domingo, 3 de julho de 2011

Cento e cinquenta dias!

Cento e cinquenta dias!

Este será o limite que me dei... será o tempo de engolir, engolir para regurgitar, transformando em alívio o mal estar que sinto.

Mas, fico sofrendo tentando não fomentar o desencanto, pois isto pode ser fatal para todos nós. Afinal, quem resiste a acidentes tão desastrosos, sem que fique com feridas profundas? Feridas que podem custar demais a fechar e que demorem a cicatrizar nos levando a aceitar qualquer solução caseira que pode ser fatal para nosso organismo. Afetam corpo e alma, que em busca de alívio, abandonam a capacidade de raciocinar...

Não temos tempo para remédios, nem diagnósticos mais eficientes que nos ajudem a descobrir como nos tratar. Também não podemos nos valer de homeopatia, e é isto que venho tentando.... já vi que não dá tempo.

Como pode isto?

Será que não podem dar uma trava no acelerador? Será que não podem usar o bafômetro de vez em quando e verificar se a condução do veículo está em acordo a Lei Seca?

Será que não deveriam usar o instinto de preservação tão natural as espécies e não se colocarem em extinção? Será ..... Será que a avaliação dos passageiros não está equivocada? Eu não durmo quando alguém que dá rateadas ao volante me carrega de um lado para outro.....Acho que várias pessoas são assim.

Estou comedida sim, estou precisando de conversa, estou necessitando de outros olhos que iluminem os meus para me ajudar a decidir aonde vou. Eu só sei que onde estamos, não vai nos levar a lugar melhor, nem mesmo sei como arrisco passadas sem pisar em ninguém, causando mais ferimentos em meus companheiros de jornada.

60 comentários:

  1. Leila,
    Durante um tempo aproveitei a grande riqueza de informações postadas neste blog pois percebia compromisso com a verdade advinda de fatos reais. Grande foi a minha decepção ao ler que, ao contrário do que fala este último artigo, deu passadas pisando em pessoas e excluiu a necessidade de outros olhos que iluminassem os seus, ajudando-a a decidir aonde ir. Você acabou caindo em descredito comigo e com alguns que trabalham na Secretaria de Educação e escolas. Falo de coisas das quais tenho plena certeza e diante disso pergunto, o que mais foi mentira???

    ResponderExcluir
  2. Não entendi???!!!!

    Quando dei passadas pisando em alguém? E onde escrevi isto? É justamente o que nunca quero fazer! É justamente por não querer NUNCA pisar em alguém é que me sinto parada, travada!

    Sempre preciso de outros olhos para me ajudar a direcionar-me.... e é justamente isto que estou precisando agora, pois só tenho visto olhos muito opacos a minha volta.

    Ou eu escrevi muito bem e ficou difícil o entendimento ou muito mal o que piorou o entendimento.

    Anônimo, pode ter certeza de que não preciso mentir, não preciso nem mesmo que me compreendam. Só preciso ter todo o cuidado para não ser leviana e não jogar com palavras para fazer o mal para outros, nem para formar alguma opinião.

    Meu cuidado é para que pessoas que estão trabalhando com vontade, não sejam chamuscadas pelo fogo que outros estão ateando no governo que precisa ser a esperança de tantos.

    E por isto, preciso de mais tempo, de mais fôlego e de mais pessoas que me ajudem a entender como não me calar sem ser injusta.

    Fiz-me entender agora? Bem explicadinho?

    ResponderExcluir
  3. LEILA, O ANÔNIMO QUER É FAZER POLÊMICA COM SUA POSTAGEM E NÃO SE INCOMODE POR ISTO.
    VC FOI BEM CLARA E ADMIRO ISTO EM VC. NADA TE PRENDE EM SEU DESABAFO E SEI O CUIDADO EM NÃO TIRAR A ESPERANÇA DE TODOS NÓS NESTE GOVERNO QUE JÁ ESTÁ DANDO PANOS PARA MANGA.
    A SME E AS ESCOLAS DEVERIAM PENSAR BEM QUE NÃO TEM NINGUÉM QUE APOSTA MAIS NA EDUCAÇÃO DO QUE VCE E O QUANTO VC CONTRIBUIU PARA QUE HOJE POSSAMOS RECEBER UM SALÁRIO DIFERENCIADO DOS OUTROS FUNCIONÁRIOS.
    IMAGINO ATÉ QUEM ESCREVEU O COMENTÁRIO E SEI O MOTIVO, MAS AÍ É QUE MAIS TE ADMIRO POR SER TÃO FIRME E CONVICTA DE QUE NÃO DEVE NADA A NINGUÉM.
    SEU COMPROMISSO É COM O QUE ACREDITA E ISTO VC CONTINUA MOSTRANDO PARA TODO NÓS.
    QUE PENA QUE CABEÇAS PEQUENAS FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO DE MANGARATIBA. ISTO É QUE DESANIMA.
    MEU RESPEITO POR VC SÓ AUMENTA.

    ResponderExcluir
  4. Querida, querem é jogar lenha na fogueira para te desqualificar. Vejo em suas postagens um cuidado por mais de uma secretaria, apesar dos pesares. Vai começar uma nova guerra em cima de suas postagens, como aconteceu faz pouco tempo.

    Quem te cobra quer que você poste somente o que querem ler e não o que voce quer escrever. Sua liberdade incomoda e faz com que não entendam como és capaz de fazer críticas até mesmo para seus amigos pessoais. São problemas de quem se vende e pensam que todos são assim.
    Seus amigos continuam seus amigos, mesmo que estejam defendendo causas diferentes.
    E são tão ignorantes que não entendem que se você quisesse, teria lugar em qualquer governo que se estabeleça por Mangaratiba. Você tem admiradores em todos os lados.

    ResponderExcluir
  5. Leila nós sabemos que você tem parentesco com a família capixaba e está a serviço de um vereador.
    Pra mim você é uma mentira.

