Estou em véspera da decisão eleitoral em nosso país e, penso que nunca estive tão estranha quanto desta vez.
Li tudo que estava ao meu alcance, fiz minhas consultas quanto a vida de cada um. Relembrei épocas em que um e outro afetaram minha vida e nada!
Pensei muito nos discursos da tropa de combate dos candidatos, onde todos atropelam a população se dizendo democratas e insistindo em fazer com que "se abrace a causa".
E o mais desagradável é a insistência em afirmar que aquele que anula o voto, é um omisso ou alienado. Por vezes fico muito possessa com esta falsa cidadania que querem me passar.
Vejam, participar ou interferir neste momento de segundo turno é a questão.
Ainda não sei bem como será meu voto, já que em minha convicção, já participei do pleito, quando votei em Marina Silva no primeiro turno.
Os dois candidatos, durante a campanha, só me afastaram mais ainda da decisão, com seus debates ridículos, com mentiras, com caras ensaiadas de cristãos praticantes, com gestuais mentirosos, com falas aprendidas no intensivão da campanha e com sorriso de ator medíocre ou sorriso de botox.
Fui atropelada por mensagens eletrônicas de um e de outro, com asneira de todos os lados e um ufanismo insano que mais pareciam vindos de alguma escola nazista.
Aí, pensei na diferença entre os verbos participar e interferir. Pensei de forma mais complexa e procurei sentir estes verbos de forma intensa, para tomar minha decisão.
Primeiro foi participar; "tomar parte em algo"
Então vi que tinha participado, quando escolhi votar em Marina Silva. Tinha tomado parte no processo que acredito.
Depois foi interferir; "intervir em algo"
Só que este verbo me fez uma sensação desagradável. Pensei em "inter ferir"e não gostei! Estarei ferindo junto, estarei intervindo na vontade da maioria, já que a minha vontade não foi feita.
E como gosto de palavras, não quis ficar com esta repulsa a palavra e procurei outra, mais suave e troquei por interceder... aí ficou melhor! E cheguei a "inter ceder". Estarei cedendo junto a vontade da maioria e, vi que é mais próximo de participar.
Depois disto, estou quase decidindo qual será minha opção, mas.... se me encherem mais de leviandades e insistirem em menosprezar minha capacidade de raciocínio com tanta bobagem, como estão agora fazendo com o carro de som com a voz desagradável do SC, que acaba me remetendo ao ex-prefeito de Mangaratiba, eu vou chegar no dia 31 e quebrar a urna!
QUEBRAR A URNA ACHO QUE SERIA A MELHOR OPÇÃO PARA ESSE SEGUNDO TURNO!
ResponderExcluir