quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Perguntas e respostas / Eleição 2011 Mangaratiba

Sempre querendo apresentar as alternativas para nosso processo eleitoral, enviei email para o candidato Dr. Ruy, com perguntas que me fazem e que devem ser repondidas pelo candidato:

Lembro que o espaço continua disponível para os outros candidatos que queiram participar. Sei também que o candidato Capixaba, terá seu próprio site e por isto, talvez, não tenha interesse neste blog.

Êta lelê!


1) Quando começa sua história com Mangaratiba?


Nasci em Niterói em 11 de maio de 1975. Ainda recém nascido, meu pai foi admitido na Mineradora do Grupo Caemi, e fomos todos para Macapá, no Amapá. Lá meu pai trabalhou 02 anos, tempo que foi suficiente para o meu irmão nascer, e logo foi transferido para trabalhar numa das empresas do Grupo, a MBR situada na Ilha da Guaíba, em Mangaratiba.

Cheguei na cidade com 02 anos. Estudei até a antiga quinta série no Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças. Depois, como a empresa dispunha de ônibus para transporte de estudantes, saíamos 5:30 h da manhã de Muriqui, com destino a Campo Grande. Estudei no Colégio Afonso Celso até terminar o segundo grau. Me formei médico em 1999, quando comecei a atender nos Postos de Saúde de Mangaratiba.


2) Quando se deu sua ligação com a política?


Nunca pensei em ser político! Foram meus colegas de trabalho nos Postos de Saúde, em especial o Baixinho (motorista de ambulância), que vendo o ambulatório lotado e minha popularidade, como médico crescente, é que me deram essa idéia de me candidatar a vereador em 2004, quando ganhei a minha primeira eleição. Imaginava que como médico podia ajudar muitas pessoas e como vereador e médico ajudaria a um número muito maior de pessoas.


3) Como avalia seu primeiro mandato como vereador? O que aprendeu neste período?


Meu primeiro mandato foi marcado pelo verdadeiro exercício da vereança: fazer leis!

Neste primeiro mandato fui eleito primeiro secretário por 03 vezes, participei ativamente como membro e presidente da comissão de meio ambiente, fui presidente da comissão especial que resultou em um relatório de todas as leis municipais que não estão sendo cumpridas em Mangaratiba (relatório enviado ao ministério público de Angra dos Reis. Fiz quase 900 indicações, meio pelo qual o vereador, depois de tomar conhecimento da necessidade de alguma pessoa ou comunidade, formula um pedido de providência (obra, projeto, serviço etc) ao prefeito. Tive muitas delas atendidas em todos os distritos. já apresentei aproximadamente 50 projetos de lei , onde aproximadamente 38 destes projetos se transformaram em leis municipais, como por exemplo:

LEI 488/2005 – QUE CRIA AS OUVIDORIAS NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE.

LEI 500/2005 – QUE CRIA O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA

LEI 505/2006 – QUE CRIA O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HEPATITE C.

LEI 517/2006 – QUE CRIA O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA.

LEI 522/2006 – QUE CRIA O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO HPV E DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO.

LEI 533/2006 – CRIA O PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTRA AIDS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL.

LEI 524/2006 – QUE PRIORIZA A TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE PESSOAS IDOSAS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA.


LEI 532/2006 – QUE INSTITUI A LICENÇA MATERNIDADE ESPECIAL PARA SERVIDORAS MÃES DE BEBÊS PREMATUROS.

LEI 519/2006 – QUE PROÍBE A COMERCIALIZAÇÃO E USO DO CEROL DE PIPA.

LEI 508/2006 – QUE TORNA OBRIGATÓRIO NOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS A DISPONIBILIDADE DE ÁGUA POTÁVEL, CADEIRA DE RODAS E COLOCAÇÃO DE ASSENTO COM ENCOSTO, PARA USUÁRIOS IDOSOS, DEFICIENTES E MULHERES GRÁVIDAS.

ALÉM DA EXPERIÊNCIA QUE ADQUIRI NESTE PRIMEIRO MANDATO SOBRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS LEIS QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PARA APRIMORAR MEUS CONHECIMENTOS NA ÁREA, E CONCLUI A PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES.




4) Quais foram suas perspectivas e metas iniciais no segundo mandato?

