terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sem assunto!!!!!!!!!

Estou tão sem assunto e tão cansada que pensei em não postar nada.
Na verdade, não é falta de assunto, mas o respeito em esperar mais um pouco para dar umas catucadas, tanto no desgoverno que sai, como no governo que entra.

Reclamar neste momento, do desgoverno que está se dissipando como fumaça negra, seria em vão pois de nada adiantaria. Desacreditar o governo eleito, que entrará, com suposições e atropelamentos, seria ridículo. Então vou ficar alguns dias só com postagens mais intimistas, daquelas que só interessam a própria pessoa que escreve.

Antes disto, quero contar um fato ocorrido hoje, já que não resisto em dar uma catucadinha em políticos....

Uma jovem senhora de Itaguaí, está com sua filha de 4 anos com conjuntivite, e a encontrei em Mangaratiba. Perguntei o motivo dela vir de lá para ser atendida aqui. E para meu espanto, ela disse que em Itaguaí não está com pediatra e que eles recomendam que venham para Mangaratiba.....

Meu sinal de alerta logo funcionou e fiquei apreensiva, já que a Saúde em Mangaratiba está um Ó bem sonoro e todos sabemos que nada funciona por aqui. Pensei se isto não seria o abandono de lá que já está refletindo aqui, pois os serviços da prefeitura de Itaguaí também não estão funcionando como se espera de um governo tão popular. Então, me assustei com a possibilidade de vivermos também mais esta realidade, da qual estamos querendo fugir.....

Então me lembrei da educação em outros tempos e também me assustei....
Me lembrei de um governo duro com seus funcionários públicos, quando este discordavam de algumas atitudes... e também me assutei!

Mas, depois relaxei e raciocinei que AQUELE governo, não será ESTE NOVO governo. E me acalmei! Afinal, são só alianças, espero eu!

11 comentários:

  1. Não é verdade, em Itaguaí tem pediatra, o que ocorre é que no Hospital São Francisco eles só atendem emergência, os atendimentos ambulatoriais são feitos nos postos, no CEMES(com agendamento prévio) ou na UPA. O que eu ouvi falar é que na UPA devido falta de repasse do governo do estado os médicos ficaram um mês sem receber e andaram faltando, mas parece que ja foi normalizado.

    ResponderExcluir
  2. Conjuntivite é caso de ambulatório? Não creio que dá para agendar consultas.... e mais, isto não ocorreu só com este caso que contei, já que tenho conhecimento de muitos destes casos.

    Só exemplifiquei, comentando um caso recente. Ela havia ido a UPA que é bem perto de sua residência e no hospital.
    Veja, esta mãe é Charlinho de carteirinha, pois também trabalha na prefeitura... e é muito agradecida pela oportunidade de trabalho sem pistolão que teve em Itaguaí. Ela é enfermeira!

    Não diga que não é verdade! Podemos ser fãs de algo, mas não podemos ser maquiadores de realidade.

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de nada! Sou funcionário efetivo da saúde em Itaguaí e independente do prefeito que estiver no poder eu continuarei exercendo munha função, estou dizendo porque tenho conhecimento de causa! E não estou maquiando nada a saúde pública no Brasil inteiro tem problemas, mas acredito de verdade que aqui em Itaguaí ela é gerida com honestidade e competência. Por exemplo: Itaguaí foi escolhida dentre todas as cidades do Rio de Janeiro para fazer parte de um projeto pioneiro do Consórcio da Cataluña, que é referencia mundial em saúde pública, motivo: É a cidade que mais se aproxima dos Ideais de atendimento em saúde pública no estado. Formando uma rede de saúde e não uma gestão hospitalicentrica como em outros municípios. É claro que estamos muito longe do ideal, e claro que sempre teremos reclamações de usuários insatisfeitos, muitas das vezes com total razão. Mas te faço um convite, faça um teste pessoalmente, procure os serviços de saúde, ou visite hoje o hospital, tenho certeza que verá que estamos caminhando para uma estrutura bastante confiável.

    ResponderExcluir
  4. Mas, foi justamente isto que me preocupou! Eu me valho mais da saúde de Itaguaí do que a daqui!

