sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Nada de novo no front

Retrospectiva 2009, 2008, 2007.....


É verão!
Como me sinto bem no verão. A maioria das pessoas compartilha comigo este bem estar, principalmente nós dos trópicos. É momento de percebermos a natureza que Deus nos proporciona, a beleza deste município que é impar, e que apesar de nossos olhos já encontrarem dificuldades em descobrir nossa festa visual e entretenimento de qualidade, a impressão que se tem é que tudo é festa, e quando acordamos deste deslumbramento, verificamos que já chegou Fevereiro e nossos problemas parecem que saem debaixo da cama e insistem em puxar nossos pés.
Fevereiro é mês de IPTU, de volta às aulas, fim de férias.... e ufa!!!
Para os estudantes começam os preparativos para enfrentar os desafios de um novo ano escolar. Quem é responsável por aluno, é tempo de despesas extras e a expectativa de um ano proveitoso para seus filhos.
Então eu pensei, se todo sacrifício e preocupações valem a pena, por que nos lamentamos tanto? Simplesmente não vale a pena!
Lembro que no ano de 2008, o início do ano nas escolas foi caótico, não havia professores suficientes para dar início ao ano letivo e estávamos em ano eleitoral e os contratos foram a toque de votos, as turmas ficaram imensas durante o ano letivo e muitos contratados abandonaram as escolas, e assim o aproveitamento escolar foi abaixo da expectativa. Pensei, será que teremos este mesmo problema em 2009? Será que teremos o respeito que nossas crianças merecem? Sei não...
E o IPTU? Vai bem obrigada!
Enquanto fazemos sacrifícios para mantê-lo em dia, vemos que a situação em nosso município vai de mal a pior. Não consigo aceitar que as invasões continuem que as obras clandestinas não sejam fiscalizadas e que isto tudo ocorra em plena orla dos distritos, desvalorizando os outros imóveis, deixando de arrecadar para o município numerário que seria muito útil se bem aplicado.
Vejo obras que indicam catástrofe, construções agarradas a poste de energia elétrica, lajes acumulando água, entulho de obras por ruas e o pior, colocando em risco a segurança de transeuntes.
Li que as fiscalizações estão acontecendo, eu pessoalmente só vi a da Secretaria de Fazenda e um tanto quanto espalhafatosa demais, mas sei que não passa de “fogo amigo”, pois os próprios fiscalizados apregoam para todos os cantos que nada acontecerá, pois são amigos e eleitores de A ou B.
E as outras secretarias? A de saúde não se mobiliza para nada, em minha casa não chega nem agente de saúde no combate a dengue e não vejo vigilância sanitária em estabelecimentos comerciais. A Secretaria de Obras deve ser muito ocupada, pois como já mencionei as obras clandestinas pipocam em todos os distritos e nada é feito.
Será que temos Secretaria de meio ambiente? Em municípios como o nosso, com águas, mata Atlântica e praias, deveria ser de extrema importância e o que se vê em Mangaratiba é realmente estranho.
E assim, lá se irão mais quatro anos que viveremos de “Amor.”
Espero firmemente que surja uma liderança combativa que nos faça suportar com mais dignidade este novo período governamental.
Enquanto isto, vamos acessando o site da prefeitura (que nunca é atualizado) e vamos enchê-los de emails questionando, solicitando providências e exigindo que sejamos respondidos.
E o mesmo devemos fazer com nossos representantes da Câmara de Vereadores, afinal eles são nossa voz e nossos funcionários.


Escrevi este texto no início de 2009 e tudo continua quase na mesma, um pouco pior!
Sem lideranças combativas, sem interesse da população, mais problemas acontecendo, mais descaso e omissões.

Só depende de nós! Teremos eleições municipais em 2010? Pode ser, se a justiça for feita, e aí teremos a oportunidade de mostrar que aprendemos com a dor, pois o Amor a Mangaratiba, não passou por aqui.

4 comentários:

  1. Rio 28/11/2009
    Cara Leila, estou maravilhado com suas idéias,
    e pensamentos sobre vários assuntos, blog como
    o seu vale a pena seguir.

    Um abraço, e sucesso para você.

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço este incentivo e carinho, que alimenta a vontade de partilhar idéias e de conhecer pessoas que sintonizam mais aprendizado em nossas vidas.

    Meu sincero obrigada!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que os anos estão passando e tudo piorando. Realmente, depende de nós a mudança é tempo de reflexão sobre os erros cometidos nas urnas das últimas eleições.Se faz necessário deixar de pensar individualmente e observar o que os cadidatos poderão fazer o melhor para o nosso estado como um todo e não só para beneficiar pequenos grupos.VAMOS VOTAR EM 2010 COM MAIOR RESPONSABILIDADE.

    Parabéns Leila, seu Blog está ótimo.

    Marcos Silva

    ResponderExcluir
  4. Marcos,
    Você tem sido uma das melhores amizades que encontrei navegando por este mundo da net.
    Juntos temos agarrado as oportunidades de abrir o coração e divagar por nossas angústias sociais.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!