sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sem querer ofender.....

Creio que já posso resmungar.... afinal, já se passaram 100 dias! Não é assim que os governantes fazem? Analisam os 100 primeiros dias de governo?

Bom, dei mais alguns dias, pois só resolvi escrever com 117 dias de "novos tempos", que não estão tão novos assim!

Como não sou "expert" em política e só escrevo com olhos de minha cidadania, espero que os fanáticos dos governos, não venham por aqui especular as motivações de minha postagem, pois já está esclarecida.

No primeiro mês, vi a população dar uma respirada que estava cheia de fé. Inspiravam esperança e expiravam as angústias. Mas, logo se notou uma certa cautela neste respirar, com menos fôlego e com passadas mais lentas, poupávamos energias....

Neste momento, o espanto foi com a distribuição das secretarias..... os que já esperavam por isto, não se impactaram, mas os que ainda tinham fé de que seria diferente, acenderam o sinal de alerta! E assim, fomos nós tentando empurrar com a barriga o evidente loteamento de Mangaratiba e continuamos a jogar confete para dar estímulos aos convidados de nossa cidadania, afinal, havíamos elegido somente prefeito e vice. E neles é que depositamos a esperança. Também aguardávamos o resultado da tão anunciada auditoria em nossa prefeitura e alguns pontos não ficaram bem esclarecidos, ao menos para nós, simples cidadãos.

Eu tenho muitas dúvidas! Por exemplo;
O auditor pode ser externo ou interno. Como aconteceu por aqui?

O auditor interno tem a função de fiscalizar os processos da organização, faz análise dos procedimentos e determina quais são mais produtivos e adequados às áreas. O auditor externo tem como tarefa principal analisar e validar as contas e saldos de balanço. Além disso, distribui-se em várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc.

Se foi externo, quem foi contratado? Tivemos licitações? Se foi interno, esta auditoria só serviu para fiscalizar os processos da organização da prefeitura?

Êta lelê!

E os serviços públicos neste trimestre?

Saúde - piorou neste início com procedimentos confusos e algumas baixas nos profissionais que não se adaptaram aos novos "timoneiros". Porém, percebo uma falta de logística na saúde que não consegue atender com eficiência as necessidades mais primárias, ou básicas da população. Continuamos a enfrentar filas, os PS pioraram, tanto em atendimento como em manutenção. E muito, mas muito tráfico de influência rolando na área da saúde, pois qualquer um da "panelinha" consegue exames, remédios, atendimento prioritário em detrimento à população que somente quer ser atendida em seu direito e necessidade. Para melhorar, as rotinas e procedimentos não deveriam primar por tanta "burrice" operacional e se percebessem que a mentalidade do tráfico de influência eleitoral, só está levando a uma rejeição pela maioria da população ....

Educação - ficou um tanto confusa no primeiro mês, pois como na saúde, tivemos conflitos de interesses, na medida em que os cargos de direção de UEs, foi escolha do prefeito e não da secretária. Isto é fato, pois antes mesmo de sabermos quem seria a secretária, já sabíamos quem seriam as diretoras das UEs. Nos cargos mais próximos a secretária, reconheço somente dois erros de escolha;
Um erro da secretária e um erro da família Capixaba que são, o superintendente e a "diretora" de projetos. Nenhum deles está se saindo bem, não se relacionam bem com os subordinados. São arrogantes e parciais. Um tem competência profissional e a outra não. Um está se conduzindo com vícios antigos e a outra com vícios novos. Um não sabe deixar de lado o "ar blasé" para conduzir boa liderança e a outra deseja cargos alheios e joga o jogo dos incompetentes, que é a malhação do grupo. Resumindo, um poderia ser um bom profissional, a outra não tem jeito.

Os demais, podem ser controlados e orientados! Quanto aos problemas operacionais, como entrega de material didático nas escolas, merenda escolar e transporte escolar, ainda dá para salvar se a administração fornecer combustível decente para educação, se as licitações primarem por respeito a Lei, se as UEs tiverem coragem de agregar sugestões a secretaria ao invés de guerra de egos, a educação vai funcionar muito bem.... eu tenho convicção na competência e no caráter da secretária.