    ResponderExcluir
  6. Você está completamente desconectado(a)!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Leila liga não,

    Mentira é sim o lema desse desgoverno que estamos sofrendo em Mangaratiba. Estamos vivendo uma impressionante inversão de valores, eles mentem(capixaba e companhia)e nós(vc e todos os cidadãos Mangaratibenses que estamos vendo absurdos acontecerem e estamos denúnciando é que somos os mentirosos. ui ui.
    Sei de empresas que prestavam um bom serviço à prefeitura no governo anterior e que tinham ganho o mérito em licitações, foram dispensadas e substituidas por outras sem nenhuma concorrência e o que é pior por UM VALOR 3 VEZES MAIOR, e um serviço inferior.
    Será que também vão ter coragem de dizer que é mentira?

    ResponderExcluir
  8. Foram muito bem colocadas as palavras do "anônimo acima",
    e eu quero fazer uma denuncia aqui e agora pela primeira vez (as provas estão nos processos antigos e os novos de compra e licitação da Prefeitura(gabinete)) a Prefeitura tinha um contrato c/ locadora antigo de aluguel das dezenas de automóveis que a Prefeitura usa, modelo passeio e sedam por R$ 1.600,00 ao mês, e a empresa antiga ofereceu a continuidade com o mesmo preço ate final 2012, a Prefeitura, diga-se Gabinete contratou empresa/locadora da baixada por R$ 3.000,00 por mês cada automovel, O DOBRO........... !!!!!! ( As provas? basta ver os processos de contratos novos, "qualquer cidadão tem direito de ver estes documentos que me refiro, segundo o MP).

    ResponderExcluir
  9. Leila,
    eu ate falei com o gerente da Localiza e ele sem consultar superior informou que 1.600,00/mês por uma frota(é o caso da Prefeitura) é um ótimo negocio para a qualquer Locadora, falei sobre o valor de 3.000,00/mes ele de imediato falou ser inviável no mercado privado, só no público mesmo, super faturando.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Isto é o que sempre escrevo!

    Nossos vereadores não exercem suas funções e isto gera a sensação de impunidade no executivo que pensa que tudo pode...

    Bom, o pior disto tudo é a passividade.

    Gostaria muito que algum deles se pronunciasse a respeito, mas não creio que o farão.

    Se vierem, irão alegar que os modelos são outros, que os veículos estão com GPS, andam sem combustível, possuem airbag e etc... para justificar o aumento nesta locação. (a prática da licitação dirigida)

    Então, podemos começar a pedir explicações ao legislativo...

    Dr. Simões anda frequentando o blog, o Ruy já não aparece tanto, mas alguns assessores dão uma passadinha por aqui, quem sabe não se interessam?

    De qualquer modo, após o recesso da Câmara, poderíamos questionar.

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo que falou em contratações em licitações,

    A Secretaria de Ciência e tecnologia, andou fazendo isto e nem mesmo sei se acertaram com estes fornecedores antigos, a quebra de contratos.

    Os tais contratos emergenciais estão dando pano para mangas..

    ResponderExcluir
  12. Coitado do Aarão.
    Com preços tão baixos deve ter levado bem menos que os que ai estão. Não era esse o comentário mas o que vemos é: roubo, desgoverno,exploração,tudo aquilo que o prefeito anterior disse sobre a ação da família do atual. Se queriam tanto esse senhor, por que agora estão transformando o dito cujo em Judas. Todo mundo sabe que ele não governa, ele é eleito mas quem governa é a família do CAPO.
    Se você conraria a família, é algoz, vai para o limbo.E a vingança é forte. Eles odeiam!!!!!!
    Que pena que vocês acreditaram e precionaram tanto para sair o Aarão e deixaram a prefeitura nas mãos de uma corja de ladrões, empedernidos como salvadores da Pátria. ONDE ESTÁ A AUDITORIA QUE IA PRENDER O AARÃO? QUAL O VALOR DO ROUBO? ONDE ESTÃO AS FRAUDES? E OS FANTASMAS JÁ VOLTARAM PARA O CEMITÉRIO (OU ESTÃO QUIETOS RECEBENDO PARA NÃO ACUSAR)?
    LEVANTEM O TAPETE E TODA A SUJEIRA VIRÁ A TONA.

    ResponderExcluir
  13. Não ter sono é péssimo.
    Fui buscar em seus comentários anteriores o porque do primeiro comentário dessa séria. É claro que está nos 100 dias. Não escrevo normalmente pois gosto mais de ficar assistindo o que as pessoas são capazes de dizer e não fazer.É muito fácil ficar escondido, concordo, também estou. Não devo me mostrar. Preciso sustentar a minha família.
    Não sei se foi sua amiga Vania Nunes quem escrveu o comentário mas se não foi poderia ser. Cabe perfeitamente no perfil dela.
    Se eu fosse um de vocês, que tem acesso a tantas informações internas da PMM procuraria ver como está o contra-cheques da secretaria, seu administrador ou superintendente, da diretora de sei lá o que trabalha com os conselhos, inclusive o CME - trabalha ou trabalhou? - da diretora de educação e outras que ficam na geladeira, quanto aos valores. As gratificações encorporadas por elas/ele são de deixar qualquer professor intimidade, como no tempo de Vitor Breves. Eles são capazes de trair, qualquer um, para ficar com cada vez mais gratificações no contra-cheque, que já é gordo. Falo porque já vi. Eles só procuram ou são amigos de pessoas enquanto acreditam que essas pessoas possam ser vetor para algo que eles almejam. Acho que você já se iludiu bastante. Está na hora de pensar um pouco naquilo que você falou, escreveu sobre muita coisa a partir de informações desse grupelho. Mangaratiba tem gente muito melhor do que isso mas que não se vende. As escolas, ou melhor, as pessoas das escolas talvez passem a respeitar mais você pois muitas sabiam de suas ligações com a secretária e a sua ação de defesa passional. Não se assuste, vou me retirar de novo. Mas não podia guardar por mais tempoesse comentário.
    Em tempo, o perigo de levantar o tapete é encontrarmos nossas próprias ações.
    Até qualquer dia.

