sábado, 12 de maio de 2012

13 de Maio - Um dia especial

Nossa Senhora de Fátima

...
Se o mundo quiserdes da guerra livrar
Fazei penitência de tanto pecar
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Então, eu peço gentilmente a Mãe que rogue por nós...que nos cubra de proteção e fortaleça as mães que por aqui andam fazendo o papel de chefes de família.... segurando a maternidade como se fosse geração espontânea...

Então, eu peço a Mãe que cuide de nossas aflições.... pois está muito difícil competir com o mundo...

Então, eu peço a Mãe que me console de sentir tanta falta de minha mãe...



Preto Velho



São os mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos. É dia de feijoada e de muita alegria nos terreiros de Umbanda.


Então, a sabedoria popular sempre supera a rigidez do intelecto que tende a subjugar a vivência e a experiência de um povo.... Que os espíritos de sabedoria  sejam a nossa força e nosso caminhar para a liberdade.



Abolição dos Escravos
Liberdade para todos os povos!

No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).
Mas, isto não aconteceu da noite para o dia,  vários movimentos antecederam a data. Tivemos  a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos.
Depois foi  vez da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo.

Bom, o que pensar? Que ainda sofremos as consequências em nosso povo desta desigualdade... Que não podemos esquecer da história de nossa gente, pois só assim entenderemos o presente e poderemos mudar o futuro...

Que a história tão amarga de nosso povo e de nosso município não pode ser esquecida...Mangaratiba fez da escravidão um terrível comércio ... que insiste em se perpetuar até hoje! Por aqui compra-se pessoas, vende-se pessoas e se rouba a dignidade de tantos.... ranço, mazelas e maus-tratos a população.

Então, espero que não tenhamos que nos rebelar como no passado e nos atirarmos  da Pedra do Banquete... se precisar, onde pegaremos os mantimentos para o banquete?



3 comentários:

  1. UM FELIZ DIA DAS MÃES COM MUITA PAZ, SAÚDE, AMOR, FÉ, ESPERANÇA E SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.... Salve 13 de maio, Salve Nossa Senhora de Fátima. Salves os pretos velhos.... Que êles nos ajudem, para que possamos ter uma Mangaratiba melhor.

    ResponderExcluir
  3. Nem Mangaratiba ou mesmo o Brasil soube como formar um ambiente social harmônico. As gerações atuais foram vitimadas pelas que as antecederam em tempos passados e, dentro do meio que surgimos temos aí que lutar muito para mudarmos algo. Mas, felizmente, a esperança ór um futuro melhor está aí para nos motivar:

    "o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente" (Sl 9:18).

    Viva a abolição da escravatura! E que a liberdade um dia se plenifique como desejamos!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!