domingo, 22 de agosto de 2010

Educação, qual é a solução?

Recebi um email de um amigo, com uma carta endereçada a revista Veja, como resposta a jornalista Roberta de Abreu Lima.
No email não foi citado o nome da professora que indignada responde a jornalista e, na verdade nem sei se isto é fato.
Mas, reproduzo esta carta como sendo verdadeira, pois não há inverdades no relato e estes são os argumentos de muitos educadores do país.

RESPOSTA À REVISTA VEJA
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”.

É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior, em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que, infelizmente, são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”.
Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que, se estudássemos, teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje, os jovens constatam que, se venderem drogas, vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração.
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40h semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que, embora apresente atestado médico, tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Irmã Dulce, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos”, entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina.
E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.
Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente, de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo. Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.



Sabe, penso que são visões baseadas em ponto de vista diferentes para uma mesma questão.

Claro que os professores não são os responsáveis pelo caos na educação, mas são parte deste problema.

Veja, já vivemos por longos anos o sucateamento da educação e grande parte dos professores, já são frutos desta mesma caótica educação, sem contar que são pessimamente remunerados e desmotivados.

Por outro lado, temos jovens que são frutos da miséria social que nosso país vai tentando modificar nestes últimos anos. Por exemplo, conheço responsáveis que não passaram mais de três ou quatro anos como alunos. Não conhecem a dinâmica de uma escola, não possuem o menor vínculo de afetividade com o universo escolar. Não conseguem perceber a importância real da educação em suas vidas, nem na de seus filhos.

Temos ainda aqueles responsáveis que desejam de fato uma boa educação para seus filhos, mas que não podem acompanhar o desenvolvimento escolar destes, pois precisam trabalhar de forma exaustiva para que o mínimo de dignidade seja incorporado à vida familiar.

Tudo que foi explanado na "carta" é somente um ponto de vista de uma representante de uma classe, que também se vê prejudicada neste emaranhado de nós que é nossa educação.

Enfim, não acredito em soluções onde somente um ângulo do polígono seja decifrado.

Enquanto não abraçarmos a causa da educação como uma grande equação que precisa ter todas as suas incógnitas resolvidas, continuaremos a defender ou acusar os componentes deste grande problema, sem chegarmos a lugar algum.

Somente professor mais qualificado não resolverá.
Professores mais bem remunerados, sem a bendita qualificação não atenderá a necessidade da educação.
Famílias socialmente inseridas neste contexto, sem os parâmetros acima, também não resolverão.
Jovens estimulados e com perspectiva de futuro vislumbrada, sem a caminhada acima descrita, também não resultará em sucesso.

E finalmente, governos com políticas públicas eficientes, porém com sociedade apática, também não promoverá a cadeia de cobranças necessárias ao desenvolvimento de todos os parâmetros anteriores e vice-versa.

São situações interligadas que terão solução quando tivermos (sociedade em geral) a consciência que o trabalho em rede de responsabilidades é o único que poderá nos fazer ver uma luz no túnel da escura educação do país.

Este é meu ponto de vista, ou melhor, minha verdade.

3 comentários:

  1. É isso ai pessoal vamos nos unir.
    SEM PEC 300/446 SEM DILMA
    FORA Michel Temmer,
    FORA Vacarezza,
    FORA SERGIO CABRAL,
    FORA Piccianni,
    FORA Cel PAUL,
    FORA Cel Jairo,
    FORA Wagner Montes,

    Nenhum destes Bostas Fizeram nada pelos PMs, BMs e PCs

    Em Outubro vamos dar o TROCO
    FORA CANALHAS

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  2. Qual é o melhor para Mangaratiba: DILMA ou SERRA?
    __________________________

    O Governador Sérgio Cabral adora Mangaratiba, tem casa aqui há 20 anos, sempre foi parceiro dos Prefeitos locais, é amigo pessoal e fiel escudeiro do LULA, com a vitória da DILMA evidente que Mangaratiba seria diretamente beneficiada, o Governador Sérgio Cabral teria acesso direto a Presidente Dilma e dentre outras coisas, receberíamos mais e melhores recursos do Gov. Federal p/ Saúde, Educação, etc, e a vida ia melhorar, mas tudo isso, se a Dilma ganhar.

    ..........................................

    Agora veja o oposto - SERRA – Primeiro que Serra mesmo Presidente e o Gov. do Rio Sérgio Cabral continuariam sendo velhos oponentes políticos e o pior é que pessoalmente sempre se ‘bicaram’ .... coitado do Rio de Janeiro, em especial Mangaratiba, onde o Gov. Sérgio Cabral tem sua casa há 20 anos, “seríamos simplesmente esquecidos, deletados do mapa pelo presidenciável Serra”.



    Por amor a Mangaratiba
    www.GuiaMangaratiba.org

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  3. E te pergunto, que benefícios Mangaratiba recebeu desta dobradinha no governo atual?

    Fazer campanha para Dilma é mole, influenciando a população com "suposições" de fidelidade, ou de ganho por "afinidades".

    A casa de Mangaratiba que tem seu valor "sem atualização" de preço de mercado, faz com que os impostos sejam bem melhores para o governador e bem piores para o município que ele tanto "ama". Por falar em amor, lembro do maior parceiro de SC que é o ex-prefeito que foi cassado, e que também declarou um baita "amor" por Mangaratiba.
    E o que temos? Saúde sucateada, mortes, omissões de socorro, educação que recebe "prêmios" estranhos, transporte precário, nenhuma política de desenvolvimento econômico, modificação no perfil econômico de Mangaratiba, que de turístico, passou a cidade dormitório. Sem falar no saneamento básico que é nenhum, no meio ambiente em processo de total destruição....

    Enfim, argumente, sem manipular ou iludir.

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