sábado, 29 de janeiro de 2011

Escracha! Escrachado! Escrachando!

Eu não resisti! Não me controlei e penso que devo colocar botox nas mãos, quem sabe fico paralisada e me controlo por uns seis meses. Então, me perdoem....


Gente, todos nós sabemos o significado de escrachar, mas não custa nada saborear os significados das palavras mais sonoramente.

Desmoralizar, esculhambar, esculachar....mas também pode significar desarrumar, desorganizar.

Aí pensei na presença do "Escracha", ao lado dos escrachados Kabeça e Zé. Cada um em seu significado pessoal da palavra, tentando escrachar Mangaratiba, e escrachando de vez nossa campanha.

Me lembro bem, que por tantas vezes a população tentou denunciar os desmandos de nosso desgoverno ao "Escracha" e éramos escrachados pela falta de resposta ou interesse em nossa causa. Hoje sabemos que o interesse em Mangaratiba é puramente escrachar nossa inteligência e dignidade, apoiando os escrachadores da população e de nosso município. Foi dantesca a passagem pela orla, em cima de carro aberto, como grandes escrachadores estadistas, ou melhor municipalistas, acenando para o público.

Ah! foi um momento de glória para um vereador suplente, que logo irá retornar ao seu lugar de origem e escrachar nossa praia, com esgoto e resíduos de seu quiosque jogados no pequeno rio, que depois de tanto ser escrachado, hoje serve para completar a poluição da praia.

Sorrisos para a população de turistas que enchiam a praia e as casas de veraneio. Estes sorrisos estampavam a motivação financeira do "Escracha", macaco velho nestas situações e as intenções escrachantes dos candidatos.

Enfim, eles trouxeram o "Escracha", para acompanhar os "escrachados" que querem continuar "escrachando" nosso município.

Agora, eu peço aos eleitores que não se deixem escrachar!

15 comentários:

  1. AS PALAVRAS DEVEM PULAR DE SEUS DEDOS. QUE COISA INTERESSANTE....QUE IMAGINAÇÃO!
    PARABÉNS NO JOGO DO ESCRACHA.

    ResponderExcluir
  2. É uma palavra que tem um significado duvidoso,segundo o Michaelis,talvez a sociedade mangaratibense esteja altamente escrachada.Cuidado vc pode ser a "próxima vítima".rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Último anônimo,

    Eu já sou vítima escrachada do ato de escrachar que nos consome.

    Todos nós escrachamos e somos escrachados por alguém, e em certas ocasiões somos pessoas totalmente escrachadas, principalmente na intimidade de nossas casas.

    Só não podemos deixar que este total envolvimento com o escrachamento, nos leve a escolhas coletivas que só terminarão de escrachar com nossa cidadania.

    Sabe, eu tiro meleca! Quer coisa mais escrachada que isto? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Primeiro anônimo,

    Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Puxa,que legal eu também... Estamos igual a Xuxa que declarou que faz "totô",desculpe minha sinceridade,mas me fez rir.Agora é sério: as escolhas coletivas denotam a vontade do povo,isso é democracia,por isso q lutamos!Nem sempre refletem nosso ideal,mas fazer o quê,temos q respeitar até Tiririca... Infelizmente Dr Ruy ainda não está preparado,vc mesma disse q ele ficou rodeado por políticos antigos,vamos colocar assim,ele pode ter boa intenção ,mas não é santo! Ele fez a casa do Baixinho que antes era o consultório dele...Ele atua como psicólogo sem o ser...ele está no caminho certo deste jeito...não desanime,minha amiga!rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Ele não atua como psicólogo, ele permutou com a psicóloga. Ela também não é médica em Angra no lugar do Ruy.

    Veja, a Secretaria de educação do estado do RJ está convocando todos os professores que estão cedidos aos municípios para retornarem ao Rio de Janeiro ou que estão em permuta. Tem gente em nosso município que nem está trabalhando e sendo paga pelo estado e que na verdade estão na política, isto sim é irregular. Outros, estão cedidos e acrescentam ao município em sala de aula.

    Quanto a casa do Baixinho,vou perguntar como foi.

    Agora, quanto a ser rodeado por políticos antigos, isto é fato, mas eu por exemplo,quanto mais gente pequena me cercando, mais me estimula ao crescimento e penso que com a maioria é assim.

    E mais, eu não desanimo, eu não sou mera expectadora da vida. Faço minhas escolhas sem pensar no desencanto das outras.