    ResponderExcluir
  14. Leila você não sabe o que escreve? Tem algum problema de interpretar suas próprias palavras? Vou te ajudar. Nesse post "Quando dei passadas pisando em alguém? E onde escrevi isto? É justamente o que nunca quero fazer! É justamente por não querer NUNCA pisar em alguém é que me sinto parada, travada!" não faz juz ao que postou anteriormente em outro post “São arrogantes e parciais. Um tem competência profissional e a outra não. Um está se conduzindo com vícios antigos e a outra com vícios novos. Um não sabe deixar de lado o "ar blasé" para conduzir boa liderança e a outra deseja cargos alheios e joga o jogo dos incompetentes, que é a malhação do grupo. Resumindo, um poderia ser um bom profissional, a outra não tem jeito.”
    Sinceramente se isso não é "pisar" não sei mais o que é! Lógico que você vai usar o termo "só falei a verdade" a sua verdade diga-se de passagem, e se for para pensar dessa forma então eu acredito que muitos hoje em dia falam a verdade "caminhando" pelas ruas de Mangaratiba. Seria muito bom que antes de você postar alguma coisa desse uma olhadinha no que escreveu antes para não correr novamente esse risco dessas contradições infelizes!

    ResponderExcluir
  15. Querida,

    As informações que recebemos, são todas faladas nas ruas, em conversas sociais, em portas de escola, nos postos de saúde, em filas de hospitais, saem da boca de funcionários públicos revoltados já de muito tempo, lá do tempo do Charlinho...ou então simplesmente por termos a capacidade de raciocínio!

    Tenho amizade com a Vânia, bem menor do que vc pensa, existe respeito por posições tomadas em defesa da educação e de minha parte, a certeza de que somente uma educadora, poderia ocupar a secretaria de educação.

    Vejo que a secretária percorre um caminho bem mais democrático com a população, do que os demais que ocuparam a secretaria. Vejo o empenho em promover maior qualidade na educação. Vejo que está aproveitando o momento para minimizar os efeitos desastrosos de anos de descaso com a educação. Vejo que até mesmo por isso, estão reclamando!

    Afinal, poucos são os compromissados com a qualidade em educação.

    Vou dizer uma coisa que já havia escrito em 2010, quando aderi a paralisação por aumento de salários da classe;
    "Espero que com este aumento, os profissionais sejam motivados ao compromisso com os educandos, pois assim a população poderá cobrar o serviço, sem nos sentirmos envergonhados do salário miserável que vcs recebiam."


    E o que vejo ainda? Profissionais que optaram pelo magistério e se recusam a ir para sala de aula. Profissionais desajustados que só querem faltar e não serem descontados. Profissionais que descontam suas frustrações nos alunos e repassam sua indolência a estas crianças.

    Vejo leviandade nos relacionamentos interpessoais, como se a educação fosse o covil de pessoas incapazes, uns com medo dos outros.

    Não são todos, mas uma parcela significativa de pessoas que sem valorizar sua profissão, conseguem prejudicar aqueles que ainda levam o magistério como vocação.

    Sabe, ainda temos muitas viúvas de governos que não compreendem que pessoas podem ser aproveitadas e se destacarem em diversos governos, independente da política, ainda mais em lugares onde tdos se conhecem.

    Participar de governos, não é desmerecedor, muitas vezes se dá o nome de evolução, pois as pessoas devem mesmo sair da inércia e se inserirem em participações, mesmo que sejam antagônicas.

    Um dia se jogam em uma corrente e percebem que não é por aí. Modificam de opinião, reveem conceitos, visualizam novos parâmetros, amadurecem ou não.

    Isto é a vida seguindo seu curso e transformando a sociedade, tanto para o bem como para o mal.

    E outra coisa que não poderia deixar de te lembrar;

    Eu não estou escondida, já que você afirma quem sou, mas vc está.
    Qual é a diferença? Eu entendo que precisa sustentar sua família, e eu sustento sem participar de algo que me impeça de falar e tomar posições nas quais acredito.

    Meus vínculos com as pessoas, se fazem por troca de ideias, se conseguem me "convencer" ou não de suas intenções, se conseguem argumentar convicentemente. Enfim, por questões acima do financeiro e partidárias.


    Já afirmei por diversas vezes qual é minha posição partidária, já mostrei qual foi minha opção em eleições e sempre retorno ao repúdio ao revanchismo e a forma com que as pessoas se declaram políticas....a maioria sempre pensando em algo particular e não em visão macro da sociedade e as consequencias de nossos posicionamentos sociais.

    Por isto não pense que me assusto com postagens!

    E mais! Ainda tenho a decência de informar que continuo denunciando os conselhos municipais, que ainda estou rvoltada com o CME, que ainda critico a própria Secretária de Educação e quando tenho oportunidade, escrevo para ela colocando minha visão de usuária deste serviço público.

    Isto é bom demais! Você poderia tentar! Faz bem demais!

    ResponderExcluir
  16. Ao anônimo anterior,

    É realmente escrevi forte demais!!!! Reconheço, mas ver uma pessoa falando mal de seu "chefe" com outros "subordinados" e depois ver esta pessoa "concordando" com tudo que o "chefe" fala e dizendo que a pessoa é maravilhosa.... já é demais também. Isto é falta de ética e decência profissional.... ou medo de não ter nada a crescentar...

    Quanto ao "ar blasé" é fato também! E isto por já ter tido a oportunidade de ver tal "ar" por diveras vezes em situações diversas.

    Ainda penso que não é pisar, mas criticar. Só poderia ter escrito isto de forma menos contundente, trocando palavras para afirmar a mesma coisa....

    ResponderExcluir
  17. Eu só quero saber uma coisa, como podemos mudar essa situação? Todas essas denúncias de contratos superfaturados, o que mais precisa para o MP entrar no caso?
    A pessoa responsável pelo setor de Licitações foi exonerada, porque será?
    Eu mesmo respondo, porque era uma pessoa correta e provavelmente deveria estar se sentindo mal com toda essa sangria nos cofres do município.
    E vamos combinar o que esse governo menos precisa é de pessoas corretas à seu serviço.

    ResponderExcluir
  18. Último anônimo,

    Eu não sei deste fato! A pessoa era do setor de licitações da prefeitura?

    Isto é triste. E não posso contestar ou acusar, pois vc é a primeira pessoa que está informando isto.

    Normalmente recebo emails me dando as dicas e as posto se confirmo.

    Vou tentar saber o motivo!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. aplausos!!!!!!!!!! Adorei o post acima... tanto na mensagem quanto na forma correta de escrever!

