sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um espanto! Mangaratiba estarrecida.

E não parecemos gente.... parecemos gado. Jogam para lá, jogam para cá e lá vamos nós sem saber aonde ir! Interessante isto. Chega a ser estimulante tentar decifrar o que faz com que se invertam os papéis e a sociedade passe a esperar o jogo acabar para se agrupar em algo que pareça protegê-la.


Invertem-se os papéis e aqueles que direcionariam seus representantes, passam a ser direcionados pelos interesses deles. Esquecem tudo, ou lembram-se de tudo como uma lição distorcida que se deve assimilar. Um dia estão juntos e massacram com atos e desprezo a capacidade de questionar de todos... nem mesmo se passam dois dias e já estão juntos em outro lado, jurando fidelidade eterna para aqueles que diziam ser seus inimigos. Negociam valores, negociam status, negociam verbas, negociam espaço! Só não negociam a defesa de nossos direitos e nem procuram saber o que pensamos.


E assim segue esta Mangaratiba inerte que espera, espera e espera um ato de coragem para nosso povo. Esquecem que os papéis são invertidos e que nós podemos despertar...aliás, alguns já despertaram em torno do desejo de viver em uma Mangaratiba que vai para frente e segue em direção a seu caminho de desenvolvimento.

Toda esta saga começa quando aceitamos que os primeiros sinais de que tudo está empoeirado acabam nos causando espirros....aí,  pensamos: Vai passar! E lá vamos nós com a rinite crônica que faz com que espirremos até mijar nas calças.

Não  podemos mais dar desculpas para nós mesmos que política é isto! Que política é algo que se faz com acordos que só beneficiam alguns e a população nada recebe!

Política é arte de negociar dizem alguns....mas negociar o quê?

Negociam políticas públicas? Negociam nossos interesses de vivermos em um município adequado a nossas necessidades? Negociam verdades?


Não!!!!!!!!!!!!! 

Manipulam a opinião pública, manipulam a vergonhosa desonra de ver por detrás dos panos, pessoas com pires na mão pedindo e pedindo benefícios para si.  Em um movimento de serpente, mas com a artimanha das raposas e a dignidade de baratas, lá vão os políticos menosprezando a si mesmos e a nossa gente.

Como podemos aceitar que um vice que em um dia bate no peito e faz reuniões "ensinando" como se chega a vitória, passando no outro dia a ser o possível vice do adversário? Onde entramos nesta história?

Como pode um vereador ser da base governista e fazer uma blindagem na atuação das "oposições", em menos de um mês, passar a ser da base oposicionista deixando passar todo requerimento que possa comprometer o atual governo? E nós? Quem representa nossos interesses? 

Como pode um grupo colocar as mãos sobre um candidato e em menos de dois anos ser seu pior pesadelo? E nós? Quem avaliou nossa satisfação antes e depois? Quem se habilitou a trazer para nossa gente benefícios sociais? Quem olhou para Mangaratiba e arregaçou as mangas para nos proporcionar qualidade de vida? Quem fez de seus mandatos, sejam na esfera estadual ou municipal algo de concreto por nossa gente?

E os escândalos sociais? E a falta de serviço público? E o loteamento de nosso município que foi vendido para financiamento de campanhas? E a memória da opressão sofrida agora e antes? E a morte lenta da expectativa de nossa gente? Quem negocia isto? 

Que Deus proteja Mangaratiba de nós mesmos!



10 comentários:

  1. Perfeito Leila...falou tudo amiga,não sei onde vamos parar com tanta sujeira e corrupção,temos que arregaçar as mangas e botar a boca no trombone,limpar a Câmara será um desafio grande nessas próximas eleições,ainda tenho esperanças que o povo acorde...

    Enquanto durante o primeiro ano que passamos na prisão, nada mais fizemos, e lembro-me de não ter feito mais nada senão espremer as mãos num desespero impotente e dizer “Que fim! que horrível fim!”, agora procuro dizer a mim próprio, e às vezes, quando não estou a torturar-me, consigo realmente dizer-mo com sinceridade: “Que começo! que maravilhoso começo!”
    Não percamos a fé,nunca...
    Dias melhores virão!!
    JBPP

    ResponderExcluir
  2. Esse modelo político agigantou-se e enraizou-se de tal forma que a correção cabível requereria um verdadeiro milagre, mas podemos fazer a correção possível e para tal precisamos organizar a política partidária,onde cada cidadão procure o partido ao qual comungue com a filosofia do partido e não seja direcionado por manipuladores e isso só será possível esclarecendo a população, eu disse esclarecendo e não convencendo com lorotas e artimanhas e você Leila é uma das poucas pessoas no Município que exerce sua cidadania com essa prática educadora .
    Particularmente, com menor intensidade e dentro das minhas possibilidades, também venho tentando praticar, mas preciso me aprimorar muito ainda, sequer tenho convicções políticas partidárias, embora esteja filiado a um partido que hoje não corresponde a minha espectativa,,,,,,, como cidadão ouso apenas afirmar que o melhor caminho para as mudanças de que precisamos ainda é Renovar o nosso Legislativo ,,,,,, Também espero por dias melhores ! ! !

