sexta-feira, 8 de abril de 2011

Filhos de todos nós - Realengo

Deixei passar o instante da notícia, para que conseguisse verbalizar este sofrimento coletivo que foi a tragédia em Realengo.

Todos os noticiários comentaram, todos nós tivemos nossas reações particulares e de certa forma fomos induzidos a expressar este luto coletivo, de forma estranha e até superficial.

Vi e escutei jornalistas, governador e pessoas conduzindo nossos sentimentos a uma reação que é muito conveniente ao populismo. Vi o desabafo de pessoas que perderam seus filhos, sobrinhos e netos e senti, senti mesmo uma dor muito esquisita, quase incompreensível, pois tudo aquilo foi totalmente impactante. É isto! Impactante, arrebatador e impossível de analisar.

Este momento é de fato de dor, compaixão, lágrimas e solidariedade. Só que não só de solidariedade as vítimas de ontem e suas famílias....

É leviano induzir a população a algo que aliena e superficializa fatos. Esta tragédia tem vários componetes e muitas vítimas, mas não podemos esquecer que aquele que hoje é algoz, foi vítima também.

Wellington, foi o gatilho disparado que atingiu nossa gente com toda a carga que carregou nestes 23 anos. Como um "carregador" das nossas próprias omissões como sociedade.

Iniciado no sofrimento ainda em sua gestação, recebendo doses de omissões de pais com boas intenções, mas talvez despreparados para percepção de suas necessidades especiais. Anestesiando suas angústias a cada omissão de seus educadores, a cada "pilha" dos "amiguinhos" que dividiam a mesma sala de aula...

Wellington, por suas necessidades especiais, percebia o mundo de forma não usual e reagia a ele também de forma não usual, com sua percepção alterada, transborda em violência contra pessoas e o local que simbolicamente representavam seus algozes.

Isto que escrevo, também é baseado em minha forma de percepção e não se faz verdade absoluta, é somente minha maneira de tentar equilibrar meus sentimentos e não aceitar que se use esta tragédia para abafar nossa consciência coletiva.

Um governador que não sabe o que falar, deveria calar-se para não mostrar toda sua falta de preparo. Deveria respeitar inclusive a familia daquele que ontem foi o gatilho apontado para nossa consciência.

Jornalistas que vendem dor e promovem mais alienações, ajudando assim a cadeia de deformações em nossos conceitos, poderiam ao menos participar do mea culpa que todos nós devemos fazer.

Segurança, heróis, desarmamento, monstruosidade e deformação são os temas do dia, mas esquecemos de falar de reais sensações, ações e reações. O sentir sem vingança idiota, que em nada apaga estas dores ou evitará outras.

Não é forjando heróis que nos sentiremos seguros. Não será a política de desarmamento que evitará tragédias assim, mas quem sabe a política que capacita profissionais da saúde, educação e ação social, minimizaria a possibilidade de ocorrer tal tragédia.

Wellington, não era um "meliante", era uma vítima de meliantes que nós, sociedade, fabricamos todos os dias para servir de modelos para nossa vida em coletividade.

Wellington e suas vítimas inocentes, são filhos de todos nós!

7 comentários:

  1. espertinha da minha vida, como voce sabe que o monstro tinha necessidades especiais? ele agora é vítima?
    você é ridícula.

    ResponderExcluir
  2. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/esquizofrenia/esquizofrenia.shtml

    leila infelismente a dr e a revolta das pessoas estõ a flor da pele.

    sim é inaceitavél e estamostodos com o coração oendo de ver tantas crianças mortas em uma tragédia, estamo todos sim , solidários com o familiares.

    mas não podemos esquecer que a esquisofreia é uma doença e que diferente do psiocopata que não sete culpa e não tem sentimntos. o esquisofrenico sente demais. sabamos que essa hisóra vem la do passado do welinton , e que desencadeou esse surto.
    espero que as autoridades entendam que temos que tratar esses doentes para que não acotessa as esse tipo de tragédia.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro anônimo,

    Sem comentários! O termo usado por você, já diz tudo. "Monstro"! Se é um monstro, deveria ter sido observado, não é mesmo?

    Pior é monstro que julga pessoas portadoras de deficiências como um "monstro".

    Acho que você não entenderia algo mais que este comentário.....

    ResponderExcluir
  4. Segundo anônimo,

    Estamos mesmo...é dor intensa e confusa...
    Mas, esta dor deve ser direcionada para construir e não induzir a sociedade a algo superficial.

    E você está correto(a) em pensar em políticas públicas na área de saúde mental, que é muito precária em nosso país.

    Pontuar as causas, para contribuirmos para tempos melhores....

    ResponderExcluir
  5. SINTO MUITO PELAS CRIANÇAS E PELAS FAMILIAS É UMA TRAGÉDIA, MAS NÃO POSSO ACEITAR QUE WELLINTON ERA UM ANIMAL OU MONSTRO, SE FOI, NÓS O CRIAMOS TÁ GOVERNADOR!

    O PRIMEIRO ANONIMO ACHO PRECISA REVER SEUS CONCEITOS... MONSTRO E DEPOIS RIDÍCULA?

    IMAGINA O SENHOR PRIMEIRO ANONIMO QUE TALVES O WELLINTON TENHA SIDO CHAMADO DE RIDÍCULO OU DE OUTRA COISA QUALQUER?

