segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um lugar estranho....

Toda vida, procuro encontrar as pessoas que moram dentro das pessoas e às vezes as encontro.
Só que agora, venho tentando encontrar a Mangaratiba que mora dentro das pessoas, e esta tarefa não está fácil. Na verdade, tem sido a pior procura que tenho feito.


Vivo aqui faz muitos anos e fico sempre atônita, pois quando penso que estou entendendo minha Mangaratiba, vejo que estou longe de conhecê-la.

A Mangaratiba doente é consequencia do que as entranhas de nosso município, expelem no meio ambiente. Todos reclamam de tudo, mas quando a oportunidade de dar uma guinada aparece, vejo que preferem a mesmice. Talvez para que continuem com seus hábitos interioranos de falar nas praças, nas ruas e assim, justificar a própria incompetência.

Temos um pouco de tudo! Os acomodados, os descaradamente oportunistas, os inescrupulosos, os ignorantes e os sem coragem!

Este grupo, aparentemente são os traidores, mas na verdade, não são. São coerentes com seu pouco saber e a má vontade para com os demais. Eles estão sempre juntos, mesmo que aparentemente estejam uns contra os outros. Se conhecem bem, portanto sabem qual é o cheiro que exalam. E então, como força da natureza se atraem.

São covardes que difamam, são os magrinhos de caráter que preferem soltar boatos que tendem a se transformar em verdades, já que ninguém questionará, pois precisam disto para irem as praças, ruas e ...justificar a própria incompetência.

Mas, será que Mangaratiba só tem entranhas intestinais? Não! Claro que não!

Temos outros grupos. Os sofridos, os humilhados, os esmagados e os anestesiados!

Este grupo quer de fato viver com decência, quer ter seus direitos garantidos e só não sabe como. Afinal, estão anestesiados e sem força de combate e assim, acabam ajudando o grupo dos magrinhos de caráter a espalhar as difamações e os boatos, pois estes sentem que só assim, continuarão indo as praças e as ruas e .... justificarão a própria incompetência.

Mas, temos também o coração de Mangaratiba. Os abertos, os modernos, os plenos de cidadania, os vividos e os que querem viver!

Este grupo precisa viver com decência, quer que todos tenham seus direitos garantidos e precisa aprender junto como se faz o bom combate. Este ainda não está anestesiado e usando sua capacidade em agregar valores, acorda o anestesiado de sua dormência e não permite ser usado pelos magrinhos de caráter que não poderão mais espalhar os boatos e as difamações, fazendo com que as praças e as ruas, não sejam mais usadas para .... justificar a incompetência em tirar do atraso cultural nossa Mangaratiba!

Se você quer inovar, não seja usado como gado de abate. Seja você o dono do curral.

Um comentário:

  1. É A CARA DE MANGARATIBA COM AS AVES DE RAPINA COMENDO A NÓS CARNIÇA.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!