sexta-feira, 1 de abril de 2011

Desconstrução ou se liga no alerta!


Sabe, estava em meu momento "pontos de interrogação" e quando fico assim, é complicado expor meus pensamentos.

Pensava qual seria a maior decepção que as pessoas podem sofrer? Quando ficariam mais magoadas ou revoltadas? O que humilharia mais um povo?
Creio que a maior decepção que alguém pode sentir, seria o de confiar em outra pessoa a partir de uma imagem construída por longo tempo e depois constatar que foi enganada. E quando esta desconstrução de imagem é feita lentamente, descuidadamente e displicentemente, a porrada é maior. Isto destrói a autoestima, a confiança em si mesmo e em suas decisões e pode ser fatal para um grupo a que se está unido.
Pode levar a mágoas ou a revoltas... Se for a mágoa, isto dói de tal forma que pode levar ao repúdio vingativo e incontrolável. Mas, se for revolta, levará ao espirrar das ações mais tresloucadas quase sempre sem uso da razão.
E isto amigos, é humilhante! E o desconstruir de uma imagem, não é necessariamente por motivos ENORMES no sentido da gravidade dos atos daquele que está sendo despido de sua armadura... são piores as percepções de pequenos sinais...
E passando tudo isto para vivência em sociedade, vejo que os pequenos alertas tão fáceis de serem detectados, são os que machucam mais a cidadania.
Se um povo não conhece como lidar com fiscalização de licitações, por exemplo, ou como cobrar transparência de atos do governo, ou mesmo não sabe como cobrar de seus representantes a lisura em seus atos, o que mais afetará sua dignidade, serão os assuntos aparentemente menores, como funcionários fantasmas ou contratações sem qualificações.
Também feri a moral de um povo, quando seus direitos são roubados, como acatar uma regra estabelecida e ver que aquele que não o fez, foi beneficiado em seu lugar.
Maltrata a cidadania, aquele que ostenta suas "qualidades" ou "esperteza", para mostrar a população a que vieram... com toda sua deturpação em letreiros luminosos, deixa escapar as maiores sandices e desvios de conduta como se isto os qualificasse e os colocasse em um "status" acima dos demais. Este comportamento leva a deformação social, pois pensamos sempre que é assim mesmo.... que só os "elevados" devem nos representar.
E aí, se forma a cadeia de alienação, de desencanto que nos fará menor ou nos fará esperar que sejamos beneficiados com as migalhas de nossos direitos, que venham a nos oferecer.
Bom, meus pontos de interrogação ainda continuam enormes e ficam sem respostas de como evitar tanto sofrimento a uma população. E então, só me resta apelar para aqueles que ainda estão se construindo mesmo.
Cidadania é um ENSINO FUNDAMENTAL

3 comentários:

  1. É querida amiga de todos os dias!!!
    Acho que precisamos mais do que nunca trabalhar mais a política em nossas salas de aula..
    Os filhos de nossa cidade,futuros integrantes de uma sociedade que hoje vivencia toda essa corrupção e sugeira que vemos no dia dia de nossa prefeitura.
    É triste mas é a realidade que vivemos hoje.
    Não tenho mais esperança...cansei...

    ResponderExcluir
  2. Não canse! Desabafe, troque ideias e seus anseios, assim vai descobrir que somos muitos e só nos faltava o "encontro".

    Se não tivesse vocês, se não tivesse partilhado com vocês minhas angústias sociais, acho que já teria desistido.

    Muitos já saíram da net e estão nas ações, mas ainda falta muito que caminhar. Vamos juntos?

    ResponderExcluir
  3. Des-construir, re-construir, re-pensar, re-agir... REPROVAR
    Não há surpresa em seu relato.
    Todas as pessoas que participam de um momento político devem estar preparadas para decepções.
    A política é a arte das alianças e se as alianças não nos agradam, não atendem nossos interesses, reprovamos. Essa atitude acontece até quando nos dedicamos integralmente a trabalhar para determinada pessoa. Não existe pessoa política existem grupos.
    Acredito que todos aqueles que torceram tanto (11000) para que houvesse uma nova eleição, que o novo prefeito tomasse posse e que as coisas mudassem devem estar percebendo que NÃO FOI ELE QUEM FEZ ISSO. HÁ UM GRUPO DE INTERESSE QUE QUERIA TIRAR O PMDB E COLOCAR OUTRO GRUPO
    Pobres mortais eleitores.
    Dança das cadeiras ......Marcelo Mattos, Sandro Mattos, Charlinhos, Andréia, “Lindinho” quem pagou quer levar.
    Não estou me referindo ao prefeito, ele só queria se vingar. Com argumentos tão pequenos, só comprando um mandato. E ai, todos perderam: perdeu o município que parou, perdeu o atual prefeito que se vendeu,perdeu a população que acreditou, perdeu o legislativo que entregou a prefeitura a um outro município.
    Quem vai ganhar? Itaguaí ou São João? Quem vai ser o DONO do pedaço?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!