sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A semana da Pátria - Mangaratiba


A semana da pátria! hu! hu!

Estou aflita desde o dia 23 de Agosto....
Não conseguia escrever nada, parecia que meus problemas eram tão grandes que não adquiriam forma e nem consistência para que eu transformasse em palavras que me aliviam.
Casa bagunçada, falta de dinheiro e a bendita desordem familiar estava instalada nestas semanas. Mas, fui me desligando disto tudo, não como abandono e sim deixando que as coisas tomassem o rumo próprio para que pudesse fazer alguma coisa...
Enquanto isto, o país se preparava para as comemorações da semana da pátria e por aqui, não foi diferente. Crianças, servidores, população e gestores de alguma forma tiveram que abandonar suas vidas particulares por algum momento, para contribuírem com esta comemoração. Alguns voluntariamente e outros por obrigação, mas isto não modifica em nada a contribuição que cada um entregou ao momento cívico. Acompanhei todos os desfiles, coisa que nunca tinha feito antes e vi algo começar a ter esboço.
Logo na abertura no dia 31/08, senti um clima muito diferente no ar. Um pouco pesado, um pouco tenso, mas corajosamente enfrentado por aqueles que apresentariam seus esforços a população. Do outro lado, a população desmotivada, porém ansiosa em sua esperança, olhava sem entender o novo momento do desfile.
E a novidade se fez nas palavras da Secretária de Educação:
"Hoje, acredito mais que nunca que o futuro se fez presente.
Hoje, vejo que A VALORIZAÇÃO da educação SAIU DO DISCURSO tornando-se UMA PRÁTICA EM NOSSO UNIVERSO EDUCACIONAL. Assim, nesta Semana DA PÁTRIA tão importante em valores cívicos, que se traduz em atos de dedicação e devoção ao interesse público, não poderíamos deixar de lado uma palavra que simboliza e servirá de guia para que possamos juntos viver o tão sonhado patriotismo:
Liberdade!
Liberdade é algo que não se oferece, mas que conquistamos com o incentivo daqueles que escolhemos para representar nossos anseios.”
Ali, vi que deveria acompanhar todos os desfiles! Ali, vi que quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
E vejam um trecho da mensagem para nossos jovens de Praia Grande:
“A nossa mensagem de hoje para Praia Grande é a de que não serão esquecidos em nossas metas educacionais e sociais. Afirmamos para vocês jovens, o nosso compromisso em promover melhores condições ao acesso às informações e conhecimentos que os levarão a sonhar, desejar e realizar a caminhada para um futuro pleno de sua cidadania.”
E assim, caí dentro para a Serra, e foi uma delícia:
Trecho do discurso da Serra:
“A mensagem para vocês, alunos, pais e educadores é a de que em todos os momentos de nossa gestão, a Serra receberá especialmente nossos cuidados para que tão linda juventude, possa ascender em sua cidadania, sendo exemplo de que não há necessidade de destruir os valores culturais locais para se atingir o desenvolvimento social de nossa gente.”
Fui para casa bem confiante e esperei o da seguinte, para participar do desfile de Muriqui, claro que este não poderia perder. Foi show!
A população chegando, as carinhas meio assustadas, já que havia um rebuliço de estalinhos que se diziam “bombas”. E em certo momento, cheguei à emoção por motivos particulares já que acompanhei as dificuldades das UEs em certos detalhes e pela certeza de que a juventude só precisa de incentivo e reconhecimento para seu desenvolvimento.
E a mensagem que recebemos em Muriqui foi linda e o trecho final foi este:
"Sem vocês, jovens, o futuro se torna somente espectro do passado. Então, tomem o presente pelas mãos e se encaminhem para um futuro digno de cidadãos comprometidos e socialmente capazes. Sejam mais fortes que o vento Vieira que derruba, devasta, mas que promove mudanças por onde passa."
E lá fui eu encantada no dia seguinte para Itacuruçá. Que discurso verdadeiro, que convocação sutil e hábil!
O trecho da mensagem da secretária:
“Mangaratiba inteira precisa de Itacuruçá, assim como Itacuruçá precisa dos demais distritos, recebendo e transmitindo conhecimentos. Assim, daremos as mãos e em uníssono transmitiremos a elegância de Itacuruçá, viveremos a experiência de nossa gente e todos terão a plena convicção de que fazem parte do processo de fortalecimento, revitalização e resgate das práticas culturais, que constituem este momento de valorização de nossa juventude para a conquista REAL e sem ilusões do tão merecido progresso deste município amado, que chamamos de princesinha da Costa Verde.
O desfile cívico é para vocês, feito por vocês. Vamos hoje, dar início a este caminhar juntos por Mangaratiba.”
Então, chegou o dia de Conceição. Peguei uma carona, pois não sou de ferro e não tenho disposição de encarar o transporte público oferecido pela “Expresso Mangaratiba”.
Foi muito bom! Conceição respondeu muito bem a mensagem:
“Finalizo esta mensagem dizendo que iremos honrar a tarefa que nos foi confiada por nosso prefeito Evandro Capixaba de servir ao povo, com empenho, qualidade e determinação. Certamente o caminho que começamos a traçar agora não será fácil, mas com a união da juventude, dos educadores, com a garra daqueles que amam Conceição de Jacareí, o apoio do povo em geral e a vontade de mudar, faremos de Conceição uma terra digna de sua gente."
No dia seguinte.... Praia do Saco esperava sua vez de mostrar sua juventude:
E a mensagem foi esta:
“A Secretaria de educação em seu movimento de encontro à comunidade escolar, já consegue vislumbrar o caminho a ser seguido para que tenhamos em breve, a colheita de resultados positivos para nossos jovens.
Prepará-los em acordo a nova forma de avaliações nacionais, erradicar o analfabetismo funcional e despertar a conduta questionadora que promove os movimentos sociais é nossa tarefa.
Contamos com nossos educadores que vem demonstrando o quanto podemos, quando comungamos dos mesmos ideais.”
Chegamos então ao dia final! A população compareceu em massa, com um detalhe bem claro que ficou visível em todos os desfiles. Todos que compareceram aos desfiles, o fizeram espontaneamente. Nos desfiles de anos anteriores, os distritos ficavam repletos de funcionários das secretarias de ação social e da educação.

