quinta-feira, 7 de abril de 2011

Convocação para eleição Conselho escolar CMNSG

Tanscrevo a convocação do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças para eleição de seu conselho escolar.

Convidamos V.Sa., membros da comunidade escolar, alunos, funcionários, professores, pais ou responsáveis, para que possam se candidatar para participar do Conselho escolar. As inscrições deverão ser feitas no próprio colégio, através do Sr. Thiago Silva da Rocha (Presidente da Comissão Eleitoral) até o dia 13/04/11; (quarta-feira) e a eleição será realizada no dia 14/04/2011, na sede do colégio, das 09:00 hs às 19:00 horas:

Vagas a serem preenchidas:
--> Professores - 3 vagas
--> Alunos (acima de 16 anos) - 3 vagas
--> Pais ou responsáveis - 3 vagas
--> Membros da Comunidade - 3 vagas



Lembro que para composição do conselho, devemos ter o bom senso de que os candidatos devem realmente representar seu segmento, e ter como meta, a participação na gestão escolar de forma efetiva, deliberando com os gestores para promoção de um ensino de qualidade e mais justo.

Quem pode participar:

Professores - aqueles que não dependam de contratos junto a prefeitura para uma melhor indepedência nas questões.
Alunos - com desejo real de comprometimento e participação, levando suas necessidades para gestão.
Pais ou responsáveis - da mesma forma que professores, o bom senso pede que não sejam pais que tenham algum comprometimento contratual com a prefeitura, para que possa deliberar sem conflitos de interesses.
Membros da comunidade - merendeiras, inspetores, serventes, comerciantes distritais, autônomos, ex-alunos, morador do distrito que também possuam esta independência de não ser vinculado a prefeitura.

Esperamos que o CEC do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças, seja a semente lançada no município para contribuição de uma nova educação em Mangaratiba.

Funções do Conselho escolar:

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.
Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

(Portal MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!