sábado, 5 de maio de 2012

Editorial - A ótica da população

INFORMATIVO 1 ANO DE GOVERNO 

A atual administração da Prefeitura de Mangaratiba completou um ano no início de março de 2012. Um período relativamente curto, mas pleno de trabalho e realizações que serviram para que acabasse a esperança de dias melhores de um município pequeno, mas de grandes histórias ao longo de seus 180 anos. Agora é tempo de mirar no futuro e nos prepararmos para lamentar os grandes eventos que o país e o estado receberão nos próximos anos e que poderiam ser o empurrão definitivo para o desenvolvimento da cidade.

Mangaratiba poderia ser forte candidata a receber uma delegação durante a Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas em 2016. Para isso, a prefeitura deveria ter dado importantes passos para garantir esse privilégio, com melhorias e investimentos em áreas essenciais como saúde, infraestrutura, educação, segurança e turismo. Benfeitorias que não seriam só para os turistas, mas sim um legado para moradores e contribuintes.

O orçamento que a população nunca saberá se  estava comprometido de fato, não ajudava, mas muito já poderíamos ter feito na cidade, pois a inauguração do berçário a reativação da Escola do Vale do Sahy, foram importantes e únicos passos que acenderam a chama da esperança na população. Porém, percebemos que isto é impossível com  a mais cara Festa do Peão que para justificar a seu valor trouxe artistas que poderiam ser melhores e um jeito novo de fazer rodeio que não agradou ao povo que dividiu o espaço com lama e fezes de animais, o showbol que nos deixou apreensivos com a saúde de nosso governante, as frequentes ações sociais que nos deixaram com a sensação de Dèjá vu assistencialista, uma festa dedicada aos trabalhadores que não foi ruim, mas que não atendeu as expectativas iniciais, a volta do projeto invasão de praia que realmente foi uma invasão no pior sentido da palavra e que nos remonta aos problemas ocorridos em 2004, quando uma criança foi violentada em pleno evento. Apesar de a luz continuar a chegar às Ilhas de Marambaia e Jaguanum, no programa Luz para Todos do governo Federal e que foram iniciadas no governo anterior. A limpeza de canais e trocas de manilhas, também eram algumas ações imediatas que deveriam acontecer em todos os distritos, pois seriam  fundamentais para a  Secretaria de Obras.

Então, prometeremos novamente que muito mais vem por aí. Importantes parcerias foram estabelecidas para melhorar a vida da população. A empresa de telefonia, internet e TV por assinatura NET é mais uma que chega para oferecer serviços de qualidade, já que é normal o setor privado expandir suas atividades em locais que naturalmente oferecem crescimento populacional que justifiquem o retorno do investimento. O governo do Estado vai injetar R$ 12 milhões na cidade, independente de quem seja o prefeito, que deveriam se refletir em outras construções que não seja o cais turístico que poluirá ainda mais nossas praias, já tão impróprias para banho e que não atrairá nenhum turista mais consciente de preservação ambiental e muito menos aqueles que gostariam de frequentar um local de grandes atrativos, já que a visão de quem chega ao município por mar, será a da invasão que ocorre desordenadamente nos fins de semana e feriados, creches que deveriam ser construídas evitando-se o aluguel  altíssimo que só faz bem ao dono da imobiliária e aos proprietários do imóvel, escolas que deveriam atender as normas do MEC, com instalações apropriadas que não fossem condenadas por tribunal de contas, centro de cultura que atendesse nossas características culturais, área de lazer com segurança, infraestrutura que deverá ter seu conceito definido para que não seja algo subjetivo, ampliação do Hospital Municipal Vitor de Souza Breves (HMVSB) com a construção de nossa UTI que tanto necessitamos entre outros.

E não é só isso! O sonhado Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores virou pesadelo, com classes que foram lesadas em seu direito e a falta da definição de uma data base. O Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças, em Muriqui, foi maquiado por R$ 1,4 milhão, custo que incluiu a laje em todo o segundo pavimento, dando fim aos problemas frequentes das ações dos ventos por longos dois anos.. Mas que continuam com problema de infraestrutura como falta de biblioteca, a falta de acessibilidade exigidas por leis, problemas estruturais como instalações elétricas, hidráulicas com vazamentos, falta de climatização adequada, falta de mobiliários adequados, cozinha inadequada para preparo de alimentação escolar, como ralos com dispositivo de fechamento, iluminação precária, falta de proteção nas luminárias, falta de lavatórios para a higiene das mãos, coletores de resíduos, má conservação de utensílios, exaustor quebrado, sem locais adequados para a preparação dos alimentos e problemas estruturais na dispensa. E no mesmo distrito, uma pequena ponte quebrada, esquecida há anos, já está liberada após duas tentativas de recuperação, sendo a primeira um desastre total quando a concretagem colocada não segurou, nem por algumas horas, nos levando ao resserviço. A cidade ganhou o Museu Municipal que poderá ser atração local quando o transporte for uma conquista da população em seus direitos. Pretendemos contar também com o Balcão de empregos que foi alvo de críticas até mesmo do Secretário que assumiu, pois as empresas não destinam cotas reais de vagas para nossos munícipes e nem possuímos mão de obra qualificada para competir com os demais municípios. O Caica da Serra foi ampliado...

