segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Adios muchachos ....Bienvenidos a la nueva temporada

Hoje acordei animada e encantada com a esperança de uma nova forma de se viver em minha Mangaratiba. Saber que hoje se encerra um período de sombras que tanto nos humilhou, me faz bem.

Alguns me dirão para pisar no freio, outros me dirão que sou otimista demais e alguns me aconselham a não respirar ares que já estão viciados por conta de tanto mal que Mangaratiba já sofreu. Mas, não sou comedida e me recuso a viver não sendo barro ou tijolo. Como não ter esperança? Como não me arriscar em amassar a terra até ver seus novos contornos?

Gosto de novidades! Gosto de experimentar! Tantos apostaram nesta nova época que não posso me omitir em participar disto tudo. Ah! Participar! É isso?

Sofremos tanto tempo sussurrando pelas ruas, deixando lágrimas por nossos caminhos, quando nossos direitos eram roubados na mão grande e só recebíamos afronta daqueles que um dia foram a esperança também.... e por isto mesmo, quero e devo participar! Não quero deixar a corda solta, quero o tempo todo a tensão no fio que liga uma ponta a outra. Quero ser escutada, mas para isto, preciso de conhecimento. Quero meus direitos, mas jamais quero privilégios. Tenho pressa e não descontrole, mas tenho que ter paciência e não passividade.

Enfim, estas cicatrizes que adquirimos ao longo de nossa vida em comunidade, serão as oferendas que faremos aos novos governantes. Elas ainda sangram, elas estão em nosso corpo e em nossa alma e não podemos maquiá-las e fingir que elas não doem.

Então, aos que partem, desejo firmemente que se concentrem em avaliar seus conceitos morais, éticos, sociais e que o façam bem longe de nossas vidas.

Aos que chegam, desejo firmemente que honrem o título de paladinos da justiça, de heróis da resistência e recebam nossas cicatrizes como uma oferenda de nossos sacrifícios.

Parabéns ao povo de Mangaratiba, parabéns ao grupo que entra, parabéns a vida que só se vive uma vez!

28 comentários:

  1. Enfim, juntos politicamente.
    Capixaba já conseguiu esta proeza.
    Hasta quando? Hasta quando?

    ResponderExcluir
  2. É que a esperança me fez amanhecer barro, o problema é quando me transformo em tijolo.

    ResponderExcluir
  3. Tanto o barro quanto o tijolo erguem maravilhosas construções, sejam mais humildesou luxuosas.Mas éa partir destas materias primasa que se constrói. Beijos

    ResponderExcluir
  4. AI CACETE.NEM BARRO NEM TIJOLO.MINHA AMIGA VAMOS FICAR COM CONCRETO.
    TROMBADÃO

    ResponderExcluir
  5. Trombadão,

    Concreto não! Não é tão útil....

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. BEM !
    MUITO BACANA, AS METÁFORAS...LINDO!
    O ÚNICO PROBLEMA DO NOVO GOVERNO, É QUE NOVAMENTE UM ANTIGO SECRETÁRIO DO CHARLINHO E AARÃO ESTA VOLTANDO AO QUADRO POLÍTICO, CHEGA SER ENGRAÇADO...NOVAMENTE CENTRALIZANDO O PODER EM SI!!NOVAMENTE DITANDO AS ORDENS, NOVAMENTE DECIDINDO TUDO...E PODE ACREDITAR LEILA, PESSOAS QUE ANDARAM DE SOL A SOL ESTÃO COMEÇANDO A FICAR ASSUSTADAS, PESSOAS Q DEDICARAM SEU TEMPO E SUOR...
    VAMOS AGUARADAR AS NOVIDADES!
    ESTOU CONFIANTE NA MUDANÇA, MAIS JURO QUE O FRIO NA BARROGA NÃ DESAPARECEU, COMO VC DISSE AS FERIDAS CUSTAM PARA FECHAR SE FECHAR.

