terça-feira, 6 de julho de 2010

IDEB 2009 - MANGARATIBA

Saiu o resultado do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) e mais uma vez a realidade contradiz o slogan de nossa prefeitura, onde "Educação de Ouro" é mais uma propaganda enganosa a serviço do nada.

http://portal.mec.gov.br

Município Mangaratiba
IDEB observado
2005 - 4,1
2007 - 3,9
2009 - 4,2

Metas Projetadas
2007 - 4,2
2009 - 4,5

Resultado por escola
2009 - 4a série

Colégio Hermínia de Oliveira Mattos - 2,7 Meta Projetada - 3,8
Colégio Nossa Senhora das Graças - 4,0 Meta Projetada - 4,8
CIEP Candido Jorge Capixaba - 4,0 Meta projetada - 4,6
Escola Caetano de Oliveira - 4,4 Meta projetada - 5,0
Escola Coronel Moreira da Silva - 3,9 Meta projetada - 3,8
Escola Maria Augusta Lopes - 4,9 Meta projetada - 4,6
Escola Presidente Castelo Branco - 3,7 Meta projetada - 4,4
Escola Victor de Souza Breves - 5,0 Meta projetada - 4,0

Resultado por escola
2009 - 8a série

Colégio Hermínia de Oliveira Mattos - 3,2 Meta Projetada - 3,0
Colégio Nossa Senhora das Graças - 3,9 Meta Projetada - 4,1
CIEP Candido Jorge Capixaba - 3,7 Meta projetada - 3,9
Escola Caetano de Oliveira - 3,1 Meta projetada - 4,0
Escola Coronel Moreira da Silva - 4,7 Meta projetada - 3,8


Já sabíamos que este seria o resultado, já prevíamos esta contraprova.
Não é necessário ser educador, nem mesmo especialista na área para que tivéssemos este "feeling". Bastaria ser responsável por algum aluno da educação básica de nosso município para termos uma ideia dos resultados.


Dizer que fiquei admirada de uma educação tão premiada, não conseguir atingir as metas estabelecidas novamente, seria mentira. Ainda espero a resposta no blog do Lacerda, do superintendente de comunicação da prefeitura, elucidando as dúvidas da população quanto aos prêmios conquistados por Mangaratiba.

Assim, sem respostas fui comparar alguns municípios com o nosso e vejam:
Angra dos Reis, Aperibé, Areal, Armação de Búzios, Bom Jardim, Cabo Frio, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casemiro de Abreu, Comendador Levy Gasparin, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Macaé, Mesquita, Miguel Pereira, Natividade, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçú, Paracambi, Paraiba do Sul, Paraty, Paty de Alferes, Petrópolis, Pinheral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamâ, Rezende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santo Antonio de Pádua, São fidelis, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda, CONSEGUIRAM ATINGIR AS METAS PARA O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Este resultado é fruto de investimentos na área de educação destes municípios, mesmo que suas metas sejam baseadas em índices iniciais menores.
Isto é fácil de se perceber até em Mangaratiba, pois as escolas que se destacaram, receberam investimentos diferenciados das outras.

Vi municípios com PIB per capita bem menores que o nosso, investirem em educação.
Vi municípios com problemas maiores até que os nossos, em dois anos, modificarem o quadro de sua educação, como Itaguaí e Seropédica.
Enfim, vi municípios sem premiação nenhuma, valorizarem seus educadores com piso salarial muito acima dos educadores de Mangaratiba, resultando em maior qualidade de ensino.

E aí? Quem poderá explicar este enigma da Educação de Ouro?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!