"Tá" difícil!

Sou mistura da terra que escolhi viver e que já me fiz raiz. Sou semente que foi jogada pelo vento Vieira já em minha meninice, nesta terra dos aromas variados. Cheirinho de mato, de terra molhada e água salgada. Nem mesmo as sombras que insistem em escurecer minha terra, poderão me fazer menos amante de Mangaratiba. contato:raylsoncastro@hotmail.com
quinta-feira, 28 de abril de 2011
58 dias - E o gato continua.....Creche de Muriqui
"Tá" difícil!
Comunicação com a Prefeitura

Já pensaram como seria útil?
Nós ligaríamos e do outro lado da linha, as atendentes que passariam para o prefeito!
Seria mais ou menos assim:
- Você ligou para o Fala que eu te escuto, com quem estou falando?
- Aqui é Maria Deusileide.
- Por favor, identifique-se por seu apelido para que o prefeito possa reconhecer seu eleitor.
- Aqui é Deusi da Nonoca.
- Pois não, qual é seu problema?
(50 minutos depois)
- Um minutinho...o prefeito vai falar......
Outra ligação:
E não esqueça, em 2012 tamos juntos e misturados.
Mais uma:
Meus amigos, temos que fazer um pouco de galhofa, para não desesperar..... é uma gozação saudável. Brincadeirinha......
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Neuzinha Brizola - 1954 / 2011
Caçula dos três filhos do político Leonel Brizola, morto de enfarte aos 82 anos, Neusinha Brizola deu muito trabalho ao pai na juventude. Enquanto Brizola governava o Rio em dois mandatos (1983 a 1986 e 1991 a 1993), sua filha aprontava. Em 1983, ela posou para a Playboy, o que obrigou o pai a suspender a publicação da revista. E também envolveu-se com drogas. Os tempos de loucura, porém, ficaram no passado. Há 17 anos longe das drogas, a mãe de dois dos nove netos (Laila e Paulo César) e avó de três dos quatro bisnetos (Túlio, Breno e Marina) de Brizola queria ser a guardiã do nome da família.
Hoje, 27 de Abril, foi se encontrar com o velho caudilho.
Vejam a entrevista dela algum tempo após a morte de Leonel Brizola:
O que pretende fazer após a morte de Leonel Brizola?
Quero atuar como guardiã do nome da família. Tenho que honrar esse nome por mim e por tudo que meu pai fez. Não houve político mais investigado do que ele no Brasil e ninguém provou nada contra. Todos os herdeiros, netos, filhos, temos de ter essa coerência, essa honestidade em respeito à memória dele, para não deixar ninguém aparecer do nada usando o nome dele.
Acha que existe esse risco?
Não, absolutamente. Ele deixou netos. Tem o Carlito , filho de José Vicente, primogênito de Brizola, que já é candidato a vereador no Rio de Janeiro. Sairá como Brizola Neto e nós da família já nos fechamos em torno dele. Para as futuras eleições, tem também o meu filho Paulo César, que trabalhava com meu pai desde os 13 anos. De repente, até eu posso entrar na política.
Pretende entrar para a política?
Por enquanto ainda é tudo prematuro, mas existe essa possibilidade. Não para esse ano, quando nosso candidato será o Carlito. Mas tenho vontade, talvez, de me candidatar a deputada federal em 2006. É uma questão de conversar com o partido. A vontade de seguir os passos do meu pai está no sangue, até para manter essa chama acesa.
Tem outros projetos com relação ao seu pai?
Quero participar ativamente dos trabalhos na Fundação Alberto Pasqualini (fundação que desenvolve projetos sociais, ligada ao PDT, que, como o partido, era presidida por Leonel Brizola). Minha preocupação é manter vivo o nome Brizola. Gostaria de fazer como a Lucinha Araújo fez com o Cazuza e a Viviane Senna, com o Ayrton Senna.
Desde quando você se interessa por política?
