sexta-feira, 12 de julho de 2013

O que diria para meu partido e os demais!


Hoje, acordei com os olhos para os partidos políticos... atrasado este olhar, dirão alguns. Acho que não, só externei isto mais tarde, depois de me remoer, de refletir, de sentir vontade de devolver o mesmo que recebemos deles.

Fico aqui ouvindo as explicações dos políticos, leio as famigeradas posições de militantes, o acirrado embate entre esquerda e direita, o discurso idêntico entre um e outro, onde os militantes repetem os discursos antigos e demagogos.

Então, em meus devaneios, pensei em dizer em rede nacional o que pensa uma militante de um município sem mídia, sem rádio local, sem emissora de televisão local que é obrigada a ler jornais de merda que enchem nossos olhos de induções aos erros conceituais de nossa cidadania.

Diria a eles que infelizmente, os partidos políticos, todos sem exceção, são um câncer difícil de se combater. São todos células deformadas que um dia tiveram a intenção de promover a ordem ideológica, mas que desgraçadamente se reproduziram com defeitos... Que o sonho de organização de uma população se desfaz quando participamos da militância partidária, pois somos jogados na base de uma pirâmide torta, recebendo insumos que não são nossas causas e que temos que defender.

Dizer que não queremos verticalização de ações e de ideias. Afirmar que é tempo de mudanças e que doutrinas estagnadas não sustentam as bases de uma sociedade. Quero participar por ser meu direito, mas quero respeito para termos credibilidade em partilhar nossas ações e ideais. Que as decisões forjadas em nossos núcleos regionais, desdizem o discurso doutrinário e ideológico. Que gritar contra a direita ou contra a esquerda para a população do país, mas se agruparem em bandos com partidos de diferentes correntes, só nos leva ao desgaste e a vergonha ideológica.

Ou gritem contra e ajam em todo o país desta forma, ou modifiquem o discurso e agreguem os valores que encontrarem nos demais em todas as ocasiões. Sem ranços, sem medo de transformar de fato nosso país.

Não queremos mais sermos conduzidos, queremos mesmo é conduzir os representantes políticos. Que a fidelidade partidária machuca, na medida em que sua voz não é ouvida de fato e acabamos buscando ideologias em pessoas e não no partido ao qual nos filiamos. Chega de massacre da população!!! Chega de maldade contra uma juventude que tem como espelho velhas raposas que aderem ao pragmatismo de conveniência em nome de alçarem destaque na política. E nós???? Só queremos desta vida nossos direitos... começando pelos básicos, até chegarmos aos mais longínquos desejos de cidadania plena, quando não mais pensaremos em saneamento básico, segurança, mobilidade urbana, saúde, educação e moradia. Estaremos desejando e buscando somente o conforto das questões mais humanitárias, como o desejo de não mais termos que discutir cotas, homossexualidade, condições das mulheres, racismo, religiosidade.

Queremos vida partidária plena, coerente e dinâmica. Queremos direitos iguais entre nossos candidatos. Queremos respeito no interior ou na metrópole.

Queremos ideologias vivas e mutantes se necessário for...mas, chega de induções ao erro, as justificativas decadentes em um país que já não mais se sente representado por políticos...



36 comentários:

  1. Agora entendo quando vc defendia que o "mandato era do partido" naturalmente imaginando que o político teria que cumprir o "STATUTO", esquecendo talvez que o CANCER ERA NA VERDADE O PARTIDO COM SUAS MANOBRAS E ACORDOS, INDEPENDENTE DE ESQUERDA OU DIREITA OU SEI LÁ QUE POSIÇÃO, SEM IDEOLOGIA OU COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO, MINHA AMIGA SUA IDIGNAÇÃO É SAUDÁVEL !!!