    ISSO NÃO DARIA A ELE O DIREITO DE MATAR NINGUÉM, MAS PODE TER E DEVE TER CONTRIBUIDO BASTANTE PARA A FORMAÇÃO DE UMA MENTE VIOLENTA OU EU ESTOU ERRADO?

    A SOCIEDADE TEM CULPA SIM POR ACEITA TODO TIPO DE PRECONCEITO, (É SÓ LIGAR A TV) E DE SER OMISSA SIM E SÓ NÃO ADMITE ISSO GENTE QUE TEM PRAZER EM OFENDER.

    QUE FOI UM ATITUDE COVARDE ISSO FOI (CRIANÇAS INOCENTES E INDEFESAS E AINDA QUE FOSSEM ADULTOS), MAS FOI O QUE ELE APRENDEU COM A COVARDIA A QUE FOI SUBMETIDO AO LONGO DA SUA VIDA(COVARDIA DE GENTE QUE PODIA FAZER ALGO POR ELE E NÃO O FEZ: ESTADO, FAMILIARES, VIZINHOS, COLEGAS DE RUA, COLEGAS DE ESCOLA, PROFESSORES, MÉDICOS, PASTORES, PADRES OU QUALQUER SER HUMANO).
    TALVES JUNTINHO DE VC ANONIMO, TENHA UM WELLINTON ESPERANDO PARA SER CUIDADO E QUEM SABE VC MUDE O SEU PENSAMENTO, E AÍ DIMINUA AS CHANCES QUE UMA NOVA TRAGÉDIA DESSE PORTE, VENHA ACONTECER NOVAMENTE EM NOSSO PAÍS.


    NESSE EXATO INSTANTE TEM GENTE CHAMANDO GENTE DE GORDO, FEIO ,MAGRELA, GAY, MACACO, CARECA, RIDÍCULO, ANIMAL, BURRO, IGNORANTE E UMA PERGUNTA EU FAÇO A MIM MESMO:

    QUANTAS VEZES JÁ FIZ ISSO COM ALGUÉM SEM PERCEBER QUE ESTAVA DESTRUINDO A VIDA DE UMA PESSOA? DEVEMOS REFLETIR E BASTANTE!

    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS POR OFENDER A SUA IMAGEM CONFORME A SUA SEMELHANÇA.

    Gênesis 1:26

    LEILA
    PARABÉNS PELA POSTAGEM!

    ResponderExcluir
  6. Não há vontade de comentar o fato, mas sou educadora e me sinto responsável em responder alguns questionamentos colocados aqui. Ao anonimo um: Voce com sua "sã consciência", julga um insano (Por isto cometeu tais insanidades) que após 24 anos ignorado socialmente (do seu nascimento até sua morte) como monstro.Poderia até ser verdade se o seu histórico humano, tão divulgado nestes dias não fosse tão tragico. Abandonado ao nascer de uma mãe esquizofrenica, adotado por familia um tanto que desiquilibrada, pois se passaram anos sem observar seu filho e suas insanidades e isolamento social (e ate em sua morte o deixarao ser enterrado como indigente), por educadores despreparados que ate hoje acham que o aluno quieto, calado, que só ouve é o ideal, afinal ele não dá trabalho! Pois bem hoje a moda é falar de bulling, mas ontem isso era sem importancia, talvez voce tenha sido aquele esperto que agia criando tantos outros Welligtom. Reflita um pouco! Talvez enxergue além do seu carater.Quanto a ser ou não especial,há crianças especiais que sofrem pela falta de inteligencias multiplas e há aqueles que as tem em excesso e por este motivo tornam-se incapazes da convivencia social,pois a sociedade não os valoriza e buscam algo que possam despertar o olhar para si, transformando-se em psicopatas capazes das maiores insanidades, Ambos precisam de tratamento,mas tratamento sério não o que vemos em nossa sociedade que os estigmatizam de loucos e da convivencia social desde a mais tenra idade e até mesmo nos locais de tratamento são motivo de chacota e ridicularização por não se ter profissionais preparados adequadamente para efetuar o trabalho desde a recepçao até médicos que preferem enche-los de psicotropicos tornando-os inertes e passivos.Cito isto por conhecer aqui em Mangaratiba um paciente que o que causava seus acessos de "loucura" era um aneurisma. Pois desejo que a sua insanidade seja passageira, simples reflexo do furor social que o fato estabeleceu.
    A Leila: A sociedade brasileira em seu todo não está preparada para questionar, afinal os anos de ditadura fecharam a sociedade para reflexão. Ainda vivemos na lei de Gerson, tanto que quem vendeu o armamento utilizado na barbárie foi um chaveiro e um segurança, que deveriam estar sendo julgados tambem por esta chacina, pois são considerados sãos, na concepção do nosso amigo anonimo 1.São tantos reflexos de insanidade que paro por aqui e me reservo o direito de luto a estas crianças que tão cedo sofreram as consequencias de uma sociedade desigual e desumana. Incluo neste luto Wellingtom que tão tarde e de maneira tão triste conseguiu o olhar da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Aos dois últimos que postaram,

    Muito obrigada por estes comentários.

    Não acrescento mais nada.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!