terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ética? Moral? Cidadania...

" A ética deve fundar-se no bem comum, no respeito aos direitos do cidadão e na busca de uma vida digna para todos" (Ferreira Gullar)

A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural, etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais maisi restritos: uma instituição, um partido político...Há, portanto, muitas e diversas morais. Isso significa que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens.

Já a ética é uma reflexão crítica da moralidade. Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltadas para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana.

A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana capaz de julgar criticamente os apelos acríticos da moral vigente.

Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreesão e uma justificação crítica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.


Assunto chato? Pode até ser que avaliar nossas atitudes e compromissos, seja de fato maçante, mas sem parar de vez em quando para pensar em moral, ética e cidadania, somos barco a deriva, que qualquer um acaba se considerando apto a conduzir.

Sendo assim, não poderia deixar de falar em administração pública, pois é ela que desenvolve as atividades estatais visando ao bem comum, de acordo com a lei.

Administração pública é o conjunto de órgãos, funções e agentes públicos com a finalidade de desenvolver as atividades do Estado, visando à consecução dos INTERESSES COLETIVOS. A administração pública deve expressar o compromisso do estado com o BEM-ESTAR da COLETIVIDADE.

Tais atividades devem ser realizadas em conformidade com aquilo que a lei estabelece e de acordo com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública.
Esta deve obedecer aos seguintes princípios:
Legalidade - obediência à lei;
Impessoalidade - inexistência de preferências, privilégios ou diferenciações que não sejam previstos na lei;
Moralidade - princípios éticos de justiça e probidade;
Publicidade - visibilidade e transparência das ações públicas;
Eficiência - desempenho satisfatório das atividades a fim de alcançar os melhores resultados na prestação dos serviços públicos.

Não vou nem questionar a administração pública no âmbito federal, nem mesmo estadual.... vamos pensar na célula menor que é nosso município, tão pequeno e tão fácil de ser questionado...
Estamos participando? Estamos satisfeitos? Corresponde a nossa expectativa? Estão obedecendo aos princípios de nossa constituição, em seu art.37?

E como hoje estou chata demais, termino esta postagem com uma citação do Herbert de Souza - o Betinho, para que uma pessoa muito querida, que um dia destes me disse não conhecer por ser muito nova, possa ter uma idéia de quem muito agregou em nosso país.

"Eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação."

4 comentários:

  1. Amiga Leila: Em Brasília para Arruda tudo são flores.No DEM o “panetone”,já está sendo assado com carinho e todos tem certeza que vai sair do jeito que o governador gosta.Na Câmara Distrital,a coisa será um passeio na pista.Agora com as posições definidas é só aguardar.Tudo é uma questão de tempo.É só o Governador não se apavorar.O presidente Lula saiu ainda mais popular do Mensalão.Por que seria diferente com José Roberto Arruda? 90% do povão adora uma pizza.Por que iria desprezar um panetone?Afinal já estamos quase no Natal. É LAMENTÁVEL O ATUAL MODELO POLÍTICO E ECONÔMICO BRASILEIRO!!! A LUTA CONTINUA, ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. QUANDO PENSAM EM INVESTIR EM ALGUMA COISA QUE REALMENTE LEVARÁ OS JOVENS A SE TORNAREM SERES MAIS PENSANTES E CRÍTICOS, SIMPLESMENTE ACABAM COM OS PROJETOS.QUANDO EU FAZIA O "GINÁSIO" HOJE SEGUNDO SEG. DO ENSINO FUNDAMENTAL, EXISTIAM AULAS DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA,E O RESULTADO DISSO ERA QUE NÓS ESTUDANTES ESTÁVAMOS COMEÇANDO A DISCUTIR VALORES QUE NÃO INTERESSAVAM AO PODER PÚBLICO E O RESULTADO FOI MODIFICAR TUDO E ACABAR COM ESSAS AULAS...HJ REALMENTE AS PESSOAS NÃO DEFINEM A ÉTICA, A MORAL E A CIDADANIA ISSO NÃO É INTERESSANTE AO PODER PÚBLICO QUE VEM GOVERNANDO EM PROL DE INTERESSES PARTICULARES E NÃO DE UMA NAÇÃO...

    ResponderExcluir
  3. Rio, 10 / 12 / 2009
    O havai é aqui, Roda Viva, Ética, Moral,
    Cidadania, caramba, suas postagens são um
    verdadeiro furacão, são gratificantes e nos
    fazem um bem enorme.
    Um abraço, é muito bom ler seus posicionamentos.

    ResponderExcluir
  4. È muito bom ter com quem partilhar ideias e principalmente, saber que não estamos sós nesta batalha.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!