    ResponderExcluir
  7. E é por isto que penso que devemos meter a mão na massa. Não deixando a corda solta mesmo. E sem metáforas, é preciso ter paciência e controlar a pressa, pois só assim poderemos não dar tiros no pé.

    Sabe, penso que o maior mal que aconteceu em Mangaratiba, foi não termos tido a capacidade de tocar o sinal de alerta logo no início do outro governo, nos omitimos mesmo. Não podemos deixar isto acontecer agora.

    ResponderExcluir
  8. Acho vc uma pessoa muito inteligente e que defende sua opinião com muita propriedade. Gosto de ler seus comentários e postagens "em todos os lugares" ou quase em todos. rss

    ResponderExcluir
  9. Elizabeth,

    Todo mundo reclama dos lugares que "frequento" virtualmente rsrsrsrs...., mas já pensou se só "andássemos" nos lugares que nos são agradáveis?
    Em lugares feios, também encontrei gente boa, flores bonitas, construções criativas....

    É lá que devemos frequentar, para tentar...tentar....

    Obrigada mesmo! Quantas mulheres e homens de primeira tenho encontrado em Mangaratiba, doidos para ver a coisa funcionar e que não tinham como expressar estas opiniões.

    ResponderExcluir
  10. eu quero saber os secretários

    ResponderExcluir
  11. Queda para o alto?
    Postado em
    2 DE OUTUBRO DE 2010
    CME - Mangaratiba
    Professoras: Vania, Alessandra, Cleonice, Aline.....Professor: Devanil


    Com esta foto publicada originariamente na página da Superintendência de Comunicação de Mangaratiba, apresento a sociedade civil, o Conselho Municipal de Educação.


    Aproveito para explicar como é a composição deste conselho de tamanha importância em qualquer município:

    O CME-Mangaratiba é composto por 12 (doze) membros efetivos, sendo 06 (seis) indicados pelo Executivo e 06 (seis) Representantes da Sociedade Civil eleitos por seus pares , conforme Portaria nº 2226 de 8 de dezembro de 2009.

    Representantes da Secretaria Municipal de Educação:
    • Indira dos Reis Silva
    • Maria Antonia Rosa
    Representantes do Jurídico:
    • Frederico Antonio Carneiro de Moraes
    Representante de Diretores:
    • Devanil Gonçalves da Silva
    • Gerlaine da Fonseca Lisboa
    • Márcia Maia de Miranda Barros
    Representante de Professores:
    • Aline Nunes Siqueira Macedo
    • Alessandra Andrade Cardoso

    Representante dos Profissionais de Educação:
    • Meyre Maria Gabino Ayres dos Santos

    Representante da Comunidade:
    • Gibram Alziro Simões

    Representante de Pais/ Responsáveis de Alunos:
    • Ana Mara Ferrazzani Ribeiro
    • Vânia Nunes de Oliveira

    Secretária Executiva:
    • Cleonice Silva Almeida de Oliveira

    Mas, as perguntas que faço a população e a nossos representantes da Câmara são as seguintes:

    Quem são os representantes da sociedade Civil neste Conselho?
    Onde trabalham? Estão ocupando cargos de confiança no executivo? Recebem FGs?
    Qual é a verdadeira função de nossos vereadores? Dar moção honrosa a grupos que previamente se sabe, são ilegítimos?
    Nossos representantes do legislativo desconhecem as Leis? Estão assim tão despreparados ou somente não querem se indispor com o Executivo?
    Que representação é esta que pactua com os desmandos do executivo em situações tão claras?


    Será que é somente hábito, o burlar leis ou realmente NÃO ACEITAM que a população tenha o DIREITO de participar da gestão em assunto onde o maior interessado é a própria população?


    Qual o motivo real de se excluir e arrancar da população este DIREITO?

    Medo? Ignorância? Ou algo mais escuso?

    Com estas perguntas, quero deixar meu repúdio a esta Câmara e as pessoas que mesmo sabendo da ilegitimidade deste Conselho, sentem-se no direito de impor a sociedade suas arbitrariedades e falta de ética.