Transporte - Uma desgraça total, sem que se tome uma iniciativa proposta em campanha .... lembram?

Meio ambiente - De mal a pior! Com os crimes iniciados no governo anterior e que estão sendo alimentados pelo novo governo, com descaso total a esta pasta, vemos a destruição de manguezais, mata Atlântica, empreendimentos devastadores sendo objeto de ganância. Enfim, algumas pequenas ações pontuais como limpeza de cachoeiras, publicação na mídia e ..... nada mais! "Pequenas ações, grandes negócios"

Turismo - Só mesmo comparando a "festa na laje"! Festas, festas e festas! Sem infra estrutura, sem projetos de real importância, sem qualidade e uma secretaria inchada de tantos funcionários ... "pequenas ações, grandes divulgações!"

Saneamento básico - Sem comentários!

Obras - Algumas ações tenho que reconhecer o pronto atendimento, como as emergenciais no Nsra, na creche de Muriqui, que foi projetada como a cara do desgoverno anterior, a cobertura na pré-escola Maria de Lurdes em Muriqui...pequenas ações feitas com respeito.

Agora, a obra no CIEP - só Jesus! É um crime contra o patrimônio! Com atitudes como esta é que vimos ao longo da história, verdadeiras obras da arquitetura serem destruídas e descaracterizadas. Com esta visão, temos hoje a destruição da história de nosso município.


Ação Social - ainda sem rumo, sem uma marca imprimida na gestão! Algumas ações são feitas pelo esforço pessoal de alguns gestores como a Ana Paula do Instituto que coloca na gestão, a intuição e a boa vontade em acertar. Os demais, irão esbarrar no descompromisso do secretário com o município, e com a falta de visão social que está imprimindo na pasta.

Ciência e Tecnologia - não sabemos a que vieram! Além é claro de uma certa garganta larga demais, não percebemos nenhuma ação positiva neste trimestre... só retaliações.

Bem, ainda poderia escrever sobre o que percebo nas entranhas da administração, como licitações, contratos emergenciais, panelinhas que destroem o sentido de unidade da gestão, mídia demais, tráfico de influência, plano de cargos que está virando uma saga para o funcionalismo, falta de pagamento, "pressões em fornecedores", locações de veículos sinistras, eminências pardas, zumbis do serviço público e o domínio sobre o legislativo.... mas, isto é outra história para mais adiante!!!!!

Então, ainda pode dar certo! Só falta tirar ranços, ganâncias, acertar a conduta, não ter como certa a ignorância da população, pois nem tudo, é o que eles pensam sobre nós.


E vamos que vamos! População passiva, "ma non troppo"!

18 comentários:

  1. QUE NOJO QUE NOJO! EU CAMINHEI COM ELES E TENHO VERGONHA.

    ResponderExcluir
  2. Querida,acho que te conheci no hospital. Só percebi isto depois de conversar e ouvir um pouco o que estava falando. Pensava outra coisa e imaginei que fosse outra mulhere so tenho que te dar os parabéns. Fiquei mais contente de ver que voce é como todos nós, simples. Isto é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro anônimo,

    faz parte...... bola pra frente!

    ResponderExcluir
  4. Segundo anônimo,

    Não sei.... na verdade, existem tantas Leilas neste município. Penso até que somos mais Leilas do que imaginam. Então se falaram algo parecido com o que posto, deve ser consciência coletiva.

    Mesmo assim, fico agradecida por seu comentário.

    ResponderExcluir
  5. É Leila, infelizmente a coisa está indo de mal a pior. Passando rapidamente pela festa de Itacuruçá, fui comprar um doce para minha sobrinha quando um senhor falou com o vendedor da barraca que o diretor de eventos pediu para não divulgar a Secretaria de Turismo, esportes e eventos. Era para divulgar apenas a diretoria de eventos e seu respectivo diretor. Percebi que estamos vivendo um governo assustador, são diretores sem ética profissional e querendo se promover as custas de seus secretários e até mesmo do Prefeito. Estou afirmando isto porque indo ao CIEP em época de uma olimpíada de esporte promovida pela Secretaria de Educação onde no banner de divulgação estava no topo em letras bem grandes DIRETORIA DE PROJETOS. A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA estava no rodapé e bem pequenininho. SERÁ O DESESPERO DE UM MANDATO TAMPÃO COM DIRETORES EM LUGAR ERRADO QUERENDO SE PROMOVER COMO FUTUROS CANDIDATOS?

