quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aumento de professores - Mangaratiba parte 6

Queria continuar por mais uns dias, com a postagem do "evento" da orla de Muriqui, mas Mangaratiba está em seu pior momento, ou melhor, Mangaratiba está parada e precisamos nos informar e criar soluções para sairmos deste lamaçal.

Então, lá vamos nós!

São vários os assuntos, pensei bastante e quero dar continuidade ao assunto dos professores.

Nosso magistério, vem sofrendo com a defasagem salarial, já fazem alguns anos e isto todos nós sabemos. Mas, a realidade que se agiganta é a péssima qualidade no ensino municipal.

Todas estas bobagens de prêmios, só serviram para iludir a população e maquiar nossas falhas em uma área tão importante da administração pública. Não é necessário ser educador para esta avaliação. Qualquer cidadão que tenha interesse na questão, percebe o quanto precisamos de mudanças.

Os fatores que nos levam a este horror público são muitos, mas hoje, vamos focar na valorização dos educadores.

Como poderemos pensar em qualidade, se a maioria dos professores são contratados a "toque de voto"? Não é exigido nada mais que uma canetada, para se conseguir uma regência de turma. Lógico que temos muitos excelentes profissionais que são contratados, mas, amargam a vivência em terem que dançar conforme a música tocada...

Como poderemos exigir qualidade se os gestores da área, não são profissionais qualificados? Temos ex-auxiliares administrativos que em um passe de mágica, passaram a professor e gestor.

Como podemos pensar em qualidade, se as UE´s estão como a administração geral, onde os cargos de confiança, são todos ocupados por irmãos, cunhados, primos e etc... dos diretores? São pequenos universos que refletem o nepotismo vivenciado na administração do município.

Agora, como podemos pensar em qualidade, se os professores estão com seus vencimentos, "prá lá da linha de miséria"? Professores sem benefícios, que precisam dar nó em pingo d´água para atravessar o mês. Professores irritados, professores humilhados e sem futuro.

Como pensar em qualidade, se tais educadores são constantemente desvalorizados por gestores que nada entendem de respeito em sociedade? Valorizar, não é promover semana pedagógica cujo intuito é eleitoreiro e promocional a um governo medíocre.

Valorizar é promover a satisfação dos educadores e educandos com salários compatíveis com a responsabilidade da profissão.
Valorizar é garantir segurança emocional, para que a dedicação retorne a sala de aula.
Valorizar é respeitar acordos e não se valer de ardis para subjugar!

Como penso que só recebemos aquilo que permitimos, é chegada a hora de dizer um sonoro BASTA a todo processo de má gestão que está acabando com a dignidade da população e dos profissionais de MANGARATIBA.

Dia 17/11, compareçam a Câmara Municipal de Mangaratiba, para acompanhar a votação doa quebra do veto do prefeito interino ao projeto de lei para aumento salarial dos educadores, e mostrar a nossos vereadores que estamos dispotos a fazer valer nossos direitos.

2 comentários:

  1. Leila parabéns por estar tão bem informada. Espero que você tenha assistido a Sessão do dia 06/11, quando o Vereador Bertino esclareceu que o veto era descabido e covarde, assim como você postou. Estamos nos mobilizando para o dia 17/11, para atender a convocação do Vereador que pediu ajuda, pois irá dar um parecer para quebrar o veto e precisa de seis votos. Vamos precionar! É um direito nosso.

    ResponderExcluir
  2. Amarantha,

    E vamos mesmo! Vou te dizer que até em momentos ruins, podemos tirar alguma coisa boa. E este momento será excelente por vários aspectos.
    Veja, Mangaratiba nunca apanhou tanto como neste desgoverno e assim, estamos ficando "cascudos" e mesmo que o movimento não tenha a dimensão que espero que tenha, serve para um despertar em nossa cidadania.
    Servirá como exemplo de que não estamos mais suportando. Servirá como engatinhar, para depois andar.
    Tenho ouvido muitas professoras entendendo que devem fortalecer o sindicato, se filiando e candidatando-se a presidência.
    Tenho ouvido servidores constatando que deveriam ter feito o mesmo barulho que vocês.
    Tenho visto uma população incrédula, mas que aprenderá com este momento.

    E o melhor, tenho visto professoras, percebendo o quanto são importantes na cadeia de formação de cidadania.

    Agora, o barulho não vai parar por aí, pois aqueles que não votarem a favor da quebra do veto, terão suas fotos estampadas com o carimbo de "VENDIDO" por ruas de nosso município.

    Obrigada a vocês por me fazerem mais esperançosas e saber que minha luta não é em vão!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!