    ResponderExcluir
  21. Amei o comentário do Valete. Isso é crítica construtiva sem expor alguém. Creio no poder do amor e que devemos sempre acreditar que pessoas são capazes de mudar de opinião, a medida que conhecem, convivem e descobrem a grande capacidade que Deus deu e tem dado constantemente ao ser humano de rever conceitos. Não é fazendo "críticas" cruéis, como você comentou, que contribuiremos para um mundo melhor. Por um momento, fico imaginando como determinadas pessoas se sentem com alguns de seus comentários.....Diante disso, pergunto: o que isso lhes acrescenta? Voltamos ao início, olho por olho? Dente por dente?
    Agora, se não é pedir muito, viva o que você expressa recriminar. Seja ética e acredite; não vele a pena investir nesse tipo de coisa para aparecer. Lembre-se que esse blog proporciona, a nós mangaratibenses, conviver com você e, a cada postagem, perceber mais do seu caráter. Resumindo, ainda insisto em acreditar que com carinho e investimento sincero, pessoas melhoram e que somos capazes de fazer isso em nome Daquele que nos amou primeiro. Que esse blog continue sendo um instrumento capaz de gerar mudanças, transformações e não vire uma espécie de "tronco" em tempos atuais....

    ResponderExcluir
  22. A/C
    Achacadora Calculista
    Advogada Cabular
    Anarquista Calculista
    Abominável camuflagem
    Agressoraa Claudicante
    Assim Clamarás
    Ave Chata

    Não mais se esconderás!

    ResponderExcluir
  23. Essa partida para o campo filosófico é ótima.
    Só falta o Jesus te ama.
    Valete, procure uma dama. Seja ela de que sexo biologico for.
    O bicho está pegando e você com mensagem bonita.
    Legal, no dos outros é refresco.
    Marcia, se seu caso não deu certo não se desespere.

    ResponderExcluir
  24. Leila,
    Gostaria de abrir um debate, usando seu blog, e acho que seria de seu interesse também.
    Percebe-se que muitos professores, diretores e alguns responsáveis acessam esse espaço para manifestações. Não me parece que fique claro o que se quer nas escolas.Obras? Qualidade? Compromisso? Tudo junto?
    Vejo poucas reclamações, por exemplo, sobre a inesplicável exploração imobiliária em Mangaratiba. O próprio Parque Cunhembebe não é tocado. Vemos diariamente o uso e abuso dessas empresas que jogam (cospem)gente e não dão nenhum lucro ao local. Não sei se Muriqui vê menos essa ação mas ela é visível,audível,etc nos outros distritos. O Sahy acabou e querem acabar com a Ingaíba. A Serra do Piloto está murada, o Batatal invadido.
    As favelas de Muriqui, curral eleitoral do atual Prefeito, são um início do que vimos no Rio de Janeiro (inclusive quanto à marginalidade criminosa).
    Não acho que a educação seja um assunto que possa ser desprezado pois implica diretamente no Ambiente mas conheço a realidade de outros lugares e posso dizer que Mangaratiba não tem essa educação desprezível da qual você fala.
    Que tal darmos uma olhada na Secretaria de Meio Ambiente? E na pesca? E no Sanitarismo? E no Parque que naõ tem sede?
    Podemos diversificar mais o foco e produzir uma Mangaratiba (Que Tem Escolas)mais "limpa" aos olhos ecológicos.
    Isso me lembra Marina.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o comentário do Valete de Espadas, muito individualismo, muitas pessoas ocupando cargos mas que não conseguem desenvolver suas atividades como deveriam por falta de capacidade ou mesmo vontade porque o status é mais importante para essas pessoas do que o compromisso com o seu prefeito e a sociedade.

    ESTÁ FALTANDO AMOR POR MANGARATIBA E SEUS CIDADÃOS!

    ResponderExcluir
  26. Ao anônimo que escreve após Márcia Olivieri,

    É estranho que se ofendam com o comentário forte aos dois que citei como erro de escolha da SME.

    Avaliar uma pessoa por suas características mais evidentes, não deveria ser motivo de tanta revolta. Não escrevi de vida pessoal de nenhum deles, não escrevi sobre coisas que especulam, quanto a salários, passado ou presente de vida particular.

    Escrevi sobre pessoas que estão públicas por opção, decidindo o nosso futuro e o comportamento entre seus iguais, quer queiram entender isto ou não.

    Comportamentos já vistos anteriormente por outros, que se achavam acima do bem e do mal e que hoje não se conformam em retornar a suas atividades profissionais advindas do concurso público.

    Que por massacrarem seus "subordinados", acham que não se adaptam mais a estas atividades.

    Escrever com veemência sobre estes comportamentos, não é vingança, nem retaliações já que assim também se comportam em seus status atuais, com aqueles que momentaneamente estão sob seus "comandos".

    E quem serão os maiores prejudicados? O cidadão que receberá como serviço público, o infrutífero trabalho de equipe.

    Não se magoe com o comentário que fiz, pois percebo que estás sendo tão "passional" como imagino que seja e como me veem também.

    Sabe, são tantos anos vendo as pessoas reclamarem de algo e quando estão nos lugares daqueles que criticamos, agem do mesmo jeito, como se ninguém tivesse o DIREITO de fazer críticas a comportamentos visíveis para toda população....

    Fofoca, grupinhos, panelinhas, disse me disse, são coisas que não cabem em nenhum ambiente profissional e muito menos no setor público.

    Somos seus empregadores, quer queiram ou não.
    O resultado de sua performance profissional, recairá sobre nós.

    Para terminar, claro que podemos melhorar, inclusive esta mulher que aqui escreve, mas isto vale também para quem se dispõe a fazer parte da vida pública de qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo do lance ecológico,

    Eu bem que tento entrar nestas postagens e não me recuso nunca a isto. Estes temas não são desenvolvidos pelos comentaristas.
    Já escrevi sobre ICMS verde, sobre destruição de manguezais,sobre lixão, saúde, saneamento básico, o Sahy, empresas que são instaladas no entorno do município, audiências públicas sobre impacto ambientais e o pessoal não está nem aí para este debate.

    E também não estão nem aí para educação. A educação entra em foco e somente respondem sobre pessoas que estão na educação, mas nunca se posicionam sobre qualidade de educação, e muito menos definem o que é qualidade em educação....

    Na verdade, a educação pode ser melhor, não acho desprezível não!