    ResponderExcluir
  6. Mariana,

    Pode ter certeza de que é isto mesmo. Todos estão querendo um lugar ao sol... e para os incompetentes, resta o boicote aos demais.

    Quem imprime a forma de convívio, a ética, o conceito de gestão, é o prefeito!

    Se ele admitir este tipo de comportamento, é evidente que ele aprova!

    Sabe, na Escola Castelo Branco, até alguns dias atrás, se vendia roupa.... "Paula Boutique!" com cartão de crédito e tudo...

    Que coisa louca! Será que os olhos, ouvidos do Capixaba não sabe que isto acontece? Esta dieretora permite isto? Quem escolheu esta diretora? Isto é compromisso de campanha? Com quem? Com o povo que o elegeu? Ou com os idiotas que só querem fazer parte da dança das cadeiras?

    Como pode um hospital, ter tráfico de influência? Que safadeza é esta? Como alguém pode passar a frente de outros, somente por ser conhecido ou conhecer alguém que conhece alguém....

    Como pode este tal negócio de "gente da gente"?

    Agora, ele é prefeito de todo município e não de alguns somente...

    Distorção de valores total!

    ResponderExcluir
  7. Leila voc~e esta certa a SAÚDE, esta abandonada com um secretário de saúde sem saber fazer gestão hospitalar e postos de saúdes funcionando cada vez pior .Fui informado que o secretario de saúde que dispensar os serviços dos VALOROSOS FUNCIONÀRIOS DA FUNASA, estes profissionais, trabanham na saúde preventivas com dengue,roedores,vacinação de animais etc...,e mão de obra sem gusto para o Municipio "ACORDA PREFEITO", saúde não é BRINCADEIRA.

    ResponderExcluir
  8. É uma vergonha, o que estamos presenciando em nosso município, hoje estava observando os novos carros da prefeitura e fiquei me perguntando, como pode todos serem emplacados em Nilópolis? Quando compramos carro temos que fornecer ao DETRAN um comprovante de residência no caso de pessoa física e no caso de jurídica contrato social para que o carro seja emplacado no município ao qual pertencemos, mas na prefeitura de mangaratiba como sempre é diferente os carros foram emplacados em Nilópolis. Também o Excelentíssimo Sr. Prefeito vendeu a prefeitura para a baixada, só ainda não descobri se o novo endereço da Prefeitura de Mangaratiba é em Duque de Caxias, São João de Meriti ou Nilópolis. Isso tudo tem me dado nojo, cadê o Legislativo que não faz a sua parte que seria fiscalizar o Executivo, onde estão os vereadores do G não sei das quantas que no governo do Aarão fizeram todo aquele movimento, creio que o valor do cala boca do capixaba é bem melhor do que o aterior, ou será porque o líder do antigo G é priminho do Prefeito?

    ResponderExcluir
  9. QUE HORROR! ESTUDEI NA ESCOLA CASTELO BRANCO E MAEUS FILHOS TAMBÉM, NUNCA IMAGINEI VIVER PARA SABER DE TAMANHO ABSURDO.

    ResponderExcluir
  10. Asssumo que votei, mas..... CAPIXABA NUNCA MAIS !!!

    Dessse modo ja começo a sentir saudade de 2005/6/7/8 e 9

    ResponderExcluir
  11. É tava ruim com Aarão, está bem pior agora, infelizmente a mudança foi pra muito pior. Acho que o atual Prefeito continua de porre desde o dia da eleição pra fazer essas loucuras que está fazendo, ele deve ser daquele que evita ressaca manten-se bêbado. KKKKK.
    É triste mais é verdade com todas essas loucuras quem sofre é a população.