E não vou reproduzir aqui o discurso inteiro, mas alguns trechos que foram ovacionados e que tocaram a população de uma forma bem marcante:
“Hoje, encerramos as comemorações da semana da pátria em Mangaratiba com a certeza de termos atingido nossos objetivos. Foram dias de satisfação e aprendizado. Acertando e errando chegamos ao final destes festejos.”...
“Quando tornamos as festas cívicas em uma atividade escolar, o estado faz da educação um instrumento de perpetuação de sua memória cívica nacional. Promove assim, a inserção de sua juventude em seu município, estado e país. E diferentemente do pensar mais superficial, não são dias de tempo livres ou de folga, pois constituem um tempo de aprendizado social”....
“O desfile cívico ao longo da história de nosso país transformou-se claramente, onde antes se homenageava os protagonistas dos regimes instituídos, hoje se rende homenagem aos protagonistas maiores que são nossa população da qual fazemos todos parte.”...
“Aos membros das instituições governamentais, agradecemos e pedimos que tenham como meta, a certeza de que o muito que pensamos fazer é o pouco para quem nos conferiu esta tarefa. Nossa população grita por direitos!”...
“Aos representantes de nosso judiciário agradecemos a presença neste momento. E quem melhor poderia transmitir a esta juventude a certeza de que a justiça é para todos e que sua cidadania é garantida pelo fiel da balança? Direitos assegurados é cidadania resgatada. Deveres conhecidos é certeza de desenvolvimento social.”...
Aos nossos representantes do legislativo, agradecemos a presença, pois nada mais justo de que nossos jovens se certifiquem de que independente de posições partidárias, aqueles que escolheram como representantes, valorizam o momento maior de cidadania de sua juventude, transmitindo a segurança de que não serão abandonados e que reconhecem que este momento não é uma imposição política, mas um momento de respeito ao munícipe que deseja harmonia entre os poderes. Julgamos importante que estes jovens, ao olharem para este palanque, encontrem a lição ética de que divergências são entre ideias, mas jamais serão entre pessoas cuja missão escolhida, foi promover o desenvolvimento social.
Por esse motivo eu gostaria de solicitar a cada vereador presente nesta cerimônia, que, superando qualquer divergência política ou de ideia, em respeito e consideração aos nossos alunos, professores e familiares do município de Mangaratiba, se dirijam a este palanque e venham prestar a sua homenagem às nossas crianças, jovens e adultos, alunos da rede municipal de ensino sem confundir o que é prioritário com o que é secundário .
Senhores vereadores Edson Ramos, Gustavo Busse, José Carlos Simões e José Luiz do Posto, fizemos as nossas escolhas e temos orgulho de sermos representados pelos senhores.”...
“A liberdade garantida em nossa constituição só é plena com o engajamento de sua gente nas causas públicas. O direito ao conhecimento deve ser garantido para todos, e a melhor forma de adquirir este conhecimento é a participação da sociedade na educação de seus educandos. “
Bom, mas tudo isto só nos será útil, se as palavras da Secretária, forem plenamente compreendidas por nossos representantes e por todos nós que temos o dever de participar, fiscalizar e buscar para si a ética social que tanto cobramos daqueles em quem depositamos nossa confiança.

2 comentários:

  1. O mais importante é acreditar nas palavras que o vento leva .... uma ação abstrata é tão somente uma promessa !!! quem viver verá !!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não devemos nem acreditar em palavras e nem desacreditar até que se transformem em ações ou não.

    Sabe, não sou dona da verdade, mas sou dona da minha esperança que sei não ser leviana ou superficial. E quando perco todas as esperanças, não me sinto menor ou enganada, somente constato que o errado é proferir algo em que não se acredita ou se tem a intenção de executar. Portanto, o erro será dos falsos profetas sociais ou dos falsos profetas desencantados com seus gestores.

    Até lá, vou depositando minhas esperanças na secretária de educação, mesmo que a equipe que a cerca, tenha alguns casos de dissonância....ou cacofonia no discurso.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!