    ResponderExcluir
  2. Os partidos políticos são células que, mesmo estando doentes, com o bem colocou em seu texto, continuam sendo esta indispensável unidade do corpo da sociedade democrática. Logo, precisaremos dessas organizações. Mais do que nunca, precisamos lutar pela democratização das agremiações partidárias e pelo fortalecimento dos seus princípios estatutários, os quais motivaram a sua criação plural na época da anistia, ainda no finalzinho da ditadura militar. Aquele foi um tempo em que o cidadão ainda acreditava um pouco mais nas suas instituições, o que precisa ser resgatado, mesmo que contrarie interesses dos caciques do momento. Mais do que nunca, a participação dos filiados se faz necessária afim de que ocorram mudanças na nossa política a começar pelos partidos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os partidos aprenderam uma maneira de se fortalecerem - as chamadas coligações. Será que realmente essas coligações são feitas com base nas mesmas ideologias partidárias? Acho meio difícil. Estão mais para arrebanhar mais cargos políticos, em minha opinião.

    Não é a toa que quando há eleição para segundo turno, novas coligações são formadas, aqueles que brigaram no primeiro turno, se tornam amigos de infância. Ué, as ideologias mudam assim rapidamente?

    E com essa questão de coligação, os governantes já recebem o seu mandato com o comprometimento de cargos para todos, tem que socar todo mundo dentro do governo, garantindo o apoio das bases aliadas.

    E aí, lá se vão as ideologias. Ficamos sujeitos ao governo que o marketeiro político idealizou e empurrou nossa goela abaixo, pois não tivemos opções para escolha.

    Também está se tornando mais forte a sensação de buscar ideologias nas pessoas e não nos partidos políticos. Não é por aí o caminho que devemos seguir.

    Alguns estão buscando o "Salvador da Pátria", mas o que precisamos é o ponto de equilíbrio entre os partidos e a volta da seriedade e responsabilidade para com o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina:concordo,em alguns pontos,porém,não vejo "busca de um Salvador da Pátria".Mas, indução por parte de retrógrados que têm poder de influência sobre a população. Isto ocorreu após o regime militar...

      Também não vi seriedade, nem responsabilidade em governos anteriores,
      infelizmente.

      Excluir
    2. Oi, Nina.

      Você tocou num ponto importante - as coligações.

      Sinceramente, não sou contra a existência dessas alianças no período eleitoral, mas vejo que, geralmente, elas têm ocorrido sem uma mínima coerência ideológica ou de afinidade de propostas. Porém, se situações assim acontece é por falha na organização dos partidos, os quais carecem de mais democracia e de uma maior participação das bases (e às vezes das próprias bases também). Por motivo de estratégia ideológica podem dois partidos com tendências políticas próximas coligarem, o que acho super normal.

      Penso que a melhor solução para tudo isso que apodrece o sistema eleitoral seria reformulando os nossos velhos partidos ou criando novos. Além da reforma estatutária, coisa que somente os próprios filiados poderão fazer, deve-se buscar desenvolver uma nova mentalidade política eticamente comprometida com os princípios da agremiação.

      Quanto às leis do país, pouca coisa poderão fazer. Talvez, com o fortalecimento do poder partidário, as coisas mudem de maneira que o mandato do político eleito passe a pertencer ao partido e não a ele, o que obrigaria nossos deputados e vereadores a prestarem contas à base sobre as posições que assumem. Se um PX é oposição e o seu vereador passa a votar nas propostas do governo para ter certos benefícios, a legenda (aí nunca a coligação) deve ter o poder de afastá-lo colocando no seu lugar um outro mais votado.

      Excluir
    3. Ao anônimo das 19:04, com relação a busca do "Salvador da Pátria", me referi a isso pela onda que ocorreu nas redes sociais em referência ao nome do Ministro Joaquim Barbosa, dizendo que ele traria a decência que o Brasil tanto procura. Em nosso município também vemos pessoas valorizando mais os "nomes" e não os partidos. Alguns ou a maioria, nem sabem a que partidos eles pertencem, nem procuram saber da ideologia dos partidos, preferem as ideologias das pessoas. É mais ou menos isso que eu quis explicar.

      Quanto a volta da seriedade e responsabilidade para com o povo, realmente me expressei mal, não seria a volta, mas sim, a existência.

