quinta-feira, 16 de abril de 2015

NOTA OFICIAL SOBRE POSTOS DE SAÚDE DE MANGARATIBA - Vice Prefeito

Reproduzo a Nota oficial do Vice Prefeito Ruy Tavares Quintanilha

NOTA OFICIAL SOBRE OS POSTOS DE SAÚDE DE MANGARATIBA:


Tendo em vista os últimos acontecimentos em nossa Mangaratiba, onde soube de forma não oficial que algumas Unidades de Saúde teriam seu funcionamento 24 horas reduzido para o horário comercial, motivando a exoneração de dezenas de funcionários, venho manifestar-me:

Recebi esta notícia com muita tristeza, pois sou médico efetivo desta prefeitura desde 2004 e trabalhei em todas as Unidades de Saúde deste município, de Jaguanum a Conceição de Jacareí, onde fiz vínculo de afeto e amizade com muitos funcionários. E muitos destes hoje perderam seus empregos, o que ameaça a estabilidade econômica de seus lares. Como Vereador fui autor de algumas leis relacionadas à saúde, como a obrigatoriedade de se fazer o “teste da orelhinha”, o “teste do olhinho” em todas as crianças nascidas em nosso hospital (prevenção da catarata neonatal e das perdas auditivas), semana de prevenção de câncer de mama e colo de útero e semana de prevenção ao câncer de próstata, entre outras.

Quando me tornei Vice-Prefeito tentei encaminhar a “saúde de Mangaratiba” para o rumo que julgava o mais correto. Onde iniciamos um processo de fortalecimento e melhoria da qualidade no atendimento das Estratégias de Saúde da Família, baseado nas sedes próprias, que seriam as novas unidades de saúde (o novo modelo de Posto de Saúde implantado em Muriqui), onde teríamos uma grande infraestrutura para melhor atender a população(sala de palestras, sala de curativo, farmácia básica e consultório odontológico). Compramos 06 veículos do tipo Kombi para que as visitas domiciliares, feitas pelas equipes das Esfs, começassem a acontecer de verdade. Conseguimos, com muita dificuldade e superando muitas barreiras, construir a primeira Unidade de Saúde, já neste novo modelo que idealizamos para todo o município, em Muriqui. Inauguramos esta nova unidade com um modelo de atendimento para desafogar o grande volume de pacientes atendidos no Hospital Municipal Vitor de Souza Breves. Pacientes que antes tinham que procurar o hospital para fazer um raio-X ou para fazer um exame de sangue não precisariam mais se deslocar para o hospital, pois nesta unidade poderiam contar com o atendimento de emergência, raio x e laboratório 24 horas. Contratamos médicos especialistas como cardiologista, ortopedista e ginecologista. E garantimos o atendimento ambulatorial em pediatria todos os dias. Esse mesmo modelo seria levado para Itacuruçá e Conceição de Jacareí. Quando deixei de fazer parte deste atual governo, em abril de 2014, as licitações para que estas obras pudessem ser iniciadas já estavam prontas.

E agora tudo que sonhei se transforma em pesadelo. Não posso entender de qual forma e qual verdadeira motivação para que a saúde de Mangaratiba retroaja no tempo mais de 20 anos. A construção dos Postos de Saúde de Muriqui, Itacuruçá, Conceição de Jacareí e do Ranchito foram custeadas pela antiga empresa M.B.R.  E, desde então, a prefeitura arca com as despesas de pessoal e material de consumo destas unidades. Com isso já se vão mais de 15 anos. Época em que o orçamento do município era pouco mais de R$50milhões/ano. Como, hoje, com um orçamento em torno de 06 vezes maior, a atual gestão não consegue pagar as mesmas despesas que eram pagas há 15 anos? Como ficam estas famílias agora desempregadas? E o povo? Quando uma pessoa “passar mal” durante a madrugada e não possuir veículo, o que deve fazer? As ambulâncias ficarão a disposição nos postos, mesmos que fechados? Porque somente o Posto de Muriqui ficará aberto 24 horas? As pessoas que moram em Muriqui são melhores que as dos outros distritos? Claro que não! Muitas pessoas morrerão devido à demora no socorro! Quem será responsabilizado civil e criminalmente, caso isso ocorra?


5 comentários:

  1. Imagino sua tristeza Ruy com tudo isso.
    Sabemos que você tentou fazer o melhor para o município!

    ResponderExcluir
  2. Estou me sentindo envergonhada de morar em um Município totalmente abandonado. E mais ainda pela Prefeitura ter sido sucateada, roubada, como é que pode acontecer tudo isso e nada ser feito, nenhum vereador tomar partido de uma situação dessas.Quero ver quem vai ser o infeliz que vai dar um voto para essas pessoas que enchem o rabo de dinheiro as nossas custas.Cada dia uma notícia que nos deixa, estarrecido como uma pessoa que diz amar a Cidade deixa chegar a um ponto desses, daqui a pouco seremos conhecidos como a Cidade que tem mais desempregados.Enfim pode ficar pior.

    ResponderExcluir
  3. Charlinho, andreia, aarão, ruy, capixaba, bondim, jordão, zéluiz, zé maria, banana, vitinho,
    TODOS JA DECLARARAM SEU AMOR POR MANGARATIBA e detestam a BARRA DA TIJUCA !!!!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Leila,

    Bom dia!

    Penso que o problema precisa ser levado ao Ministério Público com urgência, além da própria população de Mangaratiba ir às ruas e se manifestar protestando contra esse governo flagrantemente nocivo aos interesses sociais.

    Num município relativamente extenso como nosso, tendo inclusive pessoas morando em áreas de difícil acesso, como as ilhas e localidades rurais, não dá para contarmos somente com duas unidades de saúde atendendo 24 horas. Pois como fica a situação de alguém que mora em Jaguanum, Serra do Piloto ou Batatal?! Quanto tempo vai demorar para a ambulância prestar socorro e levar o paciente para o HMVSB?!

    Está complicada a nossa situação... E não pode o governo alegar que foi decisão da Justiça determinando a demissão das pessoas temporariamente contratadas porque houve um concurso público que, simplesmente, não estão respeitando. Um tremendo absurdo!

    Ótimo final de semana, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, vale ressaltar que esse concurso que você se refere, ja até Caducou...

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!