Tivemos uma vida muito sofrida. Vivemos no exílio durante a ditadura militar. Tudo isso tornou toda a nossa família muito politizada. Lemos jornais todos os dias, temos nossa ideologia, acompanhamos tudo. Meu pai conversava muito com todos nós. Víamos o trabalho dele. Ele nos deu o exemplo. Foi uma jóia rara, uma grande escola.
Qual foi o momento mais duro na vida da família?
O golpe militar de 1964. Era pequena na época, tinha 9 anos. Não tinha muita noção das coisas, mas para mim foi como se tivesse ido dormir como princesa e acordasse como sapa. Meu pai foi para a clandestinidade e nós tivemos de sair do País. Ficamos com a minha mãe num hotelzinho de Montevidéu. Minha mãe rezando o terço, a gente rezava terço todo dia, pedindo para o meu pai ficar bem. Minha mãe fazia todo mundo ir à igreja todo dia.
E os últimos dias de seu pai?
Fiquei com o meu pai praticamente o tempo todo depois que ele voltou do Uruguai (na quarta-feira 16). Apesar de estar de cama, ele estava bem, animado. Foi um enfarte fulminante. Graças a Deus, ele não sofreu nada, não teve que ficar entrevado numa cama. Morreu dignamente, com as mãos limpas. A morte do meu pai foi uma surpresa. Na véspera ele estava ótimo, conversou comigo, quis saber da família, se estava tudo bem.
Ultimamente a saúde de Brizola preocupava a família?
Tínhamos uma preocupação normal com alguém de 82 anos, mas meu pai era um homem sem vícios. Não fumava, só bebia um vinhozinho de vez em quando, tinha uma vida muito regrada. Seu único problema era que comia de tudo. Comia lingüiça no café da manhã, gostava de mocotó, rabada, e sempre o arroz de carreteiro acompanhando. Mas meu pai era um touro. Às vezes, não agüentava o pique dele.
Como assim?
Na campanha de 1998, quando ele era vice da chapa do Lula, fui com ele para Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Estava de salto, andando ao lado dele, mas eu não agüentei. Pedi para sentar no jardim da casa de uma senhora de lá enquanto meu pai seguiu com a passeata, sem demonstrar nenhum cansaço. Na volta da passeata é que me encontrei com ele de novo. Talvez por isso a ficha ainda não tenha caído direito pra mim. Ainda está o número do telefone dele no meu celular. De vez em quando me esqueço e tenho o ímpeto de ligar para ele. Ainda não assimilei direito
Um camaleão em evolução

E a amiga será apenas uma espécie em involução.
Tô de arrasto já faz tempo....
terça-feira, 26 de abril de 2011
Um blog para o educador
"Tá" aí a dica!
Empresários, comerciantes e Mangaratiba

Matéria Jornal Atual:
Mangaratiba promove encontros entre empresários e comerciantes
Os encontros têm como objetivo buscar ideais para criação do inventário turístico do município.
A partir desta segunda-feira, dia 25, a Prefeitura de Mangaratiba promove uma série de encontros entre comerciantes e empresários dos seis distritos do município. Os encontros, organizados pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, têm como objetivo a realização de debates, discussões e troca de ideias entre os participantes, em prol do desenvolvimento turístico e econômico da cidade.
Para o secretário da pasta, Vitor Tenório Santos, informações importantes para o inventário turístico da cidade serão colhidas justamente nessas reuniões. “Vamos discutir temas importantes para o desenvolvimento turístico-econômico de Mangaratiba e, nesse momento, não podemos deixar de ouvir os mais interessados no assunto, nossos parceiros. Vamos aproveitar as reuniões, também, para conscientizar e sensibilizar essas pessoas, falar da importância de receber bem os inventariadores da secretaria. Mostraremos os projetos e as ações que já estamos pondo em prática”, concluiu Vitor.
Ao todo, serão quatro encontros. A primeira reunião foi ontem, em Conceição de Jacareí, no salão da Igreja Católica. Nesta terça-feira (26), será a vez dos comerciantes e empresários de Mangaratiba e da Serra do Piloto se reunirem no Clube Náutico dos Mangarás, no Centro. No dia 4 de maio, em Itacuruçá, o evento será no salão do King Night Club e no último encontro, em Muriqui, dia 5 de maio, no Restaurante do Maurício. Todas as reuniões começam às 17 horas.