    Não quero santos, nem heróis, nem vilões! Eu quero gente capaz e que perceba que a sociedade também está mudando.

    ResponderExcluir
  7. Me perdoe ,sei estamos em pólos opostos,mas não resisti... e assim como vc tenho o direito de m eposicionar.Não tenho nada contra o Rui,mas ele ainda não está preparado..ele é só mais um rostinho bonitinho aqui,lava as mãos depois de falar c as pessoas, riquinho,não tem comprometimento com o povo(talvez só pelo "irmão" Dilson q foi cabo do Zé ,e que por isso conheceu o município todo).O Wallace foi agredido,está na comunidade q vc faz parte....é isso que queremos???? Não,com certeza a resposta é não.Infelizmente temos q conviver com ....isso! EU

    ResponderExcluir
  8. Você tem todo o direito de se posicionar, se eu pensasse diferente, não deixaria os comentários entrarem automaticamente...

    Só fico triste com uma coisa. Eu vi o Ruy nas caminhadas e por mais que ele estivesse fazendo tipo, não iria comer um cuscuz de rua e a colher cair no chão da casa e ele pegar e continuar comendo.

    Não iria sentar nos sofás humildes e por vezes desgastados e conversar com as pessoas e dar umas risadas de alguns contratempos e histórias que são contadas.

    Agora, se depois quando chega em casa ele lava as mãos não vejo nada demais. Você depois que chega em casa ou no escritório, não lava suas mãos? Eu lavo e ensino as crianças que assim deve ser.

    Quanto ao rostinho bonito, ele é um jovem e todo jovem é bonito. O senador Lindinho é mais um rostinho bonito também....isto só ajuda as jovens a se interessarem por política. É um filão a ser explorado. rsrsrsrsrs

    Ele é capaz, ele está capacitado e tem força de vontade, pois se não estivesse, já teria desistido como outros fizeram ou se abatido.

    Ninguém anda de 6 a 8 hs por dia sem um objetivo e força de vontade. Pode ter certeza de que isto só vai impulsionar sua vida política, pois agora, conhece bem nossas mazelas. Aguarde!

    ResponderExcluir
  9. anônima disse...
    você parece ser uma pessoa muito esperta e sagaz,porque você não se candidata,pois parece que a politica está em seu sangue,sabe das falcatruas,dos podres,dos escrachas,da educação,da saúde,enfim poderia fazer alguma coisa pelo municipio ou até melhor...
    Já pensou nisso?ou o poder subiria a sua cabeça e faria pior do que aqueles que fizeram e você diz terem sido em suas palavras educadas uma porcaria de candidatos!torço para um dia ver você no palanque dependendo do escracha de seu partido fazer uma caminhada ao seu lado e a acenar para o público,ora minha todos tem defeitos e o único que veio sem defeito(jesus)não agradou a todos e morreu crucificado,e será de você que vai esperar reconhecimento de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  10. ùltimo anônimo,

    Já pensou eu mentindo em praça pública? Já pensou que algumas pessoas não precisam ser candidatas a nada para contribuir com a formação de novos cidadãos?

    Agora, a sua ironia dizendo que sei de tudo que se passa e dou pitacos em tudo, é possível para qualquer pessoa agrupar tanta informação, basta pensar, procurar saber, participar, questionar e sempre querer conhecer mais e mais assuntos e pessoas.

    Como aprendo com todos que por aqui passam! Como aprendo nas ruas, em conversas com as pessoas mais comuns do município. Como aprendo quando tenho que enfrentar fila de atendimento médico, como aprendo ouvindo discursos dos profissionais da SME, como aprendo a ver rostos se desmanchando em sorrisos e depois rindo e debochando dos pobres contribuintes.

    É só ter olhos de ver e ouvidos de escutar.

    Mas, costumamos ter olhos só para olhar e ouvidos só para ouvir.

    Você precisa ser advogada para saber que algo é crime? Você precisa ser médica para saber que está doente? Eu não preciso ser candidata a nada para criticar os absurdos que são praticados contra NOSSO VOTO!

    E a bola fora em nossa conversa, foi colocar Jesus neste saco de gatos.....

