sexta-feira, 27 de maio de 2011

Amanda Gurgel e Mangaratiba

Uma leitora do blog, pediu que eu "tentasse" fazer a correlação entre o depoimento de Amanda Gurgel e nossa relidade.

No blog da Márcia Olivieri, temos o vídeo que abalou e deu uma "catucada" em toda a classe, transmitiu a todas as mulheres que dá para ser "diferente" em um país que se cala diante de injustiças, desvalorizações e incertezas conceituais quanto ao que é "certo" e "errado".


Fiquei aqui pensando, e cheguei a conclusão de que o vídeo já é a essência de tudo que poderia escrever, o depoimento dela é suficiente para uma reflexão maior. E nada que pudesse escrever, seria tão bom quanto a mensagem que ela nos lançou de cara limpa e de forma simples.


Lembrei do dia em que a classe de Mangaratiba, foi até a Câmara e conquistou seu aumento, insuficiente ainda para manter a dignidade profissional, mas que no momento era o que se podia negociar. Lembrei de como conseguiram manter a dignidade mesmo quando os vereadores, Sr. Kabeça e Sidinho, se sentiram "ofendidos" com um cartaz em que se perguntava se "eles viveriam" com o salário delas, o que as obrigou a retirar o cartaz "tapa na cara". Este cartaz continha a mesma pergunta que Amanda Gurgel fez aos deputados.... mas me lembrei também, que ninguém, mas ninguém mesmo, solicitou melhores condições de trabalho, ninguém se manifestou sobre as perseguições pessoais que decorrem de uma gestão pública de retaliações e ninguém se manifestou em favor da educação.

Mesmo assim, foi um passo para o resgate de uma profissão tão aviltada e menosprezada como se menor fosse para a sociedade.

Agora, teremos o novo plano de cargos e salários e penso que é hora de nova mobilização, pois a classe deve ser contemplada e sabemos que se não houver "movimento", conversas e uma nova procura para representações, a classe talvez fique de fora.

Então, a correlação que poderia fazer, repasso para vocês da classe, perguntando se já estão aprendendo que sem coragem e real interesse na questão educacional, nada acontecerá de positivo tanto na vida de vocês, como da sociedade.

Sei que Amanda Gurgel questiona exatamente isto que estou propondo a classe, a responsabilidade da "salvação" do país, com toda certeza não está nas mãos dos educadores, mas é com vocês que esta corrida de revezamento começa e quando passarem o bastão adiante, poderão perceber que fizeram a diferença na sociedade, não o deixando cair.

2 comentários:

  1. Estamos junto companheira Leila, sabemos que a estrada para vitoria e longa e muitas da vezes e sem salvação pois o proprio homem joga fora tudo mais não vamos desistir ,o povo unido e povo forte somente com mobilização e assembleias de Bases com todos os servidores, Saúde,Educação,Segurança e ouras Categorias e muita "MOBILIZAÇÃO",para conseguimos o PLANO DE SALARIOS que já estar virando novela vamos se mobilizar meu "POVO"...

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga Leila, como é bom saber que existem pessoas assim como você em nosso município. Realmente, estaremos juntas mais uma vez nessa luta a favor dos plano de salários dos funcionários da prefeitura. Acho que isso é questão de honra, pois mais uma vez, o prefeito atual, conseguiu vencer a eleição através dessa promessa, que foi dita em rádios, jornais e etc.
    Sempre falei promessas o vento leva, e infelizmente promessas de campanha são muitas, estas deveriam ser registrada com prazos a ser cumpridas. Mais infelizmente vivemos no Brasil não é amiga. Só nos resta a mobilização geral de todos os funcionários para que juntos possamos lutar por este PLANO DE SALÁRIOS.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!