domingo, 7 de agosto de 2011

A feirinha, o eleitorado e os candidatos.

Nossa, como é difícil incentivar a participação da população no processo pré-eleitoral. Tenho tantas dúvidas, como podemos fazer com que esta participação desencane...

Ontem, fui dar uma olhada na famigerada festa do morro da encrenca e vi umas situações bem interessantes para se pensar e refletir mesmo. Em um momento, estava sentada no meio fio, esperando a galerinha brincar nos brinquedos sinistros da feirinha livre, ops, festa de Muriqui, e vi algumas abordagens de pré-candidatos e fiquei atônita com a mesmice e com a cara de pau dos que abordam o povo e com a cara de pau dos abordados.

Um destes pré-candidatos, era apresentado por um "acompanhante" aos populares... Caramba! Parecia venda de camelô! O pré-candidato fazia cara de interessado na conversa, o apresentador da mercadoria bajulava a mercadoria, o "comprador" vendia seu apoio a mercadoria e nada se conversava de concreto, só ouvia aquelas frases de efeito, de análises superficiais ao momento político, as respostas eram tão estapafúrdias que me fizeram pensar que aquilo não era real. Assim que o abordado se afastava, o vendedor falava que a pessoa apresentada tinha família grande, que seria um apoio maravilhoso, que deixasse em suas mãos que aquele com toda certeza já estaria com eles... o pré-candidato por sua vez, nem escutava direito, pois já estava acenando para outros e anotando no celular o número de contato do abordado, que quando se encaminhava para ir embora, disse: Conte comigo, mas, qual é a sua "graça" mesmo?

E assim, vi algumas destas situações. Todos querendo arrumar uns trocados e sentirem um pouco do gostinho de parecer "importante", articulado e "esperto".



8 comentários:

  1. Politicamente os Centros Sociais são realidades que cumprem "irresponsavelmente" o papel do Estado ou do Munícipio, socorrendo de imediato quem não tem como tratar de alguma enfermidade e não consegue vaga para tal, na rede pública de saúde, que atende dentro do que pode. Verificamos sempre instalações inadequadas, remédios vencidos e todos os tipos de irregularidades, porém não fiscalilzadas por quem deveria fechá-las. Nos últimos tempos estamos convivendo com uma politica acima de qualquer politica, onde o massacre social vem crescendo e ceifando vidas e mais vidas às custas do poder, da ganância, da impunidade e tirando proveito do curral eleitoral, princípio de quem procura se manter no assistencialinsmo, onde o preço do tratamento é o voto, algo inofensivo e banal; simples e democrático; promitente e esperançoso para quem não tem os seus direitos básicos respeitados e assegurados pela Constituição. Estamos caminhando precariamente, poré estamos no caminho certo !!!!

    ResponderExcluir
  2. Para esclarecer que a Rede Pública atende dentro do que pode, exatamente pela politica dos governantes para dar espaços aos Centros Assistencialistas e que ceratamente eles "PREFEITOs" ou "GUVERNADORES" também esperam um votinho dódói.

    ResponderExcluir
  3. QUEM VAI DAR UM BASTA NA CAÇA AS BRUXAS DA EDUCAÇÃO E DA AÇÃO SOCIAL? a INQUISIÇÃO ESTÁ COM INVEJA ......

    ResponderExcluir
  4. A POLITICA DE MANGARATIBA VIROU UMA CAÇA ÀS BRUXAS DE UM MODO GERAL, CHEGANDO A INTERFERIR ATÉ MESMO NAS OPINIÕES DENTRO DAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO AO CANDIDATO "a" OU "b", VINDO A INIMIZADES. PORTANTO NÃO É SÓ PRIVILÉGIO DA EDUCAÇÃO OU DA AÇÃO SOCIAL TAL IGNORÂNCIA POR PARTE DOS PUXA-SACOS E DEFENSORES, ONDE TAIS ATITUDES VEM RACHANDO A POPULAÇÃO PACATA DE MANGARATIBA, ABRINDO CAMINHO PARA O DOMÍNIO, A ISNTALAÇÃO, O PODER E O ENRIQUECIMENTO DE FORASTEIROS ÀS CUSTAS DA MIZÉRIA DE NOSSO POVO, QUE RECLAMA PELOS CANTOS, MAS NO FUNDO GOSTA DE SER SUBMISSO ÀS MAZELAS, AOS CAPRICHOS E ÀS MIGALHAS DE SÃO JOGADAS ÀS ESQUINAS.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, o nosso municpio virou boi de piranha para aqueles que só visam o interesse financeiro e chegam com ar de bom moço, levando a riqueza de um municipio pobre, principalmente de personalidade!!! O povo está vendo e convivendo com as falcatruas, porém prefere se enganar e dizer AMÉM!!! AARÃO - CAPICHA - ANDREA - ZÉ e tantos outros que estão vivendo de politica. Enquanto o povo se mata ded trabalhar para sustentá-los, seus assessores e aspones. Acorda !!

    ResponderExcluir
  6. Poxa! Mangaratiba precisa aprender a conviver com dignidade nossas divergências políticas. Seria mais fácil se estivéssemos lutando por alguma ideologia, mas aqui se luta por sobrevivência burra, onde os cabides de empregos são a forma de eleger nossos políticos.

    Quando começarmos a pensar que oposição se faz a atos governamentais indevidos e não a pessoas, daremos os primeiros passos rumo a cidadania. Querer que um governo dê errado, somente para afirmar que estava certo, ou para se obter alguma vantagem pessoal é no mínimo leviandade com a população e nela está incuída a própria pessoa que é opositora.
    Quando um governo não funciona, os prejudicados somos todos nós.

    Agora, a passividade em relação aos desmandos e erros cometidos, também avilta e corrompe nossos conceitos.
    Não podemos ser massa para uso dos interesses de vereadores ou do executivo. Não podemos ser ludibriados por falsas oposições que por muitas vezes irá emperrar propositadamente a boa execução de áreas do serviço público. Ser oposição é mais que ser contra,é ser complemento para que forcemos a boa conduta do executivo ou do legislativo em prol da população e do desenvolvimento do município.

    Fiscalizar, denunciar e participar, mas jamais inveredar por caminhos tão distorcidos, com mentiras, calúnas, difamações e ostentação de uma falsa dedicação a população.

    OBS: erros de escrita devem ser perdoados, novamente estou sem óculos!

    ResponderExcluir
  7. caraca Leiloca,eu não tinha lido essa postagem,devo agradecedr ao funcionário por ter sido teu garoto propaganda no caso do kioske,só assim achei esse texto que diz td e mais um pouco,que pena sermos fakes...mangaratiba podia mudar tanto se pudessemos falar o que pensamos de melhor e as pessoas não levarem para o lado pessoal,o povinho afetado...

    ResponderExcluir
  8. É Dakotinha, vc tem cabeça boa, está mudando "pra" ccaramba em suas postagens.
    Está mais condescendente com as pessoas e fico admirada de ver como vc está caminhando.

    Se todos nós conseguirmos fazer este caminho, tentar ir mais adiante nas coisas que nos cercam e nas pessoas que são como nós, simples "usados" e "abusados" por nossos políticos, teríamos mais força para TUDO.

    Mas, um passo de cada vez, um dia após o outro.

    Vamos como o pessoal do AA, só mais 24 hs combatendo a ignorânca e a intolerânica.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!