    Penso justamente que ela pode ser melhor...nunca comparo o pior com o menos pior.

    É da natureza desejar sempre o melhor e comparar com algo a se procurar como objetivo.

    Se observarmos, Mangaratiba tem uma receita excelente e pode ser melhor administrada.

    Este é o ponto principal!

    Quem me dera que mais pessoas ajudassem a desenvolver temas ambientais que levariam a saúde, a obras e que deveria começar todo este debate à partir da educação.

    A verdade é que se eu tranformar este blog em "fofocalhada de Mangaratiba" daria mais IBOPE, pois todos estão interessados somente em discutir se estão sendo faladas na net.

    Políticas públicas, combate a corrupção, direitos e deveres do cidadão, só interessam a poucos e nem por isto deixo de postar.

    ResponderExcluir
  28. Ao anônimo poeta, ou visionário, ou profeta, ou qualquer coisa...

    Muito se fala Logo saberás
    Menos recados Lindo trabalhar
    Mirou errado Leiga pessoa
    ou
    Mais trabalho Gostariam todos
    Muita coerencia Gritaríamos em uníssono
    Ou então...
    Tudo posso Bobalhona
    Tenho liberdade Banda podre
    Tens receio Baixe a guarda

    Estou te dando uma dica Coisinha tola
    Encontro voce Com toda certeza
    Eu sou Como dizem que sou....


    Chega de especulação, tenho pena da pobre mulher que vcs estão mirando..... cuidado que podem cometer injustiças....

    ResponderExcluir
  29. Ao amigo Valete,

    Gostei também de sua postagem e penso que todas as suas reflexões são perfeitas. Só faço uma ressalva sobre a falta de amor...

    Amor é conceituado à partir de quem o sente e da forma que transmite este amor...

    Veja, na gestão passada, era "por amor a Mangaratiba", lembra?
    Ele até se convencia de que amava Mangaratiba, distribuindo migalhas do que sobrava de sua mesa para a população...

    Agora, pode ser que o atual pense ter amor por Mangaratiba, afinal, ele até administra a herança com administração doméstica...

    Então, penso que se dependermos do "amor" de quem vai nos governar, ficaremos sempre a mercê de seus instintos e conceitos...

    Devemos depender da ética, da justiça e da boa formação do povo e de quem escolhemos para esta tarefa maior.

    Até conviveria com um governante distante do povo em corpo, mas perto em responsabilidade e deveres.
    Não precisamos de "amigos" no governo, mas de pessoas capazes e capacitadas pela boa conduta e pelo respeito a nossos direitos.

    Sabe, gosto de dignidade, preservação de cidadania e respeito por um povo que até agora, infelizmente, vai escolhendo seus governantes como se fossem seus heróis, salvadores e que teriam como missão nos levar a Terra Prometida.

    Gostei de fato de seu comentário, só que temos que ter o pé no chão e usarmos o tolerânzia zero para desvios de conduta.....

    ResponderExcluir
  30. Entrei como um novo Anônimo, mas vou me identificar como DIPIRONA SÓDICA.

    Leila, muuuuuito prazer! Sinceramente, tudo o que expõe sobre a administração pública, com a visão das competências das secretarias de governo é de muita clareza e de muita propriedade. Que pena determinadas pessoas não perceberem que tamanha é a contribuição e tão valoroso e serviço que presta a atual gestão. Os que se sentem ofendidos apenas se ofendem porque ainda não alcançaram teor da honestidade e da seriedade que é o se fazer político e fazer da política um veículo social de muita grandeza se resgatados os seus reais valores. Ofendem-se porque fazem uma política de oportunismo e conveniências. Que bom poder debater sobre o que escreve, poder aprender com a lucidez de suas ideias, poder despertar para esse momento político tão novo e concordar que apresenta já ares de antigo. Ah! Como dizia meu pai, "José Miguel é o chefe político de Mangaratiba" ... Opa! Flash Back, não! É,,, Então... Pois bem... Já voltei. Século Vinte e Um. Como ia dizendo... Bom. Voltemos ao novo.
    Mangaratiba passa por um processo eleitoral onde tudo é muito novo. Assustados com a atmosfera de assassinato, denúncias, cassações os mangaratibenses se sentiram carentes de honestidade e se tornaram vulneráveis ao romantismo inescrupuloso dos "homens de sempre". Neste momento, refiro-me às pessoas que se sentem munícipes, quando são abordados, assediados e disputados um a um, garimpados como diamantes e conquistados pela astúcia da politicagem. Mas nós, aí eu peço licença e me integro aos lúcidos,às pessoas como Você, Leila, ao Valete de Espadas e outros e outros mangaratibenses que acreditam em algo de bom. Por isso, não podemos nos calar.

    Bem. Quanto à Educação, Neste momento, gostaria de deixar algumas palavras ao Primeiro Escalão da Secretaria, para que possa, de certa forma, sem romantismo mas com o "pé no chão", contribuir nas suas reflexões. À Secretaria, que tenha força e coragem para agir, impetuosidade e competência sei que não lhe falta; inteligência para avaliar e decidir e astúcia para se "proteger". Ao Superintende, que sua competência administrativa se una ao saber pedagógico e que, com isso, possa fazer efetivamente educação e não apenas sentir e falar de educação. Á Diretora de Ensino, que você possa realmente se direcionar às práticas eficientes e experimentadas, concretas, vivenciadas dia a dia e não prender-se à burocracia exagerada e de certa forma não tão útil assim. À Gerência Escolar, que, com o passar do tempo possa mover-se para frente. Enfim, A´Diretoria de Projetos, não a fictícia, mas sim a que está no mundo real, que possa alcançar a Salvação, como diz João na sua Primeira Carta, "a Salvação vem para todos", porque "puta que pariu", nunca vi alguém reunir tantas vicissitudes. Olha para dentro de si, mulher, e vê se encontra no fundo de sua alma algo de bom que desperte bons sentimentos em seu coração e a possa transformar. Busque a Jesus. Amém!!!

    ResponderExcluir
  31. E eu vou enlouquecer com vocês!!!!!!!

    Estou amando estas postagens! Lúcidas, avaliadas e positivas na busca de um objetivo...

