quarta-feira, 17 de novembro de 2010

E a união venceu o medo!

Acabei de chegar da Câmara e estou radiante com tudo que vi e ouvi.

Vi mulheres de todos os tipos e de classes profissionais diferentes, unidas em um único objetivo.
Vi as mulheres da UBM, dando o apoio a população de forma irreverente e alegre.

Vi homens também, mas hoje, o dia foi das mulheres, já que a educação por tradição é uma área em que predomina a mulher.

Vi as corajosas, mas vi também as medrosas que submeteram-se as sombras de seus algozes. Vi os oportunistas, mas em número bem menor que os idealistas.

E me vi ali, bem no meio daquele "furdunço" saudável. E fiquei vaidosa e orgulhosa comigo mesma. Hoje estou me amando demais.....


Mas também quero contar o que ouvi para todos que acompanharam a saga dos professores.

O maldito veto foi quebrado com a força de Titãs que direciona a nossa própria vida em sociedade.

Vencemos os possíveis acordos firmados anteriormente, e conseguimos mostrar a nossos vereadores a que viemos em Mangaratiba.

Ouvi o parecer do Vereador Nelson Bertino, que diga-se de passagem, foi brilhante! E tive o imenso prazer de agradecer, cumprimentando-o na saída.

Ouvi antes disto, um arremedo de vereador, que pouparei entrar em detalhes, ao menos hoje, tentar intimidar as manifestações da platéia e ser devidamente colocado em seu lugar.
Ouvi o vereador Sidinho, explicar qual seria sua maneira de interpretar a lei e também seu ponto de vista quanto a quebra de veto, mas que iria acompanhar o parecer do vereador Nelsinho.

Ouvi o vereador Ruy, citar o nosso blog e dizer que por aqui, acompanhou mais claramente o que se passa na classe dos professores. E eu particularmente agradeço não só estas palavras, mas a colaboração dele na causa, que contarei em outra oportunidade.

Ouvi o vereador Gustavo, acompanhar a quebra do veto, de forma respeitosa a classe e a nossa cidadania.

Ouvi o vereador Zé Luiz, falar de seu parecer favorável a quebra do veto e percebi ali que temos força também.

Ouvi o vereador Simões e senti toda nossa força.

Ouvi o vereador Kabeça acompanhar de forma, digamos, meio a contra gosto a quebra deste ridículo veto.

E por fim, ouvi os votos.... que sabemos foi conseguido com força, suor e coragem.

Agradeço a todos os nove vereadores e espero que TODOS nós, população e vereadores, tenhamos aprendido que isto é só o começo.

Vamos fazer aquilo que o vereador Sidinho sugeriu, que dirijam-se aos vereadores para que seus direitos sejam reivindicados e apoiados.

Assim, inicia-se uma nova batalha, pois Educação nao é uma prerrogativa dos professores. E educação se faz também com merendeiras, inspetores, enfim, todo pessoal de apoio.

Vamos lutar por mais vitórias como esta? Vamos sim!

E todos os demais profissionais do serviço público? Chegou a hora de trilhar o mesmo caminho dos professores.

Esqueçam o medo, as humilhações e as tolices de que gestores PODEM tudo. NÃO PODEM!

Estamos todos neste bom combate! Parabéns Mangaratiba e meu maravilhoso distrito de MURIQUI!


E volto a citar Quintana....

Todos estes que aqui estão atravancando meu caminho,
Eles passarão, eu passarinho.

14 comentários:

  1. Parabéns a você também pelo apoio que nos deu e por nos manter informados. Este blog e o perfil no orkut foi de grande importância para o sucesso de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Eu acho que fiquei mais feliz que todos, afinal, é o "bom combate" que faz bem.
    É o partilhar de ideias e ideais, sem interesse particular.
    É o viver plenamente nossa cidadania!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, Leila, estou muito orgulhosa de vc e desse povo calejado de Mangaratiba... Vcs mostraram como se faz a diferença! E o seu comentário, aí acima, demonstra claramente o ser humano maravilhoso que vc é... Como uma "guerreira da paz" ensinou a alguns e estimulou a tantos outros como lutar conscientemente e sem revanchismos pelos seus direitos de cidadão... Assumir tão árdua tarefa, uma vez que, tal postura implica em assumir certas retalhações, só poderia ser, como eu sei que é, coisa para um ser humano muito evoluído.Parabéns! Hoje graças a vc, volto a acreditar que a mudança é possível sim! E parabéns também aos vereadores que mostraram a que vieram, mesmo sabendo que alguns poucos só o fizeram por ser minoria...

