sexta-feira, 13 de julho de 2012

A estagnação total - Chutando a lata!!!

A estagnação da economia e da vida em Mangaratiba persistiu até ...., quando o povo resolveu que não poderia mais oferecer sua responsabilidade aos donos das capitanias hereditárias.

Levantaram suas bundas das cadeiras e fizeram a sua parte...uns se engajaram em associações de bairro, outros participaram dos conselhos municipais, já outros preferiram a política partidária e muitos outros partilharam suas informações e conhecimentos. E foram voluntários de si mesmos.

Deixaram de comentar nas filas que todos aqueles problemas que afetavam suas vidas não eram possíveis de se resolver por faltarem a eles condições para isso.... aprenderam enfim, que mesmo diante da falta de algumas "ferramentas" apropriadas, poderiam resolver em parte alguns destes entraves.

E assim, lá foram eles rumo aos primeiros passos... caíram, levantaram... queriam furar a madeira que servia de barreira para que não transpusessem aquele estado de escuridão que havia se implantado por aqui. Tinham parafusos e martelos....ah! Mas, não temos as ferramentas certas.... Improvisaram bem!!!! Pegaram o martelo e acertaram o parafuso...fortemente até que a madeira deixasse passar a luz. Sem chaves de fendas, sem pregos...improvisaram e conseguiram. Mais adiante, comprariam ferramentas adequadas...

Tomaram para si as responsabilidades de fato! Agarraram com força a possibilidade de serem respeitados como povo e como seres humanos que não podem e não devem viver de enganos e de migalhas.

Estavam de olhos abertos de fato.... desejaram com coragem e assim partiram para a vida....não pediam favores aqueles que os representavam....EXIGIAM  que seus direitos fossem exercidos.
Não permitiram que os silenciassem mais! Riram dos afetados e doces gestores que massacravam com suas incapacidades e indolências toda uma geração. Reagiram como profissionais ao desmando de quem nada sabe e nada quer com a sociedade e que vive de se atracar em conspirações que aviltam sua própria classe. Se é que gente assim, tem alguma classe...seja profissional ou pessoal!

Conversavam abertamente sobre os danos causados por anos de passividade e preguiça mental. Pensavam na saúde doente que os limitava a mendigar favorezinhos para serem atendidos com um mínimo de dignidade...já não se importavam com pinturas em postos de saúde e hospitais, pois sabiam que a qualidade dos profissionais e suas condições de trabalho era o primordial e que somente com planejamento e a participação da sociedade, estariam caminhando rumo  ao desenvolvimento que todos necessitam. 

Falavam do direito de ir e vir ...falavam dos acertos e dos desacertos sem medo, buscavam também o respeito a seus anseios que sempre foram minimizados, pois nunca foram  consultados sobre nada e quando isto acontecia...o preço era alto demais!

E assim, lá foram eles  rumo à liberdade de expressão, liberdade de raciocínio e coragem na percepção de que nenhum de nós precisa ser indigno e nem precisa expressar uma penúria moral capaz de matar o desenvolvimento de um povo.

Gritaram bonito! Queriam somente.... seus direitos de cidadãos!

3 comentários:

  1. Ah meus direitos de cidadão,,,, como é difícil conquistá-los ,,,,,,, e eu tento me inserir no contexto ,,,,,, quem não procurar participar dessa tentativa de conquista, estará prejudicando a si e aos seus . Vamos pensar nisso ! ! !

    ResponderExcluir
  2. ...e decidiram pela mudança, por uma política diferente: votaram numa dondoca cítrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que estavam sem as ferramentas necessárias.... no momento precisavam furar a madeira para deixar a luz entrar.

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!