    Dias atrás eu e uma amiga, trocamos por email, algumas experiências e ideias profissionais e chegamos a conclusão que para se atingir um conceito ou formular um conceito, precisaríamos primeiro traçar um plano de ação que chegasse a um ponto comum.

    Vejam se concordam:
    Definir primeiro o que seria qualidade e qual é o objetivo a ser atingido, de forma democrática é a questão chave.

    Os passos são simples:
    1_ Definição do que se deseja!
    2 _Diagnosticar a realidade atual do serviço prestado em Mangaratiba, sem maquiagem e sem politicagem!
    3_ Traçar planos de metas a serem atingidas.
    4_ Estabelecer prazos para metas.
    5_ Promover ajustes nos desvios destas metas.

    E depois meus amigos, seria só correr para o abraço....

    A população está carente de qualidade em todos os serviços que nos são prestados, e projetos pilotos seriam aceitos imediatamente pela população por gerarem esperança e expectativas melhores.

    O que queremos é poder dormir sabendo que aqueles que escolhemos como gestores, nos respeitam e estão cumprindo suas tarefas em acordo a nossos anseios e direitos.

    Precisamos de informações para que não façamos especulações diante do silêncio dos gestores. Precisamos de transparência em suas ações. Precisamos de ouvidos que ouçam nossos gritos ou sussurros tímidos de cidadania.

    Penso que ninguém quer ser do contra, somente para ser do contra. Esta parcela de pessoas é diminuta. A maioria quer que dê certo mesmo o governo que empolgou por diversos motivos, uma esmagadora parte da população.Tivemos motivos oportunistas, tivemos motivos ignorantes na causa pública, mas tivemos também os motivos que só aparecem após uma decepção....

    Então espero que não seja mais um governo que afetará radicalmente a formação cultural de nossa gente de forma danosa.

    Bem, espero contar com a participação lúcida dos Valetes, Dipironas, Pirei Geral e outros anônimos malucos que por aqui aportam....

    ResponderExcluir
  32. Querida amiga Leila, não há muito o que acrescentar a tudo que já foi dito e debatido - como sempre, e você sabe, admiro teu brilhantismo na abordagem das questões mais emergentes desta cidade tão rica em história e belezas naturais. Cidade que certamente amo!

    Mas, como me conheces bem (rss)... Gostaria de transformar de alguma forma esse tópico em algo um pouco mais "romântico", quem sabe (rss)...

    Então, para "Moça" Márcia, encantada com as palavras do Valete, deixo às de "Florbela Espanca", que não são minhas, mas por hora tomo-as emprestado para postar aqui (rss)...

    Eu...

    Eu sou a que no mundo anda perdida,
    Eu sou a que na vida não tem norte,
    Sou irmã do sonho, e desta sorte
    Sou crucificada... A dolorida...
    Sombra de névoa tênue e esvaecida,
    Que o destino, amargo, triste e forte,
    Impele brutalmente para morte!
    Alma de luto sempre incompreendida!
    Sou aquela que passa e ninguém vê...
    Sou a que chamam triste sem o ser...
    Sou a que chora sem saber porquê...
    Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
    Alguém que veio ao mundo pra me ver,
    E quer nunca na vida me encontrou!

    “Florbela Espanca”


    Despeço-me, desejando às meninas um excelente fim de semana (rss)

    ResponderExcluir
  33. 1_ Definição do que se deseja!
    2 _Diagnosticar a realidade atual do serviço prestado em Mangaratiba, sem maquiagem e sem politicagem!
    3_ Traçar planos de metas a serem atingidas.
    4_ Estabelecer prazos para metas.
    5_ Promover ajustes nos desvios destas metas.

    ISSO É TUDO, SIMPLES E OBJETIVO! RESULTADOS ACONTECERIAM E O GOVERNO MOSTRARIA A QUE VEIO, TAMPAR E AMENIZAR OS ROMBOS PARA QUE NA PRÓXIMA GESTÃO, PUDESSEM PROMOVER A MUDANÇA COMO UM TODO.

    ResponderExcluir
  34. O TEMPO É CURTO E A POPULAÇÃO ESPERA UM SOPRO DE EVOLUÇÃO NESTE MUNICÍPIO QUE SE MANTEVE POR TANTOS ANOS ESTAGNADO E ATÉ MESMO EM DECLÍNIO.

    ResponderExcluir
  35. Obrigada! Vou ler mais sobre a Florbela Espanca... uma conterrânea de meu pai!

    ResponderExcluir
  36. É incrivel como esse pessoal detona apenas os servidores públicos que botam seus subordinados para produzir.Acredito que esses comentários sejam de servidores que estão muito putos porque estão trabalhando.Acredite, ninguem quer apoiar vagabundo,moradores vêem vocês passeando pela cidade constantemente em horário de trabalho.não se esconda atrás desses comentários,trabalhe, faça jus ao salário mensal que recebe.

    ResponderExcluir
  37. Existe uma coisa tão estranha!!!Por que se fala tão mal dos cargos de primeiro escalão da SME e só se fala bem da secretária de educação?Acredito que a Leila está sendo tão dicotômica em suas postagens.Como uma chefe tão boa e competente pode ter subalternos tão ruins?Arranje alguem agora para justificar esse fato,coisa que a Leila faz tão bem para justificar falhas de seus amigos.Obs:quando um time não está bem,quem roda?;houve um escândalo no ministério dos tranportes, quem rodou?Quem rodou quando os bombeiros fizeram aquela manifestação?para essas perguntas a resposta será sempre o chefe!!!

    ResponderExcluir
  38. Que horrorrrr!!!! Este blog virou uma baixaria!!!!Dipirona, precisava usar de palavras de tão baixo calão??? Estou impressionado!!!!

    ResponderExcluir
  39. DIPIRONA SÓDICA
    Ao Anônimo horrorizado:
    Favor desconsiderar a expressão baixa que utilizei. Realmente foi de extrema indelicadeza
    e desrespeitosa. Reconheço...
    Tirando o palavrão... Deixe me ver...
    Do restante posso aproveitar cada letrinha!!!!