Minhas metas sempre foram mais voltadas para a saúde: tinha como meta reformular e levar o Programa de Saúde para todas as comunidades e para todos os munícipes, como forma de investimento em prevenção de doenças. E trazer para a população as campanhas de exames para detecção precoce de doenças evitáveis como:

Mamografia – câncer de mama.

Preventivo – câncer de colo de útero.

Hipertensão e diabetes

Tuberculose etc


5) Por que lançou sua candidatura para um mandato tampão ?


Eu e o Marquinho da Ilha já estávamos trabalhando para disputar a eleição de 2012. Como surgiu esta oportunidade de antecipar este projeto, decidimos disputar a eleição.

Como a cidade se encontra num clima muito grande de instabilidade e as queixas sobre problemas na área da saúde representam 70% de todas as queixas da população, acredito ser o melhor candidato à disposição da população.



6) Quais serão os critérios para escolha de seu secretariado?


Primeiro – técnica.



Segundo – devemos valorizar a prata da casa, temos bons profissionais dentro de Mangaratiba, não precisamos importar mão de obra de outros estados e municípios.


7) Quais são seus apoios partidários e pessoais?


Tenho o apoio das lideranças do PV, em especial o Gabeira que acabou se tornando um amigo. Tenho o apoio do Célio da Tigresa - PSB, e do PT do B de Mangaratiba.

Alguns apoios (de caciques de Mangaratiba e que estão na política há mais tempo do que tenho de idade) custariam muito caro para nossos munícipes em acordos espúrios.

Não quero e nem preciso destes apoios! Tenho o apoio da população, que é quem vota e decide uma eleição.



8) Mangaratiba cresceu quase 40% em número de habitantes nos últimos dez anos, mas a infraestrutura que temos não acompanhou este boom demográfico, levando a saúde a um caos, educação sem investimentos, transporte insuficiente e saneamento básico nenhum.
Que medidas devem ser tomadas inicialmente para tirar Mangaratiba deste estado de calamidade?


O crescimento do Porto de Itaguaí também trouxe para Mangaratiba uma série de problemas, como você mesmo já citou. Não temos como segurar o progresso da cidade vizinha. Mas, temos que administrar as conseqüências deste progresso, gerando inclusive, progresso e desenvolvimento para nosso município:

1 – Conter as construções irregulares e invasões.

2- Aumentar as medidas para fracionamento de terrenos e para construções muiti-familiares em um único terreno.

3 – Apertar a fiscalização nas construções novas e antigas para que obrigatoriamente tenham fossas sépticas.

4 – As metas para saúde e educação já citei em oportunidade anterior.



9 - Qual o impacto que causou a morte do vereador Célio Lopes na câmara e em particular em sua vida política?


A morte do Vereador Célio Lopes fez parar um processo que se tinha iniciado de depuração da política de Mangaratiba. Retiraram da política de Mangaratiba um homem de palavra. Foi um assassinato covarde e sem precedentes em nosso município. Culminou no medo e na insegurança dos outros vereadores e na prisão domiciliar do Vereador Nelsinho Bertino, que teve sua vida particular muito afetada, limitada ao trabalho e a sua casa, sempre cercado de seguranças armados.


10 - Você ainda tem esperanças de que a justiça será feita quanto a este crime?


Tenho certeza de que o mandante deste assassinato vai para cadeia, assim como os envolvidos na arquitetura deste crime covarde!

44 comentários:

  1. É uma pena que o Capixaba não queira aproveitar esse espaço para debates. Eu a princípio iria votar nele mas diante dessa postura egoísta, nem um pouco democrática e o pior, sem argumentos para expor suas idéias e ideais, eu votarei no Dr.Ruy.

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de ir na comunidade Mangaratiba pede socorro para falar sobre a visão do Ruy para distribuir cargos e secretarias e me deparo com essa postagem onde ele responde com muita clareza que para exercer funções importantes é preciso em primeiro lugar ter técnica e capacidade.


    Obrigada Dr. Ruy por não se vender!

    ResponderExcluir
  3. Parabens a Leila e ao dr. Rui pelo caminho que abriram em Mangaratiba. Eu só posso dizer que estou conhecendo um pouco mais o vereador que precisa vir mais vezes em Conceição e falar com a população se meu voto conta, ele já é seu. E vou trabalhar na campanha de outro candidato porque estou sem trabalho. eu não quero só trabalhar em eleição.