Gostei da iniciativa destes encontros. Penso que é a forma mais correta para ações gestoras em qualquer uma das secretarias de nosso município. Mas, também espero que não seja como o Plano Diretor do ex, que nunca saiu dos encontros meia bomba que promoveram.
Faço somente uma observação ao discurso do Secretário Vitor Tenório, quando diz que aproveitarão para conscientizar, sensibilizar e falar da importância de receber bem os inventariadores da Secretaria. Acredito que poderiam também aproveitar para conscientizar, sensibilizar e falar da importância do total comprometimento dos comerciantes e empresários com ações na área ambiental, em suas responsabilidades como empregadores (???? - toin toin toin), pois ainda estamos na era predatória quando o assunto é meio ambiente e informalidade quase que escravagista, quando o assunto é compromisso trabalhista entre nossos comerciantes.
Penso mesmo que deveriam aproveitar os encontros para que outras secretarias participassem, levando um pouco de conhecimento das ações conjuntas, pois não existe turismo sem que haja ações da secretaria de meio ambiente, fazenda, obras e demais. E seria proveitoso para que fôssemos apresentados aos novos representantes do governo, conhecendo suas faces distantes e seus compromissos com a sociedade.
domingo, 24 de abril de 2011
As citações/ os chatos e Meu Quintana

"Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas..."
INSCRIÇÃO PARA UM PORTÃO DE CEMITÉRIO
Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"
[Busca]
Subnutrido de beleza, meu cachorro-poema vai farejando poesia em tudo, pois nunca se sabe quanto tesouro andará desperdiçado por aí...
Quanto filhotinho de estrela atirado no lixo!
Não tenho vergonha de dizer que estou triste,
Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas:
Estou triste por que vocês são burros e feios
E não morrem nunca...
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
" Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação! "
"Sonhar é acordar-se para dentro"
1a Festa do Trabalhador - Mangaratiba
Programação bem interessante com todos os eventos sendo realizados na Praça Robert Simões - Centro de Mangaratiba.
1o de Maio
Ação social - das 8hs ás 14 hs
Serviços diversos de utilidade pública
Recreação infantil -das 8 hs às 12 hs
Recreação cultural e esportiva
1a CORRIDA DO TRABALHADOR DE MANGARATIBA
informações 2789-6024. 3789-9025
Inscrições abertas até 28/04, nas administrações dos distritos, prefeitura, secretaria de comunicação, secretaria de turismo, stand na praça Robert Simões.
Shows: início às 21 hs.
29/04 - Latino
30/04 - Mumuzinho
01/05 - Frank Aguiar
Não deixem de comparecer com sua família. Eventos para a população são raros em nosso município.
Aproveito para pedir uma atenção aos organizadores para o problema de transporte entre os distritos, que limitam o direito de ir e vir de nossa população.
sábado, 23 de abril de 2011
Malhação do Judas..... na data certa!

Secretário Sérgio Rabinovici no detalhe....
HMVSB - O atendimento justifica a malhação do titular da pasta.
Criança morre com dengue hemorrágico. O diagnóstico só foi feito no dia do óbito.
Ajudante de Judas - A pediatra.....
HMVSB - 21/04 - Sem pediatra até 14:00 hs.
Postos de saúde sem pediatra.
E todas as rapidinhas da saúde já postadas em outras datas, levam o secretário Sérgio Rabinovici, a ser o escolhido para a malhação.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Alô!!!!!!!!Tiradentes/Saúde/Mangaratiba
"Tá" difícil!
OBS: Por volta das 14:00 hs, as crianças já podiam nascer....o médico chegou no HMVSB.
Abrace esta causa - isto é ação política cidadã!
Uma mensagem a todos @s voluntári@s de VoluntáRIOs
Prezados voluntáRIOs,
no próximo dia 28 de abril, quinta-feira, às 19h, teremos nossa próxima reunião. Faz tempo que não nos encontramos e já estava na hora! Na nossa última reunião falamos sobre o projeto Porto Maravilha e, em função disso, um seminário está sendo organizado sobre o assunto nos dias 16 e 17 de maio no IHGB.