    Assim, toda a baboseira e salamaleques de aplausos em sessões para a aprovação de aumento para os professores, não passou de mais um episódio da série, "Mangaratiba está no esgoto".
    Postado por leila castro às 13:51:00
    Marcadores: Conselho municipal de educação, Câmara, Mangaratiba, Vereadores
    Sem comentários!

    ResponderExcluir
  12. Para você ver como não sou tendenciosa!

    Agora, as pessoas estão empossadas, em cargos e funções escolhidas dentro da legalidade e legitimidade.

    Se você não percebe, a questão daquela postagem é o afastamento da população nas situações que nos são garantidas pela constituição e por leis federais, estaduais e municipais.

    Se os conselhos do município continuarem a ser compostos da mesma forma que os antigos governos tinham como prática, também farei postagens deste tipo.

    Se a convocação para estes conselhos forem entre quatro paredes, se colocarem pessoas ligadas ao governo como representantes da sociedade, vou reclamar do mesmo jeito.

    Se a Câmara não agir nestas "ilegitimidades", também vou repudiar.

    Se a população não buscar sua participação nestes conselhos, também vou desanimar.

    É uma questão de direitos, de deturpação do poder que tem como base para estas arbitrariedades, a não participação e o desconhecimento do cidadão de suas responsabilidades.
    E o questionamento foi para a representação da sociedade civil que tinha como representantes, Vania Nunes e Gibram Alziro. Os profissionais da educação foram representados desta forma, pela omissão daqueles que exercem estas funções. Agora, na sociedade civil, os representantes foram escolhidos pela omissão do governo em incentivar e divulgar esta eleição.

    Representante dos Profissionais de Educação:
    • Meyre Maria Gabino Ayres dos Santos

    Representante da Comunidade:
    • Gibram Alziro Simões

    Representante de Pais/ Responsáveis de Alunos:
    • Ana Mara Ferrazzani Ribeiro
    • Vânia Nunes de Oliveira

    Agora, estas pessoas foram escolhidas legitimamente para exercerem seus cargos, já no conselho, foram escolhidas pela prática doentia dos governos anteriores em afastar a sociedade das decisões que lhes são asseguradas.

    Espero que a Vânia, profissional da área, não tenha este ranço social em sua gestão, já que ela sabe que isto não é legítimo. Vejam a diferença, entre legitimidade e legalidade....

    ResponderExcluir
  13. Leila,

    Diga hoje com toda a convicção o que hoje pensar e amanhã, com a mesma convicção, o que amanhã pensar mesmo que contradiga tudo o que disse ontem.
    A coerência é uma virtude dos imbecis.

    ResponderExcluir
  14. Lacerda,

    O pior disto tudo é que desta vez não me contradisse. Simplesmente não temos a representatividade que a lei municipal determina na formação de nosso conselho e por isto reclamei.

    Mesmo que ali só tenham os especialistas do município, não dá direito ao executivo de manipular esta formação. Não se arranca o direito de representatividade da sociedade, colocando somente aqueles que ocupam cargos de confiança no governo.

    Que isto mude! Para que possamos crer em mudanças, é necessário que a nova secretária estimule esta participação da sociedade.

    Isto não invalida a minha posição de apoio a nova secretária e seu grupo de trabalho, até quando não merecerem mais este apoio.

    ResponderExcluir
  15. Em relação a outras pessoas ligadas ao então Conselho Municipal de Educação não posso falar, mas sobre o professor Devanil Gonçalves da Silva que foi representante dos diretores neste conselho tenho muito a dizer...
    Devanil é um profissional, sério, compromissado, justo, competente,... enfim este professor é um profissional como poucos neste município!!!
    Me entristece muito que pessoas esclarecidas julguem ao outro desta forma!
    O professor Devanil mesmo tendo cargo de confiança no governo Aarão, nunca foi omisso, estava lá junto a professora Vânia Nunes lutando pela quebra do veto, sem medo...
    Isso sim é um profissional de caráter!
    Me alegro muito em saber que o mesmo estará conduzindo junto com a professora Vânia Nunes a educação em nosso município e tenho certeza que o ensino em Mangaratiba com estes dois maravilhosos profissionais se transformará referência em todo Rio de Janeiro!
    Não julguem antes de conhecer, por favor!!!