    A preocupação é que de uns tempos para cá, isto vem ocorrendo com frequencia e a daqui é uma bomba prestes a explodir. Tenho família em Itaguaí. Só me alerta este tipo de problema começar justamente com a intranquilidade na política de seu município. Você não ficaria alerta também?

    E quando falo em fã, foi gereralizando, já que até a mãe é fanzoca....e é enfermeira daí!

    Agora me responda: Conjuntivite é ambulatorial?
    Entendeu meu ponto de vista? Consegue perceber qual é a ligação que faço entre o serviço público e a instabilidade política?

    Claro que reflete nos serviços prestados!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro é preciso saber onde ela obteve este diagnóstico, porque por exemplo, se ela procurar atendimento no posto de saúde mais próximo, (não necessáriamente precisa ser um pediatra para fazer uma primeira análise)provavelmente ela será encaminhada para uma consulta com o oftalmologista, se ela procurou a UPA como vc disse e depois o hospital, precisamos saber o que foi dito a ela nestes locais,pois em ambos existe o setor de acolhimento com classificação de risco. Conjuntivite se for viral é realmente muito complicada e demanda cuidado devido até a idade da criança, pois a mesma não irá conseguir não esfregar os olhos, porém é preciso avaliar se realmente se trata de conjuntivite, por isso gostaria de saber onde foi diagnosticada. Existem processos alérgicos que também se assemelham a conjuntivite. Então pra ser mais claro e responder a pergunta, não é caso de ambulatório, mas também dependendo do caso pode não se tratar de emergência. Pode ter havido realmente uma falha no atendimento do setor de acolhimento.

    ResponderExcluir
  6. Bom, detalhes não saberei te informar, mas pelo relato, foi somente informada de que não tinha pediatra.

    A sua narrativa é a correta, pois sei que é assim mesmo e ela também sabe, mas aconteceu exatamente desta forma, pois conheço bem a pessoa e sei que ela é de argumentar até o fim.

    Se veio parar aqui é por ter esgotado todos os argumentos. E aqui foi atendida, não sei se bem, mas foi atendida. Ela estava comprando um colírio Trobex, receitado pelo médico que a atendeu. Assim, vc pode avaliar se é viral ou não, pois eu não sei te dizer.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser Tobrex. Não é viral, é infecção bacteriana, menos contagiosa que a viral, provavelmente ela adquiril esfregando os olhos com os dedos sujos. Incomoda, mas o tratamento é mais rapido.

    ResponderExcluir
  8. É este mesmo, desculpe digitei errado. As vezes troco as posições das letras....

    Mas, o mais legal de nossa conversa é a troca de informações e conhecimento. Partindo do princípio que eu não tenho necessidade de inventar e você conhecendo o assunto se dispôs a responder, conseguimos trocar conceitos sobre o assunto.

    Eu continuo sem entender a falta de pediatra, mas também reconheço que também posso contribuir para que percebam que o acolhimento talvez tenha sido deficiente como vc comentou.

    E gosto disto! Hoje tenho mais argumentos em relação a Saúde do município vizinho, tanto da visão do usuário, como da visão do profissional.

    Obrigada por seus esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  9. Não há de que! A questão dos pediatras é simples. No hospital tem pediatras, porém o atendimento é apenas de emergência, na UPA o atendimento é ambulatorial e de pequenas emergencias, no CEMES é feito o atendimento previamente agendado, nos postos de 2ª a 6ª entre 8 e 17hs tem atendimento ambulatorial também. É bem verdade que nos postos em determinados dias pode haver falta de pediatras, mas tem sempre clínicos de plantão.
    Profissionais médicos pediatras hoje no mercado são considerados artigos de luxo, pois são raros e caros, a maioria dos formandos de medicina escolhem outras especialidades devido a grande responsabilidade de se tratar crianças.
    Na verdade penso que ser pediatra é um grande dom! Sei que vc tem grande amizade com o Dr. Ruy que tbm admiro muito, se procura-lo para esse assunto tenho certeza que ele vai concordar.
    Gde abraço!

    Ah, tbm troco letras as vezes, escrevi adquiriu com l no outro post. Desculpe.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!