    ResponderExcluir
  3. JBPP,

    Então vamos juntas nisto!!!! Se nós perdermos a capacidade de indgnação, se perdermos a capacidade de reagir e de mover algumas pedras, estaremos simplesmente nos entregando a um futuro bem próximo de desgraça coletiva.

    Sabe, tenho crianças e jovens a minha volta que estão vivendo sem uma real expectativa de desenvolvimento. E quando escrevo, não estou pensando só na minha família.... projeto isto para as famílias do município. E vou mais adiante, projetando isto para as famílias do estado e do país.

    Será que não temos a percepção de que algo lucrativo bem maior do que supomos está acontecendo por aqui? Será que não percebemos que são grupos de força ecoômica bem grande estão disputando a tapas um município de 36.000 habitantes? Já pensaram nisto?

    Já perceberam que o investimento em segurar esta teta está grande demais? Já perceberam que não sobrará nada para o município a não ser as migalhas que caírem das mesas destes infelizes?

    Já notaram os acordos? As somas são absurdas... as negociatas são de cair o queixo!

    Ou fazemos nós ou nos calamos e nem precisariam do eleitor! Seria entrar e se apossar.

    ResponderExcluir
  4. Severo,

    As pessoas estão tão acostumadas ao enredo deste samba que fica difícil mudar o jeito... mas como falei em samba e vc é um amante do rÍtmo.... me lembrei da revolução da Beija Flor com Joãozinho Trinta, me lembrei também da escola de samba simpática que encantava na avenida que era a União da Ilha e não posso deixar de escrever sobre a Unidos da Tijuca....fórmulas diferentes, investimentos diferentes, mas que trabalharam sempre à partir da INOVAÇÃO, RENOVAÇÃO, REFORMULAÇÃO de conceitos e carregaram de entusiasmo nossa gente.

    Isto se aplica a tudo na vida!

    Vá em frente e se quando você estiver descompromissado com seu partido, ficaria muito feliz em tê-lo na nossa casa que é o PSB. Mas, de qualquer forma, estamos juntos nesta batalha que é supra partidária e tem tudo para progredir...basta que tenhamos convicções firmes do que queremos para todos NÓS!

    ResponderExcluir
  5. Quem espera rever Mangaratiba precisa ficar mais atento ao noticiario nacional. Nada do que esta acontecendo e novo, nada do que vai acontecer nao esta planejado a pelo menos oito anos pela trupe de Mr. Charlinhos. Ele foi la, encheu a burra e voltou. O executivo e o filao da familia. Como ficar sem uma prefeitura para empregar seus seguidores? Quem consegue pagar digo passar pelos processos ileso tem contas aprovadas e 16 anos consecutivos de mandato faz o que quer. Nao se iludam. Familiar Bussato no poder e quem quizer que migre para o lado deles ou ficara a ferro e fogo na senzala do Say.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que precisamos estar atentos e seria necessário acontecer uma 3a opção... mas, uma via de mão e conta-mão, onde apoiamos e seremos apoiados pela população consciente e que precisa meter a cara e fazer acontecer!

      Excluir
  6. Rogamos por dias melhores para toda a nação mangaratibense que merece um espaço no sol da prosperidade social, mas aos poucos a força se enfraquece ao passo que deparamos com "a falta de opção" sendo oferecido o que de pior se tem na politica local que tomou forma de poder, enriquecimento ilícito e aumento patrimonial. Acorda meu povo !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Mangaratiba não está inerte. Mangaratiba é só revolta com tanto desrespeito com seu meio ambiente, suas economias e sua gente... Mangaratiba deseja e precisa de uma terceira opção. Afinal, todos já sabem o que esperar desses dois candidatos que hoje se propõem administrar (ou não administrar)Precisa de uma opção que respeite a população e a justiça. Alguém quem ainda não tenha certeza que a corrupção atropela qualquer interesse social, alguém que ainda não tenha certeza da impunidade. Mangaratiba precisa, acima de tudo, de um legislativo decente e atuante que que não podemos, na atual conjuntura, contar com o executivo e o judiciário...

    ResponderExcluir
  8. Mangaratiba não está inerte. Mangaratiba é só revolta com tanto desrespeito com seu meio ambiente, sua economia e sua gente... Mangaratiba deseja e precisa de uma terceira opção. Afinal, todos já sabem o que esperar desses dois candidatos que hoje se propõem administrar (ou não administrar)o município. Mangaratiba precisa de uma opção que respeite a população e a justiça. Alguém quem ainda não tenha certeza que a corrupção atropela qualquer interesse social, alguém que ainda não tenha certeza da impunidade. Mangaratiba precisa, acima de tudo, de um legislativo decente e atuante já que não podemos, na atual conjuntura, contar com o executivo e o judiciário..

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!