    ResponderExcluir
  40. DIPIRONA SÓDICA
    Para Leila
    Leila, desculpe-me o palavra da primeira
    postagem. Não vai acontecer mais.
    Realmente somos inteligentes o bastante
    para manter críticas ainda que pessoais
    no mais alto de nível linguístico;
    vocabulário e argumentos não nos faltam.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  41. Dipirona Sódica,

    Sou professor atuante da rede e vejo o seu palavrão apenas como um detalhe em meio a tão sábias palavras. Você retratou exatamente o que está acontecendo em nossa Educação.
    Estamos com um Prefeito do povo, uma pessoa simples e muito humilde que escolheu seus Secretários (estou mencionando os de nossa terra)de acordo com seu perfil mas os diretores deixaram os cargos subirem à cabeça e estão tendo exatamente a postura dos citados da SME. Nossa Secretária é muito simples, uma verdadeira representante de nossa classe.
    Tudo é muito passageiro e o PODER não pertence a nós simles mortais que estamos aqui apenas de passagem.

    ResponderExcluir
  42. Leila,

    O seu blog não virou uma baixaria, está bombando com tanta gente inteligente postando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  43. Os 150 dias estão chegando!!!!!!!!!!!! Faltam 66 semanas para uma nova eleição.

    ResponderExcluir
  44. Que bom que faltam 66 semanas para as eleições, mas a pergunta fica no ar.
    Teremos uma boa e confiável opção de voto?
    Enquanto candidatos todos são ótimos, mas depois de eleitos só decepções.

    ResponderExcluir
  45. Comentários inteligentes?Acredito mais em comentários tendenciosos.pois onde está a inteligência em falar que as diretoras não são boas e a secretária é boa,vocês têm que rever seus conceitos de administração.Insisto em afirmar:Não adianta reclamar das diretoras, enquanto houver sanguessugas,achando que SME é lugar de preguiçoso,elas vão colocar pra trabalhar, e cuidado!!!Você pode ir trabalhar numa escola, que diga-se de passagem,é o único lugar que os preguiçosos têm medo,e consideram punição.Isso é incrivel!!!

    ResponderExcluir
  46. Ao anônimo que posta sobre amizade com a secretária,

    Veja, que isto tudo começou quando postei sobre minha opinião quanto a dois erros:
    Um da secretária e outro da família Capixaba...

    Fiz críticas a escolha dela e ninguém veio por aqui tentar rebater minha opinião, já que são pessoas que sabem que este é o DIREITO do cidadão.

    Mas, quem está "pulando nas tamancas"?

    Tchan, tchan, tchan, tchan!!!!!....

    Só os que ratificando minha opinião, demonstram que ainda não estão prontos para exercerem algum cargo público ou de prestação de serviços à população, pois se sentem acima do bem e do mal. A reação destas pessoas, já demonstra esta incapacidade.

    Não vi nenhuma pessoa entrar no blog e defender com argumentos profissionais a pessoa citada em minha crítica. Ninguém veio por aqui, exemplificar alguma ação que modificasse minha opinião. Ninguém veio por aqui, escrever que a pessoa é líder e consegue estimular seus liderados. Ninguém veio por aqui, rever conceitos ou ajudar a outros a reverem os conceitos sobre as ações da pessoa citada.

    Só vieram aqueles que por qualquer motivo, se agruparam a teia do aracnídeo citado.

    Quanto ao time ir mal, onde escrevi isto? Escrevi justamente que o time vai muito bem. Escrevi que a educação de qualidade, se faz a longo prazo, mas infelizmente, estão precisando de ações a curto prazo, já que os mesmos possuem pouco tempo.

    Se conseguirem interpretar leitura, coisa que se estimula nos primeiros anos do ensino fundamental, conseguirão perceber as sugestões/críticas que faço quanto a forma que poderão apagar o incêndio que ocorreu com a troca de governo.

    A brasa deste fogo, foi estimulada por longos anos de deturpação política na classe.

    Veja, foram tantos anos usando a educação como filão eleitoreiro que a classe esqueceu que seus profissionais são mais que gado de abate da política.

    Os que perderam posição financeira ou de status social, não se conformam e continuam a jogar com os estilingues escondidos na calcinha/cueca.

    Se eu estiver errada me corrijam, mas a falta de compromisso social está bem clara em alguns.

    Quem não consegue perceber que "Rei morto é rei posto", e continua a tentar ressuscitar o(a) falcedido(a), estará disperdiçando energia da sociedade.

    Quem não consegue aderir a causa do grupo e quer sua própria promoção, é um jogador que deveria ser afastado ou invés do treinador.

    E seguindo o exemplo dado por vc mesma, não existe time bom se tivermos alguns "pernas de pau" no campo, mesmo que tenhamos os craques no mesmo time.

    E muitas vezes, o treinador não pode mexer no perna de pau....

    Quanto ao ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, é assunto mais complexo que não cabe neste comentário, pois nem sei se seria compreendido e se tornaria extenso demais. E veja que o cara é do mesmo partido do nosso gestor....

    ResponderExcluir
  47. "Secretária humilde e verdadeira representante do povo",é isso que você chama de boa secretária?Eu escolheria uma boa gestora,ai sim eu chamaria de representante do povo,você reclama das diretoras e diz que a secretária é boa.Ou você é doido ou só pode ser um dos sanguessugas da SME (coreto e companhia)que não quer trabalhar.Acertei?

    ResponderExcluir
  48. Ao Markito,

    Você se refere a diretores de UE, ou diretores da SME?

    Veja, não concordo que todas as direções de UEs estão com problemas... são casos bem pontuais... fáceis de identificação. São os que irão espernear um pouco por ainda estarem em "adaptação" e outros são casos de serem bem ruinzinhos mesmo, mas nada que uma boa equipe de coordenadores e professores, não consigam segurar.

    Se for na SME, só insisto nas duas situações que postei na outra postagem, aquela dos "Cem dias"...
    Os demais, estão suando a camisa e realizando um bom trabalho, e convenhamos, temos muito ranço para "transformar" em boa nata...

    Gente, deixem estes problemas de direção para trás e pensem que dá para realizar um bom trabalho, se vcs estiverem do mesmo lado, que neste caso, é o educando....

    Sem oferecer um trabalho meia bomba, sem imaginar que as certezas de vcs está sendo positiva ao educando, sem executarem sues serviços com o intuito de guerra de egos e poder.

    E ao anônimo que escreve sobre "gestor", não simplifique esta palavra, sem ter conhecimento de todas as funções inerentes ao cargo.