    ResponderExcluir
  11. Criticar os candidatos é muito fácil!foi sempre assim e assim sempre será,nada vai mudar nem a minha opnião nem a sua,nimguém conseguira solucionar todos os problemas de um municipio em uma tacada só.Se você diz que não subiria em palanque para falar mentiras então fica dificil de entender o seu objetivo.Humm já sei criticar,o seu objetivo é esse!tá errado vou falar,tá mentindo vou escrachar,é assim agora eu te entendiii,parabéns você é muito inteligente,mas realmente acho que nemhum partido iria querer ver você em um palanque.Vou pensar!você votaria em você?blá blá blá é só isso que você sabe dizer....
    quanto a sua resosta em relação a Deus foi só uma comparação ,porque nenhum candito é perfeito nem o seu e nem o meu e a Deus pertence o futuro de todos se é que você acredita em Deus.E em alguma coisa eu concordo com você eleição é e vai ser sempre um saco de gatos...

    ResponderExcluir
  12. Mas, eu não entendi sua agressividade....
    Só te respondi o óbvio, qual seria a necessidade de ser candidata?
    Você está invertendo os papéis. Nós colocamos o eleito, nós avaliamos o eleito!
    O serviço não me atende, então vou procurar participar e saber o motivo...se a responsabilidade for dos gestores, então não atende as necessidades do povo.

    Agora, em nenhum momento se falou em resolver problemas de uma só tacada. Você é quem entendeu assim.

    É tão fácil entender isto. Nosso papel é justamente participar e questionar o que não serve e criticar mesmo, até encontrarmos uma solução.

    E acho mesmo que nenhum partido iria me querer.
    Isto me deixa livre só para a militancia.

    E se não acreditasse em Deus, seria menos cidadã? Meus direitos não estariam assegurados? Minha opinião seria menos válida do que a dos outros?
    Não diminua as diferenças, elas completam a sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Interessante este post, os comentarios mais ainda, ja disse em outro post minha opnião sobre o Ruy e vou repetir: Acho ele o mais capaz dos candidatos! E concordo também que seu momento ainda não é este. Não por ser bonito ou feio, baixinho ou alto,rico ou pobre, o acho mais capaz por capacidade técnica, por competência. E acho que não é o seu momento por falta de amadurecimento, digo isso porque acredito que neste mandato tampão muito pouco se conseguirá fazer além de se negociar dívidas. Dívidas essas que serão abafadas se o Sr. José Luiz do Posto vencer. E a propósito, dizer que o Ruy conhece o municipio pelas mãos do Irmão Dilson é brincadeira. Nunca aqui fiz comentarios para denegrir a imagem de ninguém, nem farei agora, mas uma prova de que o Ruy precisa amadurecer são as escolhas de algumas pessoas que ainda o cercam, dou como exemplo este senhor e seu candidato a vice.
    No mais acho que todos temos o direito de nos posicionar-mos sem necessáriamente se candidatar a cargo eletivo, falar o contrario disso chega a ser ignorÂncia pra não dizer estupidez.
    Vamos paras as urnas fazer valer a nossa revolta contra tudo que se estabeleceu no governo anterior, votando no Ruy ou no Evandro, menos na continuidade!

    ResponderExcluir
  14. Legal mesmo seu comentário!

    Não acrescento nada, só uma ressalva quanto ao vice. Pelo que vejo, os vices por aqui, não complementam, atrapalham nossa escolha. Se o Capixaba tivesse um vice mais capaz e integrado ao município, estaria melhor, se o Ruy tivesse escolhido outro vice, creio que teríamos mais e mais pessoas dando um voto de confiaça e se o Zé tivesse outro vice, talvez não levasse o banho que levará nas urnas.

    Obrigada por esta lucidez em ajudar a esclarecer tão bem e sucintamente, este ponto de vista dos comentários

    ResponderExcluir
  15. Para o anônimo que citou a casa do Baixinho, digo que já fui consultar o assunto, pois não havia entendido nada do que seria tão obscuro ....

    Bom a casa do Baixinho, está no terreno da mãe dele e foi cedida enquanto não tinha condições de uso doméstico para um consultório.

    A casa ainda encontra-se em construção e lentamente é levantada para atender as necessidades da família. O Baixinho é trabalhador e não está construindo nada acima de seu patrimônio.

    Agora, não consegui perceber irregularidades nisto, e mais, se o Ruy estivesse ajudando o Baixinho, ficaria mais feliz com isto, pois são amigos e isto não é crime eleitoral, nem é algo escuso.

    Só demonstra a amizade deles e a falta de escrúpulos de quem questiona o fato.

    Inversão de valores é a questão de alguns, pois se duvida de atos de amizade e não se questiona os laranjas e os conchavos com grandes empresários de conduta duvidosa em todo Rio de janeiro, mais acentuadamente na zona Oeste do RJ.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!