    ResponderExcluir
  4. Leila,

    Mande suas perguntas para que nós possamos participar da mesma forma.

    Obrigado,

    Imprensa José Luiz do Posto

    ResponderExcluir
  5. DESEJO A VOCÊ LEILA E A TODOS UM ANO NOVO REPLETO DE PAZ, ALEGRIA E ESPERO QUE TENHAMOS UMA MANGARATIBA DIGNA SEM ESCÂNDALOS E INJUSIÇAS. PENA QUE EU NÃO POSSA ME IDENTIFICAR, COLOCAR O MEU NOME AQUI, POIS SOU FUNCIONÁRIA EFETIVA QUE MORA EM OUTRO MUNICÍPIO, E AÍ SABE COMO É...PERSEGUIÇÃO NA CERTA.
    GOSTARIA MUITO, ALIÁS, QUERO QUE O DR RUY GANHE ESTA ELEIÇÃO, POIS NOSSA MANGARATIBA TÃO SOFRIDA MERECE.

    P.S.: MEUS AMORES, APROVEITANDO ESTE ESPAÇO, qUANDO OS PROFESSORES RECEBERÃO AS FÉRIAS (1/3) DO SALÁRIO? NÓS ENTRAMOS DE FÉRIAS EM 22 DE DEZEMBRO E ATÉ AGORA, COMO SEMPRE, NÓS NÃO FOMOS INFORMADOS DE QUANDO RECEBERÍAMOS...ALGUÉM COM MAIS ESCLARECIMENTO PODEIA OS AJUDAR? UM BEIJO.
    PROFESSORA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

    ResponderExcluir
  6. Valorizar os bons profissionais de nosso município será muito bom porque sou professor e foi terrível receber ordens absurdas de pessoas que são do RJ e não entendem nada sobre a nossa realidade(Os líderes da Diretoria de Ensino e Educação Especial).

    O mesmo nós vimos acontecer em outros setores importantíssimos como a Saúde por exemplo.

    Cada lugar tem sua identidade e sua realidade própria, então trazer pessoas de fora para impor regras de outras localidades só faz afundar o município.

    Professor Marcos Silva

    ResponderExcluir
  7. Primeiro anônimo,

    O Capixaba terá seu espaço e talvez queiram direcionar as informações para um só lugar. Pode ser que operacionalmente seja mais fácil de administrar, já que em nosso blog, teriam que partilhar o espaço com várias correntes.

    Vamos esperar e torcer para que o site seja dinâmico como tem sido o nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Mariana,

    Quando podemos acompanhar mais de perto nossos eleitos, ficamos com a percepção mais apurada e absorvemos melhor as informações. Os boatos se desfazem e compromissamos nossos eleitos!

    Obrigada por ser tão assídua e participativa!

    ResponderExcluir
  9. Ao anônimo de Conceição,

    Concordo que trabalhar em campanha é uma das poucas frentes de trabalho por aqui, as demais são vender seu voto para trabalhar na prefeitura...

    Acho que deve ser por isto que fazem tanta M.... assim temos cassação, e eleições fora de época... rsrsrs
    Agora, falando sério!
    O voto é seu e em campanha você só está ganhando o seu pão!

    ResponderExcluir
  10. Professora,

    Obrigada também por estar sempre aqui! E espalhe esta ideia.... vamos fazer a diferença para uma Mangaratiba mais verdadeira e consciente de sua cidadania.

    Quando as férias, vou pedir um pouco de tempo para te responder...talvez consiga te dar uma resposta hoje, mas é preciso acionar alguns contatos.
    E vamos em frente espalhando nossas ideias de libertação cidadã!

    ResponderExcluir
  11. Imprensa do José Luiz e Kabeça,

    Legal! Mandem a forma de contato com vocês (email, blog, site, etc...) que enviarei as perguntas.

    Tem sido mais fácil com o Dr. Ruy por ser um contato sem intermediários, onde o próprio Dr.Ruy "perde" seu tempo em participar.

    Obrigada pela participação da "equipe"!

    ResponderExcluir
  12. Marcos,

    A importação de profissionais, só se faz necessária quando a população não tem pessoas capacitadas para exercer os cargos e demais funções.
    Mas, valha-me Deus, Mangaratiba só tem sido usada como curral eleitoral e nem pensam em capacitar ou dar oportunidades para sua população mostrar sua capacidade!