Em Brasília, deputados fluminenses estão dispostos a "fingir" buscar recursos para mais projetos na cidade, como o Centro de Especialidades Médicas (CEM), que chegaria para desafogar o atendimento no HMVSB que sucateado em todos os aspectos, tornou-se a ferramenta maior para troca de favores. O município completa 181 anos em 2012. Em um ano de administração, podemos dizer: Mangaratiba, bonita por natureza, não como sempre foi. Mas, comprometida, desorganizada, suja e doente, por obra de um governo egocêntrico e empenhado em se atender.


26 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, poste novamente seu comentário! Eu fiz uma meleca na hora de responder e dei um clic no deletar.

      Vou colocar mais ou menos sua postagem:
      Vc pediu para eu comentar o neste tópico o crime ambiental noticiado ontem e comentou também se o vereador Gustavo havia aprovado este crime.

      Me diga se foi isto mesmo.

      Bom, se for por aí, te digo que neste editorial só refiz os assuntos exatamente como saiu no informativo que circulou na revista distribuída pela prefeitura. As modificações foram quanto a interpretação daquilo que escreveram....respondi com a ótica de quem é usuário dos serviços prestados pelo governo.

      O assunto do crime ambiental, estou tentando saber exatamente como aconteceu, pois as informações são desencontradas e ninguém me dá uma dica de como tudo aconteceu. Falam do prefeito interino como o iniciante e a continuidade dada pelo prefeito atual.

      E temos que ver quem aprovou este projeto na Câmara! Se o Gustavo tiver aprovado, coloco aqui para informar.

      Excluir
    2. Todos do legislativos conforme noticiário.

      Excluir
  2. Coloque Itaoca TV Rj e verá a integra do noticiário do mangaratiba sem prefeito, denunciado pelo advogado " condomínio Portofino" e gostaria de saber se o gustavo aprovou ou comentou tal crime. Te admiro muito LEILA, mas de forma à política, o brasil não merece essa chachoeira que desagua na política de mangaratiba, mas que a população nem de perto imagina o jogo sujo que se aproveita do cidadão de bem, que infelizamente acredita na palavra de quem tem o histórico imaculado por si e por seus atos oportunistas.

    ResponderExcluir
  3. OS POLÍTICOS SE ACERTAM E UM JOGA A CULPA NO OUTRO TENTANDO CONFUNDIR O CIDADÃO E AÍ VEM JUNTO OS BOATOS QUE TERMINAM EM IMPUNIDADE !!!

    ResponderExcluir
  4. Entendi corretamente.

    Como escrevi, estou buscando estas informações e pode ter certeza de que publico os nomes de quem aprovou esta barbárie. Sabe, não podemos desanimar.... é acertanto e errando que caminhamos. Penso que cabe mais a nós do que a eles esta mudança de paradigma. Quando isto acontecer, podemos colocar o mais safado dos políticos para concorrer que ele não será eleito. Entendeu meu ponto de vista? Não é tolindo o direito civil de alguém que connscientizaremos as pessoas, pelo contrário, é garantindo direitos civis que exercitaremos o nosso dever de participar conscientemente do processo eleitoral.

    ResponderExcluir
  5. TE ENTENDO MINHA AMIGA E PEÇO DESCULPAS, A LEI É O LIMITE E SEMPRE SERÁ, MAS TE CONFESSO QUE SE TRATANDO DE BRASIL E DAS VIOLAÇÕES DOS PAINÉIS FICA COMPLICADO SER EQUILIBRADO NESSA CACHOEIRA DE DELTAS E SANGUESSUNGAS QUE CORROMPEM E INFILTRAM SEUS CRIMINOSOS, COMO DISSE A NOSSA GUERRIDA "ELIANA CALMON" NA ALERJ, QUANDO RECEBEU A MEDALHA TIRADENTES. ABÇO. PRECISAMOS DE FORÇAS0 A PARTIDÁRIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Os partidos devem ser uma das ferramentas que necessitamos para exercitar nossa cidadania. Se enchermos as fileiras dos partidos com gente boa, não teremos mais legendas de aluguel, cobraremos comportamento ético dos eleitos de nossos partidos e consequentemente, direcionaremos os mandatos. Minha luta é supra partidária, inclusive com a abertura do espaço do PSB para o posicionamentos dos demais partidos. Só não participam aqueles que não estão preparados para o confronto com a população da base do PSB. Procuro levar para dentro do PSB a minha melhor contribuição e me sinto bem com isso. Mas, estou dentro de todo movimento social que existir em nossa terra, venha de onde vier. Tento agregar valores, com a independência de poder criticar aquilo que não concordo. E respeito a posição da maioria, mesmo que continue a tentar mudar esta maioria. rsrsrsr