    ResponderExcluir
  4. Eu ganho mais que todos! Eu entro em qualquer lugar com firmeza, eu reconheço meus erros de interpretação, eu aprendo, eu faço com que outras pessoas aprendam...
    É bom demais! Viver assim é tudo que quero!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ LEILA! SOUBE DA PARALISAÇÃO PELA INTERNET, E SOUBE QUE FOI UM SUCESSO. ESTOU DE VIAGEM, COMO ANDAM AS COISAS POR AÍ DEPOIS DE TANTO FURDUNÇO?E A CARA DO PREFEITO INTERINO? ELE SE PRONUNCIOU EM ALGUM MOMENTO? DEVE ESTAR SE SENTINDO COMO SE O CHÃO SE ABRISSE!!!!!!!. RSRSRSRSRSR E POR FALAR NISSO, E SOBRE AS NOVAS ELEIÇÕES NO MUNICÍPIO? JÁ TEMOS ALGUM CANDIDATO FORTE OU VAMOS REELEGÊ-LO (INTERINO)NOVAMENTE?
    BEIJOS E UM FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    A paralisação realmente foi um sucesso. Mas, como o povo já está calejado, muitos ainda não acreditam que o aumento sairá.
    O interino só se pronunciou no dia seguinte, afirmando que irá pagar, mesmo que não sancione, acatará o trâmite das 48 horas de ida para a prefeitura e 48 horas de volta para a Câmara.

    Talvez não queira a sanção, mas já confirmou que irá acatar. Ponto para a população!
    Quanto aos candidatos, continua a força de duas correntes:
    Ruy e Capixaba.

    Vamos ver quem consegue espelhar melhor este momento de insatisfação mais consciente de parte da população.

    ResponderExcluir
  7. LEILA,HÁ ALGUMA COISA NO AR!!!!!DAS DUAS UMA: OU O INTERINO VETOU E IRIA SANCIONAR PRÓXIMO AS ELEIÇÕES PARA ELE GANHAR A CONFIANÇA DO POVO E ASSIM A VITÓRIA COMO PREFEITO SE ELE VIESSE CANDIDATO, OU ELE FOI IMPULSIONADO POR "ALGUÉM" A FAZER ISSO (VETO) E A PESSOA MUITO "AMIGA" DELE QUIS DAR UMA F... NELE SEM ELE PERCEBER. ISSO POR QUE ELE NÃO ENTENDE MUITO BEM DE ADMINISTRAÇÃO. SERÁ QUE UMA PESSOA BACHARELADA EM DIREITO COMO ELE NÃO SABERIA DA REBELIÃO QUE ISSO IRIA NOS CAUSAR? APROVAR COMO VEREADOR E VETAR COMO PREFEITO? É MUITA INGENUIDADE!ACREDITO QUE ISSO O AFUNDOU E ELE PERDEU MUITO COM A POPULAÇÃO. BOM!!!VAMOS REZAR PRA ESSA URUCUBACA SAIR DE MANGARATIBA RSRSRSRSRSRSRS ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  8. Concordo com algumas coisas, mas achei a paralização um pouco precipitada. O atual Prefeito mal assumiu e estão todos caindo de pau em cima dele. Como a pessoa acima disse que ele não entendia de administração e as colocou nas mãos dos outros, mais um motivo para darmos um crédito a ele. Acredito sim que ele tenha se precipitado em vetar o aumento, mais talvez tenha sido impulsionado a fazer isso. Devemos lembrar que um dos motivos que levou o prefeito a ser cassado foi por má administração e o Edinho não iria fazer o mesmo. Acredito até que "alguém" tenha feito isso por má fé da pessoa, querendo de alguma forma dar o troco. O Edinho não pediu para ser Prefeito, a cassação do anterior e seu vice o levou a assumir por ser o atual Presidente da Câmara. Tenhamos fé em DEUS que essa nuvem preta irá passar o mais rápido possível e as pessoas sequer vão lembrar disso.
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. Ola Leila, acompanho seu perfil nas comunidades de Mangaratiba e depois passei a ler seu Blog, sou fã de tamanha competencia e coerencia que noto nas suas postagens, tambem estive na câmara, vi, vibrei e foi o ponta pe inicial pra conseguirmos muito mais vitorias. Parabéns a voce, a sua coragem e sua postagens.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo 3 me desculpe mas essa paralisação aconteceu tarde demais! Se a classe tivesse paralisado em Agosto, já estariam com o aumento garantido há 3 meses.

