sexta-feira, 3 de junho de 2011

O saco cheio

Depois de uma semana sem conseguir postar nada, volto com uma vontade enorme de chutar o balde...

Fiquei pensando em pessoas maravilhosas que estão nesta canoa furada que é a linda Mangaratiba. Mangaratiba que até bem pouco estava desgovernada com sua gente desiludida pelas ruas e o sopro de vida plena, chegava a nós, por uma rede de sussurros. E estes sussurros, levaram ao radicalismo de se retornar a vida passada, antiga, um tanto que feudal, com seus coronéis travestidos de gente capaz... e integradas ao povo.

Mas, esqueceram que Mangaratiba precisava de inovação!!! Esqueceram que voltar a um tempo, não significava, retornar ao fundo de uma senzala, onde os senhores podiam tudo em nome de um pedigree farjuto. Esqueceram também que o passado só serve para que direcionemos o futuro e nunca para retomada de algo que se foi, pois o tempo é implacável e todos os insumos envolvidos anteriormente, já não mais nos atenderão.

E assim, Mangaratiba vê alguns filhos queridos sofrendo por uma decisão coletiva, assiste sua derrocada passando pelos bueiros da ganância, da mediocridade que pensa que "capacidade" é sinônimo de títulos e não de engajamento em uma causa maior.

Não podemos mais "parecer" algo ético ou vivermos a máxima de que só os fracos pensarão na coletividade, sem represálias, sem acordos espúrios ou envolvidos em burla de regras.

Gente, como poderemos atingir um estágio evolutivo, se praticamos atos antigos e desordenados como aqueles que antes condenávamos? Somente por terem mudado os protagonistas?

Como evoluir em educação, se matam a "ânima" da sociedade, com o subjugar de ideias e ideais éticos?

Como evoluir em saúde, se o hábito do cachimbo, deixou a boca dos profissionais da área totalmente torta?

Como preservar o meio ambiente, se fecham os olhos para aquilo que interessa apenas a um grupo imbecil de empresários e ao bolso de outros oportunistas?

Como gerar empregos e fomentar a economia, se pensam somente em dividir o bolo de eleitores?

Como ter respeito por nossa cidadania, se somos os primeiros a dizer que podem fazer tudo em nome das migalhas que atiram a população?

Como podemos permitir que Mangaratiba seja tratada como quintal de São João de Meriti e Itaguaí? Como permitir que administrem nosso município, como se por aqui não houvesse leis ou ética alguma? Como admitir eminências pardas, como se estivéssemos em reinos domésticos?

Eu quero tanto que dê certo! Eu preciso disto para alimentar novas gerações... Precisamos muito de todos nós em sintonia e parceria.

Eu não quero mais saber de empresas suspeitas aportando por aqui, nem queremos ficar aguardando, aguardando.... que sobre uns trocados para o serviço público de qualidade.

Não quero saber de zumbis, que substituiram os fantasmas. Não quero conselhos municipais omissos que não sabem a que vieram. Não quero ver ninguém mendigando o direito pleno de ganhar o seu pão. Isto mata a dignidade e nos faz baixar os olhos quando nos defrontamos com alguma irregularidade. Não quero ver Mangaratiba novamente sussurrando pelas ruas e chorando o leite derramadao. Não quero mais ver edis em propaganda de seus atos, sem que nada de positivo reverta para a sociedade.

Aprender se faz constantemente, com erros, acertos, informações e coragem em tocar a bola para frente.

E com este comportamento que a população insiste em repetir, logo teremos outros pedigrees disputando mais vagas no legislativo, com slogans ridículos como "esta tem meu sangue, nesta eu confio....", e teremos a disputa dos clãs... se perpetuando como se fôssemos meros espectadores do poder aviltante que surrupia e se aventura em voos maiores, usando a tolice do eleitorado.... chega de inhos e ãos. Chega de populismo tolo, está na hora de inovar mesmo!


4 comentários:

  1. Leila, cada dia te admiro mais!

    Quem dera todos os desabafos fossem com esse brilhantismo e clareza de idéias. Mangaratiba precisa mudar e, mudar 100%, não adianta pensar diferente, por mais que se tente, sempre acabamos por retornar as mesmas situações antes já vividas, então, só nos resta deflagrar uma sistemática campanha de; RENOVAÇÃO 100% JÁ!

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Leila,você falou tudo que o povo gostaria de ouvir como mundanças, mais companheira ainda falta muito, pois os "GORVENANTES",fazem de tudo para, nossa Mangaratiba ficar "PIOR",mais uma vez estamos a beira de uma Eleição, tá na hora de "RENOVAR", mudar todos e tudo já. um abraço companheira.

    ResponderExcluir
  3. Após uma semana de concentração, você volta com pilhas novas chutando o balde com toda dignidade.
    Gostaria de escrever assim com seriedade e determinação. Mas, não consigo.

    ResponderExcluir
  4. Leila, parabens pela postagem, quero muito que um dia isso tudo torne realidade, mas para isso acontecer o primeiro acontecimento tem que ser a conciencia da população, na hora de votar não se trocar por um quilo de carne, um saco de cimento, uma conta de luz paga e outras coisas mas. temos varios nomes bons na nossa politica, temos que acreditar que um dia teremos uma melhora, mas primeiro depende de nossa população, ter noção de em que depositar o voto, só assim mudaremos. parabens mas uma vez.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!