    O que seria um bom gestor para você?

    Descreva por favor!

    ResponderExcluir
  49. Ele tem que ser eficaz e eficiente dentro de suas atribuições e não apenas ser humilde e ser do povo como foi colocado em postagens anteriores.Tinhamos um prefeito que ia tomar café nas casas dos moradores e se dizia do povo.Olha no que deu!!!roubava na cara grande e ainda colocou sua mulher para assumir duas secretarias,que na verdade não assumia nenhuma.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo acima,

    Esta vou te responder em uma nova postagem, para que possamos desenvolver este tema.

    É extensa, preciso fazer um texto mais elaborado, preciso reler alguns "alfarrábios" e adaptá-los a uma mensagem mais coloquial e simples.

    Será a próxima postagem e espero que vcs me ajudem a formar um novo debate.

    ResponderExcluir
  51. Acreditamos num debate saudável, sem detonar pessoas que querem mudar o quadro caótico que se encontrava a SME no governo Aarão,sabemos que um grupo pequeno divulga informações mentirosas,querendo prejudicar esta gestão.Sempre quando isso acontecer, estarei pronto para entrar neste blog,não para brigar,mas para debater com vocês.Obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
  52. Leila,

    Eu estava me dirigindo ao Dipirona Sódica e seu comentário. Mencionei que o palavrão é um simples detalhe diante das verdades que postou sobre os Diretores da SME. Não critiquei a todos e sim que o Dipirona Sódica está coberto de razão em suas observações pois é o que estou percebendo,e está bem nítido, nas U.Es que trabalho.

    ResponderExcluir
  53. DIPIRONA SÓDICA

    Quantas insatisfações e quantas carapuças!
    Eu me encantei com o Blog quando percebi a ampla visão administrativa postada e com algumas reflexões a respeito da forma com que a política oportuista esquece dos fatores sociais. Afastam-se das pessoas, que são violentadas na cidadania, na sua condição mais ampla. O que eu não consigo entender, quer dizer, até consigo, mas não consigo aceitar é o poder de algumas pessoas enxergarem só o que está ao alcance dos olhos. e a intelectualidade os falta, ficam com os argumentos reduzidos à mediocridade e falta de compromisso com a população. Isso mesmo! O funcionário público tem um compromisso com a cidadania. Seja na Saúde, num atendimento no balcão, ou no centro cirúrgico com o bisturi na mão, seja no atendimento no balcão de cobrança ou na abordagem tributária, o trato dos fiscais das diversas secretarias, da secretária do Gabinete ao Prefeito; seja na portaria das escolas ao gabinete da Secretária; a coleta de lixo, a limpeza das ruas; o entretenimento etc... Mas pelo que estou percebendo existe na SME mais que a insatisfação dos que se sentem atingidos com esse Blog, existe o reconhecimento e autocrítica das suas deficiências. E não estou falando de competência, quem sou eu para avaliá-las. Estou falando da falta de compromisso com a população. Estão apenas preocupadas com as gratificações, com suas nomeações, que podem durar até hoje e amanhã não ter mais, ou até o fim dessa gestão. É uma incógnita. Daí, o Prefeito fica mais assediado que ídolo pop. Recolhem-se à mediocridade do tráfico de influências, pois é o único argumento que possuem. E isso é o quê? Icapacidade administrativa.

    Já que prometi manter o alto nível desse debate, lanço um desafio aos anônimos horrizados e insatisfeitos, os que só consegue debater sobre o que menos importa, esquivando-se do mais importante: a visão, o poder de análise e questionamento. Quem sabe só permaneçam atuando neste blog os que realmente não precisam se "acochar" de proteções políticas para fazer parte desse governo e dos próximos.
    Que tal falarmos da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Diretriz que rege Mangaratiba? Do Programa de Saneamento, da CEDAE, dos Postos de Saúde, das Obras Emergenciais de tudo que envolve uma gestão pública enfim. Talvez esses anônimos indignados com algumas insinuações, não saibam nem sobre qual diretriz Mangaratiba deveria ser administrada. Pois bem... Estou esperando...

    ResponderExcluir
  54. Muito boa postagem!

    Meus parabéns com sinceridade!

    ResponderExcluir
  55. Acho que esta postagem já deu o que tinha que dar.

    Agora, é hora de reflexão mesmo! Refletir sobre críticas, refletir até mesmo como está frágil a unidade do governo.

    Pessoas que se debatem por ouvirem críticas e partem logo para direcionar sua ira para seus desafetos, acusando seus colegas de jornada.

    Imaginam que pessoas públicas não podem ser questionadas pela população, ou que a população não possui capacidade para avaliar a conduta destes profissionais.

    Assim pensando, vão destilando o veneno entre seus pares, imaginando que aqueles que discordam de suas atitudes são seus subordinados.

    Fugiram do tópico, retornaram claramente a postagem anterior, pois ali, foram feridos em seus egos.

    Tia Leila, prometeu uma postagem sobre gestores e farei. Vamos aprender juntos a discutir e debater. Mas, o principal será modificar a visão que temos do serviço público e suas atribuições.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. VOCE É 1000!!!!!!!!!

    TIROU A POSTAGEM NOJENTA QUE SÓ TEM O INTUITO DE FOFOCAR SOBRE A VIDA DOS OUTROS.
    TIROU A SUA PRÓPRIA RESPOSTA DESTEMPERADA,MESMO SENDO EM BOM NÍVEL, MAS DESTEMPERADA.

    SÓ PESSOAS DE QUALIDADE MORAL E INTELECTUAL CONSEGUEM SER ASSIM. CADA DIA QUE PASSA TEMOS MAIS ESPERANÇA DE QUEM NEM TUDO ESTÁ PERDIDO. VOCE AJUDA MUITO NESTA ESPERANÇA.

    ResponderExcluir
  60. Deixo registrado o meu agradecimento à Secretária de Educação Professora Vania e ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Evandro Capixaba pelo respeito aos alunos da Universidade Estácio que outrora perdiam semanas de aula e que agora poderão frequentar suas aulas normalmente, pois dia 26/7 haverá transporte para atendê-los. Essa atitude mostra que vieram para mudar e se importam em serem justos.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!