Agora temos outros assuntos a tratar:
- relato de como anda esta questão do Porto;
- ações de apoio às vítimas das enchentes na região serrana;
- a questão da linha 4 do metrô do Rio;
- ações comunitárias em curso em alguns bairros da Zona Norte do Rio.
Outras questões poderão ser trazidas para a reunião também. Aguardamos todos lá.
Abraços,
Roberto Anderson
Reunião voluntáRIOs
Dia: 28 de abril, quinta-feira.
Hora: 19/21hs.
Local: Auditório Nelson Carneiro
Palácio 23 de Julho- anexo da ALERJ na Praça XV
A Quinta-feira - Ceia
Vejam, o que seria trinta moedas de prata, para quem cuidava da bolsa dos discípulos?
A Quinta-feira da dor universal que explode em Amor no Domingo de Páscoa!
Que todos tenham uma semana plena de sentir!
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O amigo

AMIGO:
Quando você estiver triste...
eu vou te ajudar a planejar uma vingança contra o filho da puta que te deixou assim.
Quando você me olhar com desespero...
eu vou enfiar o dedo na sua goela e te fazer por pra fora o que estiver te engasgando.
Quando você sorrir...
eu vou saber que você deu uns pega em alguém.
Quando você estiver confuso....
eu vou explicar pra você com palavras bem simples porque eu sei o quanto você é burro.
Quando você estiver doente...
fique bem longe de mim até se curar. Eu não quero pegar o que quer que você tenha.
Quando você cair...
eu vou apontar pra você e me mijar de rir.
Você me pergunta, "Por quê?"
porque você é meu amigo!!!"
Observação final:
"Um simples amigo te ajuda a remover um móvel. Um
amigo de verdade te ajuda a esconder um corpo".
E como diz nosso grande e velho amigo Chuck Norris:
"Um amigo de verdade não é aquele que separa uma briga e sim aquele que chega dando voadora."
terça-feira, 19 de abril de 2011
O medo causado pela inteligência
Leio, releio, me realimento e me reanimo!
O autor é desconhecido, mas é bom demais:
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma Ciência
Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.
Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues: finge-te de idiota e terás o céu e a terra.
O problema é que os inteligentes costumam brilhar. Que Deus os proteja.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Somos vítimas de estupro....social
Assim está acontecendo comigo!
Estou assim, tentando, olhando tudo com olhos de ver e ouvindo com ouvidos de ouvir. E tomei uma decisão bem diferente do que costumam dizer em piadas politicamente não corretas, que é, "se o estupro é iminente, relaxa e goza".
Diante disto tudo, como uma combatente diminuta, mas em nada inferior aos bons guerreiros, estou pronta para me defender do possível novo estupro social que começa a acontecer em Mangaratiba.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Lembretes.....Vereadores, ui ui ui!
Coligações proporcionais partidárias para 2012- toin toin toin
Jeremoabo.com
Um dia para ....nada - Sessão da Câmara
Edinho, ele, ele mesmo, o Presidente.
Sidinho, o garoto propaganda de Itaguaí
Marquinho, o pequeno ser que ataca o novo governo pedindo empregos para seu eleitorado
De inhos, acaba por aqui, pois o Nelsinho não compareceu.
Zé luiz, sentado com postura de enfado só pensando nas barganhas.
Gustavo - ????? um feliz vereador cumpria seu expediente, alegre como hiena.
Bom, opinião é bom ser trocada, mesmo que sejam meio estapafúrdias.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Filhos de todos nós - Realengo
Wellington e suas vítimas inocentes, são filhos de todos nós!
Um bom exemplo! Deputado federal José Antonio Reguffe

O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Casa.
Quanto custa? Uma pergunta de conselheiro!
E isto vale para conselhos escolares, de merenda escolar, Fundeb e demais.