    ResponderExcluir
  16. Querida falastrona LEILA !!!

    Vc diz que sabe isso aquilo e que tal prefeito é bom outro é pior...etc

    Então diga para os leitores do seu BLOG qual dos prefeitos abaixo(que alias são todos banana da terra) como vc gosta de dizer que candidatos de fora sao turistas e exploradores...então qual dos prefeitos abaixo MUDOU MANGARATIBA PARA MELHOR, mas depois diga onde esta esta Mangaratiba Melhor, que eu ainda nao vi.

    Vejo uma cidade atrasada com pessoas atrasadas igual a vc...FALASTRONAS e nada mais do que isto.

    Vamos LEILA...abaixo foram todos prefeitos da terra e MANGARATIBA 100 anos depois esta nesta M....


    RELAÇÃO DE TODOS OS PREFEITOS DE MANGARATIBA

    1923-1927 – MANUEL MORERAS DA SILVA
    1925-1926 – ORLANDO DA SILVA BREVES
    1925-1926 – OLYMPIO MIGUEL SIMÕES
    1925-1926 – JOÃO FRANCISCO
    1927-1931 –1946-1947 – VICTOR BREVES
    1931 - ARTHUR PIRES
    1931-1934 – ORESTE GAMBA
    1934-1937 – 1937/1945 – JOSÉ ALVES E SILVA
    1934 - TOLSTOI COELHO DE SOUZA
    1945-1946 – MURILO CABRAL DA SILVA
    1947 - ENÉAS DAMASCO
    1947-1951 – VICTOR DE SOUZA BREVES
    1951 - VIVALDO ELÓI PASSOS
    1951-1955 – JOEL RUBIÃO MOREIRA
    1955-1959 – VICTOR DE SOUZA BREVES
    1959-1963 – SYLVIO C. DA SILVA
    1963-1967 – ARMANDO JOSÉ RODRIGUES
    1964 - ROBERTO OLYMPIO SIMÕES
    1967-1971 – EDSON ELIAS DUMAS
    1971-1973 – ANTONIO DE BARROS NETO
    1973-1977 – 1983-1988 – CÂNDIDO J. DA COSTA JORGE CAPIXABA
    1977-1981 – 1993-1997 – JOSÉ MIGUEL OLYMPIO SIMÕES
    1981-1983 – SEBASTIÃO QUEIROZ DE ALMEIDA
    1988-1993 – EMIL
    1997-2000 – 2001-2004 - CHARLINHO - CARLO BUSATTO JUNIOR
    aarao 2005.......

    ResponderExcluir
  17. Anônimo da educação,

    É isto que penso! Sem que eles façam seu trabalho não podemos opinar. Vocês sabem que gostei da escolha, vocês sabem que minha opinião sobre eles é boa em relação a educação.

    Quanto ao CME, penso que devem mostrar a que vieram, reestruturando o conselho.

    Aproveitem que terão mudado de posição, já que não podem mais representar os segmentos referentes a classe profissional e a sociedade, e convocarem eleições de forma digna e honesta. E como bons gestores, promoverem e incentivarem a participação de toda a comunidade escolar neste conselho e nos outros da educação.

    ResponderExcluir
  18. Ao anônimo da "falastrona Leila",

    Primeiro, nunca afirmei que sei tudo....nunca escrevi sobre futebol.... rsrsrs

    Segundo, nunca escrevi que os candidatos eram péssimos por serem forasteiros ou turistas....???? Se escrevi isto, estava de porre.. Sempre afirmei o contrário, que ser da terra ou não, é o menos importante. Agora, os forasteiros que por aqui aportaram, foram aqueles que nada tinham a somar ao nosso município, com suas trajetórias pessoais e políticas muito questionáveis.

    Seria uma asneira muito grande afirmar isto e detestar o governo do inominável ex...que é cria de Mangaratiba.

