terça-feira, 30 de julho de 2013

Caramba!!!


Foram duas longas semanas sem escrever no blog.  Não sei se por conta da correria ou por conta do "espanto" que sinto todos os dias com as loucuras destes tempos malucos.

E como meu universo, ou melhor, onde me exercito como pessoa que vive em sociedade é Mangaratiba, até mesmo o que acontece de forma mais ampla, fora das fronteiras do município de mata verdejantes, me afetam no cotidiano...

Tivemos a visita do Papa, que foi muito legal, especialmente para nós, os católicos. Foram dias de renovação espiritual, de esperança acesa, de convivência pacífica e livre de mazelas pessoais. E como acredito em milagres, e milagres podem ser grandiosos ou sutis, podem ser como avalanche ou mais  constantemente como pequenas filigranas sobre nossas vidas, a vinda do Papa contribuiu com esta certeza em minha vivência.

Vejam, quantas cagadas governamentais foram à tona nesta semana? Campo da Fé alagado e o dono do terreno beneficiado com a grana nossa de cada dia, sendo revelado a população. O tema Amarildo sendo motivo de tanta manifestações, coisa que já não indignava a população, que massificada e complacente se acostumou as inversões de valores sobre a vida de seu próximo. E as manifestações na rua do Cabral? Tudo de bom!!!!!

Mas, voltando ao Papa.... mesmo com toda nossa adesão ao bom chamado, mesmo com muitos encantados com o vigor físico e mental do Pontífice, temos que pisar no chão e perceber que as amebas sociais ainda farão muito estragos em sociedade. Aqui mesmo em Mangaratiba, uma ameba que se diz Pastor cristão, continua a tirar o sossego  da população que mora no entorno de sua "igreja" não regularizada,  "igreja" localizada em obra embargada pela prefeitura,  que tira o "capeta" com uma simbologia de tiros, que se diz amigo de milicianos. Este mesmo "sujeito", ofende a nossa cidadania, nossos direitos, ao gritar que o Papa vai andar de Papamóvel por debaixo da saia das religiosas, que ele não atenderá a fiscalização da prefeitura e que tudo pode em nome de DEUS! Caramba!!!!

Poxa! E não para por aí.... tantos descasos com nossa gente que vem vivendo aos tropeções... nem precisamos ser especialistas em ciências sociais para perceber que algo está muito errado em nossa terrinha amada. Muita contradição ao mesmo tempo, muitas amebas.... uma educação morta, que faz propaganda de capacitação para seus funcionários... capacitação com palestras motivacionais? Caramba!!!!

Capacitar é prover de recursos. Motivar, sim! Mas, motivação é muito mais que um enrolation... motivamos com remuneração, condições de trabalho, regras de conduta, relacionamentos interpessoais e formação técnica. Enfim, determinar o perfil para as funções e adequar seu pessoal ao que se quer.... mas, o que se quer é que se torna o problema por aqui. Caramba!!!!

E o turismo? Se dizem festeiros e fazem um estrago na única festa legítima da cultura de Mangaratiba... esqueceram de contar para o Sr. Eventos que ele não passa de uma ferramenta do Turismo e que o mínimo que se pode esperar é que faça sua parte adequadamente com a qualidade que se espera de um gestor. Ainda espero muito do Sr. Turismo, mas vamos ver se ele consegue tirar do município esta mentalidade de ...eventos! Turismo deve ser o carro chefe, os eventos estão à serviço de todas as pastas de gestão do município, ou não? Caramba!!!!

E tome, doideira em nossos dias comuns... insegurança, ah... onde anda nossa segurança?  Passeando no Portobelo, acompanhando o retiro do Cabral que está tão chocado com as manifestações... Cachoeiras e todas as nossas comunidades mais carentes, abandonadas e servindo de resort para os carinhas que por aqui chegaram... Caramba!!!!

E são tantos os descaminhos para nossa gente... buracos que desmamam ao completarem seis meses de vida, mas que já dão filhotes em outros pontos... merendinhas vencidas e estocadas... vale refeição para dietas bimestrais, transporte digno de serem chamados de pau de arara... comércio de tempos da colonização do faroeste americano... Caramba!!!!

E o resultado do IDH será propaganda nos próximos dias...podem ter certeza disso. 

Bom, hoje, só queria retornar as postagens. Misturei tudo, pois o silêncio me faz mal e ando silenciosa demais... engasgada demais, entupida demais.... e assim, fiz meu samba do crioulo doido... vou melhorar! E olhem que nem reclamei ainda  do meio ambiente e saúde!!!!


OBS: para meus leitores que gostam de imprimir minhas postagens e especularem sobre o que escrevo e que é muito complicado decifrar, vou dar uma ajuda... fica mais barato e mais rápido, perguntarem diretamente a mim... pode ser que vejam a luz!!!


6 comentários:

  1. Leila é assim mesmo. Quando ficamos calados muito tempo só conseguimos melhorar quando falamos, no seu caso, escrevendo. rsrsrsrs
    Espero que melhore logo, sinto falta de suas postagens.
    Quanto ao turismo, eu também penso que o Roberto é capaz de impulsionar o desenvolvimento, desde que o deixem livre para isso. Já na educação, não vai dar, falta ordenamento e condições intelectuais da turma da SME.
    Então, oremos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "E o resultado do IDH será propaganda nos próximos dias...podem ter certeza disso."
    Errou! A previsão não aconteceu. Somente eu falei do IDH, mais ninguém. Nenhum blog, nem a prefeitura. Talvez porque nada tem a ver com o atual prefeito. Nem os ricúperos do feissibuqque que aprenderam a lição invertida: "o que é ruim a gente mostra, o que é bom a gente esconde".
    O que fazem lá não é crítica (do gr. kritiké, pelo lat. critica (pl.) e pelo fr. critique). Quando não têm o que falar contra, eles inventam.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe o erro! É que Crise vem do verbo grego "krinein", que está também na origem de crítica, e significa distinguir, discernir, resolver um litígio, interpretar, explicar uma questão, julgar, apreciar, decidir. E assim errei a definição, mas você poderia ter feito a "crítica" de outra forma, ou seja, escrevendo claramente que errei! Mas, acredito que seja a sua "maneira" de fazer a tal crítica.

    Agora, voltando ao IDH, nosso mundo não gira só em Mangaratiba e o comentário foi um pouco mais além de nossas fronteiras. Até mesmo por não ser do interesse do governo municipal... só foi para você.


    ResponderExcluir
  5. É aquele meu jeito estranho de ser.
    Quanto ao IDH, foi do interesse de toda a mídia nacional fora da Costa Verde e, também, estrangeira. Aqui em Manga, de fato, somente eu me interessei, mais ninguém. Como nem todos são ricúperos, eu não entendi por quê.
    Se eu fosse promover Mangaratiba, agora, diria que é onde se vive mais e melhor. Traria gente decente pra cá.
    Entretanto, alguns preferem falar da infestação de bandidos que vivem aqui à solta. Um convite para eles.

    ResponderExcluir
  6. Foi exatamente isso que escrevi... o IDH não interessou... só você fez alusão, e mesmo discordando da avaliação louvável que fez aos últimos governantes, penso que realmente deveria ser tema... nem que fosse para a gente discordar.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!