Bom, sem ironia, vamos participar de fato e praticar ações preventivas para que tenhamos paz e certeza de que fizemos o melhor para nosso município.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Convocação para eleição Conselho escolar CMNSG
Convidamos V.Sa., membros da comunidade escolar, alunos, funcionários, professores, pais ou responsáveis, para que possam se candidatar para participar do Conselho escolar. As inscrições deverão ser feitas no próprio colégio, através do Sr. Thiago Silva da Rocha (Presidente da Comissão Eleitoral) até o dia 13/04/11; (quarta-feira) e a eleição será realizada no dia 14/04/2011, na sede do colégio, das 09:00 hs às 19:00 horas:
Vagas a serem preenchidas:
--> Professores - 3 vagas
--> Alunos (acima de 16 anos) - 3 vagas
--> Pais ou responsáveis - 3 vagas
--> Membros da Comunidade - 3 vagas
Lembro que para composição do conselho, devemos ter o bom senso de que os candidatos devem realmente representar seu segmento, e ter como meta, a participação na gestão escolar de forma efetiva, deliberando com os gestores para promoção de um ensino de qualidade e mais justo.
Quem pode participar:
Professores - aqueles que não dependam de contratos junto a prefeitura para uma melhor indepedência nas questões.
Alunos - com desejo real de comprometimento e participação, levando suas necessidades para gestão.
Pais ou responsáveis - da mesma forma que professores, o bom senso pede que não sejam pais que tenham algum comprometimento contratual com a prefeitura, para que possa deliberar sem conflitos de interesses.
Membros da comunidade - merendeiras, inspetores, serventes, comerciantes distritais, autônomos, ex-alunos, morador do distrito que também possuam esta independência de não ser vinculado a prefeitura.
Esperamos que o CEC do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças, seja a semente lançada no município para contribuição de uma nova educação em Mangaratiba.
Funções do Conselho escolar:
As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.
Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.
Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
(Portal MEC)
quarta-feira, 6 de abril de 2011
No peito enganos mil, na Terra é pleno Abril.....
E esta gravação com três representantes das maravilhas do Ceará, me fez lembrar deste Abril de Mangaratiba.
Aldeia, aldeiota estou batendo na porta "prá" lhe aperrear....
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia....
terça-feira, 5 de abril de 2011
Rapidinhas da Saúde
Procurando atendimento com ortopedista:
O "Doutor" manda fazer Raio X, quando o paciente volta, tem que esperar mais 2 horas para que o "Doutor" acabe de ver seu programa de televisão.
Êta lelê!
Procurando Oftalmologista:
O paciente tem que ser encaminhado pelo clínico, mas o paciente já usava óculos e precisa de novo exame para que possa ajustar seu óculos!!!!!!!!!
Voltará ao HMVSB, gastará mais passagem, passará pelo clínico que o encaminhará ao oftalmologsta em outra data, quando ele gastará mais passagem e para alguns pacientes, em horário em que o mesmo não poderá comparecer.....ou em dia em que a dureza chegou e ele não terá o dinheiro para o transporte.....Se for uma criança, perde aula e seu reponsável dias de trabalho.
Êta lelê!
Procurando pediatra para consulta ambulatorial, de rotina:
Posto de saúde não terá atendimento...então, seu responsável levará a criança para o HMSB, para que seja marcada a consulta ou então usará o recurso de "emergência" e a criança que só iria passar por atendimento de rotina, fica exposta a contágios desnecessários em uma emergência suja e lotada.
Êta lelê!
Procurando emergência:
Em qualquer especialidade ficará horas esperando a avaliação se é de fato emergência em local totalmente imundo, com pessoas se valendo deste recurso para que possam ter um atendimento médico....
Êta lelê!
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Max Yantok

Max Yantok, foi um dos grandes quadrinistas da primeira metade do século XX no Brasil. Homem de múltiplos talentos, além de quadrinista e caricaturista, foi também tradutor, intérprete, contador, engenheiro, jornalista, poeta, mágico. Participando de uma companhia lírica, viajou o mundo. Talvez com o conhecimento que adquiriu nessa viagem se inspirou para criar sua personagem mais célebre, Kaximbown, figura esta que Rui Barbosa - amigo do desenhista - era fã confesso. Algumas fontes atribuem a Yantok a criação do termo "urucubaca", para se referir ao azarado presidente Hermes da Fonseca.