      Rodrigo, também não sou contra às coligações. Sou contra ao mau uso delas ou ao uso em benefício de ganhar eleições para estar no poder a qualquer preço. Dessa forma, nunca teremos a igualdade de oportunidades entre os partidos.

      Excluir
    4. Concordo, Nina. Mas não vejo outra forma de controle senão internamente, através dos filiados de cada partido. As leis não poderiam dispor sobre com quem o parido X poderá se coligar. É pela participação que mudaremos a política partidária.

      Excluir
  5. "A reforma política começa na TV"- blog altamiroborges...

    ResponderExcluir
  6. Nina,tudo bem,entendi.Essa onda, que ocorreu nas redes sociais(espero não
    continue),creio que são opiniões de pessoas que não querem que a "recém-nascida democracia" cresça e se fortaleça.Algumas,tentando induzir os não politizados,outras,induzidas ao nome deste senhor p/ "salvador"(??!!),escolhido por Lula(...),que deu um tiro no próprio pé pensando que, com este gesto,estaria contribuindo para o resgate da dívida histórica que o Brasil tem com o negro.

    Não podemos desconsiderar suas qualidades.Sendo,como todo negro brasileiro,de origem humilde e,mesmo assim,tendo conseguido estudar,falar 2 ou 3 línguas,ser juiz,enfim...).

    Mas isso não justifica tal comportamento, pois já tivemos esta infeliz(eu,não!) experiência.Dizem que brasileiro não tem memória...E,muitos, não usam a razão.Achavam que "o outro" não fazia parte da política e,que com isso,daria certo.Na verdade,não sabiam NADA,inclusive,que grande parte da família dele e ELE eram "políticos"...

    E,agora,querem repeteco,ou nem sabem se querem ou não.Pra eles,o que vier
    é lucro.Que "lucro",meus Deus???

    ResponderExcluir
  7. Entendo que as coligações, ocorrem de acordo com os interesses pessoais de políticos que só pensam em si próprios ou por modismo manipulador incentivado pela mídia como foi o exemplo do Kassab ao fundar o PSD que foi formado por vários dissidentes do DEM, do PSDB e do PPS ,,, aliás aqui em Mangaratiba o PSD traiu o eleitorado quando incentivou essa aliança no Legislativo, onde pelo menos na prática existe a tal coalizão parlamentar ,,,, onde o Poder Legislativo ficou totalmente enfraquecido e anulado . As pessoas mais atentas percebem que essa coalizão não é desejo de alguns Edis, que por motivos diversos ainda não se manifestaram, porém já existem indícios de insatisfação e quem quiser continuar em 2016, será obrigado a tomar uma posição e se rebelar enquanto há tempo para tal . Tenho certeza que pelo menos 4 vereadores que lá estão, embora anestesiados ou sei lá o que ,,, querem entrar em campo para ajudar ao Executivo e Legislar em prol de melhorias para nossa cidade, alguns eu conheço pessoalmente e sei que não têm vocação para Vaquinhas de Presépio ,, Leila se o comentário destoou do assunto e eu tenha levado para o lado da política regional, sinta-se à vontade para deletar,,, atualmente estou com o pensamento totalmente voltado para nossa cidade e confesso que com muitas decepções .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos mal,quando se filiam a partidos que correspondem a suas mentali
      dades e atitudes...

      Excluir
    2. Melhor dizendo:há aqueles que se filiam e/ou se candidatam a cargos políticos nos partidos que correspondem as suas mentalidades e atitudes conservadoras e autoritárias,embora os discursos sejam "democráticos,progressistas,socialistas até (bah!).
      E,aqueles que mesmo sendo bastante conservadores e reacionários,fazem o contrário.Filiam-se e/ou se candidatam a cargos
      políticos que nada têm a ver com seu discurso.É pra confundir ou não?

      Excluir
  8. PSD ou o fantasma do PDS...Que cara de pau!!! Partido,cujos componentes sempre odiaram e reprimiram passeatas ou qualquer movimento democrático, agora,vem à TV dizer ,aos jovens, que as manifestações iniciadas pelo MPL (e invadida pelos vândalos golpistas a mando deles),não foram suficientes.E os convida a fazer um "curso de formação política" (kkkkkk).

