terça-feira, 8 de maio de 2012

Hepatite A - Enquanto as providências oficiais não acontecem

Assunto da semana em nosso município, o surto de hepatite A, que havia sido desmentido pelas autoridades municipais, acaba de ser confirmado. Apesar do número de ocorrências ter sido minimizado por nossa secretaria municipal de saúde, a realidade é bem mais dolorosa para nossa população.


Enquanto aguardamos as atitudes e o esclarecimento a população, transcrevo abaixo, algumas providências que foram tomadas em municípios onde ocorreram surtos semelhantes. Não custa lembrar que desde 2001, está disponível na internet um estudo sobre a relação da hepatite A e as condições de balneabilidade em cenários de saneamento básico precário na região de Mangaratiba. Enfim, vários administradores já passaram por aqui e nenhum, afirmo, NEM UM deles fez uma projeção da Mangaratiba que explode em problemas que não são complexos de resolver, mas que se não forem encarados resultam em destruição da saúde, dignidade e desenvolvimento de todos nós.


Em alguns muicípios em que ocorreram surtos de Hepatite A, foram tomadas as seguintes providências:


 Enquanto o problema não é resolvido os técnicos das vigilâncias das secretarias de saúde fazem as seguintes recomendações: 

1) Em casos em que  se detecta o perímetro das ocorrências.

a)Adiamento das atividades escolares por um período mínimo de 30 dias. O mesmo é recomendado para as creches, cujo objetivo é reduzir a transmissão da doença.

b) Interdição imediata dos poços de abastecimento de água das escolas.

2) Notificação, investigação e acompanhamento dos casos de hepatites virais.

3) Manutenção dos serviços de Saúde em atenção para as ocorrências da doença e promoção do diagnóstico oportuno.

4) Orientação para a utilização de produtos a base de cloro na água, além de fervura e higiene domiciliar.




          

10 comentários:

  1. Presente do governo do estado , R$ 12.000.000,00 , pergunta de um leigo , não seria melhor uma estação de tratamento .

    ResponderExcluir
  2. É....mas, obras assim, não aparecem....saneamento básico é coisa de administração consciente!

    ResponderExcluir
  3. O fim de um novo recomeço..., mas pelo menos o mundo assistiu a triste realidade de uma mangaratiba indefesa e entregue à porte sorte !!!

    ResponderExcluir
  4. O prefeito em Brasília, a população recebendo um fardo de agua com 9 litros para cada familia, creches funcionando, casos sendo omitidos, óbitos sendo dissimulados, (um menino e um homem de 40 anos).carro de som gritando pelas ruas,agua sendo desviada primeiramente para familiares de funcionarios,escolas utilizando agua mineral ate para banho. Esta é a Mangaratiba de hoje! Pensem!

    ResponderExcluir
  5. E agua distribuida já acabou. Acho que precisamos de um matemático para calcular a necessidade do povo, um diretor de hospital decente, vereadores ativos, porque os daqui devem estar com amarelão, pois estão inertes em suas cadeirinhas, melhor seria uma intervenção federal!

    ResponderExcluir
  6. infelizmente o caos resulta em benefícios e não demora surgirá a água social, que será distribuída pela prefeitura e desviada pelos de sempre !!!

    ResponderExcluir
  7. O Sergio Cortez foi ver se estava tudo bem para o fim de semana?
    O outro Sergio, ja vacinou a SUA FAMILIA como ele gostaria?
    Saude!

    ResponderExcluir
  8. E as perguntas são muitas:
    Vão interditar as fontes eternamente? Vão distribuir água ad eternum? Vão distribuir folhetos para todo o sempre? Quais as providências concretas para acaber com a contaminação após evitar o surto? Saneamento básico? Fiscalização e multas na CEDAE? Contrato prevendo estas cláusulas?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!