Segundo Rosalina Zorzi, em correspondência ao Guia dos Quadrinhos, e confirmado pelo próprio bisneto do artista, Frederico, Yantok nasceu em Soledade - RS, numa tribo da etnia Tupi, em 29 de janeiro de 1879. Filho do italiano Giovanni com a filha do pajé, Maurícia, nome dado por Giovanni pela dificuldade de pronúncia do nome indígena. Maurícia morreu no nascimento do terceiro filho do casal, que faleceu junto da mãe, em 1887.
Conta-nos Frederico que, "logo cedo, o Yantok foi estudar na Itália, e por conta do facismo regressou ao Brasil, casado com a Senhora Amélia Maulaz, nascida na Suíça". No Brasil, fixou-se no Rio de Janeiro.
A origem do nome "Max Yantok" é explicada pelo bisneto do artista: "Yantok é um bastão filipino usado para açoitar as pessoas. Max era um nome que ele gostava muito, tanto é que colocou o nome de seu filho de João Max". Além de Max Yantok, teve outros pseudônimos, como Ketno e Mefisto.
O artista participou ativamente da sociedade carioca da primeira metade do século XX, tendo conhecido grandes figuras da época, tais quais Enrico Caruso, Julio Verne, Lima Barreto, Monteiro Lobato. Chegou a ser o intérprete de Caruso quando este esteve no Brasil. Como desenhista e jornalista, trabalhou em várias publicações da época, como "Revista da Semana", "O Malho", "Dom Quixote", jornais "Gazeta de Notícia", "Correio da Manhã" e "Diário Carioca". Diz Ezequiel de Azevedo que o artista era fluente em onze idiomas, sendo o tradutor durante os anos 1930 do material da King Features Sindycate. Realizou treze exposições, e publicou cerca de 45 livros infantis.
Seu melhor trabalho, no entanto, é como desenhista. Começou sua carreira em jornais italianos e, em 1908, foi contratado pela editora O Malho. Nas HQs, tinha um traço bastante voltado ao humor, com personagens de cabeças grandes e olhos amalucados. Vê-se certa influência dos quadrinhos da época, como Winsor McCay e seu "Little Nemo". De acordo com Lucchetti (2005), "construiu sua obra mais duradoura, compondo tipos pitorescos, vagabundos, andarilhos, sem família, sem lar, desprovidos de qualquer bem material e, muitas vezes, famintos. Através deles, Yantok fez uma crítica a nossa sociedade cruel, onde alguns tudo possuem e outros não têm nem mesmo o mínimo para matar a fome". Seu trabalho tinha estilo único e inconfudível. Além do carismático Kaximbown e seu assistente Pipoca, criados em 1911 para a revista "O Tico Tico", criou também as personagens "Pistolão", "Sábado" e "Barão de Rapapé". Em 1939 criou "Pandareco, Parachoque e Viralata". Também estão entre suas criações "João Cascudo" e "Gordo Chico Bombo".
No ano de 1956, já idoso, tinha problemas em publicar suas ilustrações, consideradas "ultrapassadas" pelos editores, como nos conta Marcos A. Lucchetti. Neste ínterim, foi contratado pela editora Ebal, realizando diversas histórias de uma página, mas principalmente trabalhando para a revista "Capitão Z - Segunda Série", onde desenhou histórias longas como "Os truques de D. Parachoque".
Aposentou-se em 1962, já com mais de 80 anos. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1964.
Por Erico Molero.
OBS: Até 1964 publicava suas tirinhas com personagens já enlouquecidos, no Jornal do Brasil.
domingo, 3 de abril de 2011
Uma menina de Mangaratiba, a pule de dez.
Com isto nossas crianças serão “pule de dez”.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Desconstrução ou se liga no alerta!
Pensava qual seria a maior decepção que as pessoas podem sofrer? Quando ficariam mais magoadas ou revoltadas? O que humilharia mais um povo?