    Como se não bastasse a Globo,a Veja e a Folha de S.Paulo,que já ministram
    esse "curso" faz tempo...



    ResponderExcluir
  9. Só tem bandido no PSD. Vide o governo de Mangaratiba. Estão fazendo isso para desqualificar o movimento.

    ResponderExcluir
  10. É fato, anônimo anterior. Só para lembrar: quem é mesmo o presidente do PSD-Mangaratiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é o Gênio do Mau.KKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Não. É o HUMBERTO VAZ.

      Excluir
    3. O Humberto Vaz é conhecido como o gênio do mal. Embora de gênio ele tenha muito pouco. Mais parece um ladrão de galinha. Aliás, ladrão de esmeraldas segundo seus funcionários...

      Excluir
  11. LEILA BOM DIA ! GANHEI O DIA LENDO A ÚLTIMA MATÉRIA DO LAURO NO "NOTÍCIAS DE ITACURUÇA", RENASCE UMA PONTA DE ESPERANÇA NA JUSTIÇA DESSE BRASIL!!!!

    ResponderExcluir
  12. O cha... arrebentou a imagem de muitos samaritanos !! uma grande resposta para quem quer fazer vida na politica suja instalada em mangaratiba. Chupa que é de UVA" banana e niltinho e muitos que ainda... vão cair.

    ResponderExcluir
  13. Mangaratiba vive sempre a política rançosa e os aprendizes só conhecem esta forma política de governar.

    Se quisermos modernidade, compromisso com a população e com o desenvolvimento econômico, temos que nos mexer.

    Eu, sinceramente, estou muito desmotivada com a vivência partidária em nosso município e como respiro política, vivo política e não sei ser de outra forma, estou em plena época de aridez partidária.... ou muda tudo ou eu me mudo de partido.

    Não dá mais para ver gente que mal conhece o Be a Bá de ideologias e vivência partidária, achar que sabem muito e que irão agir como os velhos senhores locais determinarem.

    E vejam, isto está acontecendo em todos os partidos da região.

    Vou confessar um defeito que tenho... eu não tenho paciência com arrogância e com distorções de conceitos... e aí... sai de baixo!!!!

    Continuo tentando,por diversos motivos... entre eles, o compromisso assumido com o Célio, o compromisso assumido comigo mesma de que preciso deixar algo mais decente para minhas crianças poderem viver em um lugar melhor, o compromisso assumido por quem teve a oportunidade de estudar, trabalhar e experimentar a vida em lugares diferentes daqui e assim, poder observar as diferenças comportamentais de políticos e sociedade.

    Enfim, tenho muito que devolver a vida e não será meia dúzia de distorcidos e ignorantes "arremedos" de políticos que irão me fazer desistir.


    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente c vc, mas tem momentos que nos dão tristeza de ter qdue dividir o mesmo ar com determinados seres humanos, ou melhor seres desumansos !!!!!! mas a vida segue seu curso e nos falta sabedoria para entender que o final é sempre o mesmo !! CHUPA QUE É DE BANANA!!! KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção pessoal, tenho CURIOSIDADE.......Quem na ELEIÇÃO de 2004 DENUNCIOU o NILTINHO e o BANANA, por uso da máquina e outras coisas, que hoje acarretou a cassação e multas aos DOIS?...Na época seus adversários eram o AARÃO e o CAPIXABA.

      Excluir
  15. EM TEMPOS PRETÉRITOS O ATUAL PREFEITO "CAPIXABA" TEVE DIVERSAS OPORTUNIDADES DE SAIR PRESO E NÃO FOI ... GRAÇAS A NOSSA POLÍCIA, QUE MUITOS DELES H0JE SÃO SEUS SUBORDINADOS "SEGURANÇAS" E CONTINUA A DESAFIAR A JUSTIÇA, MAS AGORA OS TEMPOS SÃO OUTROS !!!! O MP MERECE RESPEITO E VC VAI APRENDER A RESPEITÁ-LO.....