    Sem importações! Eu ainda acredito em nós!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Leila, aguardo a sua resposta. Só você mesma para nos informar sobre o calendário do pagamento das férias(dos professores), rsrsrs. Você não quer ser a nossa prefeita? Se bem que vc parece ser honesta demais... rsrsrsrs
    ass.: professora do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças.

    ResponderExcluir
  14. Leila,

    Mande suas perguntas para imprensajlp@gmail.com

    Obrigada,

    Karina Souza
    (imprensa José Luiz do Posto)

    ResponderExcluir
  15. ESSE POVO DO ZÉ É NOJENTO MESMO.IMPRENSA E TUDO MAIS.SE É DIFÍCIL FALAR COM ELE AGORA IMAGINE SE GANHAR.SÓ NO CALÇARÃO DE BANGU RSRSRSRSRSRSR

    ResponderExcluir
  16. Antes do Vereador Célio Lopes morrer, chamava o Ruy e Marquinhos de amigos urso, não sei por que.
    Porque o dr. Ruy não pede voto para Donal Nelma e Dr. Cicero?
    Quem a Dona Nelma está pedindo votos?
    Pq o ruy votou conta a CPI que o Célio e Nelsinho criaram?
    Depois tem mais perguntas?
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Calma povo!

    É um direito de participação que deixei à disposição!

    Vamos aguardar as respostas e fazer nossa avaliação!

    ResponderExcluir
  18. Colocar palavras na boca de um morto não é nada ético.

    Não imagino para quem serão os votos de familiares do vereador Célio!

    Sobre pedir votos... Minhas idéias estão na Net, e peço votos a todos que se identificarem com elas.

    Votar contra e a favor é puro exercício da democracia!

    Dr. Ruy

    ResponderExcluir
  19. Não foi eu quem respondeu isso, mas obrigado!

    ResponderExcluir
  20. e por falar nisso, onde anda o corno do p.....?

    ResponderExcluir
  21. Karina (imprensa do José Luiz)

    Enviarei as perguntas amanhã para que sejam respondidas e publicadas.

    ResponderExcluir
  22. ESSE DR. RUYNZINHO SE VENDEU JUNTO COM O SEU VICE VENDIDINHO DA ILHA PÁRA O EX CASSADO POR ISSO QUE O QUERIDO VEREADOER CELIO LOPES MORREU NÃO CONCORDOU EM SE VEBDER TAMBEM E VEM HOJE DA UMA DE PURITANO, APERTA A MÃO DO POVO E DEPOIS LAVA COM ALCCOL, NÃO GOSTA DE POBRE E PESSOAS DE COR ESCURA

    ResponderExcluir
  23. peter ou...

    O Célio morreu porque tínhamos assassinos no poder. E que coisa boba essa de cor escura. ainda por cima é ignorante.

    ResponderExcluir
  24. Odeio manipulações através de preconceitos "bobos"(por educação vamos dizer assim).Dilma nasceu aonde???E Barack Obama?
    Assim também podemos dizer que a saúde recebeu dois prêmios peixe podre neste blog,e...pasmem o Ruy é ....médico! Já que ele imaginou que poderia ajudar as pessoas ,pq não ajudou a sua classe,onde ele é funcionário além de ser vereador??? Isso pode? Tudo pode por aqui,só o que não presta são as opiniões contrárias.Não se pode assobiar e chupar cana ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo anterior a este comentário,
    O problema para muitos, não é o fato de "ser de fora", mas o que tem vindo de fora para nossa política. Estamos atraindo o lúmpen, como diria um amigo meu.

    Será que precisamos mesmo de uma administração expurgada de outros lugares? Será que precisamos trazer os "excessos" ou sobras dos outros municípios, se ainda temos que empregar, capacitar e educar a nós mesmos em geral?

    E por favor, não compare Barack Obama, criado, formado e engajado nos EUA ou Dilma que se criou, viveu, lutou e PARTICIPOU da vida do país, com pessoas que perceberam o filão para exploração de nosso município.

    Agora, independente de ser Ruy ou outro vereador, queria que vc pensasse que um vereador, não "EXECUTA", ele legisla e fiscaliza e vc também sabe que é necessário ter maioria para que suas fiscalizações frutifiquem.
    Daí ser necessário a maioria....

    Um vereador não deve ajudar, deve ser representante da população, de classes em seus direitos.

    Para que execute, será necessário ser do EXECUTIVO!

