sábado, 25 de dezembro de 2010

- Então é natal .... feliz 2011!




Todos os anos de minha vida, tenho a oportunidade de perceber os milagres que acontecem no natal. Não sei se os procuro e por isto os encontro, ou se eles me encontram antes mesmo de os procurar.


São tão simples e tão grandiosos e se apresentam fantasiados de normalidade. Chegam como coisas comuns e cotidianas, e quando olho intensamente para eles, percebo naquela fantasia de cotidiano, o brilho e o colorido do milagre.

Os mais distantes que povoam minha mente, não são os da minha infância, mas os de meus antepassados, contados por minha mãe e meu pai, e absorvidos em minha vida como se fossem meus.

Os contos da imigração de meus avós paternos e os contos de natal de meu pai que nunca comemorou esta data, mas que sempre tinha algo para se entristecer justamente por isto.
Os doces contos de natais da família de minha mãe .... que lindos!

Natais fartos, natais parcos, natais chorosos, natais alegres, que eram sempre NATAIS!

E assim, fui aprendendo a reconhecer os milagres. Reconheço os que acontecem em minha vida e os das outras pessoas, que nem sempre os percebem ou sentem.

Minha primeira bicicleta, minha boneca que se mexia toda, as rabanadas gostosas feitas com pão dormido em algumas ocasiões ou as ceias tão fartas em outras, que faziam com que chamássemos alguns desconhecidos para partilhar dela.

Os natais dormidos que tinham enchido nosso travesseiro de lágrimas, que se transformavam em sonhos maravilhosos durante o sono. E os natais dos acontecimentos inexplicáveis, como o de receber presentes de alguém que nunca esperávamos.

Quando mais adulta, minha rede de milagres cresceu, já que por vezes nós éramos os guardiões dos milagres alheios. E como este milagre é bom! É milagre para quem recebe o amor oferecido em forma de ceia, carinho, presente ou então um partilhar de noite, e é milagre para quem os oferece.

Todo ano é assim! Não faltou nenhum, nem quando comecei a ter distante de mim, as pessoas que tanto amei. Pelo contrário, os milagres aumentaram muito nestes últimos anos, pois creio que esta distância física, tem me proporcionado o milagre maior de sentir o Amor de Deus sendo guiado por estas pessoas.

E para vocês que foram os mensageiros dos milagres deste Natal, o meu obrigada eterno.

A vocês que fizeram crianças sorrir e chorar de emoção, a vocês que me remeteram a minha infância e que transformaram meu natal em doces memórias, vai o meu amor!

Aos anjos que vivem como homens e mulheres comuns e complicados, saibam que possuem um tanto de minha alma.

6 comentários:

  1. Desejo a vc e a todos que te cercam um Natal especial cheio de esperança paz e harmonia.
    TROMBADÃO

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Trombadão!

    O mesmo desejo para você e todos os seus! E um 2011 repleto de conquistas....boas!

    Todos os trombadinhas agradecem!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga, estive longe por uns dias, hoje venho visitar seu blog e me deparo com esta postagem linda que me fez chorar! Que Deus continue sempre te iluminando.

    Marcos Silva

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES PRESTADAS AO LONGO DO ANO DE 2010.
    QUE VOCÊ CONTINUE ILUMINADA EM SUAS PALAVRAS.
    BOA SORTE EM 2011 ,E VAMOS A LUTA POR UMA MANGARATIBA MELHOR PARA TODOS NÓS!!!

    ResponderExcluir
  5. Ao Marcos e a Jaqueline,

    Vocês hoje foram o melhor de minha manhã!
    Os meus milagres acontecem todos os dias.... e hoje foram vocês os anjos que trouxeram o carinho que precisava.

    Obrigada, obrigada e obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Leila Castro,seus comentários sempre tão concisos, cheios de indignação e com um sentimento de que se pode sempre fazer o melhor, também tem a parte litúrgica onde a comemoração do espirito do Natal nos enche de esperança e da certeza que nossa voz nunca ficará sem um eco seja no campo politico ou espiritual.Congrego com você toda a forma de amor e esperança que se pode desejar a alguém, tenha um Feliz Natal de sonhos e um Ano Novo repleto de realizações destes sonhos.Afinal o bom jornalista, é sempre será, a alma e os olhos de um povo.
    Gerson Gilson Gomes ( zaralho)

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!