    obs: retirei a outra postagem por perceber que tinham 3 anônimos diferentes.A mensagem é a mesma.

    ResponderExcluir
  11. Primeiro e segundo anônimos,
    Pode ser mesmo que tenham assustado o interino, já que a justificativa que iria dar para o veto, seria a de proibição por "ano eleitoral". Mas, todos sabemos que não se sustentaria, e isto foi discutido por várias pessoas e consultamos todas as publicações pertinentes a esta alegação.
    Mesmo assim, ele pensou na possibilidade de vir candidato e que tal aumento também iria ferir a lei que proibe aumento quando a eleição é na circunscrição do pleito. Só que a eleição suplementar é regida também por resoluções próprias para este pleito que altera prazos para várias situações. E mais, a eleição suplementar ainda não está definida, ou melhor, ainda não existe de fato.
    Em sua ignorância, alegou o motivo mais estapafúrdio para este veto.

    Quanto a possível candidatura do interino, mesmo sem esta insanidade, não creio que haveria possibilidade de ganhar, já que representa tudo que queremos expurgar de Mangaratiba. Ele representa a continuidade do que repudiamos.

    Agora, a paralisação não foi precipitada, pelo contrário, foi tardia.

    O tempo de gestão do interino, não interfere em sua posição de vereador, do partido do ex e consequentemente bem entrosado na política local.
    Ele só errou o tiro. Apontou na população e feriu o pé!

    ResponderExcluir
  12. Fatinha, obrigada de verdade!

    Eu penso que estamos tentando iniciar um novo modo de se viver a política em Mangaratiba.

    As pessoas sentem vergonha em falar ou discutir política e esquecem que política é tudo que vivemos em nosso dia a dia.

    Tudo que se refere ao estado e a sociedade é inerente a política.
    É diferente de política partidária.

    Assim, espero que Mangaratiba entenda que tudo que vem acontecendo, é consequencia de nossa passividade.

    Vamos em frente e mudaremos a cultura local de que política, se faz negociando vantagens pessoais.

    ResponderExcluir
  13. leila,boa noite! afinal de contas havera ou não novas eleições.caso não haja sabe me dizer o porque. nõs teremos que aguentar o atual prefeito ate o fim de 2012.tö f......
    boa noite, querida.

    ResponderExcluir
  14. Arlete! Grande Dama!

    Pelo que sei, haverá sim. O pessoal do ex está dizendo que não haverá eleição. Diz que enquanto ele recorre, não haverá eleição e como em Janeiro de 2011 ele completaria 2 anos de mandato, seria feita eleição indireta, caso ele perca todos os recursos.

    Mas, também tenho tentado me informar com pessoas que não são de corrente nenhuma,procuradores, advogados e também tenho consultado nos sites dos TRE´s em que houve a cassação de prefeitos. E neste grupo e nas consultas, sempre tem em comum a afirmação de novas eleições diretas.

    Eu de fato não entendo destas situações da Lei eleitoral e fico com uma angústia terrível, tal qual a sua.

    Bom, de qualquer maneira, estamos prontos para "chutar o pau da barraca" e fazer vale nossa vontade como população.

    Com interino, com forças ocultas, com Câmara ou sem Câmara, vamos dar um novo rumo na nossa Mangaratiba.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!