    Agora, vamos aos prefeitos:

    Para que possamos tentar responder, precisamos de parâmetros como: época, população, contexto nacional, verbas e outros parâmetros para comparação.

    Você vai da 1a república até os dias atuais e fica muito difícil esta comparação. Na 1a república, os escolhidos eram os "senhores" do lugar, isto em todo país e portanto não haveira progresso da forma que vemos hoje, onde a sociedade deve ser privilegiada e ser a prioridade dos gestores.

    Depois tivemos o período de 1930 a 34, quando Vargas recebeu o poder pleno e não havia o processo democrático, portanto também voltamos a estaca zero, quando não podemos comparar realidade atual com um período negro da história do país. De 34 a 37, tivemos o governo constitucional onde o integralismo se opunha ao aliancismo, levando nosso país a um combate de ideologias que inluenciavam os demais poderes.

    Absolutamente incomparável com os dias atuais!

    Como progredir com governos desta natureza?

    Assim, vamos a 3a república que é chamado de ditadura do Estado Novo..... não preciso nem explicar muito.... sem comparação também com os dias atuais....

    Podemos dizer que foi um período de avanços na economia,mas que não privilegiava a liberdade dos cidadãos e não havia uma política voltada para a economia local, se administrando mais nacionalmente.

    Repare que os prefeitos desta época continuavam sendo os "senhores" municipais. Este período se encerra em 45. Quando entraremos no governo populista de Getúlio que vai até 1964. Neste período retornamos algumas vezes a prefeitos que deixaram suas marcas na população com suas características de "senhores", tendo nossa população uma tendência a viver sob o domínio daquilo que já "conhecemos"...


    Depois tevemos a ditadura militar que sufocou as aspirações de liberdade e que só fizeram alienar uma população em relação a seus direitos e sua condição de libertos, que perdurou por 20 longos anos.

    Repare a tendência de nossa gente em "escolher" aquilo que já se conhece, pois no fim da ditadura, Capixaba retorna e faz seu governo mais popular...

    Então, só podemos mais ou menos avaliar ou comparar, os prefeitos da atualidade e mesmo assim, muita coisa mudou, como verbas destinadas ao município, responsabilidades municipais, descentralizando as competências e a forma de administração dos municípios.

    O período de aparente maior progresso, foi o do Charlinho que modificou a cara do município, mas que não trouxe progresso econômico sustentável para nossa gente.

    Não temos um perfil turístico de qualidade até hoje, apesar do filão aberto, lá atrás, pela rodovia Rio -Santos, nenhum prefeito teve a visão de exploração decente para nosso município, nos proporcionando somente a dependência econômica à prefeitura.


    Portanto, nova era, nova visão econômica, nova forma de promover o progresso econômico para nós, é algo que esperamos até hoje, com educação de qualidade, entre outras coisas, para que possamos entender nosso passado e vislumbrar à partir disto, um futuro mais promissor para todos nós.

    ResponderExcluir
  19. Leila falastrona

    Sua descrição resumida da história é quase perfeita, porém NAO JUSTIFICA a situação de M... que Mangaratiba se encontra nos dias de hoje.

    Se formos analisar a conjuntura politica, economica e social da região como um todo, afinal sua descrição da história nao foi apenas da região ou de Mangaratiba, mas do país em si, mas um motivo que nos remete ao VICIO POLITICAMENTE ERRADO em que sempre Mangaratiba esteve dependente, pois caso contrário, ou seja, se fosse como vc colocou acima, ANGRA, PARATY, ITAGUAI, UBATUBA, ETC..... todas estas cidades teriam de estar na M..... que Mangaratiba está, porque a HISTORIA foi igual PRA TODAS as cidades citadas....mas porque so MANGARATIBA NAO SAI DO LUGAR.

