo a ótica política daqui e de muitas correntes que vemos pelo país e não a minha opinião sobre estar certo ou errado. Terceiro, unir as oposições também é uma prática que deve ser feita...não para polarizar entre uma e outra candidatura, mas para termos somente candidaturas viáveis e que combatam o horror que está implantado no município.

      Nós podemos ter mais candidaturas e gosto disso, mas por vezes enfraquece a oposição em um lugar em que o poderio econômico fala muito mais alto que qualquer ideal.
      Sabe, hoje, tenho uma visão mais clara de como o poder pode ser massacrante até mesmo para quem está lá dentro. É muito difícil mesmo!!!!

      Excluir
  2. MAIS UMA DURA REALIDADE SE DEU NO CASO DA FISCAL DO DETRAN COM O JUIZ, NOTICIADO E QUE COMPROVA O MASSACRE A TODO O TEMPO!!!!! E POR QUI NÃO É DIFERENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é em todo caminho onde o dinheiro e a força dos que pensam que podem tudo acabam dominando. mas, ainda levo fé que podemos ser práticos e tirar a merda que não está funcionando e experimentar o que pode tirar essa gente do poder.

      Excluir
  3. Como a Leila disse: "a população está tendo mais acesso a informações e começa a questionar atitudes". Devido a proporção que tomou a notícia nas redes sociais, sobre a fiscal ter que pagar os R$ 5.000,00, o CNJ agora vai analisar a conduta do juiz. Valeu a pena se indignar!
    O importante é não ficar calado. Mangaratiba também tem que aprender a lutar.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro passo foi dado!!

    Para quem não sabe o processo da MC engenharia que motivou o pedido fe impeachement do prefeito Capixaba acaba de dar um passa largo: O senhor Humberto Vaz (secretário de obras dá época), os donos da empresa e o Prefeito Evandro Bertino Jorge tiveram R$1.700.000,00 de seu patrimônio bloqueados para garantir o pagamento deste valor desviado dos cofres. O proximo passo será oficiar a Câmara Municipal de Mangaratiba sobre novo pedido de impeachement do Prefeito. Vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  5. Eu ja estava perdendo as esperanças !!!!

    ResponderExcluir
  6. VALE A PENA LEMBRAR " NO GOVERNO DO ZÉ MIGUEL, TÍNHAMOS DESFILE ESCOLAR, DESFILE MILITAR, DESFILE DA BANDA FURIOSA E OUTRAS ATRAÇÕES NO DIA 11 DE NOVEMBRO, DATA DE ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MANGARATIBA, HOJE CHEGAMOS AO CUMULO DE TER A CIDADE TOTALMENTE TOMADA PELA CORRUPÇÃO E SEM NENHUMA ATIVIDADE E COM UM PREFEITO TOTALMENTE EMBRIAGADO E ENVERGONHANDO, ATÉ MESMO SEUS FILHOS E NETOS.
    COMO MANGARATIBA ESTÁ ABANDONADA !!!

    ResponderExcluir
  7. O Zé é político de inverno a verão,é o cara que lembra da população nas datas especiais,faz seus trabalhos sociais e em qualquer dia do ano você consegue encontra-lo se preciso for falar com ele,diferente de outros"politicos" daqui do município preferem entrar e sair pelas portas dos fundos da prefeitura para não serem incomodados pela população dentro de uma necessidade do povo esse que muitas vezes infelizmente os colocaram lá dentro......

    ResponderExcluir
  8. Vereador não é assistente social! Deveria sim fiscalizar o mandato do prefeito, principalmente se o dinheiro público está sendo gasto da forma correta, e no nosso caso não está e os vereadores em sua maioria são coniventes com os desvios!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!