    ResponderExcluir
  16. Não sei que MP é esse, se até agora nem mencionaram o roubo da merenda. Se fosse na escola, a merendeira que é sem vergonha, ladra, tem que ir presa. Mas como foi no administrativo, na secretaria, aí o povo se calou. Será que o ministério está com o prefeito também?

    ResponderExcluir
  17. E essa hora que não chega !!!!! mas vai chegar !!!!!

    ResponderExcluir
  18. Acho que em Mangaratiba deveria haver uma intervenção urgente por parte de instâncias superiores no judiciário, executivo e legislativo porque estamos vivendo uma corrupção absurda em Mangaratiba e que jamais foi vista em nenhum fantástico. Lamentável e desesperador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Mangaratiba só MILAGRE........KKKKKKKKK

      Excluir
  19. ...E os "IRMÃOS" EMPREITEIROS JÁ ESTÃO PREPARANDO UM TERRENO EM FRENTE AO VARANDÃO NA PRAIA DO SACO PARA MAIS UMA INVESTIDA, AÍ TEM CHEIRO DE MATO QUEIMADO!!!

    ResponderExcluir
  20. Aqui na Prefeitura tudo é POSSIVEL...No TREVO do Ranchito, deram um QUIOSQUE e agora o poder publico fez uma obra de ampliação. É a CIDADE SEM LEI....

    ResponderExcluir
  21. Quando um pássaro está vivo, ele come formigas. Quando o pássaro morre, as formigas o comem. Tempo e Circunstâncias podem mudar em qualquer minuto.Uma árvore faz um milhão de fósforos. Mas apenas um fósforo é necessário para queimar milhões de árvores. Quem está no poder se acha acima do BEM e do MAL e se esquecem que as circunstâncias podem mudar. Joaquim Barbosa veio para mostrar para o povo que a justiça pode ser feita SIM. NUNCA É TARDE PARA O POVO MOSTRAR A FORÇA QUE TEM

    ResponderExcluir

  22. Difícil é saber o que está rolando nos bastidores dessa Prefeitura falida.
    Obras inexistentes, saúde deficiente, educação sem nenhum brilhantis-
    mo ou algo que possa incentivar a classe de estudantes, o turismo dan-
    do o braço com o setor de eventos que nada faz em prol do entretenimen-
    to da população e vários outros aspectos negativos que transbordam no
    desencanto da população mangaratibense. Será que teremos a festa do
    peão? Acredito que sim, pois FESTA foi o tema principal da campanha
    eleitoral do nosso Prefeito, porém se a festa da padroeira em Itacuruçá
    foi um fiasco, imaginem a do peão! porém, penso com os meus botões:
    se a Prefeitura está sem verba para tocar todo esse complexo adminis-
    trativo com decência, cabe ao prefeito disseminar isso para a população,
    ou seja, comunicar a todos os "CONTRIBUINTES", como é chamado o
    pagador de impostos do município, o motivo pelo o qual a máquina ad-
    ministrativa encontra-se emperrada, seja através dos jornais locais, car-
    ros de som ou outro qualquer meio de comunicação.

    ResponderExcluir
  23. A prefeitura pode até estar sem dinheiro..., mas a farra do boi continua do iapoque ao chuiiiiii !! MANGARATIBA VIROU UMA SERRA PELADA !!!! "
    DO MAIS SIMPLES DOS FUNCIONÁRIOS ATÉ O TODO PODEROSO VAZZZZZ"

    ResponderExcluir
  24. E há prefeitos que têm a cara-de-pau de irem a Brasília reclamar, com a presidente Dilma,que as verbas repassadas para as prefeituras,são insuficientes.
    Nunca "mamaram" tanto!Queria ver com o Serra,Aécio ou FHC o que eles iriam
    receber para fazer a farra do boi.Se os aposentados foram chamados de "vagabundos" por FHC,imagina esses "pilantras"...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!