    Exemplo melhor do que a vizinha ANGRA DOS REIS nao temos, passou pelo mesmo processo politico ao longo dos anos e HOJE É UMA CIDADE RESPEITADA, SERIA, AMADA, QUERIDA, VALORIZADA, BEM ADMINISTRADA E COM FUTURO ECONOMICO DE Q U A L I D A D E, enfim....um exemplo vivo para o povo de Mangaratiba sair do paradigma errado que nortea, enterrado no bairrismo burro e atrasado, encabrestado por mentes pobres de espirito, bom apenas para os politiqueiros do momento.

    MAS NAO, infelizmente a maioria do povo managratibense é igual IGUAL A VOCE Leila, sobrevivem feliz das migalhas politiqueiras da TERRA, do lixo social deixado pelo atrazo incontestavel, da fofoca urbana, do beija mao.

    Sinto muito dizer, mas Mangaratiba como outras cidades equivalente NAO VISLUMBRA UM FUTURO SUSTENTAVEL, nao existe uma direção sequer que nos indique um crescimento sustentável em minha amada Mangaratiba, so vejo incertezas, duvidas e muita desconfiança dos que defendem A ou B no governo.

    Hoje 2011, Mangaratiba tem tudo para recuperar parte do tempo perdido, pegando carona na cidade vizinha de Itaguai, mas para um crescimento SUSTENTAVEL apenas governando DEMOCRATICAMENTE ...JUNTO COM O POVO, SEM MENTIRAS, COM LIBERDADE E IGUALDADE.....o que é uma utopia, entao nos conformemos com o ATRAZO e o MAL CHEIRO desta cidade.

    ResponderExcluir
  20. FALASTRONA LEILA - Cont....

    Ao fim da minha postagem acima digo: .....entao nos conformemos com o ATRAZO e o MAL CHEIRO desta cidade.

    Quero retificar o final dizendo: ....então N Ó S POVO DE MANGARATIBA nos conformemos com o ATRAZO e o MAL CHEIRO desta cidade. Mas esta citação me desculpe Leila, nao serve p/ vc e outros da sua laia que vivem de empregos públicos no Município, porque afinal, vcs só lucram e muito com o atrazo mental do povo mangaratibense.

    ResponderExcluir
  21. Você pergunta uma coisa e responde com outra.... qual foi a pergunta inicial? Qual foi o melhor prefeito, não foi isto? Repetindo:

    "Então diga para os leitores do seu BLOG qual dos prefeitos abaixo(que alias são todos banana da terra) como vc gosta de dizer que candidatos de fora sao turistas e exploradores...então qual dos prefeitos abaixo MUDOU MANGARATIBA PARA MELHOR, mas depois diga onde esta esta Mangaratiba Melhor, que eu ainda nao vi."


    Foi esta a pergunta? Qual o melhor?
    E eu te respondi que não podemos comparar antigos com novos, sem ver o contexto em que se enquadram.... Seria mais simples se você tivesse perguntado assim: "Comparando com os os municípios vizinhos, Mangaratiba teve algum prefeito que elevasse seu padrão de desenvolvimento?

    E mesmo assim, já te respondi....perceba que sempre coloco a ressalva de que por aqui temos a tendência de votar em quem já conhecemos.... o que não significa que concordo, mas é uma realidade.

    A sua vontade de vencer a questão é tão grande, que já não consegue entender a resposta!

    Veja, você perceba que citei inclusive a rodovia Rio-Santos...

    "Não temos um perfil turístico de qualidade até hoje, apesar do filão aberto, lá atrás, pela rodovia Rio -Santos, nenhum prefeito teve a visão de exploração decente para nosso município, nos proporcionando somente a dependência econômica à prefeitura."

    E você está comparando alhos com bugalhos, pois a questão era uma, e passou a ser outra depois que respondi seu questionamento inicial.

    Afinal o que você quer saber? Foi só um desabafo?

    Vamos ordenar o pensamento...Pergunte algo, eu dou minha opinião e você retoma o assunto.
    Ou então, faça uma nova pergunta e respondo e você dá seu ponto de vista eu dou o meu.

    Você age como tivesse raiva.... quer vencer alguma disputa que só existe em você. Podemos trocar opiniões sem as ofensas que remetem a algo que você "parece" querer combater....

