quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval 2011 - Muriqui

Bom, enfim acabou!

Fico chateada como algo que já foi tão bom para mim, possa ter passado a ser um dos horrores do calendário de minha vida.

Claro que os interesses mudam conforme a vivência, mas isto que vivemos por aqui é o horror explícito. Se fosse dar um título de filme, seria "Pânico".

Os três primeiros dias, sexta, sábado e domingo, quem mora na orla, não consequiu dormir nem uma hora sequer. Não é o barulho natural que esperamos de blocos passando, de som de foliões ou de algum palco armado, mas aquela coisa dos carros de mala aberta com a parafernália tocando o funk pancadão, com letras que se dormíssemos, talvez sonhássemos que todos estavam fazendo parte de um filme pornô de quinta categoria. E no domingo, eles trouxeram para a praia, uma parafernália de som portátil que precisou de três adultos para transportar. Crianças, jovens e adultos misturados em um só esfregar de bunda, regado a muita droga e bebida. Segunda para terça, a PM conseguiu acalmar esta zona, ao menos perto de meu prédio, por volta da meia noite, o "manifesto" inteligente dos funkeiros, foi devidamente silenciado. Terça para quarta, a mesma coisa.

Agora, que tinham mais PMs que nos anos anteriores, não posso negar. Que conseguiram minimizar as brigas dos "maravilhosos" grupos de visitantes que por aqui aportam, isto conseguiram. Que estavam mais dispostos ao trabalho, também ficou evidente.

Outra situação diferente, foi o atendimento médico, que mesmo não gostando de comparar coisa ruim com a coisa pior, ficou claro que estavam mais atentos, mais equipados com ambulâncias e mais rápidos também. Só eu, vi várias vezes ambulâncias procurando chegar aos locais para onde foram acionados. Talvez, o tempo de espera, tenha sido a dificuldade em passar na orla, que foi tomada por ambulantes de toda espécie de "mercadorias" e carros que não foram barrados pelo pessoal de trânsito, cuja organização, deixou muito a desejar.

Quanto ao evento em si, não dá para descrever, pois foi a torre de Babel dos carnavais. Ninguém se entendia, parecia que tudo estava no improviso e que jogaram a responsabilidade do evento, nas mãos dos blocos que fizeram uns desfiles mixurucas, sem horários respeitados, tudo na base do "quanto mais rápido acabar, melhor". Enfim, muito mijo, muita bebida, muita sujeira e muita desorganização que atrai os "best in show" dos turistas....

Ah! Esqueci do Carnamar e do Liberta Almas!

Do Carnamar não participo, mas vi de minha janela um aglomerado de barcos, sem música e não consegui entender o motivo de ficarem parados em Muriqui. Talvez tenha sido a máxima de "oportunidades iguais para todos os distritos" e quiseram privilegiar Muriqui desta vez....

Do Liberta Almas, achei legal que saísse da orla e fosse armado o palco na praça. Não atrapalhou os libertadores, que puderam viver seu momento de encontro, sem que os adeptos do funk atrapalhassem. Uma pena que ainda não arrumaram algum evento que atrapalhe os adoradores do "soca nele, soca nele..."

Avaliação de uma munícipe irritada: Da zona total dos outros anos, a zona improvisada deste ano!

Agora, é torcer para que os outros eventos deste ano, sejam dignos de Mangaratiba!


10 comentários:

  1. Carnaval desorganização total –

    Quatro dias rodando e observando, posso afirmar que no restante do município não foi diferente.

    As poucas ações da Prefeitura pareciam desnorteadas.

    Centro - No centro eu e família fomos por duas vezes obrigados a nos esconder dentro do restaurante em função de confusão entre a Guarda municipal e foliões. Entre outras, o mal cheiro na orla era insuportável.

    Praia do Saco – Parecia um bando de animais ameaçando qualquer um que olhasse de cara feia, me senti pior do que se estivesse em Paracambi. Carros de som com fank a todo volume se misturava as músicas de carnaval...um inferno.

