sábado, 22 de janeiro de 2011

Cartilha para o bom empreendedor/ administrador - formato Lula

Um trabalhador, cansado de tanto ser "explorado" por patrões, pediu demissão, fez um acordo e feliz da vida, abriu seu pequeno negócio. Investiu tudo que tinha, e sorrindo, esperava o lucro que faria com que dias melhores viessem para ele e sua família.

Os dias foram passando, os clientes aparecendo e ele não entendia como estava começando a ficar difícil tudo aquilo. O dinheiro entrava e saia em proporções diferentes, sem contar que já estava sem mercadoria e ele já não conseguia mais atender os pedidos dos clientes.

Mas, o que deu de errado?

Ele não sabia que tinha que se preparar para administrar sua empresa.
Não sabia que a sua participação na empresa que trabalhava, era parte do conjunto de ações que levam uma empresa ao sucesso.

Sem equipe de qualidade, sem investir em manutenção e novos equipamentos, sem capacitação de seus funcionários e sem conhecimento de mercado, não utilizando as pesquisas que estavam disponíveis, mas que ele não tinha conhecimento de que existiam, sua empresa estava fadada ao fracasso!

E assim, acontece com o administrador de um município. Assim acontece até com a administração de nossa vida financeira ou com a administração de nossa casa.

Se você vai receber mais pessoas para almoçar, aumentará o alimento, comprará mais ingredientes para atender bem a todos.

Se você for dono de banca de jornal localizada em bairros residenciais, aos domingos pedirá mais quantidade de jornais e revistas. Agora, se a banca de jornais for no centro do Rio por exemplo, a quantidade é menor nos fins de semana.

Como tenho recebido pessoas que não estão entendendo bem minhas postagens, resolvi aderir ao método do Lula e explicar, bem explicadinho para que me faça entender melhor.

Então, vamos nos preparar para recebermos os turistas, vamos nos preparar como comerciantes, vamos nos preparar como cidadãos conscientes e exigir de nossos administradores mais competência e serviços de qualidade.

Eu penso que diante de tanta crítica que fazem com as postagens que faço, acusando-me de preconceituosa quanto aos turistas, já começo a pensar que preconceituosos são nossos administradores e até alguns moradores, já que pensam que o turista que recebemos não merecem serviços de qualidade. Deve ser isto mesmo! Afinal, eles desvalorizam até seu povo, quanto mais seus visitantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!