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de colocar aqui o meu protesto com relação ao que foi falado sobre a eleição do CME.
    Este Conselho foi formado em sua representação Civil pelas pessoas que participaram da reunião e escolhidos através de votação onde muitas pessoas da comunidade estavam presentes.
    As escolas receberam orientação para fazerem reunião com seus funcionários e comunidade e a partir daí escolher por votação (no momento) seus representantes. Estes participariam de uma reunião maior com os representantes das outras comunidades escolares. Vivenciei este momento e posso afirmar que os representantes de pais, professores e comunidade também foram eleitos por quem participou da reunião (e estava cheia).
    Em nossa comunidade foi divulgado, não posso afirmar nas outras.
    Também gostaria de ressaltar que muitas pessoas gostam de criticar, mas na hora que são convocadas a participarem "tiram" o corpo fora.
    E por último gostaria de colocar que conheço a maioria dos profissionais que foram eleitos e que são dignos e competentes para ocuparem o cargo que receberam.(sem puxar o saco, pois não preciso disso)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Você sabe que não foi assim!

    Nas UEs foram "indicados" e não eleitos. Quem afirma que foi de outra forma, está querendo passar atestado de imbecilidade a sociedade.

    Não irei mais tentar explicar o conceito de legitimidade e legalidade, pois percebo que não entenderia.

    Jamais um ocupante de cargo comissionado da SME ou de outro órgão da prefeitura, poderia ser representante da sociedade civil, por motivos óbvios. E se não consegue entender que existe conflito de interesses, não tenho mais argumentação para isto.

    Faça cursos de capacitação de conselheiros e será uma das primeiras lições que os capacitadores, não os repassadores destes cursos, explicam para todos os participantes.

    Se existiu uma convocação para eleição nas UEs e não cumpriram, somente "indicaram", deve-se rever o conceito de ética e de autonomia das UEs e daqueles que deveriam exercer a "coordenadoria" destes conselhos.

    Conheço muitas pessoas na SME que se capacitaram para os conselhos, que na verdade usam seu aprendizado para burlarem com mais eficiência a legitimidade dos mesmos.

    ResponderExcluir
  24. E não posso deixar de lembrar que em nenhum momento falei da capacidade profissional dos eleitos. Tanto é assim, que concordo com a escolha de Vânia Nunes como Secretária de Educação, mas não como conselheira representante de responsáveis.

    Espero mesmo que a experiência da Vânia Nunes neste saco de gatos, a ajude a modificar esta balela democrática que são os conselhos municipais na área da educação.

    Para isto, ela terá que ter autonomia, coisa que duvido que venha a ter com tantos cargos indicados pela eminência parda da educação.

    ResponderExcluir
  25. É lamentável como vc questiona as nossas verdades, só a sua pode estar correta?

    ResponderExcluir
  26. Não é questionar a verdade relativa. É uma questão de verdade absoluta, sem que possa existir outra versão.


    Só afirmo aquilo que posso afirmar. Só aquilo que tenho conhecimento por ter participado, por ter vivido. Você quer mais? Me diga quais conselhos da educação, funcionam com a paridade exigida? Quantos funcionam de fato?

    O CME, estava com todos os profissionais em todas as representações. Foi eficiente? Sim, em quase todas as questões, mas não era legítimo em sua representação de sociedade civil.

    Tinha força para exigir que o Plano municipal de educação fosse feito? Aconteceu?

    Procuro escrever sobre aquilo que me informo bem e participo também.

    ResponderExcluir
  27. A relação entre legitimidade e legalidade é circular. O que se impõe, e livra a análise do círculo vicioso, é que uma investigação empírica pode fornecer elementos suficientes para se estabelecer ou perceber o consenso social.

    Só que questionar a legitimidade, a validade, do consenso social é sempre uma atitude perigosa, pois pode advir daí um discurso de incapacidade de o povo se autogovernar, o que justificaria um regime totalitário. O convencimento por força de argumentos não ilegitima o consenso social, o que o faz é o apelo fácil do sensacionalismo e do sentimentalismo e mais ainda a informação parcial e tendenciosa.

