sábado, 22 de outubro de 2011

Segura, Secretaria Municipal de Educação!

Hoje, dei uma olhada nos comentários aqui do blog e vi que havia um interessante, em uma postagem que fiz em Julho de 2010.

Como é comentário de um "possível" aluno do colégio Nossa Senhora das Graças, e escrevo possível, por ser de um anômimo, coloco agora, como postagem mais visível:

"1°- e que eu sou estudante, no colegio, e vejo que o colegio nunca foi passado por uma reforma decente.
2° - a unica coisa que mudam no colegio, e a cor das paredes os uniformes, ventiladores, quadros, e muito dificio o forro do novo teto que vive caindo com os ventos que da.
3° - portas nas salas de aula, nunca foram trocadas, quando muito mudam a massaneta, e pintam ela.
4°- as paredes estao com muitas rachaduras.
5°- temos sala de informatica, mais vive fechada, ou seja, temos computadores na escola, mais nao podemos usar, porq a sala vive fechada.
6°- a sala de video, tem uma TV DE 29" , um tv velha. e o ar condicionado esta quebrado.
7°- dificiomente achar uma porta com massaneta decente !
8°- os banheiros, nem porta tem direito ( no andar de baixo ).
9°- fecharam a metade do patio da escola sem motivos, a parte onde fica o laboratorio.( Bom sera que vendeu aquele pedaço do colegio, ou e alguma coisa que nao podemos saber ? )
10° - professores ?? um sao extremamente mal educados, e outros na hora da prova, dao a resposta, deixam os alunos colarem.
11° - e qualquer um que frequenta, banheiros da escola, tanto MENINAS E MENINOS, sabem que o trafico de drogas dentro da escola, ja chegou no limite !
12°- ja tem muitos e muitos meses que eu nao tenho o novo uniforme, porq ??? o colegio fala que nao receram os uniformes ainda, falam que nao tem uniformes.
12°- as janelas do 2° andar ? todas sem grades de proteçao.
13°- a quadra da escola, e um lixo, as sestas de basquete, ja nao tem mais sesta, so os aneis, mal temos uma quadra, mal temos um nada naquela escola, bom a quedra entrou em reforma, ( NAVERDADE PREGARAM OUTRAS TELHAS NOVAS, E PINTARAM ELA ! ).
desses anos todo, o que foi mudado no colegio, foi os pisos, e o forro do tedo ( que vive caindo com qualquer vento ).
14° - E MAIS FACIO DERRUBAREM, AQUELAS ESCOLA, E CONSTRUIR OUTRA ! "

Não farei um comentário sequer sobre esta postagem, pois ela por si, já nos chama a tantas reflexões....e tenho em mim, a certeza de que devemos respeitar e estimular a participação dos jovens no controle social de Mangaratiba.

Reflexões que devem ser cuidadosamente trabalhadas...que vão desde a própria qualidade de ensino de nosso município, passando pela crítica as dependências do estabelecimento de ensino, entrando na questão de se estimular o educando a uma participação mais ampla nas questões de seu interesse, a motivação do hábito do anonimato e a triste realidade das drogas em nosso cotidiano.

Ou tomamos a frente na condução de nossos destinos....ou estamos fadados a repetir o descaminho que hoje percorremos!

9 comentários:

  1. A política de mangaratiba tomou esse rumo, primeiro a divulgar obras e mais obras que são meramente de fachada e com valores mais do que ssuuppeerffaattuuraaddos e sem prestação de contas. O executivo municipal vive a divulgar o pano de fundo de problemas sérios empurrados para baixo do tapete à mostrar o que rende dividendos; como pinturas e reparos, imaginando e apostando na ignorancia do mangaratibense, que já não suporta mais o circulo vicioso da politica local. Precisamos urgentemente de mudanças, mas como se os candidatos não oferecem perfil moral e idôneo para representar o povo. O interessante é que durante a campanha os candidatos desfilam pelas ruas sem medo de contaminação e ainda abraçam os elitores, mesmo fazendo figa para espantar a "doença pobreza" e prometem as promessas anteriores; riem um sorriso amarelo; bebem do mesmo vinho sangue de boi para mostrar a indiferença; vestem da roupa de trabalhador honesto e responsável, leal e fraterno, virtudes que eles desconhecem, fingindo ser um deles, mas que na verdade nem sabem o que é trabalhar e muito menos o que é ter uma carteira de trabalho e sem tem deve estar sem assinar até hoje, que o diga o ministério do trabalho, pois nunca contribuiram com o país, e assim tentam viver prometendo algo que nunca foram.
    ANALIZEM A VIDA PREGRESSA TRABALHISTA DESTE QUADRO POLITICO QUE SUGA DO TRABALHADOR MANGARATIBENSE E OBSERVEM QUE SÃO DESSERVIÇOS POLITICOS SEM COMPROMISSOS NEHUM COM A VERDADE E A LEALDADE.
    Na ficção "o desempregado é o empregador desse bando que desconhece o desempregado!!

    ResponderExcluir
  2. Até quando estaremos fadados a trocar seis por meia duzia !!!!
    Ê vida de gado!!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade infelizmente essa é a realidade do nosso municipio,e vou te falar sou mãe e tenho minha filha estudando nesse colegio,em dias q venta forte fico com o coração apertado,e a respeito dos uniformes é verdade ,pq mudaram então se não tem uniformes para todos,quem ganhou,ainda ganhou incompleto.e a respeito das drogas no colégio,está demais,e ninguém toma atitude,até quando pois criamos nossos filhos filhos damos exemplos a eles pra chegar dentro de uma escola ao invés de aprenderem o certo se deparam com adolescentes vendendo drogas,cadê os responsáveis a guarda municipal,cadê os inspetores q não veem isso,tá na hora de protegerem nossas crianças.

    ResponderExcluir
  4. Dificiomente, não. É impossiveo achar massaneta decente e sesta de basquete.

    ResponderExcluir
  5. Lacerda,

    Viu como a coisa é feia???? Imagino que seja do 8o ou 9o ano. Seis anos de educação de Ouro....

    ResponderExcluir
  6. um dos representantes do conselho escolar da escola (aluno) é que estava metido com coisas erradas na escola...drogas, roubo de monitor...

    ResponderExcluir
  7. É assim.... conselho que é considerado somente para cumprir exigências legais, se torna mais uma geladeira velha obstruindo o bom andamento da comunidade escolar.

    Eu de fato lamento e não tenho mais argumentos para incentivar a participação das pessoas nestes conselhos. Tudo é feito com a superficialidade, a indolência, o despreparo e a arrogância que encontramos em nosso município.

    ResponderExcluir
  8. Lacerda, Vai devagar com a participante! Com certeza uma adolescente tentando se integrar ao mundo e se analisarmos bem o mundo educacional não tem dado muitas oportunidades de crescimento linguistico . Não tem dado nem mesmo oportunidade de estudar em segurança. Mesmo com os erros de gramatica , soube expressar seus anseios. Parabéns, menina(o)!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por participar!

    Esta é a questão! A deficiência gramatical é consequencia de anos de sucateamento do ensino público. Mas, o pior é a superficialidade daqueles que enaltecem uma educação que não se traduz em resultados, mas se vangloria de prêmios e destaques isolados.

    Educação se faz com avaliações do todos os resultados obtidos e a análise para planejar as mudanças que se fazem necessárias.

    Gostei da participação e da forma com que o educando se expressou, lamento não podermos abordar todas as reflexões que se apresentam neste desabafo.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!