    Itacuruçá – Posto de Saúde não tinha médico e nem ambulância!!! Uma senhora e sua filha de 8 anos, tiveram de ser socorridas por transeuntes que se encontravam no local. Creio que os ambulantes de todas as partes do mundo vieram para Itacuruçá, criando um ambiente hostil e injusto com os ambulantes locais e cadê a fiscalização? As praias e algumas calçadas cheiravam a KOKO e XIXI.

    Conceição – O intrigante é que Conceição que é o Distrito mais distante da sede da Prefeitura(divisa com Angra) foi onde ocorreu o MELHOR CARNAVAL de Mangaratiba.

    Muriqui - Você já citou acima, concordo com você Leila.


    Resumindo o carnaval foi igual aos anos anteriores, desorganizado, feio e sujo.


    Parabéns para a Polícia e Defesa Civil, por diversas vezes observei estas instituições em plena ação.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bom quando a crítica é feita desta forma!

    É a crítica consciente que é feita para vislumbre de mudanças. Diferente da bobagem de criticar somente para ser do contra.

    E como não podemos atirar pedras em algo que somente se iniciou três dias antes do carnaval, temos que alertar sobre nossa visão e expectativas quanto ao nosso município, para que os gestores possam acatar, esclarecer ou então se comportarem como todos os outros gestores, que simplesmente ignoravam nossos anseios, contando sempre com a passividade da população.

    A democracia se faz com seriedade e respeito, tanto do lado dos gestores, como da população.

    Se este governo simplesmente for uma réplica dos anteriores, se a população se comportar da mesma forma que antes, vislumbrando somente interesses particulares, não teremos nenhuma expectativa de futuro melhor para nossa Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  3. JA DISSE QUE VCS VÃO SENTIR FALTA DO GOVERNO ANTERIOR E AINDA VÃO CHORAR POR TANTO DESRRESPEITO. TENHO CERTEZA LEILA QUE VC ESTÁ TRABALHANDO NA PREFEITURA E SE ACHA.
    SO DEUS PARA SALVAR MANGARATIBA.

    ResponderExcluir
  4. Oi Coerente,

    Já disse que nem perto de lá eu passo!

    beijos,

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Coerente, seu papo é tão encantador.... repete, repete.... Pare de chorar o vinagre derramado! Aquele desgoverno está enterrado e não há a menor possibilidade de retorno.

    ResponderExcluir
  6. Bem que te chamei para passar o carnaval em Paraty. Uma beleza. Gente bonita e muita música carnavalesca ou não. Nada de funk.
    Ano que vem estarei lá de novo se ainda residir em Muriqui.
    Não tem jeito, o carnaval daqui cada ano sai pior.

    ResponderExcluir
  7. Não deu!
    Ano que vem talvez já passe o ano todo lá. As coisas estão se encaminhando para isto.
    Aí, convido você para me visitar.

    ResponderExcluir
  8. discordo em algus pontos e concordo em outros, achei que faltou banheiros quimicos em muriqui e mangaratiba, mas achei a programação musical apresentada nos palcos muito bém organizada em muriqui e itacurussa a qualidade musical me espantou, colocaram uma banda da bahia para tocar sabado e domingo em muriqui e tive que acompanhala segunda e terça em itacurussa,tendo visto show tão bom só na bahia. um beijo para o pessoal da banda cheia de fogo....

    ResponderExcluir
  9. não e oassunto comentado acima só lembrando que no dia;18/04/2011,vai acontecer audiencia publica na camará do vereadores companlheira leila da uma pasadinha lá será muito importante sua presença .na luta por dias melhores em mangaratiba abraço compalheiro seu adimirador.

    ResponderExcluir
  10. Vou tentar comparecer mesmo. Só me dê mais detalhes para postar. Aqui nos comentários, fica menos visível para os outros.

    Se me der horário e mais informações, ficará mais legal.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!