    Há um campo em que é possível a chegada a uma legitimidade primeira: a ética. Com efeito, é a ética, por assim dizer, a ciência do bem e do mal, do bom e do mau, do justo e do injusto. Tudo o que é ético é conveniente à sociedade, logo é legítimo.

    Desta feita o consenso social será legítimo quando alcançado por um convencimento ético, e, de outro lado, será ilegítimo quando atingido por manobras políticas de baixo nível, pela manipulação e ocultação de informações, pelo sensacionalismo, pelas chamadas à emotividade.

    Assim, por lógica, temos que se o consenso social é ético, é legítimo, daí as leis são legítimas e, por fim, as condutas calcadas ou impostas pela lei são legítimas.

    "Na linguagem política, entende-se por legalidade um atributo e um requisito do poder, daí dizer-se que um poder é legal ou age legalmente ou tem o timbre da legalidade quando é exercido no âmbito ou de conformidade com leis estabelecidas ou pelo menos aceitas. Embora nem sempre se faça distinção, no uso comum e muitas vezes até no uso técnico, entre legalidade e legitimidade, costuma-se falar em legalidade quando se trata do exercício do poder e em legitimidade quando se trata de sua qualidade legal: o poder legítimo é um poder cuja titulação se encontra alicerçada juridicamente; o poder legal é um poder que está sendo exercido de conformidade com as leis. O contrário de um poder legítimo é um poder de fato; o contrário de um poder legal é um poder arbitrário" (Norberto Bobbio, Dicionário de Política, V.2, Editora UNB, Página 674).

    O poder de direito é aquele que você escolheu, elegeu.
    O poder de fato é aquele que você não escolheu

    E continuo afirmando que as pessoas que estão no CME foram escolhidas por várias pessoas da comunidade, pais, professores, funcionários que estavam presentes na reunião no Centro Cultural e não "indicadas".

    ResponderExcluir
  28. Indicadas nas Ues de origem para comparecerem ao Centro Cultural. Não houve eleição nas Ues, nem comunicado a comunidade escolar. Percorra todas as Ues do município, e terá certeza do que estou te afirmando. Não me faça citar as Ues para evitar maiores constrangimentos.

    Além do mais, o texto que transcreveu, só reafirma minha postagem:

    "Só que questionar a legitimidade, a validade, do consenso social é sempre uma atitude perigosa, pois pode advir daí um discurso de incapacidade de o povo se autogovernar, o que justificaria um regime totalitário."

    Quantas vezes foi dito após reuniões que Mangaratiba não estava preparada para democracia? Por favor, pegue então, as atas que elegeram os representantes nas UEs.....

    Outro trecho que você transcreve:

    "Desta feita o consenso social será legítimo quando alcançado por um convencimento ético, e, de outro lado, será ilegítimo quando atingido por manobras políticas de baixo nível, pela manipulação e ocultação de informações, pelo sensacionalismo, pelas chamadas à emotividade."

    Convencimento ético...esta é a chave!

    Qual é a ética estabelecida na SME nesta gestão?
    Você mesma responde:

    "será ilegítimo quando atingido por manobras políticas de baixo nível, pela manipulação e ocultação de informações, pelo sensacionalismo, pelas chamadas à emotividade."

    Manobras de baixo nível = não convocar a comunidade escolar para escolha de seu representante na UE.

    Manipulação e ocultação de informações = não convocar a sociedade, deixando-a desinformada de seus direitos e de seus deveres.

    Sensacionalismo = Induzir a sociedade a questionar sua própria capacidade de fazer parte da gestão e fiscalização dos temas públicos.

    Pelas chamadas à emotividade = Quando forjam um emotivo discurso de capacidade de seus gestores, que não se sustenta se a sociedade promover apenas uma superficial vasculha de seus atos.

    Enfim, o processo se iniciaria com a convocação e ELEIÇÃO nas UEs, e se encerraria na eleição final no Centro Cultural.

    Você sabe que isto não aconteceu!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!