    ResponderExcluir
  12. O que estou sabendo é que esses dois funcionarios da secretaria de educação estão colocando um grupo de vagabundos que não queria cumprir expediente e faltar compromissos em eventos da propria secretaria,sem apresentar nenhum tipo de atestado.Realmente, pra tá falando mal dessas pessoas é porque a nova ordem é trabalhar.

    ResponderExcluir
  13. É todo chefe rigoroso é visto como ruim.
    Arrogante porque precisa dar ordem a quem não quer obedecer.
    Os velhos vícios, como é citado, é dos subordinados que teimam em achar que serviço público é emprego e não trabalho, bastava ficar sentado no corredor da secretaria para ver isso.
    É, não dá para agradar a todos. E mais, se os subordinados não gostarem, que saiam. Eu e muitos outros estaremos batendo palmas, pois já vi muita coisa errada em mandatos passados e sei que todo começo é difícil, até que se mostre seus verdadeiros valores.

    ResponderExcluir
  14. Os insatisfeitos podem sair, tem mais 3.000 aprovados pela câmara para os substituir, um absurdo!
    Creio que se tentar reunir todos os funcionários da Prefeitura(os que trabalham e os que só recebem) na praça de Mangaratiba faltará espaço físico.
    Esse desgoverno veio só pra encher o bolso dele e de seus aliados da baixada.Mas acho que o povo tá começando a aprender, tenho visto muitos que votaram nele arrependidos, o único consolo é que é só por 1 ano e meio.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo da chefia rigorosa,

    Não confunda rigor com arrogância e problemas com relações interpessoais. São coisas diferentes e até contraditórias.

    Nem mesmo nas empresas privadas, o rigor é sinônimo de liderança, onde os subordinados são tratados como meros executores de ordens, que por vezes são tolas ou inconsistentes.

    O líder convence com argumentações embasadas em conhecimento, o autoritário ordena por temer que outros percebam a sua própria inconsistência profissional ou ética.

    Chefia já um termo super ultrapassado em administração.... Hoje se fala em liderança...

    Agora, convenhamos que vícios se tem até no linguajar, na forma de avaliar o que seria o rendimento do grupo e até na forma de redigir um comentário, principalmente quando o assunto é educação...

    E claro que a educação vai bem, afinal, a única "chefe" que tenho conhecimento, tem talento. Os demais são subordinados também, ou não?

    ResponderExcluir
  16. CAPIXABA ....NUNCA MAIS !!!

    Conheci esta familia desde criança, votei por este motivo, talvez seja burrice, deveria de ANULAR MEU VOTO.....mas tudo bem....agora é tarde.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o início dessa sua carta leila,pois realmente me senti como você retratou,cheia de esperanças.Esperanças principalmente de que melhorasse o que não estava tão bom...mas se tornou muito pior,ainda mais quando a Vania saiu,passamos a ser vigiadas em nosso trabalho,as pessoas ligadas a diretoria de ensino passaram a fiscalizar nosso trabalho.Nunca escondi meu trabalho,pois sabemos que alguns profissionais empurram com o corpo todo,eu não o faço com todo o amor que tenho a profissão que escolhi,não é utopia é amor ao que faço,conheço profissionais que pensam como eu,ainda bem,nem tudo está perdido.
    Agora acreditei,mas hoje estou totalmente desacreditada,falta tudo nas escolas,desde papel ofício a papel higiênico,isso não acontecia no governo Aarão,e a secretaria naquela época investia bastante nesse sentido,não me lembro de viver dias como os de hoje com tanta "FARTURA","FARTA TUDO"...vamos aguardar que o melhor aconteça,afinal a esperança é a última que morre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino como deve ser difícil para alguém que ama sua profissão, se ver em um passe de mágica, mendigando decência e condições de trabalho.

      Fico pensando se isto não é alguma estratégia de poder... aviltando e minando as resistências, para que nos acostumemos com tudo... Veja, quando assumiram o poder político, a indicação de leitura que receberam foi para lerem "O Príncipe" de Maquiavel... imagine como estão se sentindo?

      Retrógrados em conceitos políticos, retrógrados em evolução pessoal e retrógrados até em seuas orientações literárias....

      Não dá mais!!!! Ou mudamos nós, ou nunca mais levantaremos a cabeça neste município.

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!