      Excluir
  6. A revista é tendenciosa e não retrata nem de longe o que mangaratiba está vivendo por todos os cantos, isso para não falar no destino dos 12.000,000,00 vindo do guverno estadual, que só o nome me embrulha o estõmago, portanto é o mesmo mecanismo usado para criticar o antecessor, dinheiro jogado pelo ralo e sem prestação de contas. Eu quero ver é ele falar quanto pagou por cada exemplar desse ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isto fiz o editorial às avessas... usando o próprio texto deles.

      Excluir
    2. De fato esse valor nem deve aparecer, pois os valores pagos por mais essa grande mentira vêm embutidos nos valores superfaturados do material gráfico que a prefeitura adquire da gráfica do secretário de comunicação. Eles produzem a mentira e o município paga a sua divulgação...

      Excluir
  7. G1 - crime ambiental em mangaratiba - condominio portofino "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como respondi anteriormente, vamos buscar todas as informções que puder. Quero saber como aconteceu, quem aprovou na Camara, e evidentemente saber a participação do prefeito interino e o que levou o atual a dar a canetada....

      Excluir
  8. Leiam " memória de uma guerra suja"

    ResponderExcluir
  9. Comprei aqui em itacuruça, é o retrato da sujeira que desagua na politica.

    ResponderExcluir
  10. Contexto livre "A crise moral da noticia" uma redação muito legal e apropriada.

    ResponderExcluir
  11. Assisti o vídeo do crime ambiental do "condomínio portofino" e gostaria de saber a posição dos vermeadores. Nao demora aqui em muriqui, mais precisamente no trevo estaremos assistindo o clarear da mata. Em outra época o sítio bom, o Pinheiro e a Praia da Cruz também foram desmatadas, vergonhosamente, mas é passado !!! muita gente se beneficiou com a Vista grossa.

    ResponderExcluir
  12. Se olharmos em nossa volta, veremos que varias irregularidades estão acontecendo em nossa amada Mangaratiba.
    Começaremos em Itacuruça. Áreas que seriam de preservação ambiental, como é os manguezais estão dando lugar a condomínios.
    Muriqui, nossas cachoeiras estão sendo invadidas por casas, e nossa Mata Atlântica,desmatadas para construção de empreendimentos. Muriqui está crescendo verticalmente, isto é preocupante, pois está sendo feita construções de forma desordenada, e isto poderá ocasionar desmoronamento daqui alguns anos.
    Vale do Saí: daqui há alguns anos não teremos mais o vale.
    É fato o progresso está chegando, mais que isto se faça de forma planejada e principalmente sem risco a população. Não podemos esquecer que a falta de politicas públicas na área de habitação e saneamento, que acaba permitindo a construção de casas e condomínios em áreas de riscos como morros e encostas, poderá ocasionar problemas futuramente.

    ResponderExcluir
  13. Aonde entra a politica, predomina o jeitinho brasileiro de ser fora da Lei!!!

    ResponderExcluir
  14. como disse o nosso prefeito " eu só pudia está "porrado, cheirado ou fumado" para assinar tal loucura !!!! mas ainda bem que não tenho vício....... algum.kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o estado mental do nosso UPA(Um prefeito Alcoólatra) não teve influência nessa situação: o fato é que temos um prefeito analfabeto funcional que assina sem qualquer questionamento tudo que lhe é encaminhado pelo o seu secretário de obras e cunhado Humberto Vaz levar Mangaratiba para o buraco.

      Excluir
  15. Acho que ele é adevogado, formado na suam!!! pelo menos é o que disse aqui em muriqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz-me rir.Ele pode até um dia ter comprado um diploma. Isso é comum entre as nossas autoridades, mas o foto é que a situação dele não difere de 40% dos nossos brasileiros: numa definição básica dessa questão, poderia afirmar que o indivíduo analfabeto é aquele que não consegue identificar o conjunto de letras e regras gramaticais, é o desconhecimento do alfabeto e a incapacidade de ler. Dentro dessa perspectiva, existem variáveis como o analfabetismo funcional. Onde o indivíduo consegue identificar as palavras, ler com facilidade, mas não tem a capacidade de interpretar, dar sentido ao que leu.E assim Mangaratiba caminha, inevitavelmente, para o fundo do poço.

      Excluir
  16. EPIDEMIA DE HEPATITE EM MANGARATIBA ? PRECISAMOS SABER A VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  17. Um dos motivos é só postar SOS mangaratiba !!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!