    E concordo com você quando diz que por aqui pode tudo só não podemos ter opiniões contrárias. E isto vale para os que estão me julgando também.

    Eu continuo a receber as pessoas com respeito em nosso espaço, continuo debatendo na boa argumentação, sem colocar intimidades das famílias, problemas pessoais ou assuntos que não fazem parte dos interesses coletivos.

    Eu consigo assobiar e chupar cana, só não consigo ficar sem argumentação.

    ResponderExcluir
  26. Ótimo ,adoro argumentar!Leia a resposta número dois e entenda porque coloquei o termo ajudar,aliás copiei o verbo usado nesta. Sei que vereador legisla,e que médico trabalha na saúde(aff),assim como outros profissionais.O q quis dizer citando Dilma e Obama,é que nem sempre o importado é ruim.Aliás,a família de todos os candidatos creio q são de fora,ou não? Acho q só temos um "da terra" junto a um candidato a prefeito.

    ResponderExcluir
  27. Eu sei que vc citou! E faço as críticas que são necessárias também! Já coloquei minha indignação com atos do candidato em relação ao público nas sessões da Câmara, e toda vez que escuto alguém dizer que "ajuda" o povo, eu faço a crítica também. E isto vale para qualquer candidato.

    E eu te expliquei que também não sou contra a importação, mas os novos colonizadores que por aqui aportam.

    Eu não difamo candidatos! Tanto é que peço que me respondam os questionamentos. Se as perguntas que fiz a um importado não for suficiente para entender meu ponto de vista..... não consigo mais entender quais são os requisitos para escolha que Mangaratiba possui.

    Ou os valores políticos são pequenos, ou deturpados se não for levado em consideração tudo que perguntei...

    Mangaratiba elegendo esta velha forma de fazer política, estará indo na contramão da ética, do progresso e do pensamento cultural do país, que anda inovando em suas escolhas.

    ResponderExcluir
  28. Ótimo!Entramos num acordo,mas não disse em momento algum q vc difama candidatos. Só uma coisa ainda pendente:pode um vereador ser funcionário ao mesmo tempo?????Não compreendo,me esclareça! Democracia é isso.

    ResponderExcluir
  29. Pode!

    Ele não poderá exercer se for prefeito!
    E para ser candidato, já se descompatibilizou.

    ResponderExcluir
  30. dr rui votem nele o resto e o resto

    ResponderExcluir
  31. Nota-se um grande favoritismo de sua parte...nada mais a declarar. Onde está aquela Leila tão isenta,tão democrática que cheguei a me identificar?!????!!!! acho que de Leila tens tudo,pois és escura! Ou talvez seja a própria Rui,quem sabe o que neste êta lelê mangaratibense....Fui!!!!

    ResponderExcluir
  32. Eu não posso declarar meu voto? Talvez você esperasse algo mais subserviente e isto não sou.

    Sim, existe um favoritismo, já que estamos em processo eleitoral e na medida em que um dos candidatos tem me dado respostas, em tudo que questiono e outros tentaram me usar, me chamando para fazer parte de grupos, tanto por escrito, como pessoalmente, me oferecendo coisas que jamais pedi.

    Como poderia ficar sem o favoritismo se tudo que quero é decência por parte dos candidatos?

    Como vou ficar isenta de opinião se até você mesma está se posicionando quanto a minha escolha?

    Você não irá votar? Ou você estava pensando em outro candidato?

    Sabe, tenho recebido duras críticas, pois creio que pensavam que eu deveria ser neutra em um processo que me diz respeito.

    Se eu existo, sou eleitora e acredito em democracia, onde podemos expor nossas opiniões, do que me acusam?

    Desmoralizei algum candidato? Ofendi famílias? Só falei de vida pública, promessas de campanha e passado e presente político... isto é anti-democrático?

    Desculpe de fato se te decepcionei, mas não sou jornalista para ser imparcial.

    Sou usuária dos serviços públicos e esta escolha me pertence, se puder contribuir com o que acredito, melhor ainda.

    Novamente me desculpe se te ofendi!

    ResponderExcluir
  33. PROFESSORA DE MURIQUI6 de jan. de 2011, 12:44:00

    olá leila!!! tudo bom? mudando um pouco de assunto, vc conseguiu descobrir a data do pagamento das férias dos professores?
    aguardo a sua resposta, um beijo p/ vc.
    professora de muriqui.

    ResponderExcluir
  34. Desculpe, mas os acontecimentos me deixaram um pouco desatenta!

    Pelo que informaram começaria a ser paga hoje!

    Desculpe mesmo!

    ResponderExcluir
  35. muito obrigada leila, por enquanto não recebi nada, mas valeu pela sua resposta.
    pofessora de muriqui.

    ResponderExcluir
  36. Já me informaram que não tem previsão! É terra sem lei e sem dignidade!

    ResponderExcluir
  37. professora de muriqui6 de jan. de 2011, 20:40:00

    Só em mangaratiba mesmo, o servidor entra de férias e não recebe nada (1/3 do salário), é um absurdo. Edinho ainda é candidato? Aarão, safadão se acha injustiçado?
    Galera, acorda!!!
    Vote certo!!!
    professora de Muriqui.

    ResponderExcluir
  38. ACHO QUE CADA MACACO TEM O SEU GALHO, E O DR.RUY,DEVERIA SER INDICADO PARA SER SECRETARIO DE SAUDE. O CAPIXABA TEM A SIMPATIA PARA ESTAR CUIDANDO DAS RELAÇÕES PUBLICAS DA PREFEITURA, MAIS SO O ZE LUIZ DO POSTO TEM,REALMENTE O PREPARO ADMINISTRATIVO,POLITICO,E APOIO PARA TRAZER DESENVOLVIMENTO PARA MANGARATIBA.

    ResponderExcluir
  39. Sua opinião é válida!

    Pensando assim, colocaria o Dr. Ruy como prefeito, pois sua experiência política ainda sem tantos conceitos deturpados e que mostrou querer mudanças e mais, sua capacitação em gestão pública, fariam com que tirássemos os grandes sanguessugas da prefeitura.

    O Capixaba, poderia voltar para vereança, para que mostrasse neste mandato a que veio.

    O Zé poderia este sim, ser o relações públicas da prefeitura.

    ResponderExcluir
  40. O PREFEITO AARAO.......

    ResponderExcluir
  41. Atraso no pagamento das férias dá direito a remuneração em dobro
    Entendimento é do Tribunal Superior do Trabalho.
    Por lei, pagamento deve ser dois dias antes do início das férias.
    Do G1, em São Paulo, com informações do Bom Dia Brasil
    imprimir

    Sair de férias sem receber o pagamento do benefício dá direito a remuneração em dobro. E não importa se a empresa atrasou um dia ou dois dias. Quem vai sair de férias e não recebeu o pagamento antecipado tem direito a um bônus. Por lei, um terço do salário mais a antecipação do mês seguinte têm que ser pagos dois dias antes do início das férias.
    Comente esta notícia
    A Justiça mudou a interpretação da lei e agora o benefício vai direto para o trabalhador, de acordo com entendimento dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
    “Vai chegando o fim do ano a gente vai ficando ansiosa mesmo pelas férias”, diz a agente administrativa Gabriela da Fonseca. “Quando você marca as suas férias o que você quer? Aproveitar”, comenta Taís Rejane, advogada.
    E se chegar a hora das férias e o dinheiro não tiver saído? A Justiça decidiu que nesse caso o empregado tem o direito de receber o dobro. Por lei, um terço do salário mais a antecipação do mês seguinte têm que ser pagos dois dias antes do início das férias.
    “Eu acho que quase ninguém sabe disso”, conta a bancária Maria Diva da Silva. Quem sabia, foi atrás. Nos últimos dez anos, o Tribunal Superior do Trabalho julgou dezenas de ações de empregados reclamando que não tinham recebido o dinheiro das férias a tempo. Agora, os ministros chegaram a um consenso. Se houver atraso no pagamento, mesmo que por um dia, não importa: a punição é a mesma.
    “As férias têm que ser remuneradas, antecipadamente. Descumpriu a regra, a consequência é pagamento em dobro”, conta o ministro do TST Aloysio da Veiga
    Muitas empresas que atrasavam o pagamento das férias eram punidas com uma multa administrativa com essa nova interpretação do Tribunal Superior do Trabalho fica claro que só a multa não é suficiente.

    ResponderExcluir
  42. Queria saber apartir de quantas semanas de gravides se deve/pode tirar a licença maternidade? De preferencia quem